Para a instalação do ACEPS3 é necessário adquirir o pacote de instalação junto a rezende sistemas. De posse do pacote crie uma pasta chamada rezende_inst no diretório c:rezende, logo, tem-se: c:\rezende_inst. Deverá extrair o pacote de instalação nesta pasta e na seqüência terá que executar o instalador do ACEPS com um duplo-clique.
Cadastrar host
O sistema retornará tela para a inclusão do novo host.
Após criar o host o mesmo deve ser parametrizado (configurado) de acordo com a realidade da empresa. Para isso, selecione o host crido e/ou o que deverá ser alterado e clique em .
Área restrita: informar a senha para logar e configurar a ecf.
Após definir toda a configuração clique em .
Estes relatórios tem que estar cadastrado na ecf na aba relatórios gerenciais e tem que ser parametrizados de acordo com cada código que esteja na ecf.
O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
A configuração e a utilização da NFC-e no TACGas, precisa corresponder as regras de cada Unidades Federativas (Estados) a exemplo da "Versão do Layout", cujo modelo, é definido por ESTADO.
Parâmetro que habilita a emissão da nota fiscal eletrônica do consumidor no PDV, "Sim" ou "Não";
Optar pela opção PRODUÇÃO, pois, corresponde a validade jurídica apta à seu uso;
Digite o código do modelo do documento equivalente à NFC-e cadastrado no EMSYS;
Este parâmetro envia a impressão da NFC-e automaticamente após a baixa da venda realizada no PDV;
A mini impressora é uma ECF-Não Fiscal, para habilitar essa funcionalidade é necessário tratar o campo, opção "Sim" e "Não";
Indicar qual a porta de comunicação da Mini Impressora;
Dentre as marcas das ECF's-Não Fiscal disponíveis no mercado integramos com: SWEDA, Itautec, Dataregis, Daruma, Bematech, Urano, Elgin, Epson, IBM e ZPM.
Preencher o campo de acordo com a ECF utilizada;
Mensagem fixa qual será exibida no rodapé da NFC-e;
Este parâmetro deve ser selecionado de acordo com o ESTADO, pois, cada UF adota uma versão para emissão da NFC-e. Atualmente há três layouts disponíveis: 2.0, 3.0 e 3.1.
A tela principal do sistema será inicializada como ilustra próxima imagem.
O usuário poderá selecionar as opções, que serão permitidas ao "operador", clicando 2 vezes em cima do nome da função que fica no lado esquerdo da tela.
Do lado direito da tela às funções estarão visíveis, clique para atribuir ou retirar função.
Este sistema abrange todas as pessoas que mantém relacionamento com a empresa, seja cliente, fornecedor, funcionário, etc... O cadastro apropriado de pessoas físicas e jurídicas, determinando sua classificação, ou seja, suas atribuições dentro do sistema podem ser fundamentais para:
O cadastro de emitente de cheques recebidos na empresa facilita o processo de recebimento de pagamentos nesta espécie além de ser utilizado no controle de depósito e retorno, na baixa e estorno de cheques e principalmente na sincronização de emitentes nos pdv's.
Abre o turno de trabalho para realização das vendas.
Fecha o caixa só estará disponibilizado no menu turno se o caixa estiver aberto.
Será exibido na tela listagem contendo clientes com perfil emitente de cheque.
Para registrar a retirada de numerário do caixa faça o seguinte: no menu caixa escolha a opção sangria ou ctrl+alt+s.
Obs: a sangria só é feita referente o valor da vendas efetuadas.
Para registrar o envio de numerário para o caixa faça o seguinte: no menu caixa escolha a opção suprimento ou ctrl+s.
Função executada para abrir gaveta caixa quando instalada.
Com a tela principal limpa, o usuário deverá iniciar uma nova 'os' utilizando o menu > ordem de serviço > iniciar ordem de serviço. Pode-se "pesquisar os" utilizando filtros data, número etc .
Utilize o tab para movimentar-se entre os campos a serem preenchidos.
