COOP1000 Contador de Operandos/Operadores
Este programa permite a contagem de Operadores/Operandos dos programas, módulos e funções.
Ele não faz parte do sisdia, portanto, para iniciar sua execução deve-se utilizar o comando fglrun coop1000 1 no prompt do linux.
Para uma correta execução é necessário que o usuário não utilize o mouse para selecionar suas preferências. Pede-se que seja utilizado <ENTER> para selecionar a opção e as setas para navegar entre elas. Após o campo "Verifica Possíveis Anomalias" o programa irá automaticamente iniciar sua contagem, ou seja, é Obrigatório que o usuário passe por este campo.
O programa encontra-se (logicamente) divido em 3 partes.

1ª Parte
O programa exibe um pequeno resumo das quantidades aproximadas de programas/funções/módulos encontradas na instancia.

O usuário então pode escolher qual categoria deseja listar. O programa permite 4 opções diferentes:

  1. Todos (.4gl)* – O programa irá realizar a contagem em todos os arquivos que possuírem a extensão "4gl".
  2. Funções de Ajuda (h_)* – O programa irá realizar a contagem de todas as funções cujo nome inicie-se com "h_". Estas funções são tipicamente funções de ajuda (CTRL+E).
  3. Funções do Sistema (f_)* – O programa irá realizar a contagem de todas as funções cujo nome inicie-se com "f_". Funções utilizadas para realizar cálculos ou operações utilizadas por vários programas.
  4. Programas – O programa irá realizar a contagem de todos os arquivos que possuam a seguinte estrutura: 4 primeiros caracteres do nome são letras (de A à Z) e os 4 últimos números (de 0 à 9).


2ª Parte
Após a escolha da categoria é permitido que o usuário informe o que o programa deverá contar. As opções são:

  1. Comandos FourJs – O programa irá realiza a contagem de todos os operandos utilizados pela linguagem 4gl.
  2. Operadores Lógico-Matemáticos – O programa irá realizar a contagem de todos os Operadores Lógico-Matemáticos utilizados nos programas.


3ª Parte
A última escolha do usuário consiste na verificação ou não de anomalias na contagem feita pelo programa. Esta opção quando selecionada irá procurar dentro do programa por "{". Caso ele encontre alguma "Abre Chave" dentro do programa ele irá informar ao usuário que a contagem PODE não estar exata devido a um bloco do programa ter sido comentado.
Após o término de sua execução o programa gera dois arquivos com os resultados das contagens. Um arquivo corresponde a contagem dos Comandos FourJs e o outro corresponde aos Operadores lógico matemáticos. Ambos os arquivos são armazenados no diretório report.
Estes arquivos possuem a extensão "csv". Esta extensão permite que ambos os arquivos sejam importados pelo Microsoft Excel.
Abaixo segue a lista dos Comandos/Operadores que o programa conta e também o que ele despreza em sua contagem.