A rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros permitirá renegociar os títulos pendentes dos clientes aplicando juros mensais, ou até mesmo um valor fixo para as parcelas. Os juros serão contabilizados em uma conta especifica e serão contabilizados na conta padrão de juros somente após a baixa dos títulos.
Para utilizar a rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.
As configurações para funcionamento da rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:
Conforme exemplo a seguir:

Para funcionamento das rotinas de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, por meio do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Esta tela possui os botões:
Clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Nesta tela informar os campos:
Na aba Opções habilitar a opção:
Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Selecionar a conta Ativo > Valores a Receber e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Nesta tela informar os campos:
Na aba Opções habilitar a opção:
Após, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Será necessário vincular as chaves do sistema com as contas criadas, para isto, no módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Contas. Selecionar a chave PROVISAO DE JUROS e vincular à conta Juros Pendentes criada no capítulo 3.2.2. Selecionar a chave RENEGOCIAÇÃO DE TITULOS e vincular à conta Transitória - Renegociação criada no capítulo 3.2.1. Após realizar os vínculos, clicar no botão Salvar informações.
Conforme imagem a seguir:

Para executar a rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:

Será necessário criar um motivo de movimentação para realizar a baixa do título original e renegociar o mesmo. Para isso, clicar no botão Novo, preencher os campos:
Conforme imagem a seguir:

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será necessário criar um motivo de movimentação para o título renegociado. Para isso, clicar no botão Novo, preencher os campos:
Conforme imagem a seguir:

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será necessário criar um motivo de movimentação para a provisão de juros. Para isto, clicar no botão Novo, preencher os campos:
Conforme imagem a seguir:

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será necessário criar um motivo de movimentação para realizar a baixa dos juros provisionados. Lembrando que a baixa dos juros irá ocorrer somente no pagamento das parcelas renegociadas, e somente nesse momento, o sistema irá contabilizar os valores da conta de Receita com Juro. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
Conforme imagem a seguir:

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será necessário criar um motivo de movimentação para realizar o lançamento de outras despesas. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:
Conforme imagem a seguir:

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será necessário vincular as chaves do sistema com os motivos de movimentação criados, para isto, no módulo Gerencial acessar o menu Configurações > Parâmetros > Motivos de movimentação. Selecionar a chave JUROS e vincular com o motivo de movimentação Juros. Após realizar o vínculo, clicar no botão Salvar informações.
Conforme imagem a seguir:

A rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros permitirá renegociar os títulos pendentes dos clientes aplicando juros mensais, ou até mesmo um valor fixo para as parcelas, assim como realizar as baixas dos mesmos. O sistema permitirá também realizar a renegociação de uma renegociação. Os juros serão contabilizados em uma conta especifica e serão contabilizados na conta padrão de juros somente após a baixa dos títulos.
Para realizar a renegociação de títulos, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Renegociação de Títulos. A tela a seguir será exibida:

A guia Títulos a Renegociar exibirá os títulos que serão renegociados. Esta guia possui os campos:
Esta guia possui os botões:
Para renegociar títulos clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
O filtro Situação permitirá selecionar as opções:
Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. No quadro Títulos a Renegociar serão exibidos os títulos de acordo com os filtros informados, conforme imagem a seguir:

Ao selecionar um título e clicar no botão Detalhar, a tela a seguir será exibida:

Esta tela possui os campos:
Esta tela possui os botões:
Na guia Cálculos serão exibidos os campos:
Após informar os campos o sistema calculará automaticamente os valores. A aba Títulos Renegociados exibirá as parcelas da renegociação. Conforme imagem a seguir:

Esta aba possui os campos:
A aba Cálculo de Juros exibirá as informações do cálculo dos juros dos títulos. Conforme imagem a seguir:

Esta aba possui os campos:
Na guia Boletos informar os campos:
A opção Pagamento em carteira (não gerar boleto) permitirá a renegociação de títulos sem a necessidade de gerar boletos de cobrança.
Já a opção Utilizar o mesmo boleto do título original, permitirá que seja utilizado o mesmo boleto emitido junto ao título original. Havendo vários títulos que contenham boleto, o boleto a ser utilizado deverá ser selecionado por meio do botão
, localizado ao lado da opção.
Após informar e verificar os campos, clicar no botão Confirmar – F5. Será exibida uma mensagem informando que a negociação fora realizada. Conforme imagem a seguir:

Clicar no botão OK para fechar a tela.
O sistema permitirá realizar a renegociação de títulos através da rotina de Contas a Receber, para isto acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber. A tela a seguir será exibida:

Informar os filtros conforme apresentado no capítulo 4.1. A tela a seguir será exibida:

Selecionar os títulos desejados e clicar no botão Renegociar. Será exibida a mesma tela, conforme capítulo 4.1.
Para realizar a impressão de boletos, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Impressão de boletos. A tela a seguir será exibida:

Nesta tela informar os filtros desejados e clicar no botão Confirmar.
Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui um relatório que auxiliará no controle de títulos renegociados. No próximo tópico será detalhado o relatório disponível nesta rotina.
O relatório Títulos Renegociados exibirá os valores relativos aos juros de títulos renegociados. Para visualizar o relatório Títulos Renegociados, acessar a rotina Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Títulos renegociados. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado conforme imagem a seguir: