Para acessar as informações de conciliações, realizar as conferências, localizar faturas e recebidos da adquirente, e realizar as conciliações, no Dashboard clique em "Acessar Conciliação".

Irá abrir a tela com as informações dos valores recebidos das adquirentes e das vendas realizadas no ERP, na tela inicial ainda estão disponíveis as opções para Conciliar, Desconciliar, e outros recursos. 

Tela dos Lançamentos do Recebido da Adquirente x Vendas ERP 

Ao abrir a tela de conciliações, você encontrará diversas informações importantes para a conferência. A seguir, vamos explicar o que cada uma delas significa e como utilizá-las, 


Empresa; Neste campo, é possível ver dados da empresa logada ou selecionar outra empresa desejada.

Adquirentes; Selecione aqui, as adquirentes desejadas. É possível selecionar uma ou várias.

Percentual conciliado; Irá trazer o percentual conciliado de TEF e Não TEF

Último Processamento; Mostra a data do último processamento e o botão tem a função de direcionar à página de processamentos.

Botão Expandir e Minimizar seleções  

Ainda na tela de conferência é  possível selecionar as opções de quantidade de lançamentos que serão listados. O campo abaixo, é utilizado para definir a quantidade de registros e também para navegar entre as páginas dos lançamentos.

Campo para configurar listagem dos registros e navegação entre página dos resultados


O campo Conciliados e Não conciliados pode ser acionado para que sejam listados apenas os lançamentos que foram ou não conciliados. 

Campo para seleção do status do lançamento





No campo período é possível selecionar alguns pré-definidos: últimos 7 dias, últimos 15 dias e últimos 30 dias, além disso pode selecionar períodos desejados, selecionando uma data final e inicial.

Clicando no ícone é possível replicar o período da tela de Recebidos da adquirente para a Vendas ERP o mesmo se aplica no sentido oposto, dessa forma as duas telas irão refletir o mesmo intervalo de tempo.


Comprovante TEF 

Para visualizar o Comprovante TEF da fatura, é necessário na coluna, Data da Venda, clicar sobre a data e o sistema irá exibir a informação: 

Tela do comprovante TEF





Colunas 

As Colunas, podem ser personalizadas  de acordo com a necessidade da visualização dos dados que cada uma traz, sendo algumas fixas e outras variáveis.

A exibição das colunas possibilita organizar as informações de acordo com a necessidade de análise, permitindo definir quais campos serão destacados na tela. Esse recurso oferece flexibilidade para ordenar e ocultar colunas variáveis, enquanto mantém sempre visíveis aquelas que são fixas e essenciais para a conciliação.

Colunas de Adquirente 



As opções de Colunas que são fixas e obrigatoriamente estarão listadas são:

  • Data da Venda; 

  • Valor Bruto; 

  • Valor Líquido; 

  • Situação; 

 Colunas variáveis que podem ou não ser inativadas da exibição:

  • Modelo de Captura; 

  • Hora da Venda; 

  • Numero do Cartão; 

  • Adquirente

  • Parcela; 

  • Bandeira; 

  • Valor Liquido; 

  • Código de autorização;

  • NSU;

  • Data de Vencimento;

  • Percentual Taxa Prevista; 

  • Taxa Prevista;

  • Tipo de Operação;   

  • Fatura;     

Ordenar e Alterar as colunas  

Para ativar/desativar as colunas na listagem é necessário clicar no ícone
                                                                          

O sistema permite alterar a ordem em que as colunas mesmo sendo fixas, podendo ser feito de duas formas, ao clicar nas colunas pode mover para cima ou para baixo ou mesmo arrastando-as para o lado direito ou esquerdo na tela principal.

Ou ainda alterar ainda na tela da listagem dos lançamentos arrastando as colunas para o lado.





Colunas de Vendas ERP

As colunas que são fixas permanecem sendo as mesmas dos Recebidos da Adquirente, são elas:

  • Data da Venda; 

  • Valor Bruto; 

  • Valor Líquido; 

  • Situação; 

  • Cliente;

  • Adquirente;

  • Conta Bancária;

  • Cód Autorização;

  • NSU;

  • Data de Vencimento;

  • ID;

  • Documento;

  • Percentual Taxa Prevista

  • Taxa Prevista;

  • Tipo da Operação;

  • Fatura;

  • Hora da Venda;

  • Parcela;

  • Bandeira;


Filtros 


Os filtros permitem refinar a pesquisa de lançamentos, facilitando a localização de informações específicas no sistema.

A seleção de Filtros pode ser aplicada tanto na tela de Recebidos da Adquirente quando na Vendas (ERP)

Filtros de Adquirente


O recurso do Filtro pode ser utilizado para localizar algum lançamento específico;

Filtros de adquirentes:

  • Data da Venda; Definir o intervalo de dias a ser considerado;

  • Situação; Conciliado, e Não Conciliado;

  • Valor Bruto; Informar um valor mínimo e máximo a ser aplicado na busca valor refere-se ao total sem aplicação de taxa financeira.

  • Valor Líquido; Informar um valor mínimo e máximo a ser aplicado na busca valor refere-se ao valor recebido aplicando a taxa financeira.

  • Modelo de Captura; TEF e Não TEF.

  • NSU; Informar o NSU da transação, pode ser informado mais de um, os valores devem ser separados por vírgula.

  • Código de autorização; Informar o código da autorização, se utilizado mais de um deve ser separado por vírgula.

  • Numero do Cartão; Informar os últimos números do cartão 3     

  • Bandeira; Selecionar a(s) bandeira(s) utilizadas na transação.

  • Tipo de operação; Crédito, Débito, Pré-Pago Crédito, Pré-Pago Débito, Pré-Pago Faturas e outros. 


Tela dos Filtros de Adquirentes 


Filtros de Vendas (ERP)

  • Filtrar por data; Data da Venda,  Data de Vencimento e Data da Baixa, podendo selecionar uma ou mais, caso mais de uma seja selecionada abaixo serão habilitados os campos para a inserção de data.

Tela de Seleção de Data dos Filtros 

  • Data da Venda, Definir o intervalo de dias a ser considerado.

  • Data de Vencimento; Definir o intervalo de dias a ser considerado;

  • Data da Baixa; Definir o intervalo de dias a ser considerado.

  • Código Fatura; Informar o código da fatura

  • Ordem Parcela; Informar a ordem da parcela

  • Valor Bruto; Informar um valor mínimo e máximo a ser aplicado na busca valor refere-se ao total sem aplicação de taxa financeira.

  • Valor Líquido; Informar um valor mínimo e máximo a ser aplicado na busca valor refere-se ao valor recebido aplicando a taxa financeira.

  • Situação; Conciliado e Não Conciliado

  • Modelo de Captura; TEF e Não TEF.

  • Adquirente; Selecionar adquirente 

  • Tipo de operação; Crédito, Débito

  • Bandeira; Selecionar a(s) bandeira(s) utilizadas na transação.

  • NSU; Informar o NSU da transação, pode ser informado mais de um, os valores devem ser separados por vírgula.

  • Código de autorização; Informar o código da autorização, se utilizado mais de um deve ser separado por vírgula.

Ainda nos filtros, ao final da página no canto inferior direito é possível limpar os filtros aplicados ou clicar para filtrar após selecionar as opções desejadas

Tela dos Filtros Vendas (ERP)


Alteração de NSU e Código

É possível alterar o NSU e Código de autorização de Faturas apenas quando estiverem com o status de Não Conciliadas. É de extrema importância que as seguintes regras sejam seguidas: 

  • NSU: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do Código de Autorização da mesma fatura, caso estiver preenchido;

  • Código de Autorização: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do NSU da mesma fatura, caso estiver preenchido.

Tela de alteração de Código de Autorização e NSU

Conciliação de Faturas 

Para realizar a conciliação da fatura que está como Não Conciliada, é necessário clicar na fatura e selecionar o lançamento recebido da Adquirente, e clicar no botão Conciliar.

O sistema exibirá uma mensagem de confirmação da Conciliação e não tendo nenhum impedimento a Conciliação é efetivada com Sucesso.



Tela de confirmação de Conciliação


Nota

É permitida a conciliação com diferença de valor de até R$0.20 centavos.

Quando realizada conciliação com diferença, será considerado como taxa administrativa  e essa diferença será contabilizada na operação padrão Taxa Adm.Crédito/Cartões (24).


Desconciliação

A desconciliação de uma fatura pode ser realizada acessando o Conciliador de Cartões, identificando a fatura desejada e acionando a opção Desconciliar.

O sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação do processo de desconciliação e solicita uma justificativa para que seja gravado.


Após informar uma Justificativa e clicar no botão "Desconciliar" a fatura retornará ao Status  de "Em aberto" e o lançamento ficará como "Não Conciliado".



  • Sem rótulos