A partir dos perfis "Administrativo" e "Gerente Financeiro" é possível realizar parametrizações, conforme abaixo indicado:


1) Colaboradores

Perfil: Administrativo

Menu: Colaboradores

 


Ao acessar o menu "Colaboradores" o sistema redirecionará o usuário para as opções de Consulta dos colaboradores já cadastrados na unidade e Cadastro de novos (esta segunda opção, acessível através do botão "Novo").


1.1) Cadastro de Colaboradores – a partir desta opção é possível cadastrar no Sistema todos os colaboradores da unidade. Antes de iniciar o cadastro do novo colaborador verifique se o mesmo já possui cadastro na Rede (inicie a pesquisa a partir da opção "Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na rede"). Caso não seja localizado nenhum cadastro será apresentada a opção "Aviso - Sua pesquisa não retornou nenhum resultado" e será possível realizar o cadastro desejado (clicando no link "Criar novo registro").






No processo de cadastro, preencha todos os dados que são apresentados como obrigatórios (campos marcados com asterisco). Abaixo é apresentada a ficha cadastral, disponível no sistema.


Dados Pessoais:deverão ser informados todos os dados de preenchimento obrigatório. Fique atento às informações cadastradas. 

Endereço completo/Telefones: nesta opção são registrados o endereço completo e telefones de contato do colaborador. 

Acessos do Colaborador: a partir desta opção é possível cadastrar o usuário para o colaborador cadastrado (e visualizá-lo e mais os outros usuários que estejam acessado a este colaborador). Além disso, é disponibilizado um campo para o cadastro de "Observações" relacionadas à ficha do colaborador.

Durante  o processo de pesquisa na base de dados (após clicar no link "Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na rede"), caso seja localizado qualquer registro, o cadastro será apresentado para que o usuário confira se é aquele que deseja cadastrar. São apresentadas as informações de "Nome da Pessoa", "CPF", "Função", "Franquia" (poderão ser listados colaboradores, alunos e prospects) e "Situação cadastral". Caso seja o cadastro desejado, basta clicar no link com o nome da pessoa, para gravar a ficha do colaborador em questão.



2) Contas

Perfil: Gerente Financeiro

Menu:Caixas e  Bancos

 
 

Ao acessar o menu "Caixas e Bancos"  e submenu "Contas" o sistema redirecionará o usuário para as opções de Consulta das Contas já cadastrados na unidade e Cadastro de novas (esta segunda opção, acessível através do botão "Novo").


2.1) Cadastro de Contas: no menu "Caixas e Bancos", a partir da opção "Contas" é possível cadastrar todas a contas utilizadas pela unidade, sejam as contas de caixa ou contas bancárias.


 





3) Configuração de Recebimento por Tipo de Documento

Perfil: Gerente Financeiro

Menu:Caixas e  Bancos


Esta configuração permite indicar para quais contas (tesouraria ou bancárias) serão destinados os valores recebidos na unidade. 


Para cada tipo de documento de liquidação deverá ser indicada a conta de destino ao fechar o caixa. O Controle de Recebimento só permite recebimentos com as formas de pagamento que possuem contas de destino ao fechar o caixa. Para recebimentos com cartões de crédito e débito, o valor a ser creditado em conta corrente já irá descontar a taxa de administração, se informada.

 


4) Empresas

Perfil: Administrativo / Gerente Financeiro

Menu:Empresas/Prestadores de Serviços


4.1) Cadastro de Empresas: A partir desta opção é realizado o cadastro das empresas e prestadores de serviços que se relacionam com a unidade. Para o cadastro de uma nova Empresa (Pessoa Jurídica) é necessário informar o nome da Empresa (campo "Nome Fantasia") e sua "Razão Social".



Além disso, é necessário indicar o relacionamento da empresa com a unidade. Abaixo são listadas as possíveis opções:

 


Apesar de não ser um campo de preenchimento obrigatório informar a "Conta Contábil" e "Centro de Custos" associados a empresa cadastrada permite que o sistema apresente estas informações no momento do cadastro de contas a pagar da Unidade.



Quando a opção "Possui Convênios com a Franquia" é marcada a empresa em questão será apresentada nas opções relacionadas ao cadastro das tabelas de preços (política comercial para serviços, políticas de descontos e propostas comerciais).


4.1) Cadastro de Prestador de Serviços: Para o cadastro de um novo Prestador de Serviço (Pessoa Física) é necessário informar todos os dados da ficha cadastral, que são listados como obrigatórios (campos com asterisco).


A partir desta opção é realizado o cadastro de prestadores de serviços (Pessoa Física) que se relacionam com a unidade. Assim como os demais cadastros de pessoas apresentados no sistema, para o cadastro de um NOVO Prestador de Serviço é necessário consultar se a pessoa em questão já possui um cadastro na rede.

 

Antes de iniciar o cadastro de um novo prestador de serviços será necessário verificar se a pessoa em questão já possui algum cadastro na REDE. Basta informar o seu CEP ou Nome Completo e "Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na Rede".



Caso ainda não possua um cadastro na Rede será apresentado um aviso indicando "Sua pesquisa não retornou nenhum resultado". Ao clicar no link "Criar novo registro" será possível realizar o cadastro do novo prestador de serviço. Basta preencher todos os dados solicitados (campos com astericos, indicando preenchimento obrigatório).



Dados Pessoais:deverão ser informados todos os dados de preenchimento obrigatório. Fique atento às informações cadastradas. 

Endereço completo/Telefones: nesta opção são registrados o endereço completo e telefones de contato do colaborador. 



Rateio Padrão para contas a pagar: Apesar de não ser um campo de preenchimento obrigatório informar a "Conta Contábil" e "Centro de Custos" associados ao prestador de serviços cadastrad0 permite que o sistema apresente estas informações no momento do cadastro de contas a pagar da Unidade.