Neste tópico será descrito o processo de venda de um pacote de serviços desde a geração do orçamento até a finalização da venda.
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Para que seja possível utilizar a integração entre os sistemas Linx Estética e Microvix é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar as seguintes configurações:
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix
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Executando a Rotina
Para registrar uma venda é necessário primeiramente criar um orçamento através do Menu Clientes > Consultar Clientes. O sistema apresentará uma série de filtros para que seja localizado o cliente para venda em questão. Será possível pesquisar por:
Através do botão "Pesquisar" o sistema retornará uma listagem de acordo com os critérios definidos, a opção "Exportar" realizará o download da listagem em um arquivo no formato "xls". O botão "Ficha Cadastral" exibirá um questionário com os dados cadastrais para impressão. Além disso, através do item "10 últimas pessoas cadastradas" o sistema exibirá uma listagem prévia com os últimos dez cadastros incluídos.
Pesquisar cliente
Após pesquisar, na listagem apresentada, para iniciar o orçamento é necessário selecionar a opção "Cliente" no menu que será exibido ao direcionar o mouse sobre a identificação.
Menu de opções
A transição entre o status "prospect" e "cliente" somente ocorrerá após a concretização de uma venda. |
Ao selecionar o cliente serão exibidos os dados cadastrais e através da opção "Vender" o orçamento poderá ser iniciado.
Opção "Vender" no cadastro do cliente
Para gerar o orçamento devem ser preenchidos os seguintes campos:
Dados iniciais do orçamento
Para inserção dos itens é necessário indicar se a venda será de "Serviço" ou "Produto", neste caso, exemplificaremos o processo de venda com foco em serviços. Após marcar esta opção, é preciso selecionar o tipo de serviço que será comercializado e o item em si.
Inserir serviço
Assim que selecionado o serviço desejado, ao clicar em "Inserir" o sistema adicionará o item para seja definida a quantidade, o número de parcelas da venda, a data do primeiro vencimento e o dia dos demais vencimentos (para orçamentos com mais de uma parcela). Através do campo "Variação" será possível conceder descontos ao serviço que está sendo adquirido.
Listagem de itens inseridos
Opção "Variação", conceder desconto
A permissão para concessão de desconto, bem como o valor máximo permitido serão definidos pela Franqueadora no ambiente SEDE. |
Ao clicar em "Prosseguir", o orçamento será gravado e o sistema apresentará uma cópia para impressão. Automaticamente, no Microvix POS será gerada uma ficha de atendimento que deverá ser finalizada para que o atendimento possa ser agendado.
Orçamento gerado
Orçamento gerado para impressão
Após criar o orçamento, no Linx Microvix POS deve ser finalizada e paga a ficha de atendimento originada no Estética. Para tanto é necessário acessá-lo e selecionar o Menu Gerencial, opção "Conciