Cadastrando Pickup Points

Cadastro:

  • No painel administrativo, acesse: Configs > Pontos de Retirada > Adicionar Pontos de Retirada.
  • Preencha as informações a seguir:


  • Informações Gerais:

    • Ativo: definição de status do ponto de retirada;
    • Código: código identificador do ponto de retirada;


Atenção!

  • Este código deve ser único dentre todos os registros de Pontos de retirada.
  • Acentuação e cedilha não são permitidos
  • Este campo não poderá ser alterado posteriormente.
    • Nome: nome do ponto de retirada
    • Exibição na loja: Indica se o ponto de retirada será disponibilizado na 'url /onde-encontrar'. 


Atenção!

Na opção "SIM", pontos de retiradas desativados, também serão exibidos!

    • Raio de atuação (km):  é utilizado para limitar a abrangência do ponto de retirada no momento que o consumidor informar o seu CEP.


  • Endereços:


  • Dados do endereço do pickup point:

    • Cep
    • Logradouro
    • Número
    • Bairro
    • Cidade
    • UF
    • Complemento


  • Gelocalização:


Atenção!

Configuração obrigatória!

  • É obrigatório que os pontos de retirada tenham coordenadas geográficas cadastradas para facilitar localização e integração com Google Maps.



  • Contato:

    • E-mail: e-mail para contato relacionado ao ponto de retirada.
    • Telefone: número de telefone para contato relacionado ao ponto de retirada.
    • Celular: número de celular para contato relacionado ao ponto de retirada.


  • Estoque:

    • Estoque: estoque relacionado ao ponto de retirada. - Movimentações de serão realizadas através desse estoque.
    • Prazo de manuseio (dias): tempo necessário para realizar todas as atividades relacionadas à movimentação, preparação e organização dos produtos dentro do estoque, desde a entrada até a saída para expedição, venda, envio ou retirada. - Esse tempo será somado ao prazo prazo de entrega retornado ao cliente consumidor final, durante um processo de cotação!

Exemplo prático:

  • Prazo de manuseio de estoque: 2 dias (tempo médio para separar, embalar e preparar o pedido para envio)

  • Prazo de entrega do transportador: 5 dias (tempo estimado pela transportadora para entregar ao cliente final)

Cálculo do prazo total informado ao cliente:

Prazo de manuseio + Prazo de entrega

Prazo total = 2 dias de manuseio + 5 dias do prazo da transportadora = 7 dias

Como funciona na cotação:

  • Durante o processo de cotação, o sistema irá informar ao consumidor final que o prazo estimado para receber o produto é de até 7 dias corridos, considerando tanto o tempo interno de preparação/manuseio quanto o prazo do transporte.


  • Adicional de frete (R$): cobrança extra que se soma ao valor base do frete retornado ao cliente consumidor final,

Exemplo prático:

  • Valor do produto: R$ 20,00
  • Frete base: R$ 12,00

  • Valor adicional fixo (definido pelo lojista): R$ 5,00

Como aparece para o consumidor final:

No momento da cotação, o sistema soma o frete base ao valor adicional:

Frete total = Frete base + Valor adicional

Frete total = R$12,00 + R$5,00 = R$17,00

Portanto, o cliente verá que o valor do frete para aquele pedido é R$ 17,00.

Jornada

Simulação de Jornada de Compra:



Simulação realizada em ambiente de testes!

Pontos Importantes!

Pontos importantes para uso da funcionalidade Pickup Points na Linx Commerce

  • A solução está integrada ao motor logístico Omni da Linx Commerce e não contempla outros motores logísticos (como EZ Delivery ou OMS).
  • Quando o pedido for fechado, o endereço de entrega será sempre o endereço do ponto de retirada escolhido pelo cliente, substituindo o endereço de entrega tradicional.

  • Cada ponto de retirada deve estar vinculado a apenas um estoque (location) que o abastece. Não é permitido que um ponto de retirada tenha múltiplos estoques vinculados.

  • No sistema, o ponto de retirada será tratado como um local de retirada (pickup) tradicional, ou seja, não haverá uma modalidade de frete nova ou uma escolha especial para essa retirada no checkout.

  • A reserva do pedido deve ser feita no estoque (location) que abastece o ponto de retirada, e não no ponto de retirada em si, que não possui controle próprio de estoque.

  • As informações de estoque exibidas no pedido, como saldo e disponibilidade, devem refletir o estoque (location) vinculado ao ponto de retirada escolhido.

  • Para cálculo de prazos, considera-se apenas a soma do prazo do ponto de retirada (pickup) mais o prazo do estoque (location) que o abastece. O prazo de manuseio do SKU não é considerado.

  • É obrigatório que os pontos de retirada tenham coordenadas geográficas cadastradas para facilitar localização e integração com sistemas de logística e mapa.

  • O sistema não realiza controle ou acompanhamento do envio do estoque até o ponto de retirada - essa operação é responsabilidade do lojista.

  • Caso o estoque que abastece o ponto de retirada não tenha quantidade suficiente para todos os itens do pedido, o ponto de retirada não será disponibilizado como opção no checkout.

  • No checkout, o cliente poderá escolher o ponto de retirada como opção de entrega, que será apresentado junto com outras opções, sem diferenciação visual entre pontos de retirada e estoques.

  • Importante ter parametrização de de fluxos, status, trackings e transacionais de pedidos, para que o cliente receba notificações adequadas ao fluxo da funcionalidade, como informação de disponibilidade de retirada.
  • Sem rótulos