Após definir se serviço ou mercadoria pressione f2, o sistema retornará uma lista para que o usuário selecione os serviços e/ou mercadorias disponíveis para a comercialização.
Ressalva: o usuário pode vender em 1 mesma 'os' serviços e mercadorias basta alternar em tela serviços e mercadorias, pressione f2, selecione o item, digite a quantidade do item e enter, até que os itens se posicionem na parte inferior da tela de venda.
Depois de selecionado(s) o(s) item(ns) da 'os' o usuário deverá finalizar a operação seja, faturando emitindo nota fiscal, boleto enfim, deve finalizar a 'os' da forma conveniente que corresponda ao processo.
Para faturar a os primeiramente tem-se que gravar a os pressione primeiro f3, sem gravá-la o sistema não permitirá nenhuma ação.
Após ter alternado para ordem de serviço ctrl+o, pressione f4. Abrirá a seguinte tela para confirmação do cliente:
No momento da baixa dos itens se estas funções estiverem marcadas o sistema automaticamente retornará telas para que sejam feitas a nota fiscal e boleto.
Se esta função não estiver marcada o processo da baixa da os terminará no momento da impressão do cupom fiscal.
Vamos exemplificar a venda com a função de gerar nota fiscal e boleto ativos.
Funcionalidade exigida pelo paf-ecf. O mesmo tem a função de permitir lançamento da nota fiscal consumidor no caso de inoperância do ecf. Esta nota é uma nota manual que deve ser inclusa no sistema após ser emitida. Também poderão ser inseridas as notas canceladas, como mostra a imagem abaixo, todos os campos têm que ser preenchidos.
No ACEPS obedecendo ao paf-ecf é permitido gerar a nota fiscal eletrônica e realizar a sua transmissão.
Para tanto, é necessário ter instalado o emsys3 na máquina e possuir certificado digital instalado na mesma máquina.
A tela acima é a tela de gerenciamento da nota fiscal eletrônica permitindo consultar, transmitir, exportar xml e imprimir o danfe.
Transmitindo ou não o danfe o ace retornará tela para a geração do boleto.
Pressione f2 para selecionar o documento.
Importante: para a geração de boleto tem-se que haver recebimento como "nota a prazo" e esta mesma, precisa ter definida "quantidade" de parcelas previamente cadastrada no emsys3.
Caso não haja a informação "parcelas" relacionada a forma de pagamento não será retornada tela "gerar boleto" pelo ACEPS3.
O status mostra que a os está aberta, ao faturar como nota a prazo e/ou outra forma a prazo, poderá indicar parcelamento, porém, a regra de "prazo" x "parcelamento" precisa estar cadastrada no emsys3 > pdv> forma de pagto.
Contuinuando... XN
O sistema retornará tela para seleção do "modelo do documento-boleto" que deve ser gerado, como ilustra tela abaixo:
Para cancelar, remover 1 (um) único item de uma os, ela precisa estar com status aberto.
O item removido aparecerá em vermelho na tela e permanecerá até o momento do faturamento. Ele sairá da tela quando ativar f4 "pagamento".
Para cancelar os ela deve estar gravada. Antes a selecione e pressione f10.
Para imprimir as os faturadas, faça a busca da os, selecione e pressione f1. Todas as funções citadas encontram-se do lado esquerdo da tela, não se preocupem em decorar de imediato as mesmas.
A função de alterar executor somente é permitida se a os estiver aberta permitindo a alteração do executor da função.
A venda balcão contempla a venda concomitante, ou seja, ao selecionar o serviço e/ou produtos imprime automaticamente o cupom fiscal. Assim sendo, não há o armazenamento do orçamento para posterior faturamento.
De acordo com o paf-ecf uma pré venda é: "a operação registrada em equipamento de processamento de dados interligado ou integrado ao ecf, ainda que por meio de rede de comunicação de dados, sem a impressão de documento que descreva os itens registrados, realizada por estabelecimento que não adota exclusivamente o auto-serviço, na qual o consumidor, após escolher a mercadoria, recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa, onde é efetuado o pagamento, emitido o documento fiscal correspondente e retirada a mercadoria adquirida.
A terceirização prevê a transferência do serviço "aberto" para outros. O acesso a funcionalidade pode ser feito pelo menu ORDEM DE SERVIÇO > TERCEIRIZAÇÃO SERVIÇO ou pelo atalho F9.
Há, porém, algumas regras como:
Para exibir o serviço terceirizado deve-se acessar a O.S. correspondente, pressionar F9. Será retornada a tela a seguir:
Após concluir a terceirização será permitido faturar a O.S.
Para emitir uma leitura x da impressora fiscal conectada ao pdv utilize a opção "emitir leitura x" no menu fiscal, ou através das teclas de atalho "ctrl + x".
A leitura x é um relatório fiscal emitido pela ecf, a qualquer momento, indicando os valores acumulados nos contadores e totalizadores, sem que isso resulte em zerar ou diminuir os valores.
Ao solicitar a emissão da leitura x o sistema exibirá uma mensagem questionando o operador se realmente deseja emitir o relatório.
A memória fiscal da ecf é uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa do estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa.
Para realizar a leitura completa da memória fiscal da ecf conectada ao pdv deve-se utilizar a opção "lmfc – leitura fiscal completa" no menu fiscal.
Veja na figura abaixo a tela para emissão da lmfc. A leitura da memória fiscal pode ser impressa na ecf, botão imprimir, ou salva em arquivo texto que depois de marcado.
Também são oferecidas duas formas diferentes para obtenção dos dados da leitura, por datas iniciais e finais dos lançamentos ou, por intervalo de reduções (veja figuras abaixo):
Após a impressão da lmfc o sistema emite uma mensagem indicando sua conclusão.
No caso em que a lmfc será salva em arquivo texto, o sistema faz um questionamento se o operador deseja realmente gravá-la.
Após a finalização da gravação do arquivo texto lmfc.txt o sistema emitirá uma mensagem informando que foi concluída com sucesso e indicando o local onde foi salvo. O arquivo sempre será salvo na mesma pasta de instalação do sistema.
A memória fiscal da ecf é uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa do estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa.
Para realizar a leitura simplificada da memória fiscal da ecf conectada ao pdv utilize a opção "lmfs – leitura fiscal simplificada" no menu fiscal. Veja na figura abaixo a tela para emissão da lmfs.
A leitura da memória fiscal pode ser impressa na ecf, botão imprimir, ou salva em arquivo texto, botão salvar.
A leitura da memória fiscal simplificada pode ser impressa na ecf, salvar em arquivo texto, botão salvar. Também são oferecidas duas formas diferentes para obtenção dos dados da leitura fiscal, por datas iniciais e finais dos lançamentos (veja figura acima) ou, por intervalo de reduções.
Após a impressão da lmfs o sistema emite uma mensagem indicando sua conclusão.
Este arquivo é feito com as informações contidas na memória fiscal da ecf. É exigido pelo paf e sua extensão é .txt. É gerado um arquivo mf por mês. Selecione a opção no menu fiscal, função arq.mf.
O arquivo será gerado automaticamente.
O arquivo mfd (memória de fita detalhe) é um documento emitido com informações sobre a memória fiscal da ecf. Para gerá-lo no sistema utilize a opção "arquivo mfd" no menu "fiscal".
Os dados a serem gerados no arquivo atende a dois critérios:
A) utilizando as datas iniciais e finais do período de movimentação a ser gravado, e;
B) utilizando o número inicial e final dos cupons fiscais emitidos.
Ao clicar no botão para solicitar a geração do arquivo da memória fiscal, o sistema retornará mensagem para confirmar o procedimento, pois, durante a geração do arquivo a ecf fica bloqueada para uso.
O paf é o programa aplicativo fiscal que faz a interface com o ecf ou impressora fiscal. O sistema disponibiliza a opção "identificação do paf-ecf" no "menu fiscal". Ao clicar na opção do menu o sistema enviará um relatório gerencial para a ecf com a identificação do paf. É necessário que não haja cupom fiscal aberto na impressora para realizar este procedimento.
O sistema dispõe de uma ferramenta que gera dois tipos distintos de arquivo contendo os dados das movimentações das vendas do ecf num determinado período. Pode ser acessada na opção "vendas do período" no menu "fiscal". Veja a tela na figura abaixo
Para gerar com informações das vendas do período informado no layout do sintegra marque a opção, como na figura acima, e "ato cotepe/icms09/08".
Parâmetros de configuração é para emitir relatório gerencial pelo ecf contendo a configuração programada no paf-ecf em execução para os parâmetros de configuração previstos nesta especificação, relativos aos requisitos que referenciem "a critério da unidade federada".
Registros do paf-ecf objetivo é gerar arquivo eletrônico contendo as informações relativas ao estoque total, tabela de mercadorias e serviços prevista no requisito xiii e o estoque parcial informadas pelo código ou pela descrição, e, extraídas por período de data.
O arquivo no formato de espelho da MFD (Memória de Fita Detalhe) é uma reprodução na íntegra dos documentos emitidos pelo ECF.
Para gerar o espelho MFD no sistema utilize a opção "Espelho MFD" no menu "Fiscal".
Os dados a serem gerados no arquivo podem ser selecionados sob dois critérios diferentes. Utilizando o número inicial e final do cupom fiscal emitido, veja na figura acima. E, utilizando as datas inicial e final do período de movimentação a ser gravado.
REQUISITO LVIII
O PAF-ECF deve gerar as seguintes informações, denominadas no seu conjunto como "Arquivo com Informações da Redução Z do PAF-ECF", observando-se ainda os itens 2 a 8 e o art 2º deste Ato.
Porém, até o momento da homologação não havia webservice válida em despacho da CONFAZ. Logo, ao chamar a função será retornada a tela abaixo:
REQUISITO LIX
O PAF-ECF ou o Sistema de Gestão deve gerar as seguintes informações relativas ao estoque de mercadorias do último dia do mês anterior, denominadas no seu conjunto como "Arquivo com Informações do Estoque Mensal do Estabelecimento.
No entanto, até o momento da homologação não havia webservice válida em despacho da CONFAZ. Logo, ao chamar a função será retornada a tela abaixo:
Para gerar arquivo eletrônico contendo as informações previstas no leiaute estabelecido no Anexo VI, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente por meio do Registro tipo EAD especificado no requisito XXXI, com possibilidade de seleção por mês e ano e também por CPF/CNPJ ou todos para os quais houve venda no mês e ano definido.
O sistema disponibiliza uma ferramenta para gravar as informações da leitura x da ecf em arquivo texto, no menu "outras funções", opção "gravar leitura x em arquivo", ou através das teclas de atalho ctrl + alt + x.
Ao acessar a opção, o sistema exibe a tela de diretórios do windows para o operador informar o nome e o local onde o arquivo será salvo, após selecionar o local será basta clicar em salvar, como mostra a tela abaixo.
Após aparecerá a tela de confirmação informando que o registro foi salvo.
Para realizar a alteração do horário normal da impressora fiscal para o horário de verão e vice-versa, o sistema disponibiliza uma ferramenta no menu "outras funções", opção"mudar horário de verão impressora".
Antes de realizar a alteração o sistema exibirá uma mensagem questionando se o operador deseja realmente alterar o horário da impressora.
Se a impressora já estiver no horário de verão o mesmo será descontinuado atrasando o relógio em 1 (uma) hora. Após executar a saída do horário de verão, o operador deverá aguardar 1 hora para que o horário da impressora seja ajustado. O sistema ira informar passo a passo sobre o que deverá ser feito. Importante: só se altera o horário após emissão da redução z.
Ao finalizar a alteração do horário o sistema exibe uma mensagem informando a alteração.
Para realizar a troca da bobina de papel da ecf o sistema disponibiliza a opção"trocar bobina" no menu "outras funções". Antes de realizar a troca o sistema exibe mensagem de confirmação.
Sempre e automaticamente, será gerada uma leitura x assim que recolocar a bobina na impressora. Depois de pressionar "enter" ou clicar em aparecerá uma mensagem como mostra a imagem abaixo informando que a troca foi realizada com sucesso.
Para emitir a redução z de uma ecf através do sistema utilize a opção "emitir redução z" no menu "outras funções" ou através das teclas de atalho ctrl + z.
A redução z é um processo realizado para fechamento da movimentação do dia anterior da impressora fiscal. Por isso não se deve emitir duas reduções consecutivas, pois a movimentação do dia atual será fechada e a ecf não poderá ser utilizada até às 23:55hs.
No momento em que o operador solicita a emissão da redução z, o sistema exibe mensagem para confirmação
Após finalização da emissão o sistema exibe mensagem informando que foi gerada, indicando a data da geração, e questiona se deseja gerar novamente a redução z.
Se o operador solicitar uma segunda emissão de redução z, o sistema alerta que se for emitida bloqueará a impressora até a meia-noite.
após a confirmação do operador e a emissão da nova redução z, o sistema exibe uma mensagem de finalização da emissão.
Para obtenção dos dados da ecf no momento da emissão da última redução z, o sistema disponibiliza a opção "obtém dados última redução" no menu "outras funções".
A finalização da obtenção dos dados o arquivo será salvo na pasta do sistema.
Funcionalidade exigida pelo paf-ecf. O mesmo tem a função de permitir lançamento da nota fiscal consumidor no caso de inoperância do ecf. Esta nota é uma nota manual que deve ser inclusa no sistema após ser emitida. Também poderão ser inseridas as notas canceladas, como mostra a imagem abaixo, todos os campos têm que ser preenchidos.
A atualização automática é uma função que permite a facilidade para que o sistema tacretail3 seja atualizado rapidamente.
Para realizar a atualização basta entrar no menu "outras funções" logo após ir até a aba "atualização automática" .
Atender especificamente SEFAZ - são Paulo na geração dos arquivos fiscais
Contempla a geração de arquivos fiscais conforme normativa do distrito federal.
A lei n.° 12.741/2012, também conhecida como 'de olho no imposto'. Ela nasceu de uma iniciativa popular liderada pela federação das associações comerciais do estado de são paulo – facesp e tem como objetivo tornar claro à população, através dos documentos fiscais ou equivalentes, o valor aproximado corresponde à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais que estão sendo arrecadados.
No menu "outras funções" clique sobre gera relatório impostos, Digite o número do cupom fiscal e pressione enter ou .
"movimento por ecf", para gerar o arquivo eletrônico previsto no requisito xxv com possibilidade de seleção por período de data e por ecf. Conforme ato cotepe 17/04 utilizado para transmissão para o estado do espírito santo.
RFD (Registro de Fita-Detalhe), pertinentes à automação, que entrou em vigor a partir de 01 de julho de 2007 no estado de São Paulo.O RFD surgiu através da Portaria CAT-52 de 06 de junho de 2007 e corresponde a um arquivo digital, armazenado no disco rígido do computador, que contém dados de todos os documentos emitidos pelo ECF, a identificação do equipamento e de seu usuário.
Até a data da Homologação a Funcionalidade estava em desenvolvimento.
Informe a data (período) do caixa ou caixas e clique em
.
O sistema traz os relatórios direto na tela após selecionada a opção no menu.
O sistema retorna relatórios direto na tela depois de selecionada a opção no menu.
Essa funcionalidade permite visualizar todas as "cotações" abertas no sistema.
Esta função serve para que o operador de caixa possa verificar os dados da última compra do cliente, podendo analisar qual fatura foi gerada para o cliente, qual a data da fatura lançada, verificar o número da ordem de serviço que foi gerada, verificar o valor total, podendo verificar os itens com suas informações e verificar a condição de pagamento que foi faturado a última ordem de serviço.
O tef nada mais é do que as conexões com as operadoras de cartões de créditos. Se os cartões estiverem configurados aparecerão na tela de recebimento todas as bandeiras disponíveis.