O PDV Seller permitirá a realização de vendas de produtos e combustíveis com rapidez e praticidade, pois possui um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia. Esse teclado possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, suprimento de caixa, recarga de celulares e fechamento de caixa. Além disso, o PDV Seller permitirá também a visualização de relatórios financeiros e realização de sangrias de documentos.
Será possível visualizar relatórios de abastecimentos, relatórios de encerrantes, posição de tanques, realizar aferição de bicos de combustíveis e medição de tanques de combustíveis. Quanto às vendas, será possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque e também emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando a rotina diária do caixa.
Para utilizar o Linx Postos POS será necessário que ele tenha sido instalado e configurado de acordo com as instruções do manual PDV Seller – Instalação e Configurações. Antes de executar o PDV Seller, será necessário executar a Sincronia através do atalho presente na área de trabalho da estação, criado durante a instalação.
Após realizar a instalação e as configurações do PDV Seller, será possível realizar diversas tarefas através das janelas Caixa, Financeiro, Combustíveis, Vendas, ECF, TEF e Documentos. Estas janelas poderão ser acessadas através dos botões que estão logo abaixo da marca LINX na barra lateral esquerda, destacados em vermelho, conforme a imagem a seguir:
Cada uma dessas janelas permitirá:
Todas as janelas acima possuem o botão:
Estas janelas e suas funcionalidades serão detalhadas nos capítulos a seguir.
Ao acessar o caixa será apresentado o banner Novidades no canto superior direito, conforme abaixo:
Ao acessá-lo por meio do botão Acesse aqui, serão apresentadas as principais melhorias realizadas no PDV, em formato de "tour".
Basta posicionar o cursor do mouse sobre cada número ou selecioná-los (caso a tela seja touch screen), e será apresentado um balão informativo descrevendo a melhoria.
Esse "tour" pode ser novamente acessado por meio da tecla F1, botão Novidades.
Outro banner que será apresentado ao acessar o PDV, se refere ao atalho "B" + "Número do bico" que permite acessar a lista de abastecimentos de um bico sem a necessidade de utilizar o mouse.
Esta janela poderá ser acessada através de clique no botão e permitirá que sejam executadas as principais funcionalidades do PDV, como: vendas, sangrias, suprimentos, recarga de celular, abertura e fechamento de caixa. As diversas funcionalidades necessárias para a realização de uma venda serão explicadas em capítulos individuais para que seja possível a compreensão das partes que compõem uma venda. Após esses capítulos será explicado como efetuar uma venda completa em um capítulo específico. Esta janela será exibida conforme a imagem a seguir, caso o caixa esteja fechado:
A janela Caixa Fechado possui o botão:
Será necessário clicar no botão Abrir Caixa para abrir o caixa e poder utilizar suas funcionalidades.
Após efetuar a abertura do Caixa, a seguinte tela será apresentada:
Será solicitada a informação do valor de Troco inicial. Informe o valor correspondente e selecione o botão Confirmar.
Nesta janela, abaixo de Caixa Livre, serão exibidos o nome da estação, a data do caixa, o turno e o nome do operador de caixa. Esta janela possui as abas: Produtos, Pré-venda, Conta de Clientes e Promoções.
A janela Caixa Livre possui o botão Iniciar Venda que exibirá uma janela para preenchimento com os dados do cliente e permitirá iniciar uma venda. Essa funcionalidade será explicada nos tópicos a seguir.
A janela Caixa possui um teclado virtual com teclas de atalho para formas de pagamento e para valores de pagamento pré-definidos, teclas numéricas e teclas de acesso rápido a algumas funcionalidades que tornarão a utilização do PDV muito mais prática e rápida. Este teclado virtual será exibido conforme a imagem a seguir:
Para maior clareza, este teclado virtual será fracionado e explicado a seguir:
O teclado numérico pode ser acessado através do ícone da calculadora . Ao selecionar essa opção, o teclado será aberto conforme imagem abaixo:
A parte do teclado virtual acima permitirá informar quantidades de produtos a serem adicionados utilizando as teclas numéricas em conjunto com a tecla X e informar acréscimos ou descontos utilizando as teclas numéricas em conjunto com as teclas ACR ou DES (explicadas a seguir). É possível também digitar o código dos produtos para inseri-los nas vendas ou digitar valores.
As teclas
permitirão apagar valores digitados.
A tecla acima sempre estará preenchida com o valor pendente para finalizar a venda que estiver aberta. Caso haja desconto ou acréscimo na venda, esta tecla exibirá o valor com o acréscimo ou com o desconto. Esta tecla serve como um atalho para que o usuário informe ao sistema que recebeu do cliente o valor exato da venda em dinheiro, finalizando-a.
A parte do teclado virtual acima servirá como atalho para as formas de pagamento que forem atribuídas a essas teclas, conforme detalhado no manual Linx Postos POS – Instalação e Configurações no capítulo Formas de pagamento dos botões, e podem ser utilizadas para a finalização da venda. As configurações e ordem de formas de pagamento podem variar, porém, sempre serão apresentadas oito formas de pagamento no painel do PDV.
A tecla acima servirá de atalho para as outras formas de pagamento disponíveis. Ao clicar nela, uma janela semelhante à janela a seguir será exibida acima da tecla Outras:
As formas de pagamento que aparecerão na janela acima podem variar conforme as configurações do estabelecimento.
A parte do teclado virtual acima permitirá definir acréscimos ou descontos nas vendas quando utilizadas em conjunto com as teclas numéricas.
A parte do teclado virtual acima permitirá que sejam informados valores de pagamento pré-definidos para as vendas realizadas de acordo com as cédulas e moedas existentes. Os valores que forem informados serão deduzidos do total final da venda e farão com que mensagens do sistema informem quanto ainda será necessário receber para finalizar o pagamento ou quanto deve ser devolvido na forma de troco.
A parte do teclado virtual acima disponibiliza botões que servem como atalhos para algumas funcionalidades. Através dessas teclas será possível realizar: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, recarga de celular, consultar crédito, suprimento de caixa e fechamento de caixa. Essas funcionalidades serão vistas em capítulos específicos que podem ser acessados pelos tópicos abaixo:
Para informar um cliente na venda, o operador poderá iniciar a venda clicando no botão Iniciar Venda, ou tecla de atalho F5, da janela Caixa Livre, mas também poderá identificá-lo após iniciar a venda, utilizando a tecla de atalho F7. Será exibida uma janela conforme abaixo:
Identificação do cliente no início da venda
Identificação do cliente após iniciar a venda
Esta janela possui os campos:
O usuário poderá selecionar a opção Emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) caso necessário.
Esta janela possui os botões:
Nesta janela será possível informar os campos de identificação do cliente manualmente, conforme desejado, ou então utilizar o botão de busca no campo Identificação para exibir uma janela com uma lista de clientes cadastrados e selecionar um deles. Esta tela apresentará a informação de Código do Cliente, Nome do Cliente e CPF/CNPJ.
A busca pelo cliente pode se dar a partir dos campos apresentados ao final da página, Pode-se fazer a busca através do Nome/Código/CPF. As opções de busca textual podem ser Iniciado com/Contendo/Igual a e no campo de digitação é possível inserir as informações correspondentes.
Esta aba permitirá visualizar o status dos bicos de combustíveis e realizar baixas de abastecimentos para que seja possível efetuar a venda de combustíveis. A aba Abastecimentos será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba exibirá um botão para cada um dos bicos de combustíveis conectado ao caixa e nesses botões constará, da esquerda para a direita e de cima para baixo: o número do bico, a sigla do combustível disponibilizado, o número de abastecimentos pendentes no bico e o valor pendente de pagamento em cada bico. Além disso, o status de cada bico será exibido através de diferentes cores, conforme a imagem a seguir:
Na aba Abastecimento também serão apresentados os produtos cadastrados no Seller Web como Favoritos, conforme abaixo:
Para realizar a baixa de abastecimentos, bastará clicar no botão do bico de combustíveis com o(s) abastecimento(s) pendente(s) desejado(s) ou então usar a tecla de atalho B + número do bico (B01, por exemplo). Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui os campos:
Esta janela possui os botões:
Para efetuar a baixa do abastecimento e inseri-lo no cupom fiscal para poder efetuar a venda de combustíveis, deverá ser utilizado o botão Baixar Selecionados, que permite baixar apenas os abastecimentos selecionados através da caixa de seleção, ou o botão Baixar Todos, que efetua a baixa de todos os abastecimentos pendentes, ou ainda efetuar um clique duplo do mouse na linha do abastecimento, que irá baixar diretamente o abastecimento daquela linha.
Através do equipamento TCU será possível realizar a leitura de cartões Identfid de abastecimento para clientes. Esta funcionalidade é o conceito de comanda de abastecimento, permitindo a leitura de cartões Identfid para clientes, previamente cadastrados na automação.
Para entender melhor: o cliente abastece o carro, e ao invés de receber uma comanda de papel com os dados da bomba e abastecimento, irá receber a comanda de abastecimento (cartão Identfid) para dirigir-se ao caixa e fazer o pagamento.
Para acessar as configurações do equipamento TCU no PDV clique aqui. |
A Divisão de Abastecimento, ou Baixa Parcial de Abastecimento, é utilizada para que não haja necessidade de baixar todo o abastecimento em uma única venda - gerando diversos cupons, se necessário.
Importante Esta função é permitida para ser utilizada em PDV do tipo PAF / SC. |
Veja informações sobre esta funcionalidade:
Configuração do sistema de Retaguarda - Permissões
Imagem de exemplo 1: permissão de Usuário
Imagem de exemplo 2: elevação de permissão
Botão "Baixa Parcial"
Imagem de exemplo 3: janela de abastecimento pendente
Imagem de exemplo 4: mensagem de erro
Janela de Baixa Parcial
Baixa do abastecimento parcial para venda
Cancelamento de Venda
Sincronia de Venda
A Baixa Agrupada de Abastecimento é utilizada para que conste um único abastecimento no cupom, relacionado a todos já realizados.
Importante Esta função não está implementada para ser utilizada em PDV do tipo PAF / SC, seja ECF ou NFC-e. |
Configuração do sistema de Retaguarda - Permissões
Imagem de exemplo 1: permissão de usuário
Imagem de exemplo 2: elevação de permissão
Janela Abastecimento Pendente
Imagem de exemplo 3: janela de abastecimento pendente
Imagem de exemplo 4: mensagem de erro
Imagem de exemplo 5: mensagem de erro
Baixa do abastecimento agrupada na venda
Cancelamento de Venda
Esta aba permitirá buscar produtos, visualizar os produtos disponíveis para venda em pastas ou em lista e adicionar produtos à venda.
Por padrão o sistema trará os produtos cadastrados como favoritos no Seller Web. Para que sejam apresentados os produtos por categorias, basta desativar o botão em formato de estrela, localizado no canto direito da tela.
Nas duas imagens anteriores os produtos foram exibidos no formato Pastas. Para que sejam exibidos no formato Lista, basta clicar no botão localizado no canto superior direto da tela. Será exibida a tela conforme abaixo:
A aba Produtos possui os botões:
Ao clicar no botão Buscar ou pressionar F8 na janela Caixa Livre, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui as colunas:
Para usuários que possuam permissão de consulta de estoque, será apresentada uma coluna que conterá as informações referentes ao estoque de cada produto.
Na parte inferior desta janela há dois filtros. Com o primeiro será possível determinar se a busca será feita pelo Nome, Código ou Código de barras do produto. Com o segundo será possível determinar qual será o parâmetro da busca: Iniciando com, Contendo, ou Igual a o que foi utilizado no primeiro filtro. Ao lado desses filtros há o campo onde a busca será digitada, sem a necessidade de pressionar a tecla Enter para efetuá-la. Ao clicar em um dos produtos exibidos na lista de resultados ele será adicionado à venda.
Pode-se também adicionar produtos à venda navegando pelas seções e subseções (Categorias) de produtos exibidos, conforme exemplo abaixo::
Neste exemplo os produtos exibidos foram encontrados através de clique no botão da seção de produtos Bazar e nas subseções de produtos Higiene e Perfumaria > Medicamentos. A subseção de produtos atual tem seu nome exibido em roxo no final do caminho. Caso seja feito clique em algum dos nomes de seção ou subseção de produtos do caminho, será exibida a seção ou subseção anterior novamente.
Para adicionar um dos produtos da subseção atual, bastará clicar nele. Para adicionar mais unidades, bastará clicar na tecla da quantidade desejada e na tecla X no teclado virtual e então clicar no produto e ele será adicionado à venda na quantidade especificada.
Mais produtos podem ser adicionados à venda utilizando o botão de busca ou a forma de navegação por seções e subseções de produtos.
Esta aba permitirá baixar pré-vendas já lançadas e também realizar a inclusão manual de pré-vendas, editar, excluir e realizar a impressão do pré-fechamento.
Abaixo será apresentando como realiza a inclusão manual, edição e exclusão da pré-venda.
Para realizar a inclusão de uma pré-venda basta clicar no botão conforme a imagem acima.
Ao clicar, o usuário será direcionado a tela de inclusão abaixo:
Esta tela possui os seguintes campos a seguir:
Esta tela possui os seguintes botões:
Para adicionar um item na pré-venda, deve-se selecionar o produto, informar a quantidade desejada e clicar em ou pressionar F3, conforme demonstração abaixo.
Para gerar um acréscimo no item, no campo Desconto $ informar ( - ) (menos) e o valor que deseja gerar de acréscimo. No exemplo acima foi inserido "-1,00". |
Ao incluir itens ou realizar a inclusão de uma nova pré-venda e clicar sobre o botão será retornado a mensagem abaixo. Clicando em Sim, o produto lançado não será gravado na na pré-venda ou a inclusão da pré-venda não será registrada.
Após lançar os itens é obrigatório clicar em ou pressionar F5 para que a pré-venda seja gravada.
Quando houver a tentativa de registrar uma pré-venda sem a inclusão de itens, será apresentada a mensagem abaixo:
A pré-venda registrada ficará na tela, conforme a imagem a seguir:
Ao clicar sobre a pré-venda será apresentada a tela de visualização da pré-venda, que possui algumas funcionalidades que serão apresentadas a seguir:
Esta tela possui os campos:
Esta tela possui as seguintes colunas:
Esta tela possui os seguintes botões:
A opção de alteração de pré-venda só está ativa para pré-vendas incluídas manualmente. A alteração de pré-vendas provenientes de plataformas não serão permitidas. |
Uma das funcionalidades da tela de visualização da pré-venda é o botão , permitindo realizar a exclusão de itens já lançados ou a inclusão de um novo item.
Para realizar a exclusão do item, ao clicar em editar, selecionar na sequência o item desejado e clicar em ou pressionar F4.
Após clicar em Excluir será questionado se Deseja realmente excluir o item selecionado?
Lembrando que após a exclusão, será necessário pressionar o botão para salvar as alterações na pré-venda.
Utilizando o recurso de edição da pré-venda, também será possível incluir um novo item, conforme a simulação abaixo.
Após adicionar o novo item, clicar sobre o botão para gravar a alteração na pré-venda.
Clicando no botão será possível cancelar a pré-venda em andamento. Ao clicar no botão Cancelar, os itens serão lançados na área de venda e cancelados automaticamente, conforme demonstração abaixo.
O botão possibilita que possam ser baixadas duas ou mais pré-vendas na mesma operação de venda no PDV. Para que a operação aconteça será necessário clicar no botão Mesclar e na sequencia selecionar uma ou mais pré-vendas na lista disponível e clicar em Mesclar novamente. Desta forma, todos os itens serão lançados na área de venda automaticamente para realizar a operação de venda no PDV.
A seguir uma demonstração do processo:
Com o botão será possível realizar a impressão do pré-fechamento da pré-venda para conferência. Para isso, basta clicar sobre o botão Imprimir na tela de visualização da pré-venda.
Após realizada a impressão, será exibida a mensagem abaixo na tela do PDV.
O modelo de conferência impresso será o da imagem apresentada abaixo:
E por fim, para realizar o processo de baixa, basta clicar sobre o botão conforme a demonstração abaixo.
Na guia de Pré-Venda, há disponível dois modos de visualização das informações, sendo eles:
Abaixo, veja as imagens de exemplo de cada modo:
Modo Simplificado:
Modo Detalhado:
Importante Para ativar o modo de visualização Detalhado, não é necessário fazer nenhuma configuração e/ou parametrização no sistema. Basta clicar no botão presente na própria guia de Pré-Venda. Veja uma imagem de exemplo do botão: O sistema armazena e exibe o último modo utilizado. |
Na guia de Pré-Venda, ao optar pelo modo de visualização Detalhado, a tela é apresentada com as seguintes informações:
Veja uma imagem de exemplo, onde o quadro Relação de pré-vendas é apresentado na parte superior e o quadro Produtos é exibido na parte inferior da tela:
O quadro Relação de pré-vendas possui os seguintes campos:
O quadro Produtos possui os seguintes campos:
Filtro de pesquisa (busca das pré-vendas): o filtro possui as seguintes opções:
Veja uma imagem de exemplo da pesquisa:
Nota As opções SmartPOS, Inforlub, Jetoil e Car360 são exibidas apenas quando os devidos módulos estão ativos e configurados. |
Também há disponível um campo de digitação (podendo ser visto na imagem acima) que permite realizar uma busca, podendo ser por:
A busca, por sua vez, é feita ao pressionar Enter ou clicar na lupa.
Botões:
Ao clicar nesse botão, a janela para adicionar pré-vendas é apresentada:
Informações gerais sobre o modo de visualização Detalhado:
Veja um gif de exemplo da rotina em funcionamento:
Esta aba permitirá baixar deliveries já lançados e também realizar a inclusão manual de deliveries, editar, excluir e realizar a impressão da conferência do delivery.
Abaixo será apresentando como realizar a inclusão manual, edição e exclusão do delivery.
Para realizar a inclusão de um delivery manual, basta ir na aba Delivery e clicar no botão , conforme a imagem abaixo.
Ao clicar, o operador será direcionado para a tela de inclusão abaixo:
Esta tela possui os seguintes campos a seguir:
Esta tela possui os seguintes botões:
Para incluir um delivery manual não será necessário identificar um cliente cadastrado na retaguarda, ao incluir um nome, preencher os demais campos, como endereço, documento e na sequencia registrar o delivery, ao realizar novamente a busca deste nome no campo Identificação, o mesmo será apresentado para utilização. |
Para adicionar um item no delivery, deve-se selecionar o produto, informar a quantidade desejada e clicar em ou pressionar F3, conforme demonstração abaixo.
Para gerar um acréscimo no item, no campo Desconto $ informar ( - ) (menos) e o valor que deseja gerar de acréscimo. Exemplo:
Tela de visualização de delivery
Ao incluir itens ou realizar a inclusão de um novo delivery e clicar sobre o botão será retornado a mensagem abaixo. Clicando em Sim, o produto lançado não será gravado no delivery ou a inclusão do delivery não será registrada.
Após lançar os itens é obrigatório clicar em para que o delivery seja gravado. ou pressionar F5
Quando houver a tentativa de registrar um delivery sem a inclusão de itens, será apresentada a mensagem abaixo:
O delivery manual registrado ficará na tela de Delivery, conforme a imagem a seguir:
Ao clicar sobre o delivery será apresentada a tela de visualização do delivery, que possui as funcionalidades mostradas a seguir:
Esta tela possui os campos:
Esta tela possui as seguintes colunas:
Esta tela possui os seguintes botões:
O botão ao ser pressionado emitirá a ordem de produção e exibirá a imagem abaixo após a impressão.
Assim como apresentado anteriormente, a opção de alteração do delivery também só está ativa para deliveries incluídos manualmente. A alteração de deliveries provenientes de plataformas não serão permitidas. |
Uma das funcionalidades da tela de visualização do delivery é o botão , permitindo realizar a exclusão de itens já lançados ou a inclusão de novos itens.
Para realizar a exclusão do item, ao clicar em editar, selecionar na sequência o item desejado e clicar em ou pressionar F4.
Após clicar em Excluir será questionado se Deseja realmente excluir o item selecionado?
Lembrando que após a exclusão, será necessário pressionar o botão para salvar as alterações na pré-venda.
Utilizando o recurso de edição do delivery, também será possível incluir um novo item, clicando em , bipando ou buscando e selecionando um novo produto, informando a quantidade e clicando em , conforme a simulação abaixo.
Após adicionar o novo item, clicar sobre o botão para gravar a alteração no delivery.
Continuando as funções da tela de visualização do delivery, o botão possibilita o cancelamento do delivery em andamento. Ao clicar no botão Cancelar, os itens serão lançados na área de venda e cancelados automaticamente, conforme demonstração abaixo, gerando um cupom de cancelamento.
Com o botão será possível realizar a impressão deste delivery para conferência. Para isso, basta clicar sobre o botão Conferência na tela de visualização do delivery.
Após realizada a impressão, será exibida a mensagem abaixo na tela do PDV.
O modelo de conferência impresso será o da imagem apresentada abaixo:
E por fim, para realizar o processo de baixa, basta clicar sobre o botão
conforme a demonstração abaixo.Caso seja cancelada a transação de baixa de um delivery, a mesma voltará a ficar pendente na aba de Delivery para ser baixada novamente.
Esta aba da janela Caixa exibirá os dados da venda atual como cliente, produtos adicionados à venda e/ou abastecimentos baixados e os valores referentes à venda. Ela permitirá remover produtos ou abastecimentos, finalizar a venda, cancelar a venda e também desfazer alterações realizadas na venda, como descontos ou acréscimos. Esta aba será exibida conforme a imagem a seguir:
Caso a tecla Iniciar Venda tenha sido utilizada e os passos do capítulo 3.1.2 tenham sido seguidos, será exibido o nome e o CNPJ do cliente no topo da janela. Caso contrário, será uma venda sem cliente identificado, exibindo "Ao Consumidor" no topo da janela. As linhas de exibição de produtos/abastecimentos são numeradas e exibem a descrição de um produto ou o combustível de um abastecimento, a quantidade do produto ou combustível, o valor unitário do produto ou do litro de combustível e o total individual daquela linha de exibição.
Esta aba possui os campos:
Esta aba possui os botões:
As formas de pagamento disponíveis no sistema estarão acessíveis através do teclado virtual da janela Caixa e deverão ser informadas para finalizar as vendas. Elas serão detalhadas nos capítulos a seguir.
Para finalizar a venda com dinheiro, bastará clicar na tecla do teclado virtual que exibe o valor total pendente ou utilizar as teclas de valores pré-definidos.
Na tela do exemplo acima o valor total seria R$ 30,46.
Para finalizar a venda com cartão de débito bastará clicar na opção Débito no teclado virtual. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar a opção adequada. A janela a seguir somente será exibida somente caso seja selecionada a opção POS:
Informar os campos Rede, Bandeira, Produto Rede, NSU e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:
Esta imagem será exibida tanto para a opção TEF quanto para POS.
Logo após a exibição da mensagem, será apresentada uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar o tipo de financiamento desejado. Será apresentada a seguinte tela:
Após a senha ter sido inserida a venda será finalizada com sucesso.
Para finalizar a venda com cartão de crédito bastará clicar na opção Crédito no teclado virtual. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar a opção adequada. A janela a seguir somente será exibida caso seja selecionada a opção POS:
Informar os campos Rede, Bandeira, Produto Rede, NSU e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:
Logo após a exibição da janela acima, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar o tipo de financiamento desejado. Será apresentada a seguinte tela:
Após a senha ter sido inserida a venda será finalizada com sucesso.
Para finalizar a venda com esta forma de pagamento será obrigatório que o cliente tenha sido informado no início da venda seguindo os passos do capítulo 3.1.2 e que ele tenha permissão em seu cadastro para faturamento. Bastará clicar na opção A Faturar no teclado virtual e a venda será finalizada com sucesso.
A venda com a modalidade de pagamento A Faturar não será possível com cliente estrangeiro. |
Para finalizar a venda com cheque será obrigatório que o cliente tenha sido informado no início da venda seguindo os passos do capítulo 3.1.2 e que ele tenha permissão em seu cadastro para efetuar pagamentos com cheques. Bastará clicar na opção Cheque no teclado virtual e será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui os campos:
Esta janela possui a opção:
Esta janela possui os botões:
Após preencher os campos, clicar no botão Finalizar para registrar o recebimento do cheque.
A venda com a modalidade de pagamento Cheque não será possível com cliente estrangeiro. |
Para finalizar a venda com CTF (Carta de Frete) bastará clicar na opção CTF no teclado virtual e a venda será finalizada com sucesso.
Para finalizar a venda com ticket bastará clicar na opção Ticket no teclado virtual. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar a opção desejada e passar/inserir o cartão. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o número de matrícula e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar a quilometragem exibida no hodômetro do veículo e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar o tipo de abastecimento. Será exibida uma janela conforme imagem a seguir:
Informar a quantidade de litros do abastecimento e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o valor total da venda de produtos e clicar no botão Confirmar. Será questionado se deseja digitar outro produto.
Ao selecionar Sim, será aberta novamente a tela para seleção de produto. Ao selecionar Não será apresentada a seguinte tela:
Após a digitação da senha a venda será finalizada com sucesso.
Para finalizar a venda com vale bastará clicar na opção Vale no teclado virtual e a venda será finalizada com sucesso.
O pagamento na pista com o Premmia permite que o consumidor final do posto faça o pagamento de seu abastecimento diretamente no APP Premmia, tornando o processo muito mais rápido, fácil, prático e, claro, seguro.
Ao chegar no posto, basta o consumidor informar ao frentista quanto quer abastecer e qual o seu combustível. Durante o abastecimento, o consumidor acessa o APP Premmia e informa qual o posto em que ele está, seja por geolocalização ou pela busca manual. Após isso, basta selecionar o pagamento e informar qual bico deseja receber o abastecimento. Com isso, quando for finalizado o abastecimento que está sendo realizado, será enviado diretamente para o APP Premmia, onde o consumidor irá efetuar o pagamento.
Para que seja possível fazer o pagamento através do APP Premmia, torna-se necessário fazer algumas configurações para ativar esse tipo de pagamento:
Importante
|
Com as configurações feitas - seja no AutoSystem ou no Seller -, o ícone do Premmia é apresentado no PDV. Veja a imagem de exemplo:
Para usar o pagamento através do Premmia, veja as orientações abaixo:
Depois de fazer o pagamento, o status da venda é alterado para Pago no PDV. Com isso, pode-se fazer a baixa dessa venda. No sistema de Retaguarda, essa venda vai como a forma de pagamento sendo Premmia.
Importante No momento em que o número do bico do abastecimento é digitado no APP Premmia, no PDV esse abastecimento entra dentro do ícone do Premmia com o status como Pendente. Quando o pagamento é feito, o status é alterado para Pago e, nesse momento, ao tentar finalizar a venda no PDV, automaticamente o cupom é baixado com a forma de pagamento do Premmia. |
Veja algumas regras e comportamentos do sistema:
3.1.8 Venda de Produtos e Combustíveis
Para efetuar vendas de produtos e/ou combustíveis, será necessário estar com o caixa aberto. Será possível efetuar vendas de produtos e combustíveis separadamente ou em conjunto. As vendas poderão ser efetuadas sem informar um cliente (Ao Consumidor) ou informando um cliente no início da venda.
É importante lembrar que em determinadas situações alguns dos passos para a realização de uma venda podem não ser necessários, porém toda venda obrigatoriamente terá um abastecimento ou uma venda de produto e uma forma de pagamento para finalizá-la.
A seguir será realizada uma venda seguindo todos os passos necessários para sua finalização, conforme vistos nos capítulos 3.1.2 Iniciar Venda, 3.1.3.1 Baixa de Abastecimentos, 3.1.4 Produtos, 3.1.5 Cupom Fiscal e 3.1.6 Formas de Pagamento.
Clicar no botão Iniciar Venda na janela Caixa Livre. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Será necessário selecionar um cliente a partir do cadastro ou informar os dados do cliente manualmente e, então, clicar no botão Confirmar. Este passo pode ser ignorado caso se deseje efetuar uma venda sem identificar o cliente (Ao Consumidor).
Na aba Abastecimentos, efetuar a baixa do abastecimento desejado. Para isso, bastará clicar no bico de combustíveis com abastecimento pendente (cor verde) desejado e utilizar a janela de baixa de abastecimentos, conforme os passos vistos no capítulo 3.1.3.1.
Abastecimento pendente:
Baixa de abastecimento pendente:
Na aba Produtos, selecionar os produtos desejados e adicioná-los à venda. Para isso, utilizar o botão Buscar/F8 ou utilizar a navegação entre seções e subseções de produtos, conforme os passos vistos no capítulo 3.1.4.
Busca de produtos:
Seções e subseções de produtos:
Na aba Cupom Fiscal estarão visíveis os abastecimentos baixados e os produtos adicionados à venda. Neste ponto será possível utilizar as teclas ACR/DES do teclado virtual para informar acréscimos ou conceder descontos. Também será possível remover abastecimentos ou produtos da venda utilizando o botão Remover, ou então cancelar a venda utilizando o botão Cancelar conforme os passos vistos no capítulo 3.1.5.
Cupom Fiscal:
Após estes passos, bastará informar uma forma de pagamento para finalizar a venda, conforme os passos vistos no capítulo 3.1.6. As formas de pagamento disponíveis serão: Dinheiro, Débito, Crédito, A Faturar, Cheque, CTF, Ticket e Vale.
Para efetuar o cancelamento da última venda realizada, bastará clicar no botão Cancela Últ. Venda do teclado virtual na janela Caixa Livre. Alternativamente, essa mesma opção pode ser encontrada na janela Vendas, que pode ser acessada na barra lateral esquerda.
Após clicar no botão Cancela Ult. será exibido um questionamento conforme a imagem a seguir:
Clicar em Sim para efetuar o cancelamento da última venda.
Para efetuar sangria de dinheiro do caixa, bastará clicar no botão Sangria do teclado virtual na janela Caixa Livre. Alternativamente, essa mesma opção pode ser encontrada na janela Financeiro, que pode ser acessada na barra lateral esquerda. Após clicar no botão Sangria, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o valor desejado para a sangria no campo Valor e, caso desejar, uma observação para ser registrada sobre o motivo da sangria ou qualquer outra observação desejada. Após informar esses dados, bastará clicar no botão Confirmar. Será exibida a seguinte mensagem de confirmação:
Para efetuar suprimento de caixa, seguir os passos do capítulo 3.2.2.
Para efetuar recarga de celular, bastará clicar no botão Recarga do teclado virtual na janela Caixa Livre. Após clicar no botão Recarga, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecione o tipo de operadora de cartão. Será apresentada a seguinte tela:
Informar o código de área e clicar no botão Confirmar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Estas duas janelas surgirão novamente solicitando os mesmos dados, que deverão ser preenchidos novamente para confirmação. Após a confirmação desses dados, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Selecionar uma operadora na lista e então será exibida uma janela onde deverá ser informado o valor da recarga desejada. Esses valores podem variar de acordo com a operadora e por isso a janela apresentada a seguir pode não ser igual em todos os casos:
Após selecionar um dos valores de recarga disponíveis, será exibida uma solicitação de confirmação da recarga na tela do Pin Pad.
Após a confirmação, a recarga será finalizada e será emitido o comprovante.
Para efetuar o fechamento de caixa, bastará clicar no botão Fechar Caixa do teclado virtual na janela Caixa Livre. Será exibida a janela de fechamento de caixa de acordo com as configurações definidas, que permitem a escolha do modo Simples ou do modo Avançado.
No modo Simples, a janela será exibida conforme a imagem a seguir:
Para fechar o caixa, bastará informar o valor do troco final para o turno seguinte no campo Troco final e clicar no botão Finalizar, no canto inferior direito da tela.
No modo Avançado, a janela será exibida conforme a imagem a seguir:
Para fechar o caixa, bastará informar o campo Valor em dinheiro com o valor no caixa no momento do fechamento e o campo Troco final com o valor do troco final e clicar no botão Finalizar.
Observação: validação de permissão de usuário para editar o troco final no PDV O PDV faz a validação do campo Modificar o troco final no fechamento do caixa do AutoSystem. Com essa validação:
Também é importante saber que:
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Através da tela inicial do PDV é possível realizar a Consulta de Crédito do cliente.
Esta tela apresenta os seguintes campos:
Na guia Informações da Pessoa serão apresentadas as informações completas de cadastro de cliente tais como: código, nome, CPF/CNPJ, Inscrição Estadual, endereço completo e telefone.
Já na guia Informações de Crédito conterão as formas de pagamento cadastradas para o cliente, o valor do limite, o valor utilizado, o valor disponível e a informação se haverá ou não o bloqueio.
Esta janela poderá ser acessada através do segundo botão Financeiro, e permitirá que sejam executadas algumas rotinas financeiras para lançamentos de entrada e saída, além de possibilitar realizar sangrias de dinheiro, sangrias de documentos e suprimentos de caixa.
Esta janela possui as abas Entrada e Saída e cada uma exibe seu tipo respectivo de lançamento.
A aba Entrada possui o botão Suprimento, o qual permitirá realizar suprimento de caixa. Essa funcionalidade será vista no capítulo 3.2.2.
A aba Saída possui os botões:
As abas Entrada e Saída possuem os campos:
Caso seja selecionada uma das linhas de lançamentos, será exibida uma janela detalhando as informações do lançamento, conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui os campos:
Para efetuar sangria de documentos, bastará clicar no botão Sangria Documento na janela Financeiro. Em seguida será exibida a seguinte tela:
Esta janela possui uma caixa de seleção na primeira coluna para que sejam selecionados os documentos desejados para a sangria. Os documentos não selecionados não farão parte da sangria de documentos.
Esta janela possui os campos:
Esta janela possui os botões:
Para realizar a sangria de documentos, bastará selecionar os documentos desejados, registrar uma observação, caso desejado, e clicar no botão Confirmar. Será exibida a seguinte mensagem de confirmação:
Para efetuar sangria de dinheiro, bastará clicar no botão Sangria Dinheiro. Será exibida a seguinte tela:
Esta janela possui os campos:
Esta janela possui os botões:
Para realizar a sangria, bastará informar o valor desejado, registrar uma observação, caso desejado, e clicar no botão Confirmar. Será exibida a seguinte mensagem:
Para efetuar suprimento de caixa, bastará clicar no botão Suprimento do teclado virtual na janela Caixa Livre. Alternativamente, essa mesma opção pode ser encontrada na janela Financeiro, que pode ser acessada através do terceiro botão na barra lateral esquerda. Será exibida a seguinte tela:
Esta janela possui os campos:
Esta janela possui os botões:
Para realizar o suprimento de caixa, bastará informar o valor desejado, registrar uma observação, caso desejado, e clicar no botão Confirmar. Será exibida a seguinte mensagem:
Esta janela poderá ser acessada através do botão Combustíveis, e permitirá que sejam executadas algumas rotinas ligadas às movimentações e ao armazenamento de combustíveis. Ela será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui os botões:
Esta opção da janela Combustíveis permitirá visualizar três tipos de relatórios de abastecimentos: Detalhado, Produto e Hora. Serão vistos os três tipos nos capítulos a seguir.
Esta aba permitirá visualizar um relatório detalhado de abastecimentos e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Esta aba permitirá visualizar um relatório de abastecimentos em que as informações serão agrupadas por combustíveis e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Esta aba permitirá visualizar um relatório de abastecimentos em que as informações serão agrupadas pela hora em que os abastecimentos ocorreram e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
3.3.1.4 Aferições
Esta aba permitirá visualizar um relatório de aferições realizadas e as informações de cada um dos processos.
Esta opção da janela Combustíveis permitirá visualizar informações de encerrantes dos bicos e bombas de combustíveis e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Esta aba possui os botões:
Esta opção da janela Combustíveis permitirá visualizar a situação atual dos tanques de combustíveis quanto à quantidade de litros e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Esta aba possui o botão Atualizar, que fará a atualização dos valores quando pressionado.
Esta opção da janela Combustíveis permitirá registrar aferições de bicos de combustíveis. Para registrar uma aferição, será necessário que haja um abastecimento pendente na aba Abastecimentos da janela Caixa Livre. Este abastecimento será visível na aba Aferição Bico da janela Combustíveis, conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Para informar um frentista responsável pela aferição, basta clicar na opção Não Informado. Ao clicar no campo Código, será apresentada a opção de lista de frentistas cadastrados para seleção.
Selecione o frentista na lista e clique no botão Confirmar para concluir a operação.
Após indicar o frentista, a tela a seguir será apresentada:
É possível, ainda nessa tela, editar o nome do frentista responsável ou ainda, excluir o registro de aferição mesmo.
Esta aba possui os botões:
Para registrar uma aferição, bastará clicar na caixa de seleção na primeira coluna da linha referente ao bico de combustíveis desejado e clicar no botão Confirmar. Será exibido um questionamento conforme a imagem a seguir:
Após certificar-se de que o abastecimento selecionado é a aferição registrada no bico, bastará clicar no botão Sim. A aferição será registrada e será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:
Através do menu Combustíveis > Abastecimentos guia Aferições será possível consultar todas as aferições realizadas.
Esta opção da janela Combustíveis permitirá registrar medições de tanques de combustíveis e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Esta aba possui os botões:
Para efetuar uma medição de tanques, bastará clicar na linha de exibição referente ao tanque desejado para que seja exibida janela conforme a imagem a seguir:
Informar o campo Quantidade medida, o campo Régua e clicar no botão Confirmar. A janela anterior de Medição de tanques será exibida novamente, então deverá ser informado um motivo para a medição no campo Motivo e clicar no botão Confirmar para registrar as informações. As medições serão registradas e será exibida a seguinte mensagem:
Esta janela poderá ser acessada através do botão Vendas, e permitirá visualizar as vendas realizadas agrupadas por forma de pagamento e também ter uma visão do estoque das vendas realizadas agrupadas por produto. Esta janela será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui as abas Financeiro e Estoque, que serão detalhadas a seguir.
A aba Financeiro permitirá visualizar as vendas realizadas agrupadas por forma de pagamento, emitir notas fiscais para essas vendas, cancelar a última venda realizada e reimprimir notas fiscais.
Esta aba possui os campos:
Esta aba possui os botões:
A aba Estoque permitirá que se tenha uma visão do estoque das vendas realizadas agrupadas por produto e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
Esta aba possui o botão:
Ao informar o código do produto ou selecioná-lo (clicando na lupa do campo de busca), serão apresentadas as informações do produto e do depósito.
Na guia Formas de pagamento, são exibidas as formas de pagamento que foram feitas no estabelecimento. Nessa guia, o usuário pode conferir as formas de pagamento através de um relatório agrupado, onde pode-se clicar sobre a forma de pagamento desejada e expandi-la para conferir mais detalhes das vendas.
Veja as imagens de exemplo:
Guia Formas de pagamento, acessada pelo menu Vendas
Ao clicar na lupa (apresentada na imagem de exemplo acima), mais detalhes são apresentados
Esta janela poderá ser acessada através de clique no botão ECF e permitirá que sejam emitidas Reduções Z e Leituras X. Cabe ressaltar que está opção será visível somente quando o documento fiscal for do tipo Cupom Fiscal (ECF) e a Impressora Fiscal tiver sido configurada.
Esta janela possui os botões:
Para efetuar a emissão de Reduções Z ou Leituras X, bastará clicar no botão respectivo.
Esta janela poderá ser acessada através do botão TEF, e permitirá realizar operações administrativas referentes às transações do módulo TEF, como: cancelamento de transações, reimpressão de documentos, consulta de valores de recarga e consulta de parcelas. Esta janela será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui a opção Operações Administrativas. Ao clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui as opções:
Esta opção permitirá realizar o cancelamento de uma transação TEF. Após clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar a data em que ocorreu a transação que se deseja cancelar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o número do documento referente à transação que se deseja cancelar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o valor da transação que se deseja cancelar. O valor informado deve ser exatamente igual ao valor da transação para que o cancelamento seja realizado. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o número do cartão utilizado na transação que se deseja cancelar. Será exibida uma janela de confirmação dos dados inseridos conforme a imagem a seguir:
Após confirmar os dados bastará clicar no botão Sim para realizar o cancelamento da transação. Será emitido um documento não fiscal na ECF com os dados do cancelamento.
Esta opção permitirá realizar a reimpressão de comprovantes TEF. Após clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar a data em que ocorreu a transação para a qual se deseja efetuar reimpressão de comprovante. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar o número do documento que se deseja reimprimir. Este número aparecerá como DOC ou NSU nos comprovantes emitidos pela ECF. Em seguida será feita a reimpressão do comprovante TEF.
Esta opção permitirá realizar a consulta de documentos fiscais emitidos. Após clicar nesta opção será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Esta janela possui as abas referentes aos tipos de documentos fiscais, porém terá as informações de vendas somente a guia correspondente ao tipo de documento fiscal utilizado pelo estabelecimento.
No exemplo da imagem acima o estabelecimento utiliza ECF. Neste caso serão apresentados os seguintes campos: