1. Por que preciso preencher o campo "E-mail login"?

O seu e-mail login é essencial para garantir seu acesso ao sistema. Ele é utilizado para:

 ✅ Receber o link de criação da senha no primeiro acesso;

 ✅ Redefinir senha quando solicitado;

 ✅ Recuperar o acesso caso a senha expire ou você erre várias vezes ao tentar entrar.

Manter um e-mail cadastrado ajuda a garantir a segurança do seu acesso e evita bloqueios inesperados.

2. Como funciona a troca de senha?

Sempre que você precisar criar ou redefinir a sua senha, o sistema enviará um e-mail para o endereço cadastrado. Esse e-mail conterá um link onde você poderá definir sua nova senha. Esse processo é válido tanto para novos cadastros quanto para a alteração de senhas antigas.

Importante lembrar:

  • A senha precisa seguir as regras de segurança indicadas na página de troca de senha.
  • Não é permitido reutilizar uma senha antiga.
3. Quando o sistema pede para trocar a senha?

A troca de senha será solicitada automaticamente em dois casos:

 🔹 Quando a senha expira, o sistema tem um prazo de validade de cada senha. Quando esse prazo termina, será necessário alterá-la.

 🔹 Quando há muitas tentativas de login com erro, se você errar a senha várias vezes consecutivas, o sistema exigirá a criação de uma nova.


📌 O sistema acumula as tentativas de login malsucedidas, independente do dia. Esse contador só é zerado quando:

✔️ Você insere a senha correta.

✔️ O sistema exige e você redefina a senha.


4. O que acontece se meu cadastro não tiver um e-mail login preenchido?

Caso seu e-mail não esteja cadastrado, o sistema mostrará uma mensagem solicitando para que você entre em contato com a administradora para regularizar o acesso.

Enquanto o acesso legado estiver ativo: você receberá apenas um aviso, sem bloqueio.


 ❌ Após o término desse período: o acesso será bloqueado até que o e-mail seja cadastrado.

5. O que é o período de acesso com usuário legado?

Esse é um prazo determinado pela administradora para que os usuários regularizem seu cadastro. Durante esse período, você pode:

✅ Cadastrar seu e-mail.

✅ Trocar a senha antes do prazo acabar.

✅ Continuar com o acesso ao sistema normalmente.

Após esse período, as novas regras de acesso entrarão em vigor.

6. O que acontece quando o período de acesso legado termina?

Após o fim desse prazo:

 ✔️ O e-mail de login passa a ser obrigatório.
 ✔️ Sem um e-mail cadastrado, o acesso será bloqueado.
 ✔️ Se o sistema solicitar a troca de senha, o usuário receberá um e-mail para redefini-la.
 ✔️ Caso a troca de senha seja obrigatória e o usuário não tenha um e-mail cadastrado, ele não poderá acessar o sistema até regularizar a situação.

7. O que é o MFA (Autenticação Multifator)?

O MFA (Autenticação Multifator) é uma camada extra de segurança que protege seu acesso. Ele funciona enviando um código para seu e-mail, que você precisará informar sempre que solicitado.

8. Como funciona o MFA (Autenticação Multifator)?

O envio do código MFA pode ser configurado de diferentes formas, como:

📌 Todos os dias.
 📌 A cada dois dias ou mais, conforme a configuração do sistema.


Atenção!

 Se você errar o código três vezes seguidas, o acesso será bloqueado e será necessário redefinir a senha para desbloqueá-lo.

  • Sem rótulos