Introdução
O objetivo desta tela é importar as informações fiscais cadastradas no sistema, permitindo que, posteriormente, o arquivo das obrigações fiscais seja gerado.
Módulo que exibe a tela 012352
- LCF
Parâmetro
Quando o parâmetro PRE_VALIDACAO_LCF' estiver como 'Sim', antes de executar a importação de dados para LCF a tela fará uma pré-avaliação.
O parâmetro UTILIZAR_LCF_PARCIAL da tela tela 014005, pode ser ativado para habilitar a aba de Importação Parcial.
Esta funcionalidade permite que, em caso de erros em notas de entrada ou saída, o sistema importe os documentos válidos e separe os que contêm erros para um reprocessamento posterior, otimizando o tempo de importação. O sistema não interrompe todo o processo, permitindo a importação das notas sem falha.
Atenção Diferente do tratamento de erros para notas de entrada e saída, onde a importação parcial é permitida, a validação para notas SAT não integradas é impeditiva e interrompe o processo. Essa medida é necessária para assegurar a consistência dos dados e a correta geração do Registro C800. O comportamento para as validações de notas de entrada e saída permanece inalterado.
Importação dos dados
Verifique, a seguir, os procedimentos para importação dos dados:
1. Na tela 012352 - Importação de dados para o LCF selecione o Período.
2. Clique em Avançar.
3. Selecione a Matriz Fiscal para importação do arquivo. Ao selecionar todas, o assistente importará os dados para as tabelas LCF para cada matriz fiscal selecionada.
4. Na sessão Registros TABELAS LCF FISCAL serão listadas as tabelas que vão ser apagadas ou importadas. Selecione os registros que farão parte do arquivo.
5. Clique em Avançar.
6. Na tela a seguir, Informações Complementares, o operador tem alguns campos importantes a saber:
Campo | Descrição |
Tratar validações de PIS/COFINS como advertência | Ao selecionar essa opção, a validação vai tratar apenas as advertências das validações do PIS/COFINS, e posteriormente o operador poderá fazer as correções necessárias. |
Custo médio (produção) | Clique com o botão direito do mouse e será aberta uma seleção com de custos médios disponíveis prontos para serem utilizados. |
Conta Contábil Padrão Loja | Este campo deverá ser preenchido para que haja uma conta contábil nos cupons fiscais dos registros C396, C481, C485, C491, C495 da EFD Contribuições. |
Custo médio (inventário) | Ao clicar com o botão direito do mouse, será aberta uma seleção com os inventários com base no custo médio. Serão apresentados somente os códigos de custo médio que contenham informações para a matriz fiscal selecionada e também que contenham uma data saldo (período) para essa matriz fiscal. |
Motivo do Inventário | Opções que serão exibidas para seleção:
Nota Com exceção do item 01 - Final do período, ao selecionar qualquer um dos demais itens abrirá uma nova caixa de seleção chamada Inventário (veja abaixo a definição e o destaque na imagem). |
Limpar todos os dados das tabelas LCF | É obrigatório, na primeira vez da importação da LCF limpar todos os dados. As outras vezes serve apenas para uma melhoria de performance devido a limpeza das tabelas. Ao selecionar essa opção, o sistema limpará todas as tabelas zerando os dados anteriores. Além disso, caso existam ou não existam registros de associações de responsáveis e terceiros, correspondentes à tela 012341 - Cadastro dos Responsáveis do LCF, eles serão destacados na guia Validar. |
Atenção
Para inserir ou retirar uma matriz fiscal ou um registro, clique em Voltar e desmarque a opção desejada.
7. A opção Gravar informações Complementares gravará as informações em uma tabela do sistema. Ao acioná-la, será exibida uma mensagem de confirmação. Clique em Ok para continuar.
Uma vez que as informações foram gravadas, não será necessário digitá-las novamente. Serão sugeridos os valores gravados, podendo ser alterados, se necessário.
8. Clique em Avançar.
9. A tela Importar Dados será exibida, clique em Importar para continuar.
10. Após a importação, será exibida uma mensagem de confirmação.
11. Clique em Sair para encerrar o procedimento.
Importante
Na importação dos dados para as tabelas do LCF, para não impedir a continuidade do processo, são exibidos na guia Validar, os Erros e as Advertências localizadas nesta ação.
Isso ocorre para que os erros/advertências de PIS/COFINS (Contribuições) não impeçam a importação dos dados de ICMS/IPI (EFD).
Esta facilidade no processo acontece para que um não dependa do outro para ser finalizado, e que possíveis acertos possam ser realizados em outro momento.
Veja abaixo um exemplo do que destacamos aqui.
Além disso, o campo Problema Encontrado exibe mensagens que contenham campos com valores iguais a nulos referentes às importações das Tabelas de LCF, veja um exemplo:
Ao importar o arquivo para o excel, ele será exibido no formato abaixo:
Quando o parâmetro PRE_VALIDACAO_LCF' estiver como 'Sim', antes de executar a importação de dados para LCF a tela fará uma pré-validação.
Validação Específica para Notas SAT
A partir do pacote Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 020
Validação Específica para Notas SAT (ENTERMODA-28429)
Contexto
Anteriormente, quando notas fiscais do modelo SAT não eram integradas ao livro fiscal, o sistema realizava a importação para a LCF sem apresentar nenhuma mensagem de erro. Essa falha, no entanto, causava uma divergência no campo ID_CFE entre as tabelas LCF_CFE_ITEM e LCF_CFE_IMPOSTO, o que impedia a correta geração do Registro C800 do SPED Fiscal.
Nova Validação e Comportamento
Para garantir a integridade dos dados fiscais, foi implementada uma nova validação (blindagem) na tela 012352, específica para notas do modelo SAT. A validação utiliza a mesma lógica já existente para notas de entrada e saída.
Com esta implementação:
• Se uma ou mais notas SAT dentro do período de importação não estiverem devidamente integradas ao livro fiscal, o sistema exibirá uma mensagem de erro clara e bloqueará a importação.
• A importação só poderá prosseguir após a regularização da integração das notas pendentes.
• Quando todas as notas SAT estiverem integradas corretamente, o processo de importação ocorrerá normalmente, sem erros, assegurando a geração do Registro C800.
Atenção Diferente do tratamento de erros para notas de entrada e saída, onde a importação parcial é permitida, a validação para notas SAT não integradas é impeditiva e interrompe o processo. Essa medida é necessária para assegurar a consistência dos dados e a correta geração do Registro C800. O comportamento para as validações de notas de entrada e saída permanece inalterado.


















