Para a instalação do TACGASAD3 é necessário adquirir o pacote de instalação junto a Linx Sistemas. De posse do pacote crie uma pasta chamada Rezende_Inst no diretório C: logo, tem-se: C:\rezende_inst.
Deverá extrair o pacote de instalação nesta pasta e na sequência terá que executar o instalador Install_TACGASAD3 com um duplo-clique.
Ao finalizar a instalação é necessário entrar em contato com a Linx para a obtenção da LICENÇA/CHAVE do sistema para liberação de uso do software. Desta forma terá a seguinte mensagem.
De posse do número do ID entre em contato com a Linx para obter a licença de funcionamento do software para esta máquina.
Parabéns, o sistema será executado com sucesso.
Este manual é destinado aos funcionários do departamento de Suporte da Linx Sistemas e tem por objetivo auxiliar nos trabalhos de configuração do sistema TACGASAD3.
Esta versão tem instruções gerais para configuração dos parâmetros do sistema TacGasAD3 gerenciados pelo sistema Configurador TGAd3Config.exe.
Abaixo é ilustrada a tela principal do configurador com um usuário cadastrado para utilização do sistema no lado esquerdo da tela (PADRÃO) e, ícone de um computador configurado para utilização do sistema (PISTA).
Para acessar os parâmetros de um determinado PDV dê um duplo clique sobre o nome do mesmo.
Clique sobre o nome do PDV, exemplo abaixo utilizaremos "RPC-AUTOMACAO" para acessar os parâmetros configuráveis do sistema. As demais instruções para configuração estão disponíveis ao longo deste manual.
AVISO: A Linx Sistemas se reserva o direito de alterar este documento e as especificações do software a qualquer momento sem prévio aviso. As figuras apresentadas neste documento são meramente ilustrativas.
A função do configurador é responsável pela criação dos operadores que terão acesso para utilizar o sistema. O nome dos operadores cadastrados fica visível na tela principal do configurador do lado esquerdo.
No exemplo da figura acima existe um operador cadastrado, (PADRÃO).
Esta função do configurador permite a exclusão de um operador cadastrado para utilizar o sistema. Para isso deve-se selecionar o nome de um operador cadastrado, dentre os disponíveis do lado esquerdo da tela principal do configurador e clicar no botão Excluir Operador.
Só é permitido excluir o Operador se não houver turno aberto para o mesmo.
Esta função é responsável pela configuração das permissões de um operador cadastrado para utilizar funções do sistema. Para isso deve-se selecionar o nome do operador que se deseja configurar e clicar no botão . A tela de configuração do operador exibe um conjunto com todas as funções de acesso ao sistema descrito na coluna FUNÇÃO. A coluna "ATIVO" indica se o operador possui permissão de executar a função no sistema, isto quando houver um marcador (X) ao lado da função.
Na parte inferior da tela de configuração (ilustrada abaixo) existem alguns botões para facilitar o trabalho de concessão e bloqueio de acessos do operador às funções do sistema.
Ao clicar no botão "Marcar Todos", selecionam-se todas as funções cadastradas concedendo permissão para o operador a todas as funções do sistema; logo, para remover estas mesmas permissões de uma só vez, basta
"desmarcar" todas invertendo a seleção.
Outra opção é "replicar" as mesmas funções de um determinado usuário para outro.
Ao clicar no botão "Replicar Operador" serão aplicadas todas as permissões do usuário "PADRÃO", por exemplo, para o "OPERADOR PADRAO" após clicar no botão Salvar.
Ao abrir a tela de alteração digite a nova senha e clique em "OK".
Mudar Senha Mestra
A função é responsável pela alteração da senha mestra, ou seja, a senha que oferece acesso a logar no sistema utilizando qualquer operador. Para realizar a alteração clique no botão .
Ao abrir a tela de alteração digite a nova senha. Após clique em "OK" para confirmar a alteração.
Funcionalidade responsável pela inclusão de novos host's.
Ao clicar no botão para criar será exibida uma tela solicitando o nome da nova estação.
Este nome deve ser igual ao nome do computador na rede local.
Depois de informar o nome e clicar em OK o novo host será criado e ficará visível na tela de hosts do sistema da tela principal do configurador. Como mostra a tela ao lado.
Esta função do configurador é responsável pela exclusão de um host cadastrado para utilizar o sistema. Para isso deve-se selecionar o nome do host cadastrado, dentre os disponíveis do lado direito da tela principal do configurador e clicar no botão .
Irá aparecer a tela de confirmação.
Tal função do configurador é responsável pela replicação do host, ou seja, criação de uma cópia do host com todas os parâmetros iguais ao do host replicado.
Para replicar um host inicialmente clique sobre o host cujos parâmetros serâo copiados. Entâo clique no botão .
Após solicitar a replicação do host será exibida uma tela com a lista dos nomes de todos os Host's cadastrados. Selecione desta lista aquele host que receberá a cópia dos parâmetros do host indicado anteriormente.
Ao confirmar clicando em Salvar todos os parâmetros do host replicado serão copiados para o host selecionado sobrepondo-lhe todos os anteriores.
Uma ótima parametrização do host dará a tranqüilidade ao administrador possibilitando gerenciar e exercer com eficiência e eficácia as funções na sua empresa. Esta função do configurador oferece acesso a consulta e alteração de todos os parâmetros do host. Atualmente os parâmetros estão distribuídos em:
Geral - parâmetros gerais de configuração do sistema;
ECF - parâmetros de configuração da impressora fiscal (ECF);
Automação - parâmetros de configuração dos dispositivos de automação disponíveis, alguns exemplos são, bomba de abastecimento, medidor de tanque de combustível, balança, display.
Automático - parâmetros do sistema que podem ser configurados para execução automática pelo sistema;
TEF - parâmetros do sistema que configuram as transferências eletrônicas de fundos;
Rodapé - parâmetros do sistema que configuram o layout de impressão das informações do rodapé do cupom fiscal
Consulta/Impressão de Cheques - parâmetros do sistema que configuram as consultas online feitas pelo sistema a cheques;
Comprovante de Venda - parâmetros do sistema para configuração de impressão de comprovante de venda;
Imagem - parâmetros do sistema que configuram a logomarca da empresa a ser colocada no sistema;
Fidelização - parâmetros do sistema que configuram o controle dos cartões de fidelização e distribuiição de brindes pelo sistema;
Fábrica de Relatórios - parâmetros do sistema que configuram os relatórios gerados para o cliente;
TacClient - parâmetros do sistema que configuram o TacClient, quando disponível;
Alias EMSys3 Automático - parâmetro de configuração do alias para acesso ao sistema EMSys3;
Para maiores detalhes sobre configuração de parâmetros veja o tópico Parâmetros do Host.
Sair – função de atalho F12.
Configuração dos padrões de funcionamento dos dados inseridos no sistema como a configuração do tipo de comunicação entre a estação de trabalho e o servidor da empresa.
Porta Resposta Monitoramento TCP:
Porta de resposta dos dados
Este parâmetro tem que ser preenchido com nome do Servidor de Abastecimento (host que a automação ou concentrador de bombas está ligado). Isto é feito, pois pode existir mais de uma automação (concentrador de bombas) ligada ao sistema. Exemplo: Digamos que existam duas maquinas ligadas, cada uma com sua automação: "servidor_abastecimento1" e "servidor_abastecimento2". Se for configurado o "servidor_abastecimento1" somente os abastecimentos capturados por ele serão visualizados para venda. Com isso, os abastecimentos do "servidor_abastecimento2" serão ignorados.
Este parâmetro define o tempo em segundos em que a tela de abastecimentos pendentes será atualizada durante a execução do sistema. É recomendado que seja configurado com valor igual ou superior a três (3) segundos, dependendo do desempenho da máquina. Quanto melhor o desempenho menor poderá ser o intervalo de tempo de atualização da tela sem perda de desempenho. No exemplo da figura 1, o parâmetro foi configurado com (um) segundo.
Este parâmetro define o método utilizado pelo sistema para cálculo dos valores "totais dos itens" no cupom. O cálculo da quantidade multiplicado pelo valor unitário pode gerar um resultado com mais de duas casas decimais. Como nossa moeda atual possui somente centavos com duas casas decimais, os totais dos itens nas ECF's (Emissor de Cupom Fiscal) também seguem este princípio. Este parâmetro deve ser configurado de acordo com o método adotado pela ECF que está sendo utilizada. Geralmente as ECF's matriciais truncam e as térmicas arredondam, mas esta regra nem sempre está correta. A configuração errada deste parâmetro pode gerar diferença de centavos entre o valor do sistema e o valor impresso pelo ECF nos itens. Outra conseqüência indesejada deste cálculo errado no valor dos itens é a geração de troco indevido.
Este parâmetro define se o sistema permitirá que seja faturado mais de um abastecimento em um mesmo cupom fiscal. As opções de escolha são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define se o sistema exibirá uma mensagem consultando o operador sobre a necessidade de impressão do comprovante de venda na impressora fiscal (ECF) ao final de cada venda efetuada. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define a quantidade máxima em dias aceita pelo sistema para o operador pré-datar um cheque utilizado no pagamento de uma venda com forma de pagamento igual a "CHEQUE PRÉ", veja figura 1. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define o número de horas em que o sistema mantêm os históricos dos abastecimentos.
Este parâmetro define se o sistema deve guardar no banco de dados os logs dos eventos realizados no sistema pelo operador. As opções de escolha são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define o tipo de venda que será feita no sistema. As opções de escolha deste parâmetro são "Normal" e "Rápido".
Este parâmetro define a liberação ou bloqueio da tela de consulta de itens por descrição ao operador no momento da venda. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define a possibilidade do operador consultar um cheque troco digitando seu número para seleção entre cheques troco liberados no sistema. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
O vale é um adiantamento que o posto faz ao motorista, este gera um título a receber contra a empresa do motorista no EMSys3.
O lançamento do vale fica condicionado ao lançamento da placa sim ou não.
Este parâmetro define se durante a venda será permitida a associação de um vendedor para cada item vendido.
Este parâmetro é utilizado para fazer o cálculo do valor de custo da Carta Frete.
Este parâmetro define o tipo de cálculo que será realizado na carta frete.
Este parâmetro define a emissão de um relatório gerencial logo após o registro de uma sangria pelo operador do sistema. Ou seja, sempre que valores forem retirados do caixa será impresso o número de vias deste relatório informado pelo parâmetro. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro.
Este parâmetro define se deseja imprimir o nome da espécie que será retirada no comprovante da sangria.
O funcionamento deste parâmetro é similar ao do parâmetro 10056 pois também define a associação de um vendedor para itens vendidos. No entanto, neste caso, somente os itens configurados no sistema para solicitar esta associação de vendedor exibirão a tela de pesquisa de vendedor.
Parâmetro utilizando quando for emitir o cupom fiscal para um cliente e a nota fiscal for destinada a outro cliente.
Define a obrigatoriedade de re-autenticação do operador no sistema no momento do lançamento de uma nova aferição. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro efetua o cálculo dos custos de se trocar carta frete configurado no sistema de gestão.
Este parâmetro obriga o operador a digitar sua senha antes da emissão da redução Z. Ou seja, exige autenticação de um usuário habilitado no sistema ou do supervisor. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define se ao final da venda será exibida uma tela informativa com o valor do troco, nas vendas em que o valor recebido é maior que o valor total da venda.
A descrição da aferição tem caráter de observação na aferição, abrirá uma tela pra inserir a descrição e grava essa observação na tab_afericao.
Indica qual preço será utilizado no cálculo do valor dos itens de venda. O cadastro de itens do sistema permite informar até 6 preços diferentes para um mesmo produto. O preço padrão que será utilizado no cálculo da venda é definido por este parâmetro. As opções disponíveis são "A", "B", "C", "D" OU "E".
Neste parâmetro é descrito o caminho que o EMSys3 ( sistema de gestão) está instalado.
Quantidade de comprovante que será impresso no momento em que for realizado um suprimento.
Este parâmetro controla os valores da sangria, não permitindo valores maiores ao de fato recebido pelo caixa. Exemplo: se entrada de R$ 50,00 no caixa não será permitido realizar sangria de R$ 60,00. Para tanto a flag deve estar marcada "SIM".
Deverão consultar o responsável pelo estabelecimento para determinar quais parâmetros irão habilitar para que sejam impressos dados específicos no rodapé do cupom fiscal.
Este parâmetro define se a informação da classe do cliente será impressa no rodapé do cupom fiscal em todas as vendas. A classe do cliente é uma das informações que devem ser configuradas no cadastro do cliente. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define se o número do cartão do cliente utilizado na compra será impresso no rodapé do cupom fiscal. O número do cartão do cliente é uma das informações que devem ser configuradas no cadastro do cliente.
Este parâmetro permite a impressão de informação do tipo de cobrança feita ao cliente no rodapé do cupom. Esta informação é obtida dos dados cadastrados para o cliente no sistema (Tab_Cliente).
Este parâmetro define a impressão de uma via do relatório gerencial de sangria sempre que for registrada uma sangria no sistema. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO",
Este parâmetro define a emissão de um relatório resumido das vendas feitas no turno corrente logo após o fechamento do caixa.
Este parâmetro permite imprimir em todo fechamento de caixa relatório com todos os itens que foram vendidos.
Este parâmetro define a impressão do código e nome do vendedor da compra no rodapé do cupom fiscal. Estas são informações que devem ser configuradas no cadastro do cliente. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Define a impressão do código e nome do caixa no rodapé do cupom fiscal. Estas são informações que devem ser configuradas no cadastro do cliente. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Permite imprimir cheque troco na venda
Parâmetro utilizado para informar o valor Maximo da impressão de cheque troco.
Este parâmetro define quantidade de vias que será impressa quando tiver vale haver.
Este parâmetro é para definir se será impresso requisição no rodapé.
Este parâmetro define se a média de consumo de combustível por Km do veículo do cliente será impressa no rodapé do cupom fiscal.
Este parâmetro define se o sistema fará um controle da quantidade máxima de litros de combustível permitido vender num mesmo cupom fiscal.
Este parâmetro define a quantidade máxima de litros de combustível permitida para abastecimentos num mesmo cupom fiscal. Este limite será verificado somente se o parâmetro 10064 estiver configurado como "Sim". O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro. No exemplo da figura 1 serão permitidos no máximo 1000 litros de abastecimento por cupom.
Este parâmetro define se o sistema fará um controle da quantidade máxima de litros de combustível permitida para venda com diferença entre o encerrante da bomba de abastecimento e o encerrante do sistema.
Este parâmetro define a quantidade máxima de litros de combustível permitida para abastecimentos com diferença entre os encerrantes da bomba de abastecimento e o encerrante do sistema. Este limite será verificado somente se o parâmetro 10067 estiver configurado como "Sim". O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro.
Este parâmetro obriga a impressão de um cabeçalho com informações do cliente em todo cupom fiscal emitido pelo sistema. Válido somente para impressora fiscal (ECF) térmica.
Parâmetro gerar informar qual o código de cadastro da template para impressão de cheque troco.
Parâmetro utilizado para imprimir os itens vendidos no comprovante da Carta Frete.
Parâmetro utilizado para imprimir um espelho dos dados da carta frete lançada no sistema.
Parâmetro utilizado para informar a quantidade de comprovantes para recebimento de titulo do caixa.
Imprime dados do cliente quando o pagamento for vale motorista
Parâmetro utilizado para informar os saldo em dinheiro do caixa quando imprimir o relatório de vendas.
Trata-se exatamente da mensagem que será exibida no cupom fiscal, exemplo: Ligue PROCON (xx) xxxx-xxxx.
Este parâmetro permite a impressão dos impostos aproximados incidentes nos itens no cupom fiscal c/ou relatório gerencial, conforme LEI Nº 12.741, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2012. Tem-se as opções: Opção 1: "Não sair a mensagem"; Opção 2: Sempre sair a mensagem; Opção 3: Perguntar ao operador. |
Estas informações são passadas pela Linx Sistemas quando necessário. São dados configurados na implantação.
Este parâmetro indica o código do PDV servidor onde estão instalados o sistema e a base de dados. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro.
Este parâmetro indica o nome do PDV servidor onde estão instalados o sistema e a base de dados. O valor deste parâmetro deve ser uma palavra igual ao nome do computador servidor.
Este parâmetro indica o caminho completo para o local no servidor onde está a base de dados do sistema. Para alterar o caminho padrão de instalação é preciso clicar no botão que está circulado em amarelo na figura 1 e selecionar um outro. O parâmetro deve ser preenchido com o caminho completo do local onde está o banco de dados, inclusive o nome e extensão. O valor padrão deste parâmetro é "C:\REZENDE\TACGASAD3AD3 3.0\DADOS\TGA3.FDB".
Este parâmetro define a criação de históricos de todas as vendas efetuadas no sistema. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Limite Fechamento Caixa Após 24H:
Quantidade de horas que o turno ficará em aberto após completar 24h que o mesmo foi aberto. Lembrete: Todas as vendas são consideradas na data da abertura do turno. Parâmetro = "zero" - não cria restrições. Parâmetro = "10" - o turno poderá ficar aberto somente 10 horas a mais após ser completado 24 que o turno foi aberto, após este horário será exigido o fechamento do turno automaticamente. Exemplo: Imagine um turno aberto às 10:00 do dia 01/01, caso não se feche esse turno o sistema às 20:00 do dia 02/01 irá informar que o turno deve ser fechado e irá iniciar o processo automaticamente.
Forçar Conferência de Encerrante:
Ao fechar o turno, este parâmetro obriga a conferência de todos os encerrantes que ainda não foram conferidos no momento do fechamento do caixa (turno).
Leitura do Encerrante Automático no Fechamento do Turno:
Executa a leitura sempre que encerrar o fechamento do turno, automaticamente sem interferência do operador (Somente quando houver Automação instalada).
Quantidade Turnos para Bloqueio de Abastecimento Pendente:
Este parâmetro define o número de vezes que abastecimentos pendentes podem ser utilizados em turnos subseqüentes ao turno em que foi criado. O valor do parâmetro deve ser numérico e positivo. O número de turnos é referente a quantos turnos esse mesmo abastecimento poderá continuar na tela sem ser impresso. Orienta-se para essa configuração seja "1".
Bloquear turno com abastecimentos pendentes:
Este parâmetro bloqueia o fechamento de turno quando houver abastecimentos pendentes no sistema, ou seja, abastecimentos que não foram faturados. As opções disponíveis para este parâmetro são "Sim" ou "Não".
Permitir troca de operador durante o turno:
Este parâmetro define a possibilidade de troca de operador num mesmo turno sem que a realização de alguns processos no sistema seja impossibilitada para um operador diferente do operador de abertura do mesmo.
Quantidade máxima de Turno por dia:
Define o número máximo de turnos que podem ser abertos no sistema num mesmo dia. O valor do parâmetro deve ser numérico e inteiro. No exemplo da figura 1 pode ser aberto um único turno por dia.
Permite bloqueios "condicionais" ao PDV. Fica a critério dos gestores definirem ser irão sim ou não, bloquear algumas operações no ponto de venda.
Este parâmetro define o bloqueio de novos emitentes de cheques cadastrados no sistema. As opções possíveis para o parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define o bloqueio de qualquer tipo de venda, tanto abastecimentos como produtos, para clientes que não possuem uma placa de carro relacionada em seu cadastro no sistema.
Este parâmetro define o bloqueio de qualquer tipo de venda, tanto abastecimentos como produtos, para clientes que não possuem uma placa de carro relacionada em seu cupom fiscal.
Este parâmetro configura a emissão de um comprovante na impressora fiscal (ECF) com informações de uma aferição. As opções possíveis para o parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro indica se o sistema deve verificar se o cliente possui um prazo para vencimento de seu cadastro. As opções disponíveis para o parâmetro são "Sim" ou "Não".
Este parâmetro define a forma de cálculo feito pelo sistema para bloqueio de clientes com data de vencimento de cadastro expirado. Ele é verificado somente quando o parâmetro 10629 está configurado como "Sim".
Este parâmetro é utilizado no cálculo feito pelo parâmetro 10630 para realizar o bloqueio de clientes com data de vencimento de cadastro expirada. Para maiores informações ver parâmetro 10630.
O valor deste parâmetro deve ser numérico e positivo, como mostra a figura 1. Ele definirá o número de dias ou a quantidade de avisos antes de bloquear um cliente do sistema
Ao importar o arquivo TXT da Inforlub, o TacGasAD3 obriga, "sim" ou "não" constar o nome do vendedor relacionado à venda.
Neste parâmetro é possível realizar a configuração da visualização do sistema, para minimizar ou restaurar a tela sem ser necessário finalizar o sistema.
Este parâmetro permite minimizar o sistema para realizar qualquer procedimento no computador.
Se o parâmetro "Horário de verão" estiver marcado "SIM" o TacGasAD3AD3 verificará automaticamente a entrada/saída do horário de verão.
Logo, é necessário executar a função disponível no menu "Outras funções" para "entrada" após a emissão da redução Z.
Para a saída do horário de verão, o procedimento correto é aguardar a emissão da Redução Z normalmente as 00h00min horas, aguardar (uma hora) para executar o comando de saída para concluir a operação.
Marcado "SIM" o TacGasAD3Ad3 verificará automaticamente a entrada/saída e horário oficial seja verão ou não de cada Estado.
Quando houver divergência de horário entre ECF x SISTEMA o TACGASAD3AD3 adotará o horário da ECF automaticamente.
O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
A configuração e a utilização da NFC-e no TacGasAD3AD, precisa corresponder as regras de cada Unidades Federativas (Estados) a exemplo da "Versão do Layout", cujo modelo, é definido por ESTADO.
Parâmetro que habilita a emissão da nota fiscal eletrônica do consumidor no PDV, "Sim" ou "Não";
Optar pela opção PRODUÇÃO, pois, corresponde a validade jurídica apta à seu uso;
Digite o código do modelo do documento equivalente à NFC-e cadastrado no EMSys3;
Este parâmetro envia a impressão da NFC-e automaticamente após a baixa da venda realizada no PDV;
A mini impressora é uma ECF-Não Fiscal, para habilitar essa funcionalidade é necessário tratar o campo, opção "Sim" e "Não";
Indicar qual a porta de comunicação da Mini Impressora;
Dentre as marcas das ECF's-Não Fiscal disponíveis no mercado integramos com: SWEDA, Itautec, Dataregis, Daruma, Bematech, Urano, Elgin, Epson, IBM e ZPM.
Preencher o campo de acordo com a ECF utilizada;
Mensagem fixa qual será exibida no rodapé da NFC-e;
Este parâmetro deve ser selecionado de acordo com o ESTADO, pois, cada UF adota uma versão para emissão da NFC-e. Atualmente há três layouts disponíveis: 2.0, 3.0 e 3.1.
Este parâmetro define a porta de comunicação do computador onde o sistema está instalado para realizar a conexão da impressora fiscal (ECF). As opções disponíveis para este parâmetro são: COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, LPT1 e LPT2.
Indicar se possui gaveta instalada, sim ou não.
Este parâmetro define a gravação de um arquivo de log contendo todas as funções executadas na impressora fiscal (ECF) durante o dia. As opções disponíveis de escolha são "SIM" ou "NÃO".
Este parâmetro define a impressão da Leitura X no momento da abertura do caixa. As opções disponíveis para este parâmetro são "Sim" ou "Não".
Este parâmetro define a obrigatoriedade de digitação de senha do usuário do sistema quando é realizada a abertura da gaveta de dinheiro. Para utilização deste parâmetro é obrigatória a existência de uma gaveta instalada para evitar travamento do sistema. As opções disponíveis para este parâmetro são "Sim" ou "Não".
Este parâmetro define o nome do driver de configuração da impressora fiscal (ECF) instalada e que está sendo utilizada no sistema para emissão dos cupons fiscais e relatórios gerenciais. Atualmente as impressoras compatíveis para utilização do sistema são: Bematech (_Bemafi.dll, _Bemafi_v1.dll, _BemafiMFD.dll), Daruma (_Daruma.dll), Elgin (_ElginMFD.dll), Epson (_Epson.dll), Itautec (_Itaufi.dll, _ItaufiMFD.dll), Schalter (_Schalter.dll), Sigtron (_Sigtron.dll), Sweda (_sw7000.dll, _Sweda.dll, _SwedaC.dll) e Urano (_UranoMFD.dll) etc.
Este parâmetro define o modelo da impressora fiscal (ECF) que está sendo utilizada pelo sistema para emissão dos cupons fiscais e relatórios gerenciais. Verifique a descrição do modelo no manual da ECF.
Este parâmetro define a tradução para o sistema de nomenclaturas diferentes de alíquotas entre ECF's de fabricantes distintos. Sua utilização é necessária somente quando o cliente possui ECFs de fabricantes cuja nomenclatura de alíquota são diferentes entre si. Um exemplo prático são ECFs dos fabricantes Epson e Itautec. A Epson utiliza uma nomenclatura de dois caracteres para representar as alíquotas iniciando sempre com o caractere "T" e um segundo caractere variável em ordem alfabética, da seguinte forma TA, TB, TC, etc. A Itautec utiliza uma nomenclatura numérica para representar suas alíquotas da seguinte forma 01, 02, 03, etc. Devido a esta diferença, no momento de obter estas alíquotas o sistema mantém o padrão numérico e a outra nomenclatura será traduzida substituindo os dois primeiros números informados no parâmetro pelos últimos dois caracteres.
Este parâmetro define a tradução para o sistema de nomenclaturas diferentes de formas de pagamento entre ECFs de fabricantes distintos. Sua utilização é necessária somente quando o cliente possui ECFs de fabricantes cuja nomenclatura de alíquota são diferentes entre si.
Este parâmetro existe porque algumas prefeituras não permitem que o ISS, seja impresso no ECF.
Relatórios gerenciais necessitam ser referenciados entre TacGasAD33 x Gerenciador da ECF x ECF. Os documentos cadastrados na ECF têm códigos que, subseqüentemente precisam ser relacionados com o TacGasAD3, conforme exemplo ilustrativo abaixo
Ao identificar a perda de comunicação de um ou mais bicos de abastecimento por período igual a 10 (dez) minutos ininterruptos, enviar comando ao ECF para a emissão automática de Relatório Gerencial denominado "ALERTA: PERDA DE COMUNICAÇÃO", da seguinte forma:
Ao identificar o restabelecimento de comunicação de um bico, enviar comando ao ECF para a emissão automática de Relatório Gerencial da seguinte forma:
Imediatamente após a gravação no banco de dados do registro da descontinuidade de encerrantes será impresso na ECF automaticamente, o relatório gerencial "Descontinuidade de encerrantes" previsto no Requisito XL.
No layout do relatório conterá:
Após a constatação de uma variação negativa no estoque de combustíveis, decorrente da (QTDE VENDIDA – QTDE LITRAGEM VENDIDA) haver a emissão automática do relatório gerencial "Perda de combustíveis".
a) o título, grafado em caixa alta "PERDA DE COMBUSTÍVEIS", terá a identificação do tipo de combustível, contendo o código e espécie do combustível; seguida dc número de identificação do respectivo tanque onde foi contatada a variação negativa e d quantidade da variação negativa de combustível em litros e da descrição da espécie de combustível contida no tanque.
Antes da emissão da última Redução Z referente ao movimento do último dia do mês, enviar comando ao ECF para emitir Relatório Gerencial "Estoque Físico de combustíveis", cuja finalidade é registrar o inventário físico de combustíveis existente nos tanques, da seguinte forma:
Relatório não fiscal para impressão de comprovantes de recebimentos títulos (configurado de acordo com a ECF).
A configuração da automação será feita de acordo com o modelo utilizado pelo posto. Selecione Automação.
Porta Automação:
Selecionar a porta que a automação está ligada.
Driver Automação:
Selecionar o Driver da automação utilizada pelo posto.
Configuração Automação:
As bombas são configuradas de acordo com modelo utilizado pelo posto. Com isso causa um problema no valor total do abastecimento na bomba e o valor que cai no sistema. Vai acontecer de aparecer na bomba o valor total de R$ 10,00 e no sistema cair R$ 9,99 ou R$ 10,01. Essa diferença ocorre devido à falta da 3ª casa decimal no litro pois normalmente são enviadas: a litragem e o valor Unitário. Daí o sistema calcula o valor total. Para resolver esse problema utiliza-se a configuração REL=S. Com essa configuração o sistema vai fazer o inverso, pegar o valor total e dividir pelo preço unitário e achar a Quantidade, fazendo com o valor fique arredondado.
Automação Instalada:
Selecione a opção "Sim" ou "Não".
Gravar Log da Automação:
Caso ocorra algum problema de comunicação entre o sistema e a automação o sistema irá gravar um log no diretório C:\Rezende\TacGasAD3Ad3 3.0.040.
Número de Abastecimentos para o Bloqueio de bico:
Se for configurado com "1" após abastecer um bico e o mesmo cair na tela, esse bico só vai ser liberado após a impressão do abastecimento no TACGASAD3
Formato da CBC (A – antigo /N – Novo/ I - Identif): Na automação CBC 03 e 04 existe dois tipos de string uma menor que tem informação de litros, número lógico e valor, e uma maior que além dessas informações traz também o número do encerrante. O ideal é utilizar a string NOVA.
Identificador Instalado:
Este parâmetro deve ser configurado somente quando o sistema controlar a identificação e liberação das bombas de abastecimento. Atualmente o único modelo que trabalha desta forma é o "Identifid I".
O "identifid II" e a "CBC 06 com módulo identifid embutido" não utilizam esta configuração, pois estes módulos não são controlados pelo sistema, e sim pelo módulo "Identifid". Com os dois modelos citados acima esta aba não deve ser ativada. |
A única exceção é quando o "Identifid II" não é ligado diretamente na automação, e sim cada um em uma porta do sistema, nesta configuração ele deixará de controlar a automação, e o mesmo se comportará como o "Identifid I" (ou seja utilizará esta aba para que o sistema controle os bloqueios de bomba). Não aconselhamos a utilização do Identifid II desta forma.
Driver: selecionar o driver do identificador;
Porta: indicar a porta onde está instalado o identificador;
Gravar Log do identificador: necessário marcar SIM para gerar arquivos log's referente ao identificador;
Tempo de bloqueio automático de bomba: determinará o número de segundos que o sistema deixará a bomba desbloqueada (aguardando o inicio do abastecimento) após a identificação do frentista no "Identifid". Ele foi criado para evitar o esquecimento de bicos desbloqueados indevidamente. Recomendamos configurar 30 segundos.
O display permite a exibição de textos para o cliente, geralmente é afixado na parte superior do monitor.
Parâmetro deve ser configurado caso realmente for utilizar Display.
Driver de instalação do Display
Porta que o display foi instalado
Define a gravação de um arquivo de log contendo todas as funções executadas.
Define a ativação da impressão automática de cupons com os abastecimentos pendentes (SIM ou NÃO). Quando este parâmetro está configurado como "Sim" o sistema inicia o processo de impressão automática no momento do login, mantendo uma tela informativa de execução da impressão. Enquanto ativa todos os abastecimentos serão impressos em cupons fiscais sucessivamente até finalizar todos os abastecimentos ou, até que o processo seja interrompido.
Ilustração abaixo
Para interromper a impressão automática basta clicar no botão Cancelar ou usar a tecla de atalho F12. Depois de o processo ser interrompido pode ser ativado novamente através da opção "Colocar Impressão em Modo Automático" no menu Automação, como mostra a seguir:
...Ou, marcar "Não" para impressão automática.
Define a impressão automática de cupons com os abastecimentos pendentes sem o flag marcado. Quando este parâmetro está configurado como "Sim" o sistema executa o processo de impressão automática da mesma forma como é feito no tópico anterior. A diferença é que os abastecimentos com flag marcado não serão impressos neste processo, ou seja, serão mantidos como abastecimentos pendentes.
Define o tempo que o sistema aguarda antes de reiniciar o processo de impressão automática, sempre que for interrompido. Válido somente quando o parâmetro 10601 está configurado como "Sim". O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro e indica o número de minutos que o sistema aguardará até recomeçar o processo de impressão automática após o usuário tê-la interrompido.
Este parâmetro define o tempo que o sistema deve aguardar para imprimir um abastecimento pendente, calculado em minutos a partir do momento de inclusão do abastecimento no sistema. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro e, indica o tempo em minutos que o sistema aguardará ente o abastecimento e a impressão do cupom fiscal.
Determina a abertura automática do turno de trabalho pelo sistema. Para que o turno seja aberto automaticamente deve também ser configurado o parâmetro 10605 que indica o horário em que o sistema deve abrir o primeiro turno do dia. As opções disponíveis do parâmetro são "Sim" ou "Não".
Define o horário exato de início do expediente que será utilizado pelo sistema para abrir o turno automaticamente, sem intervenção do operador. O parâmetro deve ser preenchido com um valor no formato de horário com horas e minutos, ambos com dois algarismos (hh:mm).
Define o período de duração em minutos do primeiro turno aberto no dia. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro. Se o valor preenchido for igual a zero o sistema não fará o controle de fechamento e abertura automática.
Este parâmetro define se a redução Z será impressa automaticamente no final do segundo turno do dia. Esta configuração será válida somente quando o parâmetro 10604 estiver configurado como "Sim". As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO".
Tem que estar configurado um medidor de tanque, ao fechar o turno ira fazer a leitura automática.
A Redução Z é o documento fiscal emitido no ECF no encerramento das atividades diárias da empresa ou quando o próprio ECF solicitar. Equivale ao fechamento diário do caixa. Documento destinado à escrituração no Mapa Resumo ECF.
Obs.: A Redução Z é emitida apenas uma vez ao dia, se a mesma for emitida mais de uma vez ao dia impossibilita o funcionamento do PDV.
Parâmetro determina a impressão de Leitura de Memória fiscal completa todo dia 1º de cada mês.
Este parâmetro verifica se deve gerar o relatório de vendas do período antes de emitir a Redução Z. As opções possíveis para o parâmetro são "Sim" ou "Não".
Com o TEF os pagamentos podem ser efetuados por intermédio de cartões de bancos ou créditos nas seguintes formas: venda a vista, venda parcelada, pré-datada e cancelamento de venda.
Estas operações necessitam de Software TEF (devidamente homologado pelas empresas de cartões) concomitantemente à automação comercial; e pode ser processada de duas maneiras:
Tef Dedicado: que utiliza uma linha dedicada e mantém desta forma ligação direta com as redes dos cartões. Indicado para hipermercados, redes de lojas, magazines etc.
Tef Discado: que utiliza a linha telefônica como forma de comunicação com a rede dos cartões. Indicada para estabelecimentos pequenos ou de médio porte.
Indica se o sistema fará o controle de dispositivos para transferência eletrônica de fundos (TEF) através de cartão de crédito ou débito automático em conta corrente. As opções disponíveis para este parâmetro são "Sim" ou "Não".
Define o número de vias do comprovante emitido pela máquina de cartão serão impressos após o pagamento da compra utilizando TEF. E necessário que o parâmetro 10500 esteja configurado como "Sim". O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro. No exemplo da figura 1 serão sempre emitidas duas vias do comprovante de pagamento via cartão. Quando o parâmetro é configurado como zero (0) o sistema emitirá sempre uma via de comprovante.
Indica o número máximo de parcelas autorizadas para dividir o pagamento de uma compra no cartão de crédito. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro. No exemplo da figura 1 o sistema permitirá parcelar o pagamento em no máximo 10 parcelas.
Parâmetro determina se o PDV utiliza diferentes aplicativos de tef.
Define se o sistema vai realizar uma correção das formas de pagamento cadastradas para o sistema (tabela Tab_Forma_Pagto) pelas formas de pagamento cadastradas para o TEF (tabela Tab_Forma_Pagto_TEF). A correção é feita automaticamente pelo sistema buscando a forma de pagamento selecionada pelo operador dentre as cadastradas no TEF. Após encontrar a forma de pagamento do TEF, o sistema procura dentre as formas de pagamento do sistema aquela cujo código seja igual ao código da forma do TEF. As opções disponíveis para este parâmetro são "Sim" ou "Não".
Obriga o operador a informar o número da autorização do cartão do cliente após a venda.
É utilizado para captar informações para a CIELO, principalmente transacionar pontos da própria CIELO.
Permite a configuração de um terceiro dispositivo de transferência eletrônica de fundos (TEF). Após selecionar este parâmetro será necessário configurar os demais parâmetros do TEF1, 10507., 10508. e 10509.
Indica a descrição ou nome do terceiro TEF configurado para ser utilizado no sistema. Para definir este parâmetro é necessário selecionar o parâmetro 10506. O parâmetro pode ser preenchido com letras, números ou caracteres especiais, respeitando o tamanho máximo de 40 caracteres. No exemplo, o primeiro TEF configurado e um cartão VISA.
Indica o caminho onde está o arquivo de configuração do terceiro TEF instalado. Para definir este parâmetro é necessário selecionar o parâmetro 10506. O parâmetro pode ser preenchido com letras, números ou caracteres especiais, respeitando o tamanho máximo de 40 caracteres.
Define o nome do arquivo do driver de configuração do quarto TEF instalado e que está sendo utilizado no sistema para pagamentos com cartão. Para definir este parâmetro é necessário selecionar o parâmetro 10506. Atualmente os TEFs disponíveis para utilizaçâo no sistema sâo: "_sitef.dll", "_diretef.dll", "_scope.dll", "_tefdisc.dll", "_teftcs.dll".
As informações à seguir são fornecidas pela empresa que fornecerá o serviço TEF.
A aba "Configurações Adicionais" possui os parâmetros utilizados para configuração dos TEFs dedicados. E devem ser configurados exatamente como foram cadastrados no "Servidor do TEF". Estes parâmetros são utilizados somente nos TEF'S Scope (Itautec) e Diretef (Direção).
Atenção: quando utilizado o TEF – DIRECAO confirme no gerenciador do DPOS o número do PDV.
Este parâmetro indica o código da empresa que está utilizando o sistema. Esta informação deve ser configurada da mesma forma que foi cadastrada no servidor do TEF.
Este parâmetro indica o código da filial que está utilizando o sistema no TEF configurado. Esta informação deve ser configurada da mesma forma que foi cadastrada no servidor do TEF.
Indica o código do PDV que está utilizando o sistema no TEF configurado. Esta informação deve ser configurada da mesma forma que foi cadastrada no servidor do TEF.
IP Host Servidor:
Indica o IP do servidor onde o TEF foi configurado. Ele é utilizado para editar o arquivo Scope.ini, porém se o mesmo não surtir efeito a alteração pode ser feita manualmente no arquivo. Somente utilizado no TEF Scope.
O rodapé quase nunca será configurado pelo fato do PAF-ECF ter o controle do cupom fiscal na maioria dos Estados.
Visível: Ficar visível ou não as informações do rodapé do cupom fiscal.
Label: Informação que aparecera no cupom fiscal.
Máscara: Define uma estrutura para a entrada de informações no cupom fiscal.
Tamanho: Define o tamanho do campo da nota fiscal.
Estes parâmetros são fornecidos pela operadora da consulta.
Tipo de Pesquisa:
Informa o caminho onde serão gravados os arquivos de retorno do cheque.
Código da loja que consta no contrato.
Código da Rede onde será consultado o cheque.
Código do contrato efetuado para a consulta do cheque.
Após ter feito todas as configurações clique em Salvar/F2, uma mensagem para confirmação irá aparecer clique em "Yes".
Informe se há impressora "Sim ou Não";
Selecione o dispositivo adequado;
Indique o driver;
Indique a porta;
Se desejar registrar log's da impressora de cheques "Sim ou não".
Esta funcionalidade só estará disponível mediante contratação do serviço pelo cliente junto à SERASA. Os dados necessários para a configuração por sua vez, serão fornecidos pela SERASA.
Corresponde a porta de comunicação do equipamento instalado como o computador.
fornecido pela Serasa.
fornecido pela Serasa.
Também fornecidos pela Serasa. De posse dos dados o técnico deverá realizar a configuração.
Parâmetro define se o comprovante de carta frete será impresso
Define se o sistema emitirá um comprovante ao final de toda venda a prazo realizado no sistema.
Define se o código e nome do cliente serão impressos como informações adicionais no rodapé do comprovante fiscal no momento de finalização da venda.
Define se o cpf/cnpj do cliente será impresso como informação adicional no rodapé do comprovante fiscal no momento de finalização da venda.
Define se o endereço do cliente será impresso como informação adicional no rodapé do comprovante fiscal no momento de finalização da venda
Define se o nome do vendedor configurado no sistema para a venda será impresso no comprovante de venda após finalização da venda.
Define se o nome do vendedor configurado no sistema para cada venda efetuada será impresso no comprovante de venda após finalização da mesma.
Define se informações do tanque, bomba e bico de abastecimento serão impressos no comprovante de venda após finalização da mesma.
Define se dados do veículo do cliente serão impressos no comprovante de venda após finalização da mesma.
Este parâmetro define o número de vias que serão impressas na impressora fiscal do comprovante de venda emitido ao finalizar a venda. O valor do parâmetro deve ser um número inteiro, e se não for informado será considerado igual a um (1).
Este parâmetro define o diretório da pasta onde se encontra a imagem do logotipo da empresa.
Deve preencher o "endereçamento" da subpasta onde está localizado o arquivo.
Os parâmetros 11100, 11101 e 11102 são utilizados para informar ao sistema o local onde se encontra a logomarca da empresa que será exibida na tela inicial do sistema. Se a logomarca da empresa não for definida o sistema exibirá a logomarca da Linx Sistemas na tela principal.
Extensão Imagens (11101): Parâmetro não está sendo utilizado.
Logotipo da Empresa (11102): este parâmetro define o nome do arquivo de logotipo da empresa.
A função de fidelização só é habilitada após contratação do serviço junto a Linx Sistemas. Caso a empresa não o tenha este parâmetro NÃO deve ser configurado. Mantenha-o desabilitado; para tanto manter a função "UTILIZA SISTEMA DE FIDELIZAÇÃO = NAO".
Este parâmetro indica se o sistema utiliza o sistema de fidelização e distribuição de brindes a clientes. Ele quem habilita as demais funções da tela para ser configurada.
define o tipo de sistema de distribuição de brindes utilizado pelo sistema. Para que este parâmetro seja configurado é importante que o parâmetro 11206 esteja configurado como "Sim". Após selecionar o tipo de sistema utilizado para a distribuição de brindes.
Não está sendo utilizada.
Não está sendo utilizada.
Este parâmetro define se o sistema realizará uma consulta on-line ao cartão do cliente no início da venda. Válido somente para parâmetro 11200 igual a "D - Cartão Fidelidade (Linx Sistemas)".
Este parâmetro define se o sistema fará o controle do limite de crédito do cliente no momento da venda ao utilizar o cartão Rezende. Esta verificação visa impedir que o valor máximo permitido ao cliente comprar no cartão, definido no sistema para cada cliente, seja excedido. Para este parâmetro ser configurado é necessário que o parâmetro 11209, que executa a consulta on-line do cartão, esteja configurado como "Sim" e, válido somente para parâmetro 11200 igual a "D - Cartão Fidelidade (Linx Sistemas)".
Este parâmetro define a impressão na tela da pontuação do cartão fidelidade Rezende acumulada pelo cliente no momento da finalização de cada venda.
Este parâmetro define se será exigida a digitação de senha do operador no momento de resgate de prêmios por pontos acumulados pelo cliente. Válido somente quando o parâmetro 11200 está configurado como "D - Cartão Fidelidade (Linx Sistemas)".
Este parâmetro indica se os pontos acumulados pelo cliente no cartão de fidelidade Rezende poderão ser convertidos em prêmios pelo sistema no momento em que o cliente recebe os pontos. Quando este parâmetro estiver configurado como "Sim" o sistema exibirá a tela de resgate de prêmios sempre após a finalização de uma venda para o cliente em que forem acumulados pontos, possibilitando ao cliente realizar o resgate se desejado no mesmo momento.
Este parâmetro indica se o sistema exibirá a tela de recados disponíveis para o cliente do cartão fidelidade Rezende.
Este parâmetro indica se o cliente pode utilizar os vales disponíveis no cartão fidelidade. Se configurado como "Sim", o cliente poderá receber o valor disponível do vale cartão em dinheiro ou produtos/serviços.
Este parâmetro configura o número de vias de comprovante que serão emitidas no momento do resgate do vale cartão. No exemplo da figura 1 foram configuradas duas (2) vias do comprovante.
Este parâmetro indica a situação do veículo do cliente no momento da finalização da venda na tela de detalhes do rodapé do cupom fiscal.
Este parâmetro indica o caminho onde está gravado o comprovante de brinde que será emitido para o cliente no momento da troca dos pontos do cartão fidelidade pelo brinde. Importante: verificar se a unidade federativa permite esta funcionalidade caso contrário não pode ser liberada. |
Este parâmetro indica se o cliente poderá utilizar requisições armazenadas no cartão fidelidade para realizar aquisição de produtos e/ou serviços.
Este parâmetro configura o número de vias do comprovante emitido no momento em que o cliente realiza o resgate de requisição de seu cartão fidelidade. O parâmetro deve ser um valor numérico inteiro.
Este parâmetro configura a obrigatoriedade de preenchimento da placa/odômetro do cliente ao gerar uma requisição em seu cartão fidelidade. Quando configurado como "Sim", o sistema não permite o cadastro da requisição sem informar a placa/odômetro.
este parâmetro configura a obrigatoriedade do cliente informar sua senha do cartão fidelidade ao realizar as seguintes operações : consulta dos dados, resgate de prêmios, vale cartão e requisição.
este parâmetro configura o número de vias do comprovante de resgate que serão emitidas no momento de resgate dos pontos do cliente no cartão fidelidade em troca de um brinde.
Quando o cliente disponibilizar o resgate via hotsite com emissão de voucher. Durante o resgate o usuário deverá consultar/ informar qual voucher será utilizado pelo cliente para que seja inativado na administração do cartão e não permita o resgate duplicado.
Permite pontuar para outro cartão fidelidade mesmo que tenha selecionado cliente no início da venda. Na tela de rodapé permite digitar outro número mesmo nas vendas online.
Este parâmetro define se o sistema disponibilizará a fábrica de relatórios no sistema. Esta ferramenta oferece ao operador do sistema condições de criar os relatórios de sua necessidade para obtenção das informações desejadas. Quando este parâmetro for configurado como "Sim" serão criadas duas opção no menu Administração: "Fábrica" e "Relatórios da Fábrica" no TACGASAD3. A opção "Fábrica" dará acesso à ferramenta de criação dos relatórios e, a opção "Relatórios da Fábrica" listará todos os relatórios criados pelo operador utilizando a ferramenta.
Este parâmetro define o nome do alias do tipo DBE que deve ser criado para estabelecer a conexão com o banco de dados do sistema. No exemplo acima foi criado um alias de nome "EMSys3". A configuração do alias deve ser feito antes da configuração dos parâmetros para a Fábrica de Relatórios.
Tacclient é um gerador de pedidos dentro do TACGASAD3. Permite gerar um ticket com o número do pedido, este pedido quando consultado no TAC irá listar os itens constantes neste.
Se sim é necessário instalar o executável do mesmo.
os mesmos operadores cadastrados no TACGASAD3 poderão lançar pedidos.
Pode-se pesquisar por placa e/ou por pedido.
Sim ou não.
Sim ou não.
Se irá lançar o vendedor a cada pedido, sim ou não.
Simples ou completo, a distinção está na pesquisa de um item sim ou não.
Sim ou não.
Sim ou não.
Sim ou não.
Sim ou não.
Sim ou não.
Este parâmetro define o nome do alias criado para acesso do TAC ao sistema EMSys3. Para criar o alias para o sistema EMSys3 utilize a ferramenta ConfigAlias que acompanha o sistema TACGASAD3
O sistema TACGASAD3 é um sistema totalmente parametrizável, que controla entrada/saída do horário de verão, emite cupom fiscal com finalização por forma de pagamento, permite o cancelamento do último cupom, leitura de memória fiscal, Leitura X, Redução Z, abertura de gavetas, efetua Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), homologado pela Secretaria de Estado, além de permitir integração com a maioria dos equipamentos de automação comercial: leitores de código de barras, impressoras fiscais (ECF), CTF (controle total de frotas), impressoras e leitoras de cheques, impressora não fiscal, balanças, teclados reduzidos, softwares/hardwares para automação de bombas de combustível (captura automática de abastecimentos diretamente de cada bico), captura dependendo da automação até 1000 abastecimentos com o micro desligado, nas bombas eletrônicas altera o preço diretamente pelo EMSys3, não precisando efetuar a operação nas bombas, trava bombas automaticamente esperando recebimentos, multi-host, integração com módulo de cartão fidelidade via WEB, logoff sistemas por segurança, visualização de relatórios como cupom cheque troco e vendas. Bloqueia bico horário noturno.
Configuração básica recomendável para instalação do sistema.
Processador 1.5GHz1 GB de memória RAM5GB de espaço livre em discoWindows 98/2000/XP/Vista/Windows7Monitor SVGA 256 coresResolução Mínima 800x600
As funções para realizar login e logout no sistema executadas pelo operador estão disponíveis no menu "Sistema".
Ao executar o sistema a tela de login será apresentada automaticamente para o operador, sem que nenhuma opção seja selecionada. Veja na figura abaixo a tela de login com operadores cadastrados, OPERADOR PADRÃO, PADRÃO, SUPERVISOR. Para efetuar o login é preciso selecionar o operador desejado, digitar a senha e clicar e Ok.
A partir do momento em que há um operador logado será exibida a opção LOGOUT para que o operador possa ser desconectado do sistema, possibilitando a troca de operador quando necessário.
A função para alteração da senha de um operador está disponível no menu "Sistema" e permite que a senha cadastrada inicialmente pelo configurador (TG3Config), no momento da criação do operador, possa ser alterada sempre que desejado.
Ao clicar na opção a tela abaixo será exibida exigindo a digitação da senha atual, a digitação da nova senha e a confirmação da mesma.
Caso a informação da senha atual esteja correta e, a nova senha e a confirmação da senha estiverem iguais, a senha será alterada com sucesso e a mensagem da figura abaixo será exibida.
A função para recarregar os parâmetros do sistema está disponível no menu "Sistema" e realiza a recarga automática de todos os parâmetros atualizados do sistema.
Esta opção é importante para que as alterações feitas nos parâmetros do sistema configurador TG3Config sejam atualizados no TACGASAD3 Ao selecionar a opção, o sistema ficará em espera alguns segundos até que todos os parâmetros sejam carregados. Ao finalizar será exibida a mensagem da tela abaixo.
A função para finalizar o sistema está disponível no menu "Sistema" e realiza o fechamento do TacGasAD3AD3.38.50. Ao clicar na opção será exibida uma mensagem questionando se o operador realmente deseja realizar a finalização do sistema.
Em caso positivo o sistema será fechado, caso contrário continuará em execução normal. Ao desconectar o operador através da opção LOGOUT será exibida a opção LOGIN para que um novo operador possa ser selecionado.
Para realizar a abertura de turno, o operador deve acessar o menu "Turno" e clicar na opção "Abrir Turno", ou utilizar a tecla de atalho (F10). Para isso é necessário que não tenha nenhum turno aberto até o momento. Assim que realizar a ação será exibida a tela abaixo com o nome do operador, data atual, número do turno que está sendo iniciado e o fundo de caixa liberado para digitação do valor monetário com o qual o caixa iniciará suas atividades.
Quando o operador clicar em Ok será exibida a mensagem da tela abaixo para confirmar a abertura do turno.
Ao confirmar a abertura do turno será exibida a mensagem da tela seguinte confirmando que o turno foi aberto com sucesso. A partir desse momento o operador pode dar continuidade ao seu trabalho normal no sistema.
Para fechar o turno, o operador deve acessar o menu "Turno" e clicar na opção "Fechar Turno", ou utilizar a tecla de atalho (F11). Para isso é necessário que não tenha abastecimentos pendentes na tela.
Para realizar a sangria no sistema, que é a retirada de dinheiro do caixa, deve-se acessar o menu "Turno" e clicar na opção "Sangria", ou utilizar as teclas de atalho (Ctrl + S).
Será exibida uma tela com as formas de pagamento cadastradas no sistema e configuradas para sangria e, um campo para digitação da quantia. O operador deve selecionar o tipo desejado, digitar a quantia a ser retirada no campo valor e clicar em OK.
No exemplo abaixo é possível realizar sangria somente em dinheiro. Todos os valores digitados serão somados e exibidos no campo total. Cada vez que o operador clicar em OK, o valor digitado será gravado no sistema como retirada feita no caixa.
Para realizar o suprimento no sistema, que é a reposição de dinheiro em caixa, deve-se acessar o menu "Turno" e clicar na opção "Suprimento", ou utilizar as teclas de atalho (Ctrl + U).
O operador deve selecionar o tipo "espécie" correspondente e digitar a quantia a ser retirada no campo valor e clicar em OK.
No exemplo acima é possível realizar suprimento somente em dinheiro. Todos os valores digitados serão somados e exibidos no campo total. Cada vez que o operador clicar em OK, o valor digitado será gravado no sistema como suprimento feito no caixa.
Conforme exigência do roteiro PAF-ECF o menu fiscal está disponível em todas as telas operacionais, ou no menu conforme ilustração abaixo:
A visualização dos cheques emitidos para troco aos clientes do estabelecimento está disponível no menu "Turno", opção "Visualizar Cheque Troco", ou através das teclas de atalho (Ctrl + Alt + T). Ao executar o comando será exibida uma tela como na figura abaixo.
Nesta mesma tela, é possível filtrar o(s) cheques desejado(s): "Filtro" e "F3 - Cheques trocos disponíveis".
O filtro possibilita que um cheque seja localizado dentre os cheques exibidos na tela digitando-se o número do mesmo. À medida que o número do cheque é digitado o sistema realiza o filtro automaticamente e todos os cheques com os números digitados são exibidos. Exemplo
A opção "Cheques trocos disponíveis", que também pode ser acessada pela tecla de atalho F3, mostra somente os cheques disponíveis para utilização, ou seja, sem cupom fiscal associado. Quando a opção é desmarcada são exibidos todos os cheques troco que foram utilizados.
Permite ao usuário emitir relatório para conferência das vendas realizadas no respectivo turno.
Após selecionar o turno e clicar em "F2" para gerar o relatório venda detalhada, as informações irão aparecer na tela, como mostra a imagem abaixo.
Depois de gerado, as informações podem ser impressas ou até mesmo salvas no próprio computador.
Permite verificar as vendas realizadas em um total, para retirar o relatório é necessário estar com o turno fechado. Este relatório demonstra o valor total das vendas realizadas, como : produtos, serviços , vendas de combustíveis etc. Após acessar a opção visualizar o relatório de venda detalhada irá aparecer a opção para selecionar o turno que será retirado o relatório, como mostra a imagem abaixo.
Após selecionar o turno clique em "OK " ou "F2", será retornado tela para selecionar o formato em que deseja gerar o relatório.
Com o relatório é possível o operador buscar todos os itens que foram vendidos e ainda não foram integrados no fechamento de caixas
Pesquisa o caixa "F7", após ira trazer os itens do caixa selecionado e não integrado.
Lembrando que o relatório pode ser impresso "F3", salvo "F4". Como mostra a tela abaixo.
Esta função é apenas informativa. Insere-se o código de uma possível consulta realizada no sistema e pesquisa. O sistema ira retornar as informações cadastrais, formas de pagamentos disponíveis para o cliente que esta sendo realizada a consulta.
Esta função é apenas informativa. Insere-se o código de uma possível consulta realizada no sistema e pressione "F2".
O sistema irá retornar a tela abaixo contendo os dados cadastrais pessoais do cliente. O cadastro do mesmo é realizado no EMSys3.
Funcionalidade disponível no menu Turno função "Lançar abastecimento como aferição" ou pelo atalho "F8" .
A visualização das aferições de combustível, processo de medição e armazenamento dos abastecimentos feitos em cada um dos bicos do posto, está disponível no menu "Turno", opção "Visualizar Aferições". Ao executar o comando será exibida uma tela com todas as aferições feitas e ainda não faturadas. A informação do número do bico fica no lado esquerdo ao nome do combustível. Do lado direito está o valor da aferição feita.
Além da visualização esta tela possibilita também o lançamento de novas aferições e a exclusão de aferições feitas. Para fazer um novo lançamento manual clique no botão "Lança Aferição" e será exibida uma tela para escolha do bico de abastecimento.
O lançamento da aferição deve ser lançado em quantidade de litros.
Para excluir uma aferição lançada, clique sobre a aferição ser excluída e depois no botão da tela de visualização das aferições. Antes de excluí-la o sistema exibirá uma mensagem solicitando confirmação da exclusão como mostra a figura abaixo.
ESSA FUNCIONALIDADE SÓ ATENDE A ESTADOS COM PERMISSÃO PARA LANÇAMENTOS MANUAIS, OU SEJA, QUE NÃO UTILIZA AUTOMAÇÃO. |
Esta função possibilita o lançamento da medição do tanque feita pelo usuário e/ou responsável do posto.
A opção para colocar a impressão dos cupons fiscais em modo automático no sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Colocar impressão em modo automático".
Assim que a opção for selecionada será exibida uma pequena tela informando que a impressão automática de cupom fiscal está em funcionamento sempre que houver cupons para serem impressos. Enquanto os cupons estiverem sendo impressos será exibida a mensagem "Imprimindo cupom", como na figura abaixo.
Existe um parâmetro no sistema configurador (TG3Config) do TACGASAD3 que obriga o sistema a manter a impressão automática ativa todo o tempo, sem que seja preciso acessar a opção no menu para executá-la.
A alteração do preço unitário dos combustíveis na bomba está disponível no sistema no menu "Automação" e opção "Alterar o preço unitário da bomba" ou, através das teclas de atalho (Ctrl + M).
Ao selecionar esta opção será mostrada uma tela com todas as bombas de abastecimentos, os combustíveis disponíveis em cada bomba e, o respectivo preço unitário. Veja figura abaixo.
Para realizar a alteração do preço unitário de uma bomba, o operador deve selecionar a bomba desejada e digitar o novo valor no campo "Novo Preço Unitário". Ao clicar no botão Ok (tecla de atalho F2), a alteração do preço será atualizada na bomba de combustível.
Para atualizar o preço de um mesmo tipo de combustível em todas as bombas pode-se acessar a pesquisa de itens no botão "Por Produto" (atalho F3). Ao selecionar esta opção será exibida uma tela com os dados de todos os combustíveis cadastrados no sistema.
Para concluir a alteração do preço do combustível em todas as bombas é preciso selecionar o desejado e clicar em OK.
A opção para visualização dos encerrantes do sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Visualizar encerrantes". Ao selecionar a opção será exibida uma tela com uma grade de informações dos encerrantes de todos os bicos de abastecimento do posto. No exemplo da figura abaixo podem ser vistos os encerrantes dos bicos de 1 a 16, com informações de medição dos combustíveis.
Para realizar a conferência de um determinando encerrante o operador deve selecionar o bico desejado e clicar no botão "F2 – Conf. Encerrante". Então será exibida uma tela informando o bico que está sendo conferido, o valor do encerrante zerado e um valor informando a situação do encerrante. Assim que a opção for selecionada será mostrada uma tela que informará a diferença entre o encerrante e a bomba.
No campo encerrante o operador deverá colocar o valor do acerto a ser feito. O campo à direita do encerrante informará a diferença.
Manutenção de Bombas
A manutenção permite ao responsável registrá-la com o objetivo principal de manter o controle sobre os encerrantes além de atender as especificações legais exigidas pelo Fisco. Para tanto, a primeira tela da manutenção de bomba deve-ser selecionar o número a bomba qual obteve a manutenção e conseqüentemente o número do bico.
Na seqüência o responsável deve informar todos os dados solicitados conforme tela abaixo, no entanto quem fornece estas informações é a empresa/técnico responsável pela manutenção, obrigatoriamente documentado no Laudo Técnico.
A opção para bloquear bico de abastecimento do sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Bloquear Bico", ou também através das teclas de atalho Ctrl + B.. Ao selecionar a opção será exibida uma tela com todos os bicos de abastecimentos do posto na tela, como pode ser visto abaixo
Para realizar o bloqueio do bico para impossibilitar sua utilização para abastecimentos no posto, o operador deve selecionar o bico desejado, que não esteja bloqueado e, então clicar no botão Ok (F2). Então será exibida uma mensagem questionando se o operador deseja realmente bloquear o bico, como mostra a figura abaixo:
.
Após clicar em "Sim" para bloquear todos os bicos, retornará uma mensagem informando que todos os bicos foram bloqueados com sucesso.
A opção para desbloquear bico de abastecimento do sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Desbloquear Bico", ou também através das teclas de atalho Ctrl + D. Ao selecionar a opção será exibida uma tela com todos os bicos de abastecimentos do posto na tela, como pode ser visto abaixo.
Para realizar o desbloqueio do bico para permitir sua utilização para abastecimentos no posto, o operador deve selecionar o bico desejado, que esteja bloqueado e, então clicar no botão Ok (F2). Então será exibida uma mensagem questionando se o operador deseja realmente desbloquear o bico.
A tela de desbloqueio de bicos possui uma ferramenta que possibilita o desbloqueio de todos os bicos simultaneamente, o botão "Desbloq. Todos". Ao clicar no botão será exibida uma mensagem questionando se o operador deseja realmente desbloquear todos os bicos.
Logo após desbloquear todos os bicos clicando em "Sim" o sistema ira retornar a mensagem informando que o desbloqueio de todos os bicos foi realizado com sucesso.
A opção para marcar todos os abastecimentos pendentes (não faturados) na tela do sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Marcar Todos Abastecimentos".
Na figura abaixo é possível visualizar todos os abastecimentos selecionados em evidência com uma seta em vermelho.
A opção para desmarcar todos os abastecimentos pendentes (não faturados) na tela do sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Desmarcar Todos Abastecimentos".
A opção para marcar/desmarcar abastecimentos pendentes (não faturados) na tela do sistema está disponível no menu "Automação" e opção "Marcar Todos Abastecimentos".
Para realizar o comando é preciso inicialmente selecionar o abastecimento a ser marcado/desmarcado. Se o abastecimento selecionado estiver marcado ao executar o comando, o sinal de X será retirado, desmarcando o mesmo. Caso contrário, se estiver desmarcado, ao executar o comando será colocado um sinal de X na coluna Flag. Na figura abaixo é possível visualizar os primeiro quatro abastecimentos marcados.
Esta função permite que o operador veja todos os abastecimentos pendentes que estão na tela, podendo pesquisar pelo código do operador. Caso não saiba o código do operador pode-se pesquisar indo até o atalho "F3" ou clicando em , com isto o sistema ira mostrar todos os abastecimentos pendentes.
Para realizar a medição da quantidade de combustível nos tanques do posto acesse o menu "Automação" e opção "Medidor de Tanques". É necessário que o posto possua o medidor de tanques instalado para que o sistema possa realizar a medição. Também é necessário que o medidor de tanques tenha sido configurado no sistema configurador TGAd3Config. Para maiores informações sobre a configuração desta automação, veja Medidor de Tanques.
Ao acessar o medidor de tanques será exibida a tela abaixo. Ela possibilita ao operador realizar a medição individual de um tanque (F5), a medição automática dos tanques (F6) e realizar o inventário de Produtos (F7).
Na opção "F5 – Medição Individual Tanque" é possível obter a quantidade de combustível de um determinado tanque naquele momento. Para isso, selecione o tanque desejado dentre os cadastrados, exibidos na grade do lado esquerdo da figura acima e, clique no botão "F3 – Obtém medição Tanque". Na figura representativa do tanque que está no lado direito da figura acima serão exibidas as informações da medição feita.
Na opção "F6 – Medição Automática dos Tanques" é possível obter a medição da quantidade de combustível em todos os tanques cadastrados no sistema.
Ao clicar no botão "F3 – Obtém Medição", na figura abaixo, será exibida uma mensagem solicitando que o operador aguarde até que o sistema obtenha a medição de todos os tanques.
Na opção "F7 – Inventário de Produto" é possível obter um inventário para os produtos cadastrados. Cada produto inventariado pode ser identificado pela cor do tanque de acordo com a legenda de produtos e respectivas cores, veja na tela abaixo.
ESTA FUNCIONALIDADE FOI REMOVIDA DA APLICAÇÃO DE ACORDO COM ACORDO PAF-ECF. |
O sistema permite que o operador altere o cliente do sistema utilizando a opção "Selecionar Cliente" no menu "Vendas".
F3 - Pesquisar por Código: Busca de clientes através de ordem crescente de códigos de identificação.
F4 - Pesquisar por Nome: Busca de clientes através de ordem alfabética do nome.
F5 - Pesquisar por Placa: Busca de clientes através de ordem crescente de letras e números da placa do automóvel.
F6 – CPF/CNPJ: Seleção do consumidor através do número do CPF ou CNPJ.
F7 - Consumidor: Seleção do consumidor padrão (cliente que não possui cadastro no sistema gerencial). Basta dar um click no botão .
Alt + D - Detalhes: Apresentação da tela que contém informações cadastrais do cliente como: código de identificação, nome, número do cartão de crédito, CPF ou CNPJ, IE ou RG, endereço, cidade, estado, bairro, telefone, nascimento, recado, observação, crédito disponível, % desconto padrão, % acréscimo padrão, crédito bloqueado, tipo de preço aplicado ao cliente e tipos de pagamento permitidos.
Para registrar um abastecimento pendente utilize a opção "Registrar Abastecimento" no menu "Vendas", ou a tecla de atalho (F2). Selecione um dos abastecimentos pendentes antes de acionar a opção para indicar ao sistema aquele que deseja registrar. Acionando a opção através do menu, F2 ou Enter.
Depois de informado o consumidor final será retornado à tela para confirmação dos dados do cliente ou ainda, para a inserção destes dados. Estes mesmos dados quando preenchidos e/ou existentes preenchem os dados no cupom fiscal.
Ao finalizar o abastecimento selecionado será transferido para a tela de abastecimentos do cupom fiscal.
Para realizar a venda de itens ou produtos utilize a opção "Vender Itens" no menu "Vendas", ou a tecla de atalho (F3).
Após selecionar a venda de itens será solicitado inicialmente o cliente para quem está sendo feita a venda, exibindo a tela de Pesquisa de Clientes, selecione o consumidor final e/ou o nome do respectivo cliente se necessário.
A seleção do produto a ser vendido pode ser feito de duas formas: utilizando o leitor de código de barras para leitura do código de cada produto e, utilizando a tecla F7, botão "Consultar Item". Da forma manual a tela de pesquisa de itens será exibida com todos os produtos cadastrados no sistema.
Se o operador não indicar a quantidade desejada de cada item da venda, o sistema considerará sempre igual a um (1).
Para indicar uma quantidade diferente de (um) basta digitar o número desejado. Na figura abaixo foi indicada uma quantidade igual a três (3), destaque em verde.
O cancelamento de itens de venda do cupom fiscal está disponível no menu "Vendas", na opção "Cancelar Venda Item", ou através da tecla de atalho F9. Para cancelar um item do cupom é preciso selecioná-lo. No exemplo da figura abaixo o segundo item de venda.
Ao acessar a opção no menu ou clicar F9 será exibida uma mensagem questionando o operador se deseja realmente cancelar o item.
Para finalizar uma venda e efetuar o pagamento utilize a opção "Finalizar Venda" no menu "Vendas", ou a tecla de atalho (F4). Esta opção está disponível tanto na tela principal do sistema quanto na tela de produtos para venda (F3).
Após realizar todo o processo de venda inicia-se a finalização e recebimento do pagamento. Neste momento deverá ser indicada a forma de pagamento utilizada pelo cliente que, pode ser feita de duas formas.
Utilizando a tecla F4 (Formas de Pagamento) que mostrará todas as formas disponíveis para seleção.
A emissão de nota fiscal a partir do cupom fiscal está disponível no menu "Vendas", opção "Nota Fiscal Cupom", ou através das teclas de atalho Ctrl + F11. Ao acessar esta opção é exibida uma tela com todos os cupons fiscais não cancelados do turno corrente, conforme figura abaixo.
Selecione o cupom fiscal a partir do qual será gerada a nota fiscal e clique no botão .
Após preencher e/ou confirmar os dados pressione .
Confirme se deseja gerar nota ou cancele a operação.
Se confirmar o sistema retornará mensagem de sucesso na geração e o número da nota fiscal.
Para impressão da nota fiscal deve-se ter a template criada no EMSys3, pois, corresponde ao layout da nota.
No Tacgas3 obedecendo ao PAF-ECF é permitido gerar a Nota Fiscal Eletrônica e realizar a sua transmissão. Para tanto, é necessário ter instalado o EMSys3 na máquina e possuir certificado digital instalado na mesma máquina.
A tela acima é a tela de gerenciamento da nota fiscal eletrônica permitindo consultar, transmitir, exportar XML e imprimir o DANFE.
O cancelamento de uma venda está disponível no menu "Vendas", na opção "Cancelar Venda", ou através da tecla de atalho F6.
O sistema sempre cancelará a venda atual do sistema, ou seja, o cupom fiscal ainda não faturado que estiver na tela.
Se operador acionar o cancelamento sem um cupom fiscal aberto, o sistema fará o cancelamento do último cupom fiscal faturado, desde que não tenha sido cancelado. Após cancelar o último cupom faturado, o sistema exibe a mensagem "Cupom cancelado com sucesso".
No entanto, se o último cupom tiver sido cancelado anteriormente, e nenhuma venda estiver sendo faturado para cancelamento, o sistema não permitirá o cancelamento.
A consulta de carta frete está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Carta Frete", ou através da tecla de atalho (Ctrl + F). A tela de consulta de cartas frete é exibida na figura abaixo.
A carta frete é utilizada como forma de pagamento pelo sistema e esta pesquisa possibilita visualizar as cartas fretes disponíveis para utilização pelos clientes no estabelecimento comercial.
A consulta de clientes está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Clientes", ou através da tecla de atalho (F5).
Ao selecionar a opção a tela de consulta, o sistema retornará tela com várias opções de procura e outras funções. Por padrão a pesquisa incremental estará selecionada para que a procura seja feita automaticamente, a medida que o operador digitar a informação a ser procurada. Mas pode ser desativada clicando sobre o botão que está no canto superior esquerdo da tela (F10 - Pesquisa Incremental).
A pesquisa pode ser feita por 4 tipos diferentes de informação relacionadas ao cliente: código, nome, placa do carro ou CPF/CNPJ.
Por padrão a procura por nome estará selecionada. Quando a procura por placa é selecionada é exibida uma tela diferente como na figura abaixo
Além da pesquisa, a Consulta de clientes disponibiliza outra funções dispostas nos botões que estão na parte inferior da tela. Abaixo está uma descrição sucinta da função de cada botão bem como a tela exibida ao clicar.
1) Consumidor - seleciona o cliente padrão automaticamente e fecha a tela de consulta.
2) Detalhes - exibe outra tela com detalhes das informações do cliente selecionado na pesquisa.
A consulta dos emitentes de cheque está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Emitentes Cheque ", ou através da tecla de atalho (Ctrl + E). Veja a opção circulada em vermelho na tela abaixo A tela de consulta de emitentes é mostrada na figura abaixo:
Ao selecionar a opção, a tela de consulta de emitentes será exibida conforme mostra a figura abaixo. Ela possui várias opções de procura e outras funções.
Por padrão a pesquisa incremental estará selecionada para que a procura seja feita automaticamente, a medida que o operador digitar a informação a ser procurada. Mas pode ser desativada clicando sobre o botão que está do lado direito da tela na parte superior (F10 - Pesquisa Incremental).
A pesquisa pode ser feita de duas formas diferentes: pelo nome (F4) ou, pelo CPF/CNPJ (F3) do cliente. Basta clicar na opção de procura desejada.
Além da pesquisa, a Consulta de emitentes de cheque disponibiliza outra funções dispostas nos botões que estão na parte inferior da tela como mostra a imagem acima.
A consulta dos itens de venda está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Itens", ou através da tecla de atalho (F7). Ao selecionar a opção, a tela de consulta de itens será exibida conforme mostra a figura abaixo:
Por padrão a pesquisa incremental estará selecionada para que a procura seja feita automaticamente, a medida que o operador digitar a informação a ser procurada. Mas pode ser desativada clicando sobre o botão que está do lado direito da tela na parte superior (F5 - Pesquisa Incremental).
A pesquisa pode ser feita de duas formas diferentes: pelo código (F3) ou pela descrição do item (F4). Basta clicar na opção de procura desejada. Além da pesquisa, a Consulta de itens de venda disponibiliza duas funções dispostas nos botões que estão na parte inferior da tela. Abaixo está uma descrição sucinta da função de cada botão bem como a tela exibida ao clicar.
1) Detalhes - exibe outra tela com os detalhes do item selecionado na pesquisa. Como exibido na imagem acima.
2) Menu Fiscal - exibe outra tela com as opções do menu fiscal.
A consulta de cheques está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Cheques", ou através da tecla de atalho (Ctrl + H).
Para realizar a consulta o operador deve preencher o CPF do emitente do cheque, o valor do cheque e clicar no botão Ok.
Esta funicionalidade é apenas para consultar os cheques quando relacionados a uma placa, fica armazenado no banco de dados no 3. Estes por sua vez, podem ser consultados no pdv a partir do lançamento da placa. É uma consulta rápida para ver se há inadimplência
EMSys3
A consulta CMC7 é uma tecnologia de reconhecimento adotado pela maioria dos bancos com intuito de facilitar o processamento dos cheques. No sistema esta opção está disponível no menu "Vendas" e opção "Consulta CMC7", ou através das teclas de atalho (Ctrl + F7).
Função encontra-se em desenvolvimento |
Quando o PDV onde o sistema está instado possui gaveta para manipulação de dinheiro instalada, o sistema oferece a opção "Abrir Gaveta" no menu "Vendas" para o operador realizar a abertura da gaveta quando desejado.
É importante que o parâmetro 10107 esteja configurado como "Sim" no sistema configurador (TGAD3Config) para a gaveta funcionar corretamente. Se o operador não puder realizar vendas no sistema com a gaveta aberta deve-se configurar como "Não" o parâmetro 10116.
Ao acionar o comando o sistema abrirá a gaveta e, se o sistema estiver configurado para não permitir vender com a gaveta aberta será exibida uma mensagem na barra de status solicitando o fechamento da gaveta.
Esta função ativa o tacbrinde para que o operador possa utilizar o modulo TacBrinde. Para isto ele precisa lista a placa que deseja realizar a operação, logo após ir em "F4" para listar os brindes, para imprimir basta ir em "F3".
Para realizar a consulta de cheques como exemplo utilizando a check check o cliente deverá ter contratado o serviço junto a instituição.
PARAMETRIZADO DE ACORDO COM REGRAS DE CADA SEFAZ/ UF.
Esta é a nota fiscal eletrônica gerada a partir do PDV. Equivalente aos formulários existentes no EMSys3. A distinção desta está na opção de se escolher o abastecimento qual deseja gerar a NFS.
A numeração depende do modelo do documento fiscal e da configuração no EMSys
3, ora digita-se ora o cálculo/retorno da numeração será automático.
Retornará uma tela para transmiti-la no exato momento. Siga os passos: transmitir, aguardar transmissão e imprimir DANFE. Após impressão fechar a tela.
Para emitir uma leitura X da impressora fiscal conectada ao PDV utilize a opção "Emitir Leitura X" no menu Fiscal, ou através das teclas de atalho "Ctrl + X".
A leitura X é um relatório fiscal emitido pela ECF, a qualquer momento, indicando os valores acumulados nos contadores e totalizadores, sem que isso resulte em zerar ou diminuir os valores.
Ao solicitar a emissão da Leitura X o sistema exibirá uma mensagem questionando o operador se realmente deseja emitir o relatório. Veja na figura abaixo
A memória fiscal da ECF é uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa do estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa.
Para realizar a leitura simplificada da memória fiscal da ECF conectada ao PDV utilize a opção "LMFS – Leitura Fiscal Simplificada" no menu Fiscal. Veja na figura abaixo a tela para emissão da LMFS.
A leitura da memória fiscal pode ser impressa na ECF, botão IMPRIMIR, ou salva em arquivo texto, botão SALVAR.
A leitura da memória fiscal simplificada pode ser impressa na ECF, botão IMPRIMIR, ou salvar em arquivo texto, botão SALVAR. Também são oferecidas duas formas diferentes para obtenção dos dados da leitura fiscal, por datas iniciais e finais dos lançamentos (veja figura acima) ou, por intervalo de reduções.
Após a impressão da LMFS o sistema emite uma mensagem indicando sua conclusão.
A memória fiscal da ECF é uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa do estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa.
Para realizar a leitura completa da memória fiscal da ECF conectada ao PDV deve-se utilizar a opção "LMFC – Leitura Fiscal Completa" no menu Fiscal.
Veja na figura abaixo a tela para emissão da LMFC.
A leitura da memória fiscal pode ser impressa na ECF, botão IMPRIMIR, ou salvar em arquivo texto que depois de marcado, deve-se clicar em .
Pode gerar por "TIPOS" diferentes para obtenção dos dados da leitura, por datas iniciais e finais dos lançamentos ou, por reduções.
Após a finalização da gravação do arquivo texto LMFC.txt o sistema emitirá uma mensagem informando que foi concluída com sucesso e indicando o local onde foi salvo. O arquivo sempre será salvo na mesma pasta de instalação do sistema.
O arquivo no formato de espelho da MFD (Memória de Fita Detalhe) é uma reprodução na íntegra dos documentos emitidos pelo ECF.
Para gerar o espelho MFD no sistema utilize a opção "Espelho MFD" no menu "Fiscal" e, a tela abaixo será exibida.
Os dados a serem gerados no arquivo podem ser selecionados sob dois critérios diferentes. Utilizando o número inicial e final do cupom fiscal emitido, veja na figura acima. E, utilizando as datas inicial e final do período de movimentação a ser gravado.
Este arquivo é feito com as informações contidas na Memória Fiscal da ECF. É exigido pelo PAF e sua extensão é .txt. É gerado um arquivo MF por mês. Selecione a opção no menu Fiscal, função ARQ.MF.
O arquivo será gerado automaticamente.
O arquivo MFD (Memória de Fita Detalhe) é um documento emitido com informações sobre a memória fiscal da ECF. Para gerá-lo no sistema utilize a opção "Arquivo MFD" no menu "Fiscal".
Os dados a serem gerados no arquivo atende a dois critérios:
a) Utilizando as datas iniciais e finais do período de movimentação a ser gravado, e;
b)utilizando o número inicial e final dos cupons fiscais emitidos.
Ao clicar no para solicitar a geração do arquivo da memória fiscal, o sistema retornará mensagem para confirmar o procedimento, pois, durante a geração do arquivo a ECF fica bloqueada para uso.
Ao finalizar o procedimento o sistema exibirá uma mensagem informando o local onde o arquivo texto com as informações obtidas foram gravadas.
Por padrão, o sistema vai gravá-lo no mesmo local de instalação do sistema.
"Arq. AC 17/04", para gerar arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe conforme estabelecido no Ato COTEPE/ICMS 17/04, de 17 de março de 2004, inclusive quanto ao padrão de nomeação, com possibilidade de seleção por período de data e por intervalo de COO, no mesmo subdiretório onde está instalado o PAF-ECF ou SG, quando este executar esta função, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD especificado no requisito XXXI.
O sistema dispõe de uma ferramenta que gera dois tipos distintos de arquivo contendo os dados das movimentações das vendas do ECF num determinado período. Pode ser acessada na opção "Vendas do Período" no menu "Fiscal". Veja a tela na figura abaixo.
Para gerar com informações das vendas do período informado no layout do SINTEGRA marque a opção, como na figura acima e "Ato Cotepe/ICMS09/08".
O PAF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o ECF ou impressora fiscal. O sistema disponibiliza a opção "Identificação do PAF-ECF" no menu "Fiscal" para realizar este procedimento.
Ao clicar na opção do menu o sistema enviará um relatório gerencial para a ECF com a identificação do PAF. É necessário que não haja cupom fiscal aberto na impressora para realizar este procedimento.
ESTA FUNCIONALIDADE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NESTE APLICATIVO. |
O PAF-ECF exige função que permita emitir, pelo ECF, Relatório Gerencial "CONTROLE DE ENCERRANTES", que deverá ser gerado nos seguintes modos:
O sistema disponibiliza a impressão de um relatório gerencial na ECF com dados dos abastecimentos pendentes no sistema, localizado no menu "Fiscal" e opção "Abastecimentos Pendentes".
Ao acessar a opção o sistema exibirá uma mensagem questionando se o operador deseja imprimir o relatório, veja na figura abaixo.
Ao confirmar será impresso um relatório na ECF com dados dos abastecimentos pendentes no sistema, ainda não faturados e disponíveis na tela principal no grid a esquerda. No exemplo da figura existem dois abastecimentos pendentes.
Parâmetros de Configuração é para emitir Relatório Gerencial pelo ECF contendo a configuração programada no PAF-ECF em execução para os parâmetros de configuração previstos nesta especificação, relativos aos requisitos que referenciem "a critério da unidade federada".
Registros do PAF-ECF objetivo é gerar arquivo eletrônico contendo as informações relativas ao estoque total, Tabela de Mercadorias e Serviços prevista no Requisito XIII e o estoque parcial informadas pelo código ou pela descrição, e, extraídas por período de data.
Para gerar arquivo eletrônico contendo as informações previstas no leiaute estabelecido no Anexo VI, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente por meio do Registro tipo EAD especificado no requisito XXXI, com possibilidade de seleção por mês e ano e também por CPF/CNPJ ou todos para os quais houve venda no mês e ano definido.
O sistema disponibiliza uma ferramenta para gravar as informações da leitura X da ECF em arquivo texto em "Outras Funções", opção "Gravar Leitura X em Arquivo", ou através das teclas de atalho Ctrl + Alt + X.
Quando selecionar a função será necessário informar o diretório onde irá salvar o arquivo.
Ao finalizar a gravação da leitura X no arquivo informado, o sistema exibirá a mensagem informando que foi emitida com sucesso.
Para realizar a alteração do horário normal da impressora fiscal para o horário de verão e vice-versa, o sistema disponibiliza uma ferramenta no menu "Outras Funções", opção"Entrar em horário de verão", ou através das teclas de atalho Ctrl + Alt + H.
Antes de realizar a alteração o sistema exibirá uma mensagem questionando se o operador deseja realmente alterar o horário da impressora.
Se a impressora já estiver no horário de verão o mesmo será desprogramado atrasando o relógio em 1 (uma) hora, caso contrário será adiantado em 1 (uma) hora. |
Trocar Bobina (Ctrl + T)
Para realizar a troca da bobina de papel da ECF acesse a opção"Trocar Bobina" no menu "Outras Funções" ou através das teclas de atalho Ctrl + T.
Antes de realizar a troca o sistema exibe mensagem de confirmação, como mostra a figura abaixo.
Sempre e automaticamente, será gerada uma Leitura X assim que recolocar a bobina na impressora
Para emitir a redução Z de uma ECF através do sistema utilize a opção "Emitir Redução Z" em "Outras Funções" ou através das teclas de atalho Ctrl + Z.
A redução Z é um processo realizado para fechamento da movimentação do dia anterior da impressora fiscal.
A emissão automática é realizada as 23:55 diariamente, no entanto, se o operador desejar pode manualmente iniciar o processo da redução A.
IMPORTANTE: se houver duas impressões da redução Z consecutivamente, a movimentação do dia atual será fechada e a ECF não poderá ser utilizada até as 00:00 horas.
No momento em que o operador solicita a emissão da redução Z, o sistema exibe mensagem para confirmação.
Após finalização da emissão o sistema exibe mensagem informando que foi gerada, indicando a data da geração, e questiona se deseja gerar novamente a redução Z.
Na iminência de emitir uma segunda emissão de redução Z, o sistema alerta que se for emitida bloqueará a impressora até a meia-noite.
Após a confirmação do operador e a emissão da nova redução Z, o sistema exibe uma mensagem de finalização da emissão.
A Redução Z com Entrada/Saída do horário de verão torna o processo mais eficaz e minimizam-se os erros em virtude da troca do horário.
Na entrada do horário de verão este comando emite a redução z, altera concomitantemente o horário da ECF e do sistema permitindo a plena utilização do sistema.
Embora similar à função original, a grande vantagem de se utilizar este comando na saída do horário de verão está no "bloqueio" da impressão pelo TACGas3 enquanto a contagem regressiva não é concluída. Ou seja, o sistema não permite a impressão de nenhum documento neste período cujo objetivo é assegurar o sucesso da operação.
Para obtenção dos dados da ECF no momento da emissão da última redução Z, "Obtém Dados Última Redução" no menu "Outras Funções".
Antes de obter os dados o sistema exibe uma mensagem solicitando confirmação, como mostra a figura abaixo.
Com a finalização da obtenção dos dados o sistema exibe uma mensagem de finalização e também grava o arquivo resumofiscal.xml com os dados obtidos da última redução na pasta de instalação do sistema.
RFD (Registro de Fita-Detalhe), pertinentes à automação, que entrou em vigor a partir de 01 de julho de 2007 no estado de São Paulo.O RFD surgiu através da Portaria CAT-52 de 06 de junho de 2007 e corresponde a um arquivo digital, armazenado no disco rígido do computador, que contém dados de todos os documentos emitidos pelo ECF, a identificação do equipamento e de seu usuário.
O sistema oferece a opção de geração de Nota Fiscal para o Consumidor, conforme perfil de cada UF, no menu "Outras Funções", opção "Nota Fiscal Consumidor".
Com o controle de estadia a unidade posto que possui esta ferramenta, ela consegue controlar a carga que o determinado motorista chegou, data de chegada, data de saída, horário, valor que será cobrado para o motorista. Como mostra a tela abaixo
Quando houver novo credenciamento de versões junto a SEFAZ de cada Estado a atualização do sistema dar-se-á a partir da atualização automática.
Atender especificamente SEFAZ-SÃO PAULO na geração dos arquivos fiscais.
A lei n.° 12.741/2012, também conhecida como 'De olho no imposto'. Ela nasceu de uma iniciativa popular liderada pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e tem como objetivo tornar claro à população, através dos documentos fiscais ou equivalentes, o valor aproximado corresponde à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais que estão sendo arrecadados.
No menu "Outras Funções" clique sobre gera relatório impostos, digite o número do cupom fiscal e pressione ENTER ou .
"Movimento por ECF", para gerar o arquivo eletrônico previsto no requisito XXV com possibilidade de seleção por período de data e por ECF. Conforme Ato cotepe 17/04 utilizado para transmissão para o Estado do Espírito Santo.
O PAF-ECF para uso do posto revendedor de combustível deve impedir o registro de operação de venda e a emissão de Cupom Fiscal, quando detectar estoque zero, negativo ou superior à capacidade de armazenamento do tanque que contém o produto a ser comercializado.
Mas, o estabelecimento poderá realizar entrada de combustível no próprio TACgas3, menu Outras Funções, Entrada de combustível. Será necessário acesso a NOTA FISCAL para entrar com os dados.
Função implementada para a reimpressão do RPS quando necessário.
Lembrando que RPS é um recibo de provisório de serviço e que sua nota/danfe é transmitida e impressão no EMSys3 após sua transmissão.
Para gerar arquivo eletrônico contendo as informações previstas no leiaute estabelecido no Anexo VI, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente por meio do Registro tipo EAD especificado no requisito XXXI, com possibilidade de seleção por mês e ano e também por CPF/CNPJ ou todos para os quais houve venda no mês e ano definido.
O PAF-ECF deve, automática e imediatamente antes da emissão da última Redução Z referente ao movimento do último dia do mês ou, alternativamente, antes de inicializar as operações do mês seguinte caso não tenha sido impresso, enviar comando ao ECF para emitir Relatório Gerencial denominado "ESTOQUE FISICO DE COMBUSTÍVEIS", cuja finalidade é registrar o inventário físico de combustíveis existente nos tanques.
O RESULTADO do citado acima pode ser observado na tela "Visualização da Medição PAF", meramente para visualização.
Essa informação é liberada para operador SUPERVISOR ou operador de suporte da LINX, uma vez que esta informação é de domínio do fisco.
O sistema oferece uma interface de comunicação com os sistemas gerenciadores dos TEFs instalados no PDV permitindo aos clientes do estabelecimento realizar o pagamento via cartão de crédio e/ou débito em conta corrente. Esta ferramenta está disponível no menu "TEF", opção "Administração TEF". A tela exibe todos os TEFs que foram configurados para o PDV no sistema TGAD3Config. Para configurar os TEFs utilizados deve-se marcar como "Sim" o parâmetro 10500 (TEF Instalado) e, realizar a configuração dos TEFs a serem utilizados pelo PDV no parâmetro 10506 (TEF).
Para gerar a tabela de produtos smartcard o sistema oferece a opção "Tabela de/para" no menu "TEF", submenu "Smart-Card". Quando executada o sistema abre inicialmente a tela de diretórios do windows para o operador indicar o local onde o arquivo texto INTTPR.txt será gravado no PDV.
Após indicar o local de gravação do arquivo e clicar em Salvar, o sistema exibe uma mensagem na tela principal, circulada em vermelho na figura abaixo, enquanto o arquivo está sendo gerado.
Ao finalizar o processo o sistema exibe uma mensagem informando que o arquivo foi gerado com sucesso.
Para gerar a tabela de preços dos itens smartcard o sistema oferece a opção "Tabela de preços" no menu "TEF", sub-menu "Smart-Card". Quando executada o sistema abre inicialmente a tela de diretórios do windows para o operador indicar o local onde o arquivo texto será gravado no PDV.
O sistema oferece uma opção para inserção de produtos cadastrados na base do TacGasAD3Ad3. Para isso acesse o menu TEF, opção "Ticket Accord". Todos os produtos do sistema com o campo "cod_item_tcs" informado serão cadastrados automaticamente no sistema TEF.
Quando o sistema finaliza o cadastro de todos os itens exibe uma mensagem informando que o cadastro foi realizado com sucesso.
Quando não existe nenhum produto disponível para cadastro o sistema exibe uma mensagem informando que não existe produto para ser cadastrado.
Para realizar o resgate de prêmios no sistema em troca de pontos acumulados no cartão fidelidade do cliente utilize a opção "Resgate de Prêmios" no menu Administração, sub-menu "Fidelização".
Será aberta lista de brindes disponíveis, mas só estará habilitada a barra de rolagem e visualização do saldo em estoque após informar o número do cartão no campo específico.
Veja abaixo a tela de resgate.
Pressione a função "resgate" o sistema retornará tela de confirmação.
Para ter acesso às opções do sub-menu fidelização do sistema é necessário inicialmente configurar como "Sim" o[ parâmetro 11206 |mk:@MSITStore:C:\Documents%20and%20Settings\bruna.pinheiro\Desktop\Material%20Roseli%20tg3\Ajuda_TacGas34.chm::/Html/Fidelizacao_11206.htm](Utiliza Sistema de Fidelização) no sistema configurador TG3Config. Se estiver configurado como "Não", o menu ficará invisível e portanto, inacessível para utilização. |
Se o integrador não estiver ativo o sistema exibirá uma mensagem de alerta e não permitirá acessar a tela de resgate.
Na mesma opção de resgate de prêmios existe também a possibilidade de realizar o estorno de prêmios em caso de devolução dos mesmos pelo cliente. Para acessar o estorno clique na aba estorno.
É importante lembrar primeiramente de configurar como "Sim" o parâmetro 11225 (Permite Estorno de Prêmios) para realizar o estorno de prêmios no sistema.
Para efetivar o estorno clique no botão Efetuar Estorno Resgate após digitação do número do cartão do cliente, do número da autorização e da data da realização do estorno.
Para visualizar ou gravar um relatório com todos os itens cancelados do sistema utilize a opção "Itens Cancelados" no menu Administração, sub-menu Relatórios.
Para obter os itens de venda excluídos desejados existem duas formas diferentes de gerar o relatório: por turno ou por data. Para obter os itens por turno é preciso digitar o código do turno desejado no campo "Seq. Turno".
Para pesquisar o turno desejado clique no botão Pesquisar.
Com o relatório de carta frete é possível verificar todas as cartas frete disponíveis para um determinado cliente.
No relatório histórico de bloqueios, o operador consegue visualizar todos os bloqueios que já foram efetuados para um determinado cliente.
Para pesquisar o cliente entre na aba Busca Cliente ou "F5".
Para pesquisar histórico "F7". Para refazer uma nova pesquisar "F6"
O Relatório de Histórico de vendas permite o operador visualizar as vendas realizadas no TacGasAD3. Basta informar Mês de pesquisa e o ano. Podendo ainda escolher o modo de pesquisa ( analítico, sintético, detalhado), após basta clicar em F7 Histórico. Existe ainda a opção brindes, para pesquisas.
Com o Histórico de recebimento o operador pode optar por visualizar todos os recebimentos realizados selecionando o mês e o ano, podendo realizar a pesquisa também por uma placa especifica. Podendo visualizar o total de todas as faturas que estão sendo mostradas na tela abaixo
Este parâmetro permite que o responsável pelo estabelecimento verifique todas as liberações que foram feitas com a senha dos supervisores, um log com as operações.
Utilizado quando possui TACClient no momento em que realiza o orçamento os produtos deste orçamento fica como pendentes ate a emissão do cupom fiscal. Para gerar o relatório selecione a placa do cliente desejado "F2" ou aplicar para que o relatório seja gerado.
O operador ainda tem a opção de imprimir ou salvar o relatório.
Relatório utilizado quando o cliente possui TacClient para informar todos os pedidos cancelados.
Para gerar o mesmo é necessário pesquisar pela data, após clicar em aplicar para que o relatório seja mostrado na tela.
O operador ainda tem a opção de imprimir ou salvar.
Com o relatório de abastecimentos pendentes o usuário consegue visualizar todos os abastecimentos que estão pendentes na tela dop sistema, como mostra a tela abaixo
A função Recados o usuário do sistema tem a opção de inserir recados para que, quando um determinado cliente for pesquisado no TACgasAD3, tal recado será exibido na tela. Este recado pode ser gravado pela Placa cliente, Usuário, Cliente.
Selecione a pesquisa: placa / usuário / cliente.
Utilizado para emissão de Vale para Motorista, apos a emissão do vale do motorista e gerado um titulo a receber.
Para calcular o preço litro, é necessário ter Carta Frete cadastrada no sistema, e ter uma negociação de forma de pagamento especifica para o cliente que é cadastrada no Emsy3. Após digitar o valor da litragem, o sistema ira calcular automaticamente o valor do litro.
Para cadastrar negociação para um determinado cliente é necessário ter a senha do supervisor.
Informe a senha do supervisor abrirá a tela de cadastrar a negociação para o determinado item e para o determinado cliente.
Selecionar o item e digitar a placa e o preço do litro que será alterado para o cliente. Após clicar em Ok ou "F2".
Utilizado para realizar troca de espécie. EX: Cliente passa uma carta frete para o posto e o posto passa o DINHEIRO para o cliente.
Para realizar a compensação de valores é necessário pesquisar pela placa do cliente,
Após selecione a forma de pagamento que esta disponível para ele, assim que terminar estes passos cliente em "F2" ou confirmar.
Utilizado quando é realizado o recebimento de notas a prazo, para consultar selecione o cliente que ira gerar a consulta do recebimento de titulo para o determinado cliente.
Utilizado para verificar quais formas de pagamento esta liberadas para o recebimento de títulos. Para consultar basta acessar consultar regra que ira mostrar que estão cadastrados.
No meu Consulta Carta Frete, o operador que tem acesso a este menu é possível visualizar todas as cartas fretes que estão cadastradas no Sistema. Essa carta frete pode ser pesquisada pelo numero ou pelo nome do cliente.
Para realizar um lançamento de deposito, basta ir no sub-menu "depósito", para realizar o processo de depósito basta preencher os dados como mostra a tela abaixo. Após preencher os dados basta clicar em "F2".