Data: 06/03/2017
Autor: Distribuição Linx DMS
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Área: P&D DMS Porto Alegre
Implementação do Projeto MVP - Mopar Vehicle Protection referente à venda de contratos de serviços.
Abrangência
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias das marcas Fiat, Chrysler e Jeep que devem utilizar a venda de contratos de serviços.
Aplicação
A FCA iniciou um novo processo de venda de contratos de serviços através da ferramenta SAP. Os seguintes tipos de contratos de serviços serão comercializados:
A venda de contratos será realizada através do Link Entry e algumas integrações entre as montadoras e o DMS foram alteradas para suportar o MVP.
A seguir descrevemos os itens de configuração e utilização do Linx DMS para suportar o MVP.
Configuração
Manutenção de Parâmetros do Fábrica
Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Parâmetros;
Chrysler/Jeep: Menu: Fábrica > Chrysler > Parâmetros.
Acessar a aba "Garantia":
Para este cliente, o XML da nota contém um identificador da O.S. no campo xPed, com o seguinte formato:
Onde:
A seguir são apresentados os modelos de telas de parâmetros, conforme a marca:
Figura 1: Manutenção de Parâmetros Fiat
Figura 2: Manutenção de Parâmetros Chrysler/Jeep
Os contratos MVP são cadastrados na ficha de seguimento do veículo, aba "Inf. Adic. do Veículo", conforme a seguir:
Menu: Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção
Figura 3: Ficha de Seguimento
Ao selecionar os botões de Inclusão ( ) ou Alteração (
) é apresentada a tela a seguir:
Figura 4: Contrato MVP - Inclusão
Campos disponíveis:
Após a inclusão do(s) contrato(s) MVP na ficha de seguimento, eles estarão disponíveis para utilização na abertura e na manutenção das ordens de serviços.
Menu: Oficina > Atendimento Oficina
Figura 5: Abertura de Ordem de Serviço
Menu: Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção, aba "Parâmetros"
Figura 6: Manutenção da Ordem de Serviço
Nas duas opções, o botão apresenta a tela a seguir para seleção dos Contratos MVP existentes para o veículo.
Figura 7: Tela de Seleção do Contrato MVP
O botão permite que o contrato MVP seja retirado da ordem de serviço.
Para a montadora Fiat, é possível verificar o número do contrato MVP, da ordem de serviço, na montagem do processo de Garantia.
Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Oficina > Garantia > Manutenção
Figura 8: Manutenção de Solicitações de Garantia
A montagem do arquivo de solicitação de garantia grava o número de contrato de MVP no arquivo SIGMEC10 que será transmitido para a montadora.
Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Oficina > Garantia > Geração do Arquivo Transmissão
Figura 9: Geração de Arquivos para Transmissão
As garantias selecionadas que possuam o contrato MVP informado na ordem de serviço serão identificadas com o Tipo "MVP" na aba "Resultado", conforme tela a seguir:
Figura 10: Geração dos Arquivos de Transmissão
A geração do arquivo referente às ordens de serviço do tipo "MVP" segue o mesmo formato das do tipo "Normal". O número do contrato MVP será gravado no registro "#E" (Inconveniente).
Observação: As reapresentações referentes às ordens de serviço do tipo MVP serão apresentadas com o tipo "Reap.MVP".
Relatório Mensal de Comissão Sobre Venda de Contratos
Mensalmente um arquivo é disponibilizado no Link Entry para suporte na emissão da nota fiscal de comissão de contratos. A comissão a ser recebida será referente à venda dos seguintes produtos:
Este arquivo será processado para emissão de um relatório nas opções abaixo:
Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos;
Chrysler/Jeep: Menu: Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos.
A seguir são apresentadas as telas de Verificação (aba "Resultado") e Impressão (aba "Imprimir"):
Figura 11: Processamento de Arquivos
Figura 12: Processamento de Arquivos
A seguir temos um modelo de relatório de Comissão de Venda de Contratos MVP:
Figura 13: Modelo de Relatório de Comissão
Este relatório auxilia a concessionária na emissão da(s) nota(s) de comissão de vendas de contratos contra a montadora.
Diariamente um arquivo é disponibilizado no Link Entry contendo todos os lançamentos de crédito e débito de serviços e peças MVP na conta movimento.
Este arquivo será processado para emissão de um relatório nas opções abaixo:
Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos;
Chrysler/Jeep: Menu: Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos.
A seguir são apresentadas as telas de Verificação (aba "Resultado") e Impressão (aba "Imprimir"):
Figura 14: Processamento de Arquivos
Figura 15: Processamento de Arquivos
A seguir temos um modelo de relatório de crédito e débito MVP:
Figura 16: Modelo de Relatório de Crédito e Débito
Emissão de Notas fiscais de Comissão
A emissão da nota fiscal de comissão referente aos contratos MVP será realizada através de uma nota fiscal de descrição livre.
Menu: Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais Descrição Livre
Para que esta nota seja transmitida para a FCA através do Linx DMS Integrador é necessário que ela contenha algumas características, conforme a seguir:
Figura 17: Item de Descrição Livre
Após o item do tipo "Serviço" ser lançado na nota, é necessário informar o(s) contrato(s) MVP referente a esse lançamento. Para isso clicar com o botão direito sobre o item lançado:
Figura 18: Itens da Nota Fiscal
Ao selecionar o submenu "Manutenção de Contratos MVP", é apresentada a tela a seguir:
Figura 19: Contrato MVP da NF
Botões:
Após a nota fiscal ser emitida e validada, será selecionada automaticamente para transmissão para a montadora.
O processo de envio de XML's de notas fiscais de Veículos e Peças foi alterado para utilizar novos endereços de webservices para comunicação com a montadora.
São eles:
Dessa maneira é necessário efetuar a atualização das Configurações no Linx DMS Integrador para efetuarem o envio para o novo endereço.
Passos para atualização das configurações de veículos e peças:
Figura 20: Destino
Atualizar o campo "Url:" conforme a configuração selecionada;
Obs.:O campo "Data para envio (Linx DMS)" não é utilizado nessas configurações. |
Também foi incluído o envio de XML's referentes às notas fiscais de serviços e de comissões de vendas de contratos.
Para o novo processo de envio de serviços é necessário criar uma nova configuração no Linx DMS Integrador.
Passos para criação da configuração:
https://wsnfdgr.portalfiat.com.br/nf_servicos.asmx?wsdl
Após a atualização das configurações de veículos e peças e a criação da configuração de serviços, o serviço do Linx DMS Integrador deve ser reiniciado nos serviços do Windows.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Linx DMS através do telefone +55 (51) 2101-9933 ou através do site help.linx.com.br.