O Linx Postos POS permitirá a realização de vendas de produtos e combustíveis com rapidez e praticidade. Com um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia, possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, suprimento de caixa, recarga de celulares e fechamento de caixa.
Além disso, o Linx Postos POS permitirá a visualização de relatórios financeiros e a realização de sangrias de documentos. Será possível visualizar também os relatórios de abastecimentos, relatórios de encerrantes, posição de tanques, realizar aferição de bicos de combustíveis e medição de tanques de combustíveis. Quanto às vendas, é possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque assim como emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando a rotina diária do caixa.
Para que seja possível instalar e configurar o Linx Postos POS será necessário ter uma conexão ativa com a internet, acesso ao FTP da Linx para efetuar o download do instalador e cadastrar no Seller Web as estações que utilizarão o Linx Postos POS.
Nesta sessão serão indicados os requisitos mínimos e os recomendados de hardware e software para utilização do Linx Postos POS.
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Os computadores deverão estar instalados e configurados de acordo com as regras expostas acima e a comunicação de rede deve estar em perfeito funcionamento. É imprescindível também que o computador possua acesso liberado ao endereço HyperText Transfer Protocol (HTTP) do Seller Web (sellercorp.com.br) na porta 80.
Para melhor aproveitamento das funcionalidades do Linx Postos POS, a Linx recomenda que os monitores utilizados tenham suporte à resolução 1366px x 768px, conforme descrito na sessão anterior, porém garante o funcionamento também em monitores com resoluções menores, desde que a resolução mínima seja de 1024px x 768px. Estas regras de resolução são válidas para monitores com ou sem suporte a touchscreen. Os monitores touchscreen homologados são:
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Esta sessão dedica-se aos estabelecimentos que utilizam impressoras fiscais para os comprovantes emitidos nas vendas. Para estados regidos pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF), somente os ECF's onde a coluna PAF-ECF estiver com o ícone
na tabela abaixo podem ser utilizados, visto que somente estes estão no laudo de homologação do Linx Postos POS. Os ECF's homologados são:
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2.4 Impressora não fiscal
Impressoras não fiscais homologadas:
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Esta sessão dedica-se aos postos de combustíveis que possuírem integração com equipamento para automação de bombas. Para estados regidos pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF), somente os equipamentos onde a coluna PAF-ECF estiver como SIM na tabela abaixo podem ser utilizados, visto que somente estes estão no laudo de homologação do Linx Postos POS. Os equipamentos homologados são:
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Esta sessão dedica-se aos postos de combustíveis que possuírem integração com equipamento para medição automatizada dos tanques de combustíveis. Os equipamentos homologados são:
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Para instalar o Linx Postos POS será necessário visitar o endereço ftp://ftp.lzt.com.br/PDVSeller/e baixar os arquivos:
Após baixa-lo, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Clicar no botão Avançar para prosseguir. É recomendável deixar a opção Criar um ícone na Área de Trabalho habilitada. Após clicar no botão Avançar, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Nesta janela será exibido um resumo das escolhas anteriores. O botão Voltar permitirá retornar às janelas anteriores para efetuar alterações, caso necessário. Clicar no botão Instalar para prosseguir com a instalação. Será exibida uma janela onde será possível acompanhar o progresso da instalação, conforme imagem a seguir:
Após a extração dos arquivos, será exibida uma janela informando a conclusão da instalação, conforme a imagem a seguir:
É recomendável desabilitar a opção Executar Linx Postos POS antes de prosseguir. Clicar no botão Concluir para finalizar a instalação.
Para poder utilizar o Linx Postos POS, será necessário obter uma chave de licença. Para obtê-la, bastará abrir o atalho Linx Postos POS na área de trabalho ou o arquivo pdv na pasta padrão de instalação do sistema. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Informar os campos CNPJ do posto, Senha, Nome da estação e clicar no botão Realizar Solicitação. A licença será baixada na estação e será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:
Para que seja possível utilizar o Linx Postos POS, será necessário realizar algumas configurações que serão detalhadas nos capítulos seguintes.
Para que a sincronia ocorra adequadamente, será necessário cadastrar no Seller Web as estações que utilizarão o Linx Postos POS. Para isso, será necessário acessar o endereço do Linx Postos POS. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Após clicar em Clique aqui para iniciar, será exibida uma página em que será necessário informar usuário e senha para conectar ao sistema.
Já no sistema Seller Web acessar o caminho Cadastros > Estabelecimento > Máquinas.
Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Será necessário saber o nome da estação para cadastrá-la. Para verificar essa informação, basta acessar no Windows o caminho: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.
Clicar no botão Incluir para cadastrar a estação. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
No campo Nome deverá ser informado o nome da estação e no campo Descrição poderá ser informada qualquer descrição desejada. Será necessário habilitar as opções É PDV? e Vende Combustível? Após isso, bastará clicar no botão Salvar para concluir o cadastro da estação. Este processo deve ser realizado para todas as estações que utilizarão o Linx Postos POS.
Após a configuração da máquina no ambiente seller, é recomendado abrir a sincronia do PDV, visto que o cadastro de usuários e demais informações serão carregados para a base local.
Para realizar as configurações do Linx Postos POS será necessário efetuar login no sistema. Digite o usuário e senha do PDV e clique em Entrar.
Ao selecionar o botão da marca Linx
no canto superior esquerdo da tela será exibido o seguinte menu de opções:Clicar no botão Configurações para que seja exibida a janela onde as configurações do Linx Postos POS podem ser realizadas. As configurações estão agrupadas por categorias para maior facilidade de utilização. Após uma categoria ter sido selecionada, a visualização desta janela será modificada.
Clicar no botão Configurações para que seja exibida a janela onde as configurações do Linx Postos POS podem ser realizadas. As configurações estão agrupadas por categorias para maior facilidade de utilização. Após uma categoria ter sido selecionada, a visualização desta janela será modificada.
A categoria selecionada e suas guias permanecerão em exibição à direita e o restante das categorias, em lista, à esquerda, conforme a imagem a seguir:
Nesta janela será possível navegar entre as categorias utilizando os botões
As configurações apresentadas nos capítulos a seguir podem ser realizadas individualmente e fora da ordem em que serão apresentadas, conforme a necessidade. Algumas dessas configurações podem não ser necessárias para alguns estabelecimentos. |
Muitas das informações necessárias para realizar configurações de dispositivos podem ser encontradas nos próprios dispositivos ou, então, no site de seus fabricantes.
Para facilitar sua visualização e compreensão, a janela de configurações será apresentada uma guia por vez, por capítulo.
É Importante destacar que a cada alteração, é necessário clicar no botão Salvar individualmente. E para entrar em vigência, é necessário reinicializar o aplicativo (fechar e abrir novamente).
Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que a impressora fiscal realize corretamente todas as suas funções, além de possibilitar configurar a abertura da gaveta e gerenciar as formas de pagamento associadas à ECF. A guia Impressora Fiscal será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações Impressora Fiscal, Opções, Recarga de Celular e Formas de Pagamento. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir.
Esta guia permitirá definir a marca e o modelo da impressora fiscal a ser utilizada, além de permitir definir sua porta de comunicação e seu número de série. Estes campos são de preenchimento obrigatório para o correto funcionamento da impressora fiscal. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
Esta guia possui os botões:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá selecionar opções extras para as configurações da impressora fiscal e seu preenchimento será opcional. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui a opção:
Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá informar o índice totalizador não fiscal que será utilizado para a emissão do comprovante de recarga de celular e seu preenchimento será obrigatório para realizar a emissão deste tipo de comprovante. Totalizadores não fiscais são cadastrados na ECF através de intervenção técnica e podem ser listados através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui o campo:
Após preencher o campo, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá associar as formas de pagamento cadastradas no sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF. Essas associações são obrigatórias para o correto funcionamento das formas de pagamento. As formas de pagamento são cadastradas na ECF através de intervenção técnica e podem ser listadas através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui a opção:
A guia possui o botão:
A guia possui os campos:
Para efetuar as associações entre as formas de pagamento do sistema e da ECF, bastará clicar na opção Associar manualmente as formas de pagamento da ECF e no botão Preencher a lista de formas de pagamento. Após isso, clicar no campo Forma de pagamento na ECF onde estará escrito Sem forma pgto. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Ao clicar na forma de pagamento adequada ela será associada à forma de pagamento cadastrada no sistema. Este passo deve ser realizado para todas as formas de pagamento.
Após realizar as associações, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar configurações específicas do caixa, selecionar o modo de fechamento de turno, configurar a forma de salvar medições de tanque e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da tela principal do caixa. A guia Caixa será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações de Caixa, Fechamento de turno, Salvar medições de tanque, Gaveta e Formas de pagamento dos botões. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir.
A guia possui o botão:
Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
Esta guia será exibida conforme a imagem a seguir:
Nenhuma das opções desta guia é obrigatória para o funcionamento correto do caixa, mas a opção Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia deverá ser habilitada caso o estabelecimento participe dessa promoção.
A guia possui as opções:
Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá selecionar um dos dois modos disponíveis de fechamento de turno. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá definir se as medições de tanque serão ou não serão salvas e, no caso de serem salvas, em que momento serão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá configurar a gaveta do caixa e a seleção de uma das opções será obrigatória. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Na guia Configuração para impressoras será possível selecionar as opções de configurações de corte e status do papel na impressora ECF:
Esta guia permitirá associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa, selecionando a ordem de apresentação dos botões de forma de pagamento. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais.
Após definir os botões, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que os leitores RFID da automação de bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. Essas configurações somente serão obrigatórias nos estabelecimentos que utilizem cartões RFID. A guia Leitor RFID será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações do Leitor RFID, Modo de conexão e Cartão RFID. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir.
A guia possui o botão:
Esta guia permitirá definir o modelo do leitor RFID a ser utilizado, a porta de comunicação e o tipo de cartão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá definir o modo de conexão do leitor RFID. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar configurações adicionais para o leitor RFID e será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
A guia possui o campo:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para os abastecimentos e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
A guia possui os botões:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
A guia possui os botões:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que as bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. O preenchimento desta guia será obrigatório para o funcionamento da automação de bombas. A guia Automação de Bombas será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações da Automação de Bombas, Alterar endereço lógico de bombas e Opções. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir.
A guia possui o botão:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar a configuração básica da automação de bombas e somente após esta configuração ser realizada será possível visualizar a aba Abastecimentos na janela Caixa Livre. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá visualizar bicos de combustíveis, visualizar informações como número do bico, combustível disponível em cada bico e visualizar ou definir o código hexadecimal de cada bico de combustíveis. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
A guia possui os botões:
Para informar ou editar um código hexadecimal para um bico de combustíveis, bastará clicar no campo Código Hexa. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:
Inserir o código hexadecimal referente ao bico de combustíveis no campo Endereço Lógico, no campo Casa do milhão informar o número correspondente (caso haja) e clicar no botão Confirmar.
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Ao finalizar a configuração, é possível abrir o aplicativo Concentrador para iniciar a comunicação entre o equipamento.
Ainda na tela de Configurações da Automação de Bombas será possível selecionar opções extras para as configurações. O preenchimento não é obrigatório e as opções serão exibidas conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um servidor de e-mail e para envio de e-mails e seu preenchimento não será obrigatório, porém não será possível utilizar esta funcionalidade sem preencher estes campos.
