1 Conceito

O menu Tabelas permite cadastrar dados primários que auxiliarão nas diversas rotinas disponíveis no Linx Postos AutoSystem®. Tais cadastros são essenciais para o correto funcionamento do sistema.

2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de cadastros de tabelas será necessário configurar algumas permissões de acesso no módulo Gerencial.

3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas do menu Tabelas, devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.


3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme imagem a seguir:

A seguir, lista das permissões disponíveis:



3.2 Grupos de Pessoas


Para que mais tarde seja possível realizar o cadastro dos Entregadores será necessário cadastrar previamente os grupos de pessoas. Para isto, acessar Gerencial > Cadastros > Grupos de Pessoas, conforme imagem a seguir:

Para mais informações referentes ao cadastro de grupos de pessoas, acessar o Manual de Cadastros no capítulo Grupo de Pessoas.



4 Funcionalidades

Os cadastros do menu Tabelas são muito importantes para o correto funcionamento do Linx Postos AutoSystem®. A seguir estes cadastros serão detalhados.


4.1 Bancos

O cadastro de Bancos, juntamente com o cadastro de conta corrente, é utilizado para controlar as movimentações de cheque troco, depósitos e cobrança bancária. Após um banco ser cadastrado, este poderá ser vinculado a vários cadastros no sistema.

Para cadastrar um banco, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Bancos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Banco possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


4.2 Bairros

O cadastro de Bairros auxiliará no controle das entregas do módulo Delivery. Diferentes taxas de entrega poderão ser vinculadas para diferentes bairros. Além disso, os bairros poderão ser vinculados a outros cadastros do sistema, como o cadastro de clientes.

Para cadastrar um bairro, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Bairros, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

A guia Filtro possui o campo:


A guia Relação de bairros exibirá a lista dos bairros cadastrados em cada cidade.



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.3 Cargos

O cadastro de Cargos permitirá inserir cargos variados no sistema que mais tarde serão utilizados no cadastro dos funcionários. Também controlará os gerentes que serão responsáveis pelos cheques troco.

Para cadastrar um cargo, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Cargos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os seguintes campos:


Ao marcar a opção Gerente responsável por cheques troco, os funcionários que estiverem associados a este cargo serão responsáveis pelas rotinas de cheque troco.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


4.4 Cartão Combustível

O cadastro de Cartão Combustível auxiliará no gerenciamento dos cartões de clientes e auxiliará nas rotinas de Sitef (interface entre uma aplicação que necessita de autorização para pagamentos com cartão, e algumas Instituições Financeiras).

Para cadastrar um Cartão Combustível, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Cartão Combustível, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Inserir para registrar as informações.


4.5 Cartão Fidelidade

O cadastro do Cartão Fidelidade permitirá aos clientes acumular pontos a cada compra no estabelecimento conforme as regras de pontuação configuradas. Os cartões podem ser cadastrados facilmente nos estabelecimentos que possuírem o módulo Fidelidade.

Para cadastrar o Cartão Fidelidade, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Cartão Fidelidade, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:



Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar os dados.


4.6 Cartão Ponto

O cadastro do Cartão Ponto permitirá registrar manualmente a entrada e saída de funcionários. Este recurso se torna fundamental nos casos em que o cartão ponto não está funcionando.

Para cadastrar o Cartão Ponto, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Cartão Ponto, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os Filtros:



Os filtros acima são opcionais e independem um do outro. No entanto, se tornam vantajosos ao buscar por registros específicos.



Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:

Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.7 CFOP

O cadastro de CFOP deve ser realizado de acordo com as normas da Secretaria do Estado da Fazenda. Por padrão, o Linx Postos AutoSystem® já vem com os CFOPs nacionais cadastrados. O CFOP (Código Fiscal de Operação) é o código que designa as respectivas naturezas das operações relativas à circulação de bens e mercadorias, prestações de serviços de transporte (interestadual e intermunicipal) e de comunicação, e, também, os serviços tributados pelo ISS, quando consubstanciados em Nota Fiscal (modelo 1 ou 1-A), conjugada com Nota Fiscal de Prestação de Serviços.

Para editar ou procurar um CFOPs, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > CFOP, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Editar, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.8 Classificação Fiscal

O cadastro das Classificações Fiscais de todos os produtos industrializados pela empresa ou importados para comercialização deve ser feito após consulta baseada na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Não é comum sua utilização por postos de combustíveis, mas sim por importadoras e empresas industriais ou equiparadas.

Para registrar uma Classificação Fiscal, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Classificação Fiscal, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Classificação Fiscal possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.9 Classificação de Pagamento

O cadastro de uma Classificação de Pagamento no Linx Postos AutoSystem® aprimora a visualização dos relatórios Balanço de vendas x despesas e Vendas por classificação de pagamento, podendo ser vinculados a um motivo de movimentação.

Para cadastrar uma Classificação de Pagamento, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Classificação Pgto, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Classificação Fiscal possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.10 Conta Correntes

O cadastro de Contas Correntes auxiliará de modo que o sistema tenha um maior controle de movimentações, tais como: cheque troco emitido, cheques emitidos para pagamento, boletos a serem gerados e custódia de cheques.

Para cadastrar Contas Correntes, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas Correntes, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Conta utilizada para movimentação de Cheque Troco, esta conta se tornará padrão para o manuseio dos cheques troco.
A aba Plano de Contas permitirá informar as contas referentes às transações financeiras. Esta aba possui os campos:



A aba Impressão de Documentos permitirá ajustar as configurações de impressão, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:


As opções Impressão Laser e Impressão Matricial serão selecionadas de acordo com o tipo de impressora a ser utilizado.



A aba Intercâmbio de Informações permitirá ajustar as configurações referentes aos serviços de intercâmbio, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:


A guia Relações de serviços de intercâmbio de informações possui as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.11 Entidades

O cadastro de Entidades será utilizado no módulo Troco Solidário para indicar as entidades beneficiadas pela promoção.

Para cadastrar uma Entidade, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas> Geral > Entidades, conforme imagem a seguir:

Esta tela possui os botões:


A guia Identificação possui os campos:


Ao marcar a opção Inativo a entidade permanecerá cadastrada no sistema, ainda que esteja inoperante.

A aba Dados Cadastrais possui os campos:



A aba Referências Bancárias exibirá as contas bancárias referentes às transações financeiras definidas para a entidade, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:



Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.12 Entregadores

O cadastro de Entregadores será responsável por registrar os entregadores da empresa, sendo de grande importância no módulo Delivery.


Para cadastrar um Entregador, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Entregadores, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:


A guia Identificação possui os campos:


Ao marcar a opção Inativo o entregador permanecerá cadastrado no sistema, ainda que esteja inoperante.
A aba Dados Principais possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.13 Equipamentos

O cadastro de Equipamentos permitirá registrar no sistema as informações dos equipamentos utilizados pelo estabelecimento, como Coletora de Comandas, PinPad e POS, conforme descrito nos capítulos a seguir.

4.13.1 Coletora de Comandos

O cadastro da Coletora de Comandas otimizará os serviços de baixa dos produtos consumidos dentro do estabelecimento, permitindo a comunicação da coletora com o sistema.



Para cadastrar uma Coletora de Comandas, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Coletora de Comandas, conforme imagem a seguir:
Esta tela permitirá filtrar a relação de coletoras registradas através do campo:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Inativo, a coletora de comandas permanecerá cadastrada no sistema, ainda que esteja inoperante.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.


Ao clicar no botão Filtrar, a seguinte tela será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.

4.13.2 Impressora não Fiscal

Impressoras não fiscais são utilizadas para gerar comprovantes de venda e compra. Seu cadastro no sistema é realizado em Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Impressora não fiscal, conforme a imagem abaixo:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:



Esta tela possui os seguintes campos:


As opções Colunas e Separação são utilizadas no relatório conforme a imagem a seguir:



Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.

O botão de Editar abre a mesma tela de cadastro, porém com os campos já preenchidos com as informações da impressora selecionada, que podem ser editadas. Para salvar, clicar em Confirmar – F5.

4.13.3 PinPad

O cadastro do PinPad (Leitor de cartão fixo) permitirá ao estabelecimento trabalhar com uma grande variedade de cartões, uma vez que este é multi adquirente.

Para cadastrar o PinPad, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Pinpad, conforme imagem a seguir:


Esta tela permitirá filtrar a relação de PinPads registrados através do campo:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Inativo, o PinPad permanecerá cadastrado no sistema, ainda que esteja inoperante.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.

Ao clicar no botão Filtrar, a seguinte tela será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:


Após habilitar as opções, clicar no botão Confirmar – F5.

4.13.4 POS

O cadastro do POS (Leitor de cartão portátil) permitirá ao estabelecimento trabalhar com apenas uma rede de adquirência por leitor, no entanto trará grande vantagem ao trabalhar com delivery.
Para cadastrar o PinPad, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Pos, conforme imagem a seguir:


Esta tela permitirá filtrar a relação de POS registrados através do campo:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a seguinte tela será exibida:



Ao marcar a opção Inativo, o POS permanecerá cadastrado no sistema, ainda que esteja inoperante.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.



Ao clicar no botão Filtrar, a seguinte tela será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:


Após habilitar as opções, clicar no botão Confirmar – F5.

4.14 Feriados

O cadastro de Feriados tem como objetivo alterar a data de vencimento de uma conta que possua uma data fixa, evitando que a data de vencimento seja a mesma data de um feriado.

Para cadastrar um Feriado, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Feriados, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

A guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Ocorre todos os anos o feriado torna-se anual.

4.15 Frotas

O cadastro de Frotas será utilizado para controlar quais serão os veículos que poderão abastecer no estabelecimento, ou até mesmo para ter um controle da litragem que um determinado veículo gasta em um determinado período. As frotas cadastradas poderão ser vinculadas a um cliente, através do cadastro de clientes.

Para cadastrar as Frotas, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Frotas, conforme imagem a seguir:

Nesta tela, a guia Identificação permitirá filtrar as informações através do campo:


Esta tela possui os botões:


A aba Veículos permitirá cadastrar veículos que serão vinculados a uma determinada frota. Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Esta tela permitirá cadastrar os veículos vinculados a uma determinada frota e restringir algumas configurações.


Para mais informações sobre como cadastrar o Tipo ID, acessar o capítulo 4.39.


A aba Configurações possui as guias Opções e Restrições.
A guia Opções possui as opções:


A guia Restrições possui as opções:


Caso uma restrição seja selecionada, no campo Motivo do bloqueio informar o motivo do veículo estar bloqueado.



A aba Combustíveis possui a guia Combustíveis para abastecimento e Informações, conforme imagem a seguir:

A guia Combustíveis para abastecimento permitirá ao usuário selecionar os tipos de combustíveis que poderão ser vendidos para este veículo.

A guia Informações possui os campos:



A aba Produtos possui a guia Produtos/Grupos de produto permitidos para a venda, conforme imagem a seguir:


Ao clicar no botão Adicionar, será possível escolher entre duas opções: Produto ou Grupo de Produto.

O campo Tipo exibirá a letra P quando um Produto for selecionado e G quando um Grupo de Produto for selecionado.



A aba Limites permitirá restringir a quantidade de abastecimentos, litragem e/ou valor máximo permitido a ser vendido para este veículo, conforme imagem a seguir:

Nesta tela, a guia Limites de venda possui os campos:


O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.

Neste será possível observar o detalhamento completo de cada tipo de vencimento.


A aba Grupo exibirá os grupos cadastrados anteriormente, conforme imagem a seguir:

A guia Grupo de veículos permitirá habilitar os grupos cadastrados para esta frota para que obedeça as restrições configuradas nas abas anteriores.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.



A aba Motoristas permitirá cadastrar motoristas que serão vinculados a uma determinada frota, conforme imagem a seguir:

Esta aba possui os botões:



Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
A guia Identificação possui os campos:


A aba Configurações possui as guias Acesso e Restrições.

A guia Acesso possui os campos:




Para mais informações sobre como cadastrar o Tipo ID, acessar o capítulo 4.39.


A opção Visualizar senha permitirá que a senha seja visualizada ao digitar.

A guia Restrições possui as opções:


Caso uma restrição seja selecionada, no campo Motivo do bloqueio informar o motivo do veículo estar bloqueado.



A aba Limites permitirá restringir a quantidade de abastecimentos, litragem e/ou valor máximo permitido a ser vendido para este motorista, conforme imagem a seguir:

Nesta tela, a guia Limites de venda possui os campos:


O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.



A aba Grupos permitirá cadastrar grupos de veículos, possibilitando a restrição de compras e abastecimento por grupo, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


A guia Veículos Associados possui os botões:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.16 Grupos de Crédito

O cadastro de Grupos de Crédito será utilizado para limitar o crédito disponível para cada cliente no cadastro de Clientes e de Regras de Troco.
Para cadastrar um Grupo de Crédito, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Grupos de Crédito, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar em Confirmar para registrar as informações.

4.17 Grupos de Consumidor

O cadastro de Grupos de Consumidor será utilizado no momento de finalização da venda.
Para cadastrar um Grupo de Consumidor, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Grupos de Consumidor, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar em Novo, a seguinte tela é mostrada:



Aqui é necessário entrar o nome do grupo de consumidores e clicar em Confirmar para salvar ou Cancelar para sair.

O botão de Editar permite alterar o nome do grupo. O campo Código é preenchido automaticamente pelo sistema, como na imagem a seguir:




4.18 Instruções Bancárias

O cadastro de Instruções Bancárias otimizará a impressão de boletos bancários. Este cadastro possibilitará a configuração de protestos, multas, juros, entre outros. As instruções configuradas serão impressas no corpo do boleto.

Para cadastrar uma Instrução Bancária, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Instruções Bancárias, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:




Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.19 Marcador

O cadastro de Marcador permitirá registrar no sistema marcadores em diversas cores. Estes marcadores auxiliarão nas rotinas de lançamentos financeiros.
Para cadastrar um Marcador, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Marcador, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Inativo, o marcador permanecerá cadastrado no sistema, ainda que esteja inoperante.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.



Ao clicar no botão Filtrar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui o filtro Exibir, que permitirá habilitar as opções:


Após habilitar as opções, clicar no botão Confirmar – F5.

4.20 Marcas

O cadastro de Marcas será aproveitado ao realizar o cadastro de produtos, equipamentos, entre outros. Este cadastro permite obter um maior controle e organização dentro do sistema.
Para cadastrar uma Marca, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Marcas, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.21 Matérias-Primas

O cadastro de Matérias-Primas permitirá registrar produtos primários a serem utilizados na produção do produto final. O aproveitamento deste cadastro se torna visível no controle do estoque.

Para cadastrar uma Matéria-Prima, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Matérias-Primas, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


A guia Identificação possui os campos:


Ao marcar a opção Inativo a matéria-prima permanecerá cadastrada no sistema, ainda que esteja inoperante.
A aba Principal possui os campos:


A guia Informações comuns a todos os postos na rede possui os campos:



A aba Fiscal permitirá realizar as configurações fiscais da matéria-prima a ser cadastrada, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o campo:


A guia CST PIS/COFINS – Entrada possui os campos:


Será possível obter mais informações a respeito de CST PIS e Cofins no website da Receita Federal.



A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada e quando esta estiver conectada na base da matriz, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações por empresa possui os campos:


A aba Estoque permitirá configurar as contas relacionadas ao estoque e visualizar as informações dos depósitos, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


A guia Informações por depósito exibirá os depósitos disponíveis. Ao marcar um depósito, a movimentação de matéria-prima deste será habilitada.

A opção Controlar estoque permitirá que as quantidades armazenadas no estoque sejam controladas e registradas.



A aba Consultas exibirá as informações relacionadas às movimentações e entradas das matérias primas, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, aba Movimentação possui as guias Filtro e Movimentações.

A guia Filtro possui os campos:


Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Movimentações.
A guia Movimentações possui os campos:


A aba Entrada possui as guias Última compra, Filtros e Notas fiscais de entrada, conforme imagem a seguir:



A guia Última compra possui os campos:


A guia Filtros possui os campos:


Ao clicar no botão Preencher, uma relação das entradas filtradas será exibida na guia Notas fiscais de entrada.
A guia Notas fiscais de entrada possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.22 Mensagens para Nota Fiscal

O cadastro de Mensagens para Nota Fiscal permitirá vincular uma mensagem a uma Nota Fiscal. A mensagem poderá ser composta de dados fiscais e/ou não fiscais referentes à movimentação.

Para cadastrar uma Mensagem para Nota Fiscal, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Mensagens para Nota Fiscal, conforme imagem a seguir:






A guia Filtros permitirá filtrar as mensagens para nota fiscal previamente cadastradas. Esta guia possui os campos:



Após informar os Filtros desejados, clicar no botão Confirmar para visualizar as Mensagens para Nota Fiscal cadastradas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Mensagem possui o campo e a opção:



Ao clicar no botão Exibir lista de campos disponíveis a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Lista de campos disponíveis possui os campos:


Clicar duas vezes em cima da chave para adicioná-la à mensagem. Para retornar à tela anterior, clicar no botão Fechar.
Ao retornar, na guia Condições será possível definir em quais situações a mensagem em questão será vinculada à nota fiscal. Esta guia possui os botões:


Será possível selecionar uma das opções abaixo:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Ao retornar a tela principal, clicar no botão Salvar para registrar as mensagens criadas.

4.23 Modelos de Tanques

O cadastro de Modelos de Tanques permitirá cadastrar modelos e agilizará o cadastro de depósitos que serão vinculados aos tanques sem haver necessidade de configurar uma régua de medição nos depósitos.

Para cadastrar um Modelo de Tanque, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Modelos de Tanques, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Na aba Régua serão configuradas informações referentes à régua de medição.
Nesta aba, a guia Informações possui os campos:


A guia Alturas definidas possui os campos:


Quantidade (LT): informar a quantidade de litros a cada medida pré-definida no campo Escala da Régua.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


Após cadastrar um Tanque, ao retornar ao cadastro de Modelos de Tanques e clicar no botão Editar, a aba Depósitos será exibida, conforme imagem a seguir:




A aba Depósitos exibirá os tanques que serão vinculados a este modelo.

4.24 Motivos Cancelamento Cupom

O cadastro de Motivos de Cancelamento de Cupom será utilizado no momento em que um cupom fiscal é cancelado. Para isso, é necessário que este cadastro esteja devidamente configurado.

Para cadastrar um Motivo de Cancelamento de Cupom, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Motivos Cancelamento Cupom, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Motivo possui os campos:


A opção Obrigar a preencher a Observação no momento do cancelamento o preenchimento do motivo será obrigatório.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


4.25 Motivos de Inventário

O cadastro de Motivos de Inventário auxiliará na organização dos inventários. Tais motivos indicarão a finalidade de cada inventário cadastrado, proporcionando maior organização e visualização de relatórios.

Para cadastrar um Motivo de Inventário, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Motivos de Inventário, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.26 Natureza de Operação

O Código Fiscal de Operação (CFOP) é um código utilizado no Brasil para classificar legalmente os itens da Nota Fiscal, em relação ao tipo de operação que está sendo realizada (origem, destino e uso das mercadorias). A Natureza de Operação é a descrição destas operações. Exemplo: venda para dentro do estado, venda para fora do estado, compra para industrialização, devolução de mercadorias, entre outros.

O cadastro de Natureza de Operação permitirá vinculá-las aos CFOPs cadastrados no sistema, facilitando a inserção destes nas Notas Fiscais.

Para cadastrar uma Natureza de Operação, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Natureza de Operação, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


A guia Relação de CFOP permitirá vincular um CFOP à natureza de operação a ser cadastrada. Esta guia possui os botões:



Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para vincular o CFOP selecionado.
Ao retornar a tela anterior, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.27 Observações de Preparo

O cadastro de Observações de Preparo auxiliará no cadastro de produtos compostos por matérias-primas.
Para cadastrar uma Observação de Preparo, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Observações de Preparo, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.28 Operadoras de Celular

O cadastro de Operadoras é usado nas recargas de celular. Para cadastrar uma Operadora, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Operadoras de celular. A imagem inicial é a seguinte:



Esta tela mostra as operadoras já cadastradas com seus respectivos códigos. Possui os botões:


Ao clicar em Novo, o sistema abre a seguinte tela:



É necessário cadastrar um código para a operadora, juntamente com seu nome.

4.29 Portadores

O cadastro de Portadores torna-se indispensável quando a cobrança bancária é utilizada via sistema. Os portadores são entidades que administram aplicações, cobranças, entre outras movimentações financeiras. Poderão ser configurados como carteira, depósito bancário, ou boleto bancário.

Para cadastrar um Portador, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Portadores, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:





Nesta expansão, a guia Informações bancárias possui os campos:


Na aba Informações gerais, a guia Dados do banco possui os campos:



A aba Arquivo apenas será habilitada ao selecionar as opções Boleto Bancário ou Débito Automático. Marcar a opção Cobrança integrada para ativar o intercâmbio de informações com o banco, conforme imagem abaixo:

Esta tela possui os campos:




A aba Configuração de layout permitirá configurar como o layout do documento será exibido, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Configuração possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.



Na aba Opções será possível configurar os dados do boleto, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:


Esta aba possui as opções:



A aba Empresa permitirá cadastrar o Nosso número inicial e final das empresas cadastradas, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.30 Provisão de Devedores Duvidosos

O cadastro de Provisão de Devedores Duvidosos (PDD) permite incluir, excluir e alterar regras baseadas no número de dias vencidos do título e faixa de valores, permitindo a transferência de uma conta a receber para outra conta a receber do tipo PDD. Também permitirá realizar as baixas das contas e as listará por meio de um relatório gerencial.

Para cadastrar um PDD, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Provisão de Devedores Duvidosos, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


só será possível salvar regras com o mesmo período de atraso, quando forem informados valores diferentes no campo Valor em atraso.

4.31 Regras de Impressão

O cadastro de Regras de Impressão auxiliará na impressão de uma ordem de produção da comanda e no Pré-Fechamento.

Para cadastrar de Regras de Impressão, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Ao clicar no botão Filtrar, será exibida uma tela com os mesmos campos da tela acima, que permitirá filtrar as regras de impressão previamente cadastradas.

4.32 Regras de Preço

O cadastro de Regras de Preço no Linx Postos AutoSystem® possibilita a configuração de regras condicionadas aos preços, clientes, formas de pagamento, entre outros. Este menu possui duas rotinas que serão detalhadas nos próximos capítulos.

4.32.1 Nova Regra Preço

Para cadastrar uma Nova Regra de Preço, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Preço > Nova Regra de Preço, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Utilizar em venda com fidelidade a regra será aplicada apenas em vendas que possuírem pontuação fidelidade.

A aba Preços possibilitará definir descontos, acréscimos ou preços fixos diferenciados para determinados produtos ou grupos de produtos. Esta aba possui os botões:


Esta aba possui os campos:


Na aba Condições será possível configurar os requisitos para que as regras de preço sejam aplicadas. Esta aba possui várias outras abas que podem ser configuradas conforme exemplos abaixo:

Na aba Empresa, selecionar para quais empresas a regra será aplicada, conforme imagem a seguir:




Na aba Cliente, adicionar os clientes que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:



Na aba Consumidor, adicionar os consumidores que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Na aba Forma de pagamento, selecionar para quais formas de pagamento a regra será aplicada, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui o botão:


Na aba Gr. Empresa, adicionar os grupos de empresa que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Na aba Gr. Cliente, adicionar os grupos de cliente que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Na aba Gr. Crédito, adicionar os grupos de crédito que serão vinculados a esta regra, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:




Na aba Grupos de usuário, ao marcar a opção Regra de preço restrita – somente os grupos de usuários selecionados abaixo terão permissão para utilizar a regra de preço a ser cadastrada, conforme imagem abaixo:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


4.32.2 Gerenciar Regra Preço

Para Gerenciar uma Regra de Preço, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Preço > Gerenciar Regra Preço, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os Filtros:


Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. A tela a seguir será exibida:


Esta tela possui os botões:


Após realizar os cadastros, edições e/ou exclusões, clicar no botão Salvar modificações para registrar as informações.

4.33 Regras de Restrição de Venda

O cadastro de Regras de Restrição de Venda no Linx Postos AutoSystem® possibilita a configuração de regras condicionadas a empresas, grupos de empresas, clientes, grupos de clientes e formas de pagamento. Uma regra de restrição de venda proíbe que um produto ou grupo seja vendido às partes mencionadas.

4.33.1 Nova Regra de Restrição de Venda

Ao abrir a opção de Nova regra de restrição de venda, a seguinte tela é exibida:


O sistema apresenta o campo Nome para que seja cadastrado o nome da regra de restrição. Na guia Restrições > Produtos, o sistema traz as seguintes opções:


Ao clicar em adicionar , o sistema abre a tela de pesquisa de produto.



Para adicionar um produto à regra, dar duplo clique ou selecionar e clicar em Confirmar.
Para remover o produto, basta selecioná-lo e clicar em excluir .

Em Restrições > Grupos de produtos, as opções são:


Ao clicar em adicionar , o sistema abre a tela de pesquisa de grupos de produtos.



Para adicionar um grupo de produtos à regra, dar duplo clique ou selecionar e clicar em Confirmar.
Para remover o grupo de produtos, basta selecioná-lo e clicar em .

Em Restrições > Grupos de subprodutos, as opções são:



Ao clicar em adicionar , o sistema abre a tela de pesquisa de grupos de subprodutos.



Para adicionar um grupo de subprodutos à regra, dar duplo clique ou selecionar e clicar em Confirmar.
Para remover o grupo de subprodutos, basta selecioná-lo e clicar em excluir .

Na guia Condições > Empresas, o sistema já traz as empresas cadastradas, como na imagem abaixo.


 
Usar as caixas de seleção para escolher as empresas às quais a regra se aplica. Nesta tela, a opção de selecionar, permite a seleção rápida de Todos ou Nenhum e ainda permite Inverter seleção (seleciona as que não estão selecionadas e vice-versa).

Em Condições > Grupos de empresas, as opções são:


Em Condições > Clientes, selecionar os clientes aos quais a restrição se aplica. Os botões são:


Ao clicar em , o sistema abre a tela de pesquisa dos clientes já cadastrados, conforme a imagem abaixo:



Para selecionar um cliente, basta dar duplo clique ou selecioná-lo e clicar em Confirmar.
Para remover o cliente, basta selecioná-lo e clicar em .

Em Condições > Grupos de clientes, selecionar os grupos aos quais a restrição se aplica. Os botões são:



Ao clicar em , o sistema abre a tela de pesquisa dos grupos de clientes já cadastrados, conforme a imagem abaixo:



Para selecionar um cliente, basta dar duplo clique ou selecioná-lo e clicar em Confirmar.
Para remover o cliente, basta selecioná-lo e clicar em .

Em Condições > Forma de pagamento, o sistema mostra todas as formas de pagamento disponíveis cadastradas, conforme na imagem abaixo:


 
Usar as caixas de seleção para escolher as formas de pagamento às quais a regra se aplica. Nesta tela, a opção de selecionar permite a seleção rápida de Todos ou Nenhum e ainda permite Inverter seleção (seleciona as que não estão selecionadas e vice-versa).

4.33.2 Gerenciar Regra de Restrição de Venda

O gerenciamento de regras de restrição de venda é usado como filtro e controle das regras cadastradas. A tela inicial é a seguinte:



Esta tela apresenta os campos:


Após selecionar as informações de cada campo e clicar em Confirmar, a seguinte tela é apresentada:



Se nenhuma informação for selecionada, o sistema traz todas as regras cadastradas.
Esta tela possui os seguintes botões:


Após selecionar a(s) regra(s) desejada(s) e fazer a edição necessária, clicar em Confirmar para salvar ou Cancelar para sair.

4.34 Regras de Troco

O cadastro de Regras de Troco no Linx Postos AutoSystem® possibilita a configuração de regras condicionadas aos clientes, grupos de cliente, grupos de crédito, formas de pagamento e/ou empresas.

Para cadastrar uma Regra de Troco, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Troco, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


A guia Condições possui os campos:


A guia Formas de Troco Permitidas exibirá todos os motivos de forma de troco cadastrados. Informar quais motivos podem ser utilizados como troco e a % máxima de cada uma.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Após cadastrar todas as regras de troco desejadas, clicar no botão Salvar modificações para registrar as informações.

4.35 Regras de Vale

O cadastro de Regras de Vale é configurado para a utilização de vale benefício, facilitando a disponibilização de vales ao cliente, seguindo regras pré-cadastradas no sistema.

Para cadastrar uma Regra de Vale, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Vale, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


A guia Condições possui os campos:


A guia Condições especiais permitirá adicionar os produtos e grupos que farão parte do vale. Esta aba possui os botões:


Esta aba possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Após cadastrar todas as regras de vale desejadas, clicar no botão Salvar modificações para registrar as informações.

4.36 Séries de Notas Fiscais


O cadastro de Séries de Notas Fiscais possibilitará a emissão de notas fiscais. Todas as notas fiscais (faturamento, venda, entrada) possuem uma série, que são impressas após serem geradas.

Logo, o sistema tem a obrigação de cadastrá-las para que sejam configuradas e utilizadas na emissão das notas.


Para cadastrar uma Série de Nota Fiscal, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Séries de Notas Fiscais, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Contingência o sistema estará indicando que as notas fiscais foram emitidas em contingência.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.37 Tipos de Anexo

O cadastro Tipos de Anexo permitirá a inserção de imagens, documentos, entre outros, no cadastro de Clientes em Cadastros Gerais. Apenas após configurar as permissões será possível cadastrar tipos de anexo.

Para cadastrar um Tipo de Anexo, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Anexo, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Identificação possui o campo:


A guia Configuração possui o campo:


Ao marcar a opção Exibir no início/fechamento da venda será exibido no início ou no fechamento da venda quando o cliente informado possuir estes tipos de anexo.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

4.38 Tipos de Ticket

O cadastro de Tipos de Ticket foi implementado para controlar os tickets de pagamento e desconto que forem entregues aos clientes.

Para cadastrar um Tipo de Ticket, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Ticket, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


A guia Modalidade possui as opções:


Ao marcar a opção Lote finalizado (todos os tickets recebidos) será registrado que todos os tickets já foram recebidos.


Ao marcar a opção Lote finalizado (todos os tickets recebidos) será registrado que todos os tickets já foram recebidos.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.39 Tipos de Identificação

O cadastro de Tipo de Identificação é utilizado no registro de cartões fidelidade (com exceção do cartão Marka), identificação de funcionário com o IdentFID – Company, entre outros. Há três tipos de identificações: genérico, cartão RFID e código de barras.

Para cadastrar um Tipo de Identificação, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Identificação, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:



Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.40 Tipos de Vale

O cadastro de Tipos de Vale permitirá a geração e baixa de vales. O Linx Postos AutoSystem® somente realizará estas ações adequadamente se as contas, motivos de movimentação, regras e layouts de vales estiverem cadastradas e configuradas corretamente. Desta forma, a necessidade de criar uma conta de vale para cada tipo diferente a ser emitido, torna-se obrigatório. Cada vale benefício criado terá de ter pelo menos uma regra de vale associada a fim de que o vale seja emitido de forma correta.

Para cadastrar um Tipo de Vale, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Vale, conforme imagem a seguir:



Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.41 Tipo Serviço

O cadastro de Tipo Serviço será de grande utilidade no cadastro de produtos. Ao cadastrar um produto, este poderá ser classificado como serviço e vinculado ao tipo de serviço configurado neste menu.

Para cadastrar ou editar um Tipo de Serviço, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas >Fiscal > Tipo Serviço, conforme imagem a seguir:



Nesta tela, a aba Padrão permitirá buscar e editar tipos de serviço padrão já cadastrados. Esta aba possui os botões:


A aba Customizado permitirá criar novos tipos de serviço de acordo com a necessidade, conforme imagem a seguir:



Esta aba possui os botões:


Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações tipo de serviço possui os campos:


Ao marcar a opção Retenção na fonte das contribuições sociais na prestação de serviço (PIS, COFINS e CSLL) indicará que o serviço possui retenção na fonte das contribuições sociais.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.42 Tributações

O cadastro de Tributações do Linx Postos AutoSystem® permite mais tarde vinculá-las a determinados produtos. As tributações variam de acordo com o estado. Para mais informações tributárias, procurar um contador.

Para cadastrar uma Tributação, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Fiscal > Tributações, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:

Nesta tela, a guia Informações possui os campos:


Ao marcar a opção Mercadoria (ICMS) as configurações abaixo serão habilitadas:

Na aba Tributação será possível configurar o CST ICMS e a tributação ICMS.

A guia CST ICMS possui os campos:


A aba Tributação ICMS possui os campos:


Ao clicar no botão Ajuda uma tela com a relação de Tributações será exibida.


A aba Tributação por Estado permitirá cadastrar as tributações de um estado para outro, conforme imagem a seguir:

Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações possui os campos:



A guia CST ICMS possui os campos:


A guia Tributação possui os campos:



Ao clicar no botão Ajuda, uma tela com a relação de Tributações será exibida.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

A aba Índice Totalizador de Imposto ECF tem como objetivo associar manualmente as tributações com índices totalizadores de impostos da ECF. Deverá ser utilizada apenas em casos específicos, como por exemplo, em ECF que possui 2 totalizadores com a mesma alíquota, para diferenciação de base de cálculo reduzida, conforme imagem a seguir:

 Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Adicionar será possível informar o Número de Série da ECF e o Totalizador.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.



Caso marcar a opção Serviço (ISSQN) a tela será exibida conforme abaixo:
Nesta aba a guia Tributação ISSQN possui os campos:


A aba Índice Totalizador de Imposto ECF da opção Serviço (ISSQN) possui as mesmas configurações da opção Mercadoria (ICMS).

4.43 TicketCar


O TicketCar é um tipo de TEF que tem como pré-requisito o controle dos produtos vendidos, ou seja, efetua a transação somente quando há um item por cupom fiscal. Além disso, todas as transações contendo as informações das vendas realizadas com este tipo de ticket são enviadas para a central da TicketCar. Desta maneira, utilizando este serviço é possível controlar quais produtos o sistema terá permissão para vender.

O TicketCar funcionará apenas se os produtos cadastrados no Linx Postos AutoSystem® forem associados com os produtos TicketCar (importados através do arquivo tcs.exe) e somente os produtos que foram associados terão a permissão de serem vendidos com este serviço.

A TicketCar disponibiliza o arquivo tcs.exe (arquivo que contém os produtos a serem associados com o sistema). Este arquivo deverá ser salvo em C:\TCS. A pasta C:\TCS terá mais duas subpastas para que a transação seja realizada, são elas: RX e TX.

Após criar os diretórios e salvar o arquivo tcs.exe na pasta correta, abrir o módulo Configuração da Estação, conforme imagem a seguir:




Selecionar a sessão TEF, marcar a opção de TEF Ticket Car – TC Smart (Discado) e clicar no botão Configurações. A tela com a configuração para informar os diretórios é exibida com três campos: Aplicativo tcs.exe, Requisição (TX) e Resposta (RX). Informar os diretórios correspondentes, conforme imagem a seguir:



Após informar os campos, clicar no botão OK e em seguida no botão Salvar para registrar as alterações.


Para cadastrar as configurações do TicketCar, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > TicketCar, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Importar o programa da TicketCar é acionado.
Pressionar a tecla Enter para fechar o programa e retornar à tela de Cadastro de Grupos e Produtos TicketCar.
Nesta tela, a guia Autosystem possui o campo:


A guia Informações possui os campos:


Repetir a operação com todos os produtos que terão permissão para uso com o TEF TicketCar. Para os produtos do Linx Postos AutoSystem® que não estão no TicketCar e que se deseja permitir a venda através do TicketCar, associar o produto Genérico. Após a realização da associação dos produtos, clicar no botão Salvar e em seguida no botão Exportar.

A última configuração do TicketCar será realizada através do caminho Gerencial > Configurações > Módulos > TEF. Segue imagem da tela com os TEFs habilitados:


Esta tela possui os botões:


Ao clicar no botão Novo para realizar a configuração do TEF Ticket Car - TC Smart por empresa, a tela a seguir será exibida:



Caso o TicketCar seja utilizado em outras filiais, é preciso que sua configuração seja feita uma a uma. Na tela de configuração TEF informar os campos a seguir:


No campo Transação restringir as opções de transações do TEF (Voucher, cartão débito à vista, cartão débito a prazo, cartão crédito à vista, entre outros). A operadora TicketCar não permite as restrições de transação disponíveis para edição.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

4.44 Unidades de Medida

O cadastro de Unidades de Medida permitirá verificar e adicionar unidades no sistema, facilitando a entrada destes.
Para cadastrar uma Unidade de Medida, acessar Gerencial > Cadastros > Tabelas > Geral > Unidades de Medida, conforme imagem a seguir:



A aba Customizado permitirá cadastrar unidades customizadas de medida. Esta tela possui os botões:

Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:


Nesta tela, a guia Informações da unidade de medida possui os campos:


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

A aba Padrão exibirá todas as unidades de medida já cadastradas no sistema. Não possui botões de edição. Esta aba é utilizada apenas para consulta, conforme imagem a seguir: