O seu e-mail login é essencial para garantir seu acesso ao sistema. Ele é utilizado para:
✅ Receber o link de criação da senha no primeiro acesso;
✅ Redefinir senha quando solicitado;
✅ Recuperar o acesso caso a senha expire ou você erre várias vezes ao tentar entrar.
Manter um e-mail cadastrado ajuda a garantir a segurança do seu acesso e evita bloqueios inesperados.
Sempre que você precisar criar ou redefinir a sua senha, o sistema enviará um e-mail para o endereço cadastrado. Esse e-mail conterá um link onde você poderá definir sua nova senha. Esse processo é válido tanto para novos cadastros quanto para a alteração de senhas antigas.
Importante lembrar:
- A senha precisa seguir as regras de segurança indicadas na página de troca de senha.
- Não é permitido reutilizar uma senha antiga.
A troca de senha será solicitada automaticamente em dois casos:
🔹 Quando a senha expira, o sistema tem um prazo de validade de cada senha. Quando esse prazo termina, será necessário alterá-la.
🔹 Quando há muitas tentativas de login com erro, se você errar a senha várias vezes consecutivas, o sistema exigirá a criação de uma nova.
📌 O sistema acumula as tentativas de login malsucedidas, independente do dia. Esse contador só é zerado quando:
✔️ Você insere a senha correta.
✔️ O sistema exige e você redefina a senha.
Caso seu e-mail não esteja cadastrado, o sistema mostrará uma mensagem solicitando para que você entre em contato com a administradora para regularizar o acesso.
✅ Enquanto o acesso legado estiver ativo: você receberá apenas um aviso, sem bloqueio.
❌ Após o término desse período: o acesso será bloqueado até que o e-mail seja cadastrado.
Esse é um prazo determinado pela administradora para que os usuários regularizem seu cadastro. Durante esse período, você pode:
✅ Cadastrar seu e-mail.
✅ Trocar a senha antes do prazo acabar.
✅ Continuar com o acesso ao sistema normalmente.
Após esse período, as novas regras de acesso entrarão em vigor.
Após o fim desse prazo:
✔️ O e-mail de login passa a ser obrigatório.
✔️ Sem um e-mail cadastrado, o acesso será bloqueado.
✔️ Se o sistema solicitar a troca de senha, o usuário receberá um e-mail para redefini-la.
✔️ Caso a troca de senha seja obrigatória e o usuário não tenha um e-mail cadastrado, ele não poderá acessar o sistema até regularizar a situação.
O MFA (Autenticação Multifator) é uma camada extra de segurança que protege seu acesso. Ele funciona enviando um código para seu e-mail, que você precisará informar sempre que solicitado.
O envio do código MFA pode ser configurado de diferentes formas, como:
📌 Todos os dias.
📌 A cada dois dias ou mais, conforme a configuração do sistema.
Atenção!
Se você errar o código três vezes seguidas, o acesso será bloqueado e será necessário redefinir a senha para desbloqueá-lo.