Para o correto funcionamento dessa funcionalidade é necessário que o e-mail possua liberação de acesso de aplicação externa. Essa liberação é realizada diretamente nas configurações de conta do e-mail. |
A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
A guia possui o botão:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar a configuração da balança que será utilizada no estabelecimento e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização de uma. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
A guia possui o botão:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar a configuração para utilização de leitor biométrico e seu preenchimento será obrigatório apenas no caso de utilização deste equipamento. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
A guia possui o botão:
Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para a utilização do módulo Inforlub e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização deste módulo. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui o campo:
A guia possui o botão:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
O aplicativo de DTEF deverá estar instalado na máquina para a função TEF no PDV funcionar corretamente. |
Esta guia permitirá habilitar ou desabilitar os módulos TEF ativos e será exibida conforme a imagem a seguir:
Esta guia possui o botão:
Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Ao finalizar esta configuração, pode ser aberto o aplicativo "inforlub.exe" para realizar a integração com a troca de óleo. Os itens serão carregados na aba de pré-venda do PDV.
Esta guia permitirá configurar os documentos fiscais que serão emitidos pelo PDV e seu preenchimento será obrigatório para a correta execução das rotinas de caixa. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui as opções:
Em Opções há a opção de emissão de notas fiscais no layout 4.00. Para habilitar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas nesse modelo, basta marcar a opção Utilizar layout versão 4.00 para emissão de NF-e/NFC-e.
A guia ainda possui os campos:
O botão Testar Comunicação permitirá, após adicionadas as informações acima, testar a comunicação com a impressora.
A guia Outras configurações apresenta a opção:
A guia possui o botão:
Para que seja emitido no comprovante fiscal as informações complementares de venda como KM, Nome, Endereço entre outros, é necessário realizar as configurações de Mensagem de Fechamento:
Para inserir informações de fechamento, basta utilizar a opção e montar o layout conforme as variáveis disponíveis:
Basta selecionar as opções dando um duplo clique com o mouse e montar o layout desejado, assim as informações serão impressas no cupom fiscal, nfc-e e cf-e respeitando a variação de limite de linhas disponíveis para estes comprovantes.
Após selecionar uma das opções e preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que o medidor de tanques de combustíveis funcione corretamente e faça medições precisas. Estas configurações serão obrigatórias para a utilização do medidor de tanques. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:
A guia possui os campos:
A guia possui as opções:
A guia possui o botão:
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.
Em Configurações de Terminal Comanda será possível selecionar e configurar o microterminal do cliente no PDV.
Esta guia apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:
O botão Salvar Configurações permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
Nessa opção será possível selecionar a catraca utilizada e configurar a comunicação com o PDV. O cadastro da catraca será realizado no Seller Web e através do PDV será possível alterar o diretório de gravação do arquivo de comunicação.
Esta tela apresenta o Código do equipamento cadastrado, o Nome e o campo Diretório de integração onde consta o arquivo. Para alterar o diretório basta digitar um novo endereço no campo destinado para tanto. Realizadas as alterações, clique me Salvar Configurações para finalizar o processo.
No menu superior do PDV é possível acessar as informações referente a Sincronia.
Ao clicar sob a opção, será apresentada a seguinte tela:
Na guia Dados Enviados serão apresentados os status das atualizações referentes aos Turnos, Vendas e Redução Z. Na opção Outros serão contabilizadas as atualizações nas demais aplicações.
A tela ainda apresentará a data e a hora da última atualização e a data e a hora da última sincronização.
Ainda em dados enviados serão apresentados os status de rejeição com o ID, o tipo de Operação, a Data e Hora e os Detalhes da Rejeição (caso haja).
Já na guia Dados Recebidos será apresentada a Tabela atualizada, a data e hora da Última atualização, a previsão de atualização e os detalhes da rejeição (caso haja).
A opção Ressincronizar base de dados poderá ser selecionada para ressincronizar todas as informações da base de dados.
Nas duas guias será apresentado o botão Sincronizar agora que permitirá ao usuário a qualquer momento sincronizar as informações alteradas.
No menu superior poderão ser consultados os status dos serviços na máquina PDV. Em caso dos serviços estarem ativos, serão sinalizados com a cor verde. Do contrário, o usuário saberá qual serviço não está ativo ao visualizar a opção em vermelho.
Para ativar um serviço, basta dar um duplo na funcionalidade.
Essas informações serão apresentadas de acordo com a configuração da máquina no qual o PDV foi instalado.