Dentro da Linx o Contrato Descentralizado é quando cada CNPJ de um determinado grupo é responsável pelo pagamento do seu sistema. 

É o processo inverso da centralização. O processo de Descentralização de Contrato é realizado quando o cliente deseja descentralizar as cobranças da(s) loja(s) de um CNPJ pagador.

 

  • CNPJ Pagador;
  • CNPJ's envolvidos;
  • Escopo de produtos e condições comerciais negociadas;
  • Análise de Contratos;
  • E-mail do Repres. Legal.




ATENÇÃO: Todo o processo deve ser acompanhado pelo Comercial e Analista de Contratos (Relacionamento) da conta.


💡 Clique abaixo para expandir as etapas do Processo:

O solicitante registra a solicitação no canal de atendimento do Time Adesão (Link de apoio: Fluxos de Solicitações Sales Force) incluindo as informações e anexos necessários de acordo com o processo. 


Informações Fornecidas pelo Cliente e Solicitante:

  • CNPJ Pagador;
  • CNPJ's Ponto: lista dos CNPJ's que serão descentralizados.

ANÁLISE DE CONTRATOS: Deve ser realizado um levantamento dos itens e valores que hoje cada CNPJ Ponto possui associado debaixo do contrato do CNPJ Matriz/Pagador. 

MATERIAIS DE APOIO

Qualquer dificuldade com falta de clareza nas informações contratuais, o time de Contratos (Relacionamento) deve ser acionado para apoiar na revisão. 

  • Após o retorno do extrato de é o momento de organizar a distribuição e alinhamento de valores dos itens a serem cobrados por loja;
  • Este alinhamento deve ser feito junto com o Executivo Comercial da conta, pois alguns itens podem conter valores unitários por loja e outros não. Na maioria das vezes o lógico é fazer o cálculo de média para definir os valores por loja;
  • As demais condições comerciais devem ser avaliadas e definidas pelo Executivo Comercial (valor, prazo, vigência, multa, aviso prévio, data base de reajustes etc.);


OPORTUNIDADE
Uma vez definido os itens e valores por loja, deverá abrir uma OP para cada loja com o próprio CNPJ como pagador, a inclusão dos itens (somente linhas de manutenção) de acordo com a distribuição e alinhamento na etapa anterior, no local de instalação é colocado o CNPJ da própria loja e associação dos itens.

No processo de Descentralização todas as linhas de Licença, Setup e Serviços devem ser excluídas. 

  • Campo Necessidade: "MC (vertical) - Descentralização"; Ex: MC RETAIL - Descentralização
  • Tipo da Oportunidade: Contratual
  • Tipo de Venda: Centralização/Descentralização;
  • Observação: Incluir informações do processo; informar CNPJ antigo e novo
  • Campo Objetivo da Oportunidade: Incluir o número do caso do Sales Force
  • Justificativa de Desconto na OP: "Descentralização de Contratos: (descreva um resumo do acordo comercial)."
  • Os itens e valores de manutenção de acordo com a distribuição realizada na etapa anterior.

Um ponto importante é o início de cobrança da OP. Neste momento se necessário peça apoio ao Analista de Contratos (Relacionamento), para avaliar e evitar que o cliente receba cobranças duplicadas.


ENVIO PARA ASSINATURA
Após as movimentações necessárias da Oportunidade deverá ser encaminhado um e-mail para o solicitante informando:

  • Número da OP
  • Link para Assinatura
  • E-mail de Assinatura

*Temos o modelo de e-mail disponível no Sales Force!


ID REDRES
Após a assinatura dos contratos, as OP's seguirão para faturamento. Assim que faturadas, você deverá abrir um ID Rescisão para CNPJ pagador na tela REDRES para todos os CNPJ's que tiveram contrato centralizado.

Caminho: Visual Linx > CRM > Solicitações Gestão de Contratos > REDRES.

Abertura do REDRES:

  • Precisamos abrir um ID de Rescisão;
  • Motivo: Descentralização de Contrato;
  • Causa: Descentralização de Contrato;
  • Informar uma das OP's abertas de manutenção e anexar a relação das demais relacionando ao CNPJ da loja em formato PDF; 
  • Observações: CITAR O NÚMERO DO CASO NO SALES + Descrição da necessidade. 

Exemplo:

CHECK

  • Após o faturamento das OP's e o processamento do ID, o time de Relacionamento deve ser acionado para realizar uma análise dos contratos e primeiro faturamento, afim de validar se os valores foram gerados conforme negociado;
  • É necessário contatar o time de Garantia de Receita (E-mail: [email protected] ) e informar o número da OP solicitando apoio para ativação dos itens que ficam em backlog.

    Obs.: Sem essa ativação a Linx deixa de cobrar a manutenção mensal dos itens.​

AÇÃO CORRETIVA
Havendo a identificação de alguma falha sistêmica ou operacional, o time de Contratos (Relacionamento) acionará a área responsável para uma atuação corretiva

Exemplo de possíveis ações:

  • Nova aprovação para um ponto específico;​
  • Abertura de OP Complementar;​
  • Abertura de Redres complementar;​
  • Abertura de Contestação por uma eventual duplicidade.


  • Sem rótulos