FINA6000 Integração Fluxo Caixa AllStrategy
Objetivo
O objetivo do programa FINA6000 é gerar um arquivo txt (com o separador ponto e vírgula) com informações do Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria para o sistema da AllStrategy.
Pré-Requisitos
1 – Parametrização da filial através do CADA0144, preparando um 'De-Para' da filial do Sisdia para a unidade de negócio do AllStrategy. Tomar como exemplo as telas a seguir:


Obs: No sistema de destino informar 'ALLSTRAT', porque o FINA6000 vai considerar esta informação para encontrar o 'De-Para'.
2 – Parametrização do local onde será gerado o arquivo csv, através do COPE0100;
Fluxo do FINA6000
1 – Selecionar o programa FINA6000;
2 – Informar os filtros para a geração do arquivo;
2.1 – Filial: Se a filial selecionada não estiver parametrizada, será apresentada uma mensagem de erro;
2.2 – Tipo Geração:
Selecionando 'A – Atualização' o campo período fica disponível para informar, o default será a data atual, menos 15 dias, podendo ser alterado. O período não pode ser superior a 2 anos, por motivo de performance do processo.
Selecionado 'C – Carga inicial' o período a será do dia 01/01/2013 até um antes da data atual;
3 – Após confirmado os filtros, o sistema verifica se existem dados, caso não exista, será apresentada uma mensagem de erro;
4 – Será gravado um arquivo CSV e um relatório com os dados que foram gerados no arquivo CSV para conferência (fina6000.rel).
Obs.: A data do filtro para o Contas a Pagar é considerada a data contábil, no Contas a Receber a data de vencimento da duplicata e para a Tesouraria a data de lançamento.
O relatório de conferência tem a ordenação pelas colunas: 'ORIGEM' (CPAABERTO, CPABAIXADO, CREABERTO, CREBAIXADO e TESBAIXADO), "CATEGORIA" (Código da Conta Reduzida do Plano de Contas), 'DT.FILTRO' (data do filtro), 'DOCUMENTO' (documento), 'DT.ENTRADA' (data de entrada) e 'VALOR' (valor). (Categoria da AllStrategy), "DT.FILTRO" (data do filtro), "DOCUMENTO" (documento), "DT.ENTRADA" (data de entrada) e "VALOR" (valor).
Obs.: Se todas as contas estiverem parametrizadas, será apresentado somente o relatório para conferência dos dados gerados;
Regras de Negócio
O arquivo CSV possui 5 (cinco) tipos de registros: "Contas a Pagar em Aberto (previsto)", "Contas a Pagar Liquidado (realizado)", "Contas a Receber em Aberto (previsto)", "Contas a Receber Liquidado (realizado)" e" Lançamento de Tesouraria".
O nome do arquivo possui o formato: UU_AAAAMMDDHHMMSS.csv, onde UU é o código da unidade, AAAAMMDD é data da geração e HHMMSS é a hora da geração.
Considerações:
– O filtro utilizado para a data do 'Contas a Pagar em Aberto ' é a data de vencimento do documento (dtvencto) da tabela 'cpordpag – Títulos da Pagar' e esta data deve ser maior ou igual a data inicial da tela e que o campo liquidado igual a 'N'. E a filial do título é a correspondente a da tela.
O filtro utilizado para a data do 'Contas a Pagar Liquidado' é a data de pagamento do (dtpagto) da tabela 'cppagtos – Pagamentos de Títulos' e esta data deve estar entre a data inicial e final da tela. E a filial do título é a correspondente a da tela.
Portanto se for necessário consultar algum título, faça-o pelo PAGA0100 ou PAGA0200 e também pelo PAGA3000 para listar os títulos em aberto e o PAGA3001 para listar os títulos pagos.


– O filtro utilizado para a data das 'Contas a Receber em Aberto e Liquidado' é a data de vencimento do documento (dtvencto) da tabela "crduplic – Duplicatas a Receber". Portanto se for necessário consultar alguma fatura/duplicata, faça-o pelo RECE0900 ou RECE0910.

Exemplo:
O período de processamento informado é 01/03/2013 a 15/03/2013.
Uma duplicata 147960-1 de valor R$ 600,00 com vencimento em 05/03/2014, tem dois recebimentos, um de R$ R$ 400,00 em 06/03/2013 e outro de R$ 200,00 em 07/03/2013.
Se o processado o período de 05/03/2013 a 05/03/2013, a duplicata terá o valor igual a R$ 600,00 e estará com a origem "CREABERTO", porque neste período não tem recebimento.
Se o processado o período de 05/03/2013 a 06/03/2013, a duplicata terá o valor igual a R$ 600,00 e estará com a origem "CREABERTO", porque neste período temos um recebimento de R$ 400,00 em 06/03/2013, faltando R$ 200,00 e estará com a origem "CREABERTO".
Se o processado o período de 05/03/2013 a 07/03/2013, a duplicata terá o valor igual a R$ 600,00 e estará com a origem "CREABERTO", porque neste período tem um recebimento de R$ 400,00 em 06/03/2013 e de R$ 200,00 em 07/03/2013, e estará com a origem "CREBAIXADO".
– O filtro utilizado para a data dos "Lançamentos de Tesouraria" é a data do lançamento (dtlancto) da tabela "ctcxbanc – Lançamentos auxiliares de Caixa e Bancos". Somente serão selecionados os lançamentos cujo os campos 'Integra Conta = S', 'Tipo de Lançamento no auxiliar de Caixa/Bancos = S FINA0100 e 'Tipo de Lançamento e Tipo de Lançamento de contra partida diferente de 'SALDOINI'. Portanto se for necessário consultar algum lançamento, faça-o pelo FINA1300 ou informando o número do documento do csv (1. Campo do registro TESBAIXADO) para a consulta.
– O arquivo csv tem com default o ponto e vírgula ((piscar o olho) para separar os campos. Portanto pode ocorrer que nos campos do tipo "varchar" (alfanumérico) apareça o ponto e vírgula, neste caso será substituído pelos caracteres, '#^' e neste caso o sistema da AllStrategy tem que tratar este conjunto de caracteres, transformando-os de volta para ponto e vírgula.