Desenvolvimento Millen-26910 – Importar XML de Recebimento da Sefaz – Manifestação de Destinatário
Release 104
Versão 5
Autor Jaciara Silva
Processo: Vendas/Compras
Nome do Processo: Manifestação de Destinatário Eletrônica
Motivação
Desenvolvido recurso que permite importar notas fiscais emitidas contra CNPJs cadastrados diretamente do site da Sefaz. Sendo assim, permite decidir se a empresa irá faturar (receber) ou não tais notas, além de conseguir também baixar o arquivo Xml, visualizar dados da nota, os itens e recusar a nota, quando for o caso.
Para atender esta necessidade, foi alterado o módulo "Millenium!mMde", para permitir baixar e validar arquivos Xml de notas fiscais emitidas contra empresa, diretamente da Sefaz.
Foi implementado um método independente, para realizar consultas na Sefaz. Esse método, por ser chamado via scheduler, não apresentará nenhuma validação que levante exceções visuais, no entanto, ele valida se, para a filial que está sendo consultada no momento, há algum erro de "Consumo Indevido" na última consulta feita (cStat137 e cStat656). Nessa situação, ele fará a liberação de uma próxima consulta, apenas 70 minutos após a última consulta realizada.
O scheduler que faz a chamada desse método, faz a execução a cada 10 minutos. No entanto, se houver consumo indevido, os 70 minutos ainda serão aguardados para uma nova consulta via API TecnoSpeed.
O novo método adicionado é o "MILLENIUM!MMDE.MANIFESTACAO.CONSULTARNOTAS". Ele se encarregará de executar todas as consultas pela API, via chamadas pelo scheduler!mMDe.ini.
Outro ponto importante é sobre o método "MILLENIUM!MMDE.MANIFESTACAO.LISTANFS". Anteriormente, ele executava as chamadas pela API, de forma manual (quando o usuário definia os dados do destinatário e seguia para a próxima tela). No entanto, como esse processo foi automatizado, esse método foi modificado para apenas listar as notas que já foram gravadas no banco de dados.
É extremamente importante ficar claro que, mesmo com as execuções de consulta de forma automática, não há garantias de que as notas serão carregadas, pois esse processo depende exclusivamente da Sefaz. No entanto, ao ser feito de forma automática, isso permite que o usuário não se preocupe com as notas carregadas, uma vez que ao acessar o módulo MDF-e, elas possivelmente já estarão gravadas no banco de dados.
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Parâmetros
Instalar os módulos millenium!mMDe.minst e millenium!enfe.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
No Gerenciador de Usuários do sistema, liberar os links:
- VendasManifestação do Destinatário Eletrônica (MD-e)
- Logística\Recebimento\Recebimento de Embarque de Compra(Automático)\Outras FunçõesVisualizar Logs de Erro XML
Entradas
Em Vendas\Manifestação do Destinatário eletrônica (MD-e), selecione a filial e aguarde o sistema carregar automaticamente as informações vinculadas na Sefaz.
Os demais campos que estão na tela servem para filtrar notas fiscais, caso queira buscar uma nota específica pelo emitente, CNPJ, IE, período e fazer a manifestação.
No campo "Evento", temos algumas opções de manifestação:
- Para o recurso implementado, somente serão baixados os XML's das notas, onde o evento estiver definido como "Confirmação da Operação". Somente para esse evento, será exibido o novo parâmetro "Salvar XML de Nota Fiscal Manifestada".
Além da confirmação, o usuário tem ainda mais três opções de manifestação:
| Confirmando a ocorrência da operação e o recebimento da mercadoria (para operações com circulação de mercadorias): |
Ao enviar a manifestação, se o evento estiver com a 'confirmação da operação', ao finalizar o envio, salvar em diretório já fixado no sistema. | |
| Utilizado para declarar que o destinatário tem conhecimento da operação, mas ainda não pode manifestar que foi concluída. |
| Usada para manifestar o desconhecimento da operação. |
| Declara que a operação não foi realizada (recusa do recebimento da mercadoria e outros) e deve justificar o motivo. |
No caso de recusar a operação, se o usuário não der uma justificativa, o sistema emitirá uma mensagem de alerta e não permitirá a efetivação do procedimento.
Nela tela, o usuário poderá visualizar o Danfe das notas para consultar as informações antes de manifestar o recebimento.
Na coluna Selecionar, marque as notas a serem confirmadas para o CNPJ selecionado e clique em Próximo.
Após executar a manifestação, as notas marcadas terão os XML's baixados para o diretório padrão:
C:\wts\Download_enfe
Validações e Saídas
Após executar a manifestação, as notas marcadas terão os XML's baixados para o diretório padrão:
C:\wts\Download_enfe
Rejeição com Status 137 – Consumo Indevido
Se não existir mais documentos a serem retornados, o usuário deve aguardar uma hora para realizar nova consulta.
Rejeição com Status 656 – Consumo Indevido
Trata-se de mensagem de alerta, enviada pela Sefaz, informando ao operador do sistema que uma nova consulta foi realizada no site, desrespeitando o prazo de 60 minutos entre as consultas. Neste caso, basta aguardar o prazo de 60 minutos para realizar a consulta novamente.
XMLs Resumidos
Os XML's resumidos serão analisados e, se viável, o e-Millennium tentará buscar os dados do XML completo. O método que é executado via scheduler, foi adaptado para que, caso o XML encontrado seja resumido, será feita nova tentativa para buscar os dados do XML completo (para gravar a nota na tabela MDE_NFS). Se não for encontrado naquele momento (por algum motivo de bloqueio da Sefaz, como a "Rejeição 656: Consumo Indevido (Ultrapassou o limite de 20 consultas por hora)", a nota será gravada mesmo assim, no entanto, há duas situações distintas.
Se o retorno apresentar a "Rejeição 641: NF-e indisponível para o emitente", o XML reduzido será gravado, pois essa situação, envolve o próprio usuário realizar a manifestação, para só depois baixar o XML completo, como podemos ver abaixo:
Para quaisquer outros problemas, as notas serão bloqueadas para manifestação e só após atualização com XML completo, via scheduler, estas serão liberadas. Para esse caso, seguimos a mesma regra que, se a nota foi consultada e retornou rejeição, será necessário aguardar um intervalo de 70 minutos (já controlado pela rotina do scheduler).
Atenção! É importante ficar claro que, mesmo com as execuções de consulta de forma automática, não há garantias de que as notas serão carregadas em um determinado intervalo de tempo, pois esse processo depende exclusivamente da Sefaz. Como podemos ver, de acordo com o técnico, houve casos em que foi necessário aguardar até 7 dias para um retorno.
Visualizar logs de erros nas importações
Em Logística\Recebimentos\Recebimento de Embarque de Compra(Automático), o usuário poderá verificar os erros ocorridos durante as importações dos arquivos XML, quando ocorrerem falhas nas importações após as confirmações das manifestações
Clicar em Procurar e serão listados todos os erros dos XML contidos nos diretórios "download_nfe\problemas" e "Diretório CT-e" (disponível no cadastro de Transportadoras, aba EDI - Campo DIRETORIO_CTE):





