• O que é bloco x?
  • Como envio dados do bloco x?
  • O que enviar no bloco x?


Bloco X

O Bloco X consiste no envio de arquivos obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da SEF/SC. São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente - no caso de tributação e venda de mercadorias - e mensalmente para acompanhamento do estoque. A medida permite melhor acompanhamento e fiscalização das transações de venda ao consumidor final.

Arquivo de Redução Z

Contém todas as informações de movimento do dia – enviado diariamente.

Arquivos Estoque

Contém todas as informações estoque do sistema no período de um mês – enviado mensalmente, no primeiro dia de cada mês.


Pré Requisitos

Para envio dos arquivos do Bloco X para a SEF/SC o cliente deve possuir os seguintes requisitos:

O certificado digital é um arquivo eletrônico que autentica a identidade da empresa na internet - é utilizado para proteger o envio e o recebimento de dados em meios digitais. Ele funciona como uma assinatura digital, dando validade jurídica a arquivos eletrônicos e garantindo a integridade das informações nele contidas.

Para mais informações sobre como obter o certificado digital verifique com o responsável contábil da loja.


Instalação do certificado digital A1.

Para a transmissão dos arquivos do Bloco X o certificado digital deve ser instalado tanto no Windows quanto no Degust PDV. Para tal, siga os passos a seguir.

Passos para instalação do certificado digital:

Importante: a senha do certificado digital é gerada junto ao arquivo “.pfx”. Em caso de dúvidas em relação à senha, verifique com responsável contábil.

Instalação do certificado no Degust.


Transmissão dos arquivos Redução Z e Estoque

Como explicado anteriormente, o envio dos arquivos do Bloco X é realizado de forma automática na inicialização do sistema Degust PDV e na emissão da Redução Z pelo Degust. Além disso, também é possível realizar a transmissão dos arquivos manualmente. Por exemplo, se caso a internet da loja estiver indisponível na abertura do sistema o envio do arquivo da Redução Z não será realizado. Quando a internet for restabelecida, é possível enviar o arquivo manualmente. Para isso, realize o processo a seguir:

Utilize as opções “Envio ao FISCO-REDUÇÃO Z” e “Envio ao FISCO-ESTOQUE”.

Informações sobre a transmissão dos arquivos.

Se por algum motivo não for possível realizar a transmissão (falha de internet, certificado digital fora da validade etc.) o sistema irá apresentar um alerta de que há X arquivo(s) pendente(s) de transmissão. Há um regra da SEF/SC que impede a funcionalidade do sistema caso hajam 10 arquivos de redução Z ou 5 arquivos de estoque pendentes de transmissão. Ou seja, caso atinja esses limites o sistema Degust PDV ficará bloqueado para realizar vendas.

Portanto, caso haja algum problema na transmissão dos arquivos do Bloco X (se a mensagem de arquivos pendentes de transmissão aparecer na inicialização do sistema), verifique imediatamente. Caso a solução não esteja ao alcance da loja, entre em contato com nosso suporte para que possamos auxiliar.


Recibo dos arquivos enviados

Ao final de cada envio o sistema exibe uma mensagem informando se a transmissão foi realizada com sucesso ou não. Além disso, será possível consultar os recibos dos envios no diretório do sistema através do caminho:


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