JDCM5000
PLANOS DE MANUTENÇÃO

Este programa tem como objetivo cadastrar e/ou importar os Planos de Manutenção de cada modelo de máquina/equipamento, que são disponibilizados pela montadora, para serem utilizados posteriormente na contratação dos acordos de manutenção.

Tabelas utilizadas: JDCAPLMA, JDREPLMA, JDPRPLMA e JDSEPLMA.

Campos











A importação da planilha com os planos de manutenção disponibilizados pela montadora será realizada através da opção Importa ou da função F4.

Campos


Nome do Arquivo: Nome do arquivo a ser importado. Deverá ser informado o nome exato do arquivo disponibilizado pela montadora ou acionada a opção de pesquisa para seleção dos arquivos disponíveis no diretório.


Instruções e Observações


  1. Acessar a aba Base SIMM Preços e ler cada linha da planilha.
  2. Para cada linha lida, considerar a coluna Produto. Esta coluna contém os 4 primeiros dígitos do código do modelo do equipamento. Para cada código diferente que for lido nesta coluna, considerar estes 4 dígitos e ler a tabela CXMODELO (VEIC0100), selecionando todos os modelos que se iniciem com estes 4 dígitos. Cada modelo lido, será considerado um modelo a ser gravado na tabela de Plano de Manutenção (JDCAPLMA). Neste caso, a data de atualização deverá ser gravada com a data corrente e o valor do plano deverá ser gravado inicialmente zerado, para que posteriormente, no final do processo de importação seja totalizado. Caso não seja encontrado nenhum modelo na CXMODELO, o código lido será considerado o código de um novo modelo e deverá ser incluído também na CXMODELO utilizando o campo Grupo Modelo parametrizado no JDCM4000.
  3. Para cada modelo gravado anteriormente, ler as colunas referentes aos códigos das revisões (colunas K ate W) e gravar na tabela de Revisões Plano Manutenção ( JDREPLMA). Neste caso, o número da revisão será um número sequencial da revisão de cada modelo (1,2,3,4, etc..) e as horas da revisão serão o código que aparece no título das colunas (250, 500, 1000, etc...). Já o valor da revisão deverá ser gravado inicialmente zerado para que posteriormente, no final do processo de importação, seja totalizado. Importante: Nesta tabela, todas as revisões que constam nas colunas deverão ser gravadas, independentemente de estarem ou não marcadas com X para as operações que compõem a revisão.
  4. Para cada modelo e cada revisão gravados anteriormente, ler as informações das peças que se aplicam a cada modelo e a cada revisão, e gravar estas informações na tabela de Produtos Plano Manutenção (JDPRPLMA). Neste caso, o código do item deverá ser a coluna Item, a quantidade será a coluna QTD, o valor unitário será a coluna LPP, o desconto será zero e o valor total será a coluna Total. Antes da gravação, o código do produto deverá ser consistido com a tabela CMPRODUT e caso não exista deverá ser gravado também nesta tabela. Na gravação de novos produtos na tabela CMPRODUT será utilizado o campo Grupo Peças parametrizado no JDCM4000 e a descrição do produto será igual ao código do produto.

Importante: A peça somente deverá ser gravada para as respectivas revisões do plano de manutenção que estejam marcadas com um X nas colunas de K até W.

  1. Para cada modelo e cada revisão gravados anteriormente, ler as informações dos serviços que se aplicam a cada modelo e a cada revisão, e gravar estas informações na tabela de Serviços Plano Manutenção (JDSEPLMA). Neste caso, o código do serviço deverá ser a coluna Código, a quantidade (em horas) será a coluna Tempo e o desconto será zero. Para selecionar o valor unitário deverá ser acessada a aba Base Mão de Obra e utilizar a coluna Valor MO referente a cada modelo. Para calcular o valor total, multiplicar a quantidade em horas pelo valor unitário da hora. Neste caso fique atento porque a quantidade é em horas e não em decimal. Antes da gravação, o código do serviço deverá ser consistido com a tabela CSSERVIC e caso não exista deverá ser gravado também nesta tabela. Antes de efetuar a gravação dos novos serviços na tabela CSSERVIC, será exibida em tela a relação dos serviços a serem incluídos, mostrando como default os campos Tipo Serviço, Setor Serviço e Tipo Item Serviço parametrizados no JDCM4000, e permitido que o usuário altere ou confirme estas informações. Somente após o usuário confirmar ou alterar os valores apresentados em tela, os serviços serão incluídos e a importação da planilha será finalizada. Somente os novos serviços que serão incluídos no cadastro de serviços deverão ser listados na tela. Somente os campos Tipo Serviço, Setor Serviço e Tipo Item Serviço poderão ser alterados pelo usuário. Os campos alterados pelo usuário deverão ser consistidos de acordo com suas respectivas tabelas. Na inclusão de um novo serviço, a descrição do serviço será igual ao código do serviço.

Importante: O serviço somente deverá ser gravado para as respectivas revisões do plano de manutenção que estejam marcadas com um X nas colunas de K até W.

  1. Após as gravações, totalizar o valor de cada revisão, somando o valor das peças e dos serviços que compõem a revisão, e totalizar o valor de cada plano, somando o valor de todas as revisões que compõem o plano.
  2. No final do processo de importação, exibir uma mensagem de Importação realizada com sucesso, mostrando a quantidade de planos que foram importados e excluir a planilha que foi importada.
  1. Atualizar a biblioteca LinxMaq Importação Planilha disponibilizada na página, responsável por manipular documentos Microsoft (como por exemplo o Excel). O arquivo poi.jar encontra-se no diretório padrão, previamente definido pelo cliente, no qual deverá ter seu backup realizado antes de sua substituição. Recomendamos, entretanto, que o arquivo poi.jar (versão 3.14), seja inserido dentro da pasta gênero, encontrada através do diretório /usr/local/genero. – vide exemplo a seguir.

  1. Acessar o caminho /usr/local/genero/gas/app, localizar o arquivo de configuração do banco de dados com a extensão ".xcf", realizar o seu backup e abri-lo para configurá-lo. Por padrão, é possível encontrar as instâncias treino e standart (produção). Para manter a integridade dos dados, somente pessoas com conhecimento em Linux e permissões adequadas de acesso devem alterar estes arquivos. No arquivo ".xcf", será necessário localizar a tag <ENVIRONMENT_VARIABLE Id="CLASSPATH"> na qual deverão ser incluídos os caminhos dos arquivos .jar que foram enviados em anexo.

São eles:
/usr/local/genero/poi.jar
/usr/local/lib/poi-examples-3.14-20160307.jar
/usr/local/lib/poi-excelant-3.14-20160307.jar
/usr/local/lib/poi-ooxml-3.14-20160307.jar
/usr/local/lib/poi-ooxml-schemas-3.14-20160307.jar
/usr/local/lib/poi-scratchpad-3.14-20160307.jar
/usr/local/lib/commons-codec-1.10.jar
/usr/local/lib/commons-logging-1.2.jar
/usr/local/lib/junit-4.12.jar
/usr/local/lib/log4j-1.2.17.jar
/usr/local/lib/jdcm.jar
COMO DEVE FICAR NO ARQUIVO .XCF
EXEMPLO:
<ENVIRONMENT_VARIABLE Id="CLASSPATH">/usr/local/genero/poi.jar:usr/local/genero/fgl/lib/fgl.jar:/usr/local/jre1.6/itext-1.4.8.jar:/usr/local/jre1.6/sisdiaapi.jar:/usr/local/genero/commons-codec-1.10.jar:/usr/local/genero/commons-logging.jar:/usr/local/genero/curvesapi-1.03.jar:/usr/local/genero/jdcm.jar:/usr/local/genero/junit-4.12.jar:/usr/local/genero/log4j-1.2.17.jar:/usr/local/genero/poi-examples-3.14-20160307.jar:/usr/local/genero/poi-excelant-3.14-20160307.jar:/usr/local/genero/poi-ooxml-3.14-20160307.jar:/usr/local/genero/poi-ooxml-schemas-3.14-20160307.jar:/usr/local/genero/poi-scratchpad-3.14-20160307.jar:/usr/local/genero/xmlbeans-2.6.0.jar</ENVIRONMENT_VARIABLE>

  1. Localizar a tag <ENVIRONMENT_VARIABLE Id="CLASSPATH">/, na qual deverá ser alterada, verificando se o caminho especificado para a poi.jar está correto.

  1. Em paralelo, os arquivos do tipo .jar devem ser incluídos por padrão na pasta lib e genero, conforme segue o exemplo: /usr/local/lib/nome_do_arquivo.jar.

/usr/local/gênero/nome_do_arquivo.jar
Os arquivos .jar que deverão constar na pasta lib e gênero são:
poi-examples-3.14-20160307.jar; poi-excelant-3.14-20160307.jar
poi-ooxml-3.14-20160307.jar; poi-ooxml-schemas-3.14-20160307.jar
poi-scratchpad-3.14-20160307.jar; commons-codec-1.10.jar
commons-logging-1.2.jar; junit-4.12.jar
log4j-1.2.17.jar; jdcm.jar
PASTA LIB:

PASTA GENERO:

  1. Por último, deverá ser incluída a seguinte linha no arquivo ".xcf":


<ENVIRONMENT_VARIABLE Id="_JAVA_OPTIONS">-Xmx1g</ENVIRONMENT_VARIABLE>
Obs: Este valor de memória a ser informado no arquivo .xcf deve ser o mesmo valor que é informado no arquivo catalina.sh (/usr/local/tomcat/bin/catalina.sh) na linha CATALINA_OPTS: