O módulo de Auto Atendimento agilizará o processo de vendas dentro do estabelecimento permitindo aos clientes que registrem a comanda ou os produtos e efetuem o pagamento da compra por conta própria.
Para utilizar o módulo de Auto Atendimento será necessário configurar as Permissões de Acesso conforme necessidade de cada estabelecimento, configurar o caixa PDV e cadastrar a Identificação do usuário nas configurações do sistema.
O estabelecimento necessitará de Leitor de código de barras, um Pinpad e uma máquina de TEF, todos instalados e devidamente configurados. Também será necessário alterar a resolução do monitor para 1024 x 768 nos casos em que o monitor for wide screen.
Os requisitos mencionados acima serão configurados no módulo Gerencial. Estas configurações serão necessárias para o correto funcionamento do módulo de Auto Atendimento. Segue abaixo o detalhamento destas configurações.
As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas do estabelecimento e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações, conforme imagem a seguir:
Segue abaixo uma lista das permissões que poderão ser configuradas de acordo com a necessidade do estabelecimento em questão:
Para que o módulo de Auto Atendimento seja habilitado no módulo Caixa de uma estação, será necessário configurar a aba de auto atendimento no módulo Gerencial.
Para configurar o caixa, acessar Gerencial> Configurações> Parâmetros> Caixas Ponto de Venda, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
Na guia Filtro, o campo Empresa permitirá filtrar todos os caixas cadastrados, exibindo na tela apenas os caixas da empresa selecionada.
O usuário terá a opção de criar uma conta de caixa nova para utilizar como ponto de Auto Atendimento, ou poderá selecionar uma das contas caixas já existentes e modificá-la.
Para criar um caixa novo, acessar Gerencial> Cadastros> Plano de contas, conforme imagem a seguir:
Para informações referentes à criação de um caixa ponto de venda, acessar o manual Caixa – Visão Geral, capítulo Incluir Ponto de Venda (PDV) e Vincular Conta e Empresa e para informações referentes à criação de contas em geral, acessar o manual Cadastros – Geral, capítulo Plano de contas.
Para tornar um caixa já existente em um ponto de Auto Atendimento, basta selecionar o caixa desejado na tela de Configuração de Caixa citada no início deste capítulo e clicar no botão Editar, conforme imagem a seguir:
Na aba Auto Atendimento habilitar o caixa em questão para torná-lo de auto atendimento.
Para isto, basta marcar a opção Habilitar PDV para Autoatendimento (Self-Service) e configurar os campos a seguir:
Na guia Opções, marcar as opções de acordo com a necessidade do estabelecimento:
Após configurar o PDV conforme necessário, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
O módulo de Auto Atendimento deverá ter um VIP que permaneça responsável por gerenciá-lo.
Para cadastrar ou editar este usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Usuários, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
Ao clicar no botão Novo para criar um usuário ou no botão Editar para editar um usuário já cadastrado, será possível configurar os dados de acesso dos usuários conforme imagem a seguir:
Nesta tela, na guia Parâmetros informar os campos:
Marcar a opção Obrigar troca de senha no próximo login caso queira obrigar o usuário a trocar sua senha.
Após configurar os campos, clicar em Confirmar para registrar as informações.
Após as configurações terem sido realizadas, o módulo Caixa será convertido em um módulo de Auto Atendimento, permitindo ao cliente registrar sua comanda eletrônica e lançar os produtos consumidos no estabelecimento por conta própria.
A seguir será descrito passo a passo como um cliente poderá utilizar o módulo de auto atendimento para efetuar uma transação.
Para efetuar um pagamento no módulo Caixa de Auto Atendimento, basta abrir o Caixa PDV configurado anteriormente como auto atendimento e a tela a seguir será exibida:
Conforme mencionado na imagem acima, para iniciar a operação o cliente terá que tocar na tela para continuar. A tela a seguir será exibida:
Neste momento, o cliente poderá validar um produto que deseja adquirir ou a comanda eletrônica que possui os produtos consumidos dentro do estabelecimento. Para isto, basta passar o código de barras do produto ou a comanda no leitor e aguardar o reconhecimento.
Em seguida será apresentada a seguinte tela:
Na imagem acima um produto foi registrado utilizando a leitora de código de barras, caso o cliente queira registrar outro produto, basta tocar na tela no botão VOLTAR e passar os outros produtos.
Não será possível cancelar um produto que já foi registrado por uma leitora de código de barras. Caso o cliente passe um produto duplicado ou desista da compra, este deverá cancelar toda a compra através do botão CANCELAR e recomeçar a transação.
Caso tudo esteja correto, pressionar o botão AVANÇAR e a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, o cliente poderá informar o seu CPF ou CNPJ, sendo que esta tela é opcional e válida apenas para a nota fiscal paulista. Pressionar o botão AVANÇAR para continuar. A tela a seguir será exibida:
Selecionar a forma de pagamento desejada e pressionar o botão AVANÇAR. A tela a seguir será exibida no monitor:
Ao visualizar a tela do Pinpad, o cliente poderá perceber que este também estará solicitando o cartão, conforme imagem a seguir:
Neste momento, o cliente deverá inserir ou passar o cartão no Pinpad conforme solicitado nas imagens acima e a tela a seguir será exibida no monitor:
No Pinpad o cliente poderá verificar o valor total da compra e este também estará solicitando a senha, conforme imagem a seguir:
Neste momento, o cliente deverá digitar a senha do seu cartão de crédito/débito utilizando o teclado do Pinpad e pressionar a tecla Entra. Caso a senha esteja correta, a tela a seguir será exibida:
No visor do Pinpad, após a transação ser concluída as seguintes imagens poderão ser visualizadas:
O cliente deverá retirar seu cartão do Pinpad e aguardar a impressão do cupom fiscal, conforme imagens a seguir:
Após a impressão do cupom fiscal, a transação será concluída com sucesso e o caixa de auto atendimento será liberado para a próxima transação, conforme imagem a seguir:
O sistema proporcionará ao usuário um menu de Funções Administrativas do terminal de auto atendimento. Para acessá-lo, o usuário deverá digitar sua senha de identificação no teclado da estação e pressionar a tecla Enter.
A tela de funções permitirá que o usuário cancele vendas já concluídas, consulte produtos cadastrados no sistema, imprima relatórios, dentre outros.
Após inserir a senha, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:
Esta tela possui os botões:
A última venda realizada no módulo de Auto Atendimento poderá ser cancelada através do botão Cancelar Última Venda, conforme imagem a seguir:
Para continuar com o cancelamento, clicar no botão Sim e as telas a seguir serão exibidas:
A tela de Cancelamento exibirá os dados da última transação efetuada no módulo de auto atendimento.
Na tela Dtef informar a data de transação de origem e clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:
Nesta tela, informar o Número do Documento contido na tela de Cancelamento mencionada anteriormente e clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:
Nesta tela, informar o valor da transação em reais e clicar novamente no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida no monitor do terminal:
Ao visualizar a tela do Pinpad, o usuário poderá perceber que este também estará solicitando o cartão, conforme imagem a seguir:
Após inserir ou passar o cartão, no visor do Pinpad será solicitado que o usuário selecione qual forma de pagamento foi utilizada, conforme imagem a seguir:
Conforme o usuário seleciona a forma de pagamento no Pinpad, esta será exibida na tela conforme imagem a seguir:
Após selecionar a opção desejada, pressionar a tecla Entra do Pinpad e a imagem a seguir será exibida:
O usuário deverá validar se as informações acima conferem com as informações corretas, em caso positivo, clicar no botão OK para confirmar.
No monitor de auto atendimento uma solicitação para que o cartão seja retirado será exibida, conforme imagem a seguir:
Assim como no visor do Pinpad, conforme imagem a seguir:
O sistema emitirá o cupom fiscal do cancelamento no TEF, conforme imagens a seguir:
Caso o cancelamento seja efetuado sem erros, a seguinte mensagem será exibida:
Para concluir o procedimento, clicar no botão OK.