O pré-requisitos de sistema operacional e hardware estão descritos no manual de configuração e instalação do D-TEF, no capítulo 2 Seções 2.1 e 2.2.
A política de senhas para os usuários do sistema operacional onde estão executando aplicações que realizam acesso aos dados de portador de cartão deverá seguir as regras descritas na primeira parte do documento (Controle de acesso). As regras são as seguintes.

Deverá ser configurado o log de eventos do sistema operacional.

Serviços e protocolos não utilizados deverão ser desabilitados, como por exemplo servidor Web, FTP, Serviço de compartilhamento de arquivos (para Windows). Para Linux, também devem ser desabilitados serviços não utilizados (dedicar atenção especial aos seguintes: cupsd, httpd, named, bind, sendmail, named, mysqld, postgresqld, samba, winbind, bluetooth, avahi, anacron, dns-clean, pppd-dns). No final do capítulo estão as instruções para desabilitar os serviços não utilizados no Windows e no Linux.
Política de segurança e senha do sistema operacional (os procedimentos de configuração estão no final do capítulo)

O sistema operacional também deverá ser atualizado sempre que surgirem novas correções do software. Quando possível, configurar a atualização automática do software. Para os sistemas operacionais da família Windows existe a ferramenta Microsoft Baseline Security Analyzer que pode ajudar na configuração segura do ambiente. Esta ferramenta verifica se o computador está atualizado e se ele está configurado de acordo com as principais políticas de segurança. Ela entretanto não deve ser considerada como única indicação de que o computador esteja seguro, mas as ocorrências que ela apresentar mostram que pode haver problema de configuração.
(Referência: PA-DSS 3.1, PA-DSS 3.2, PA-DSS 8.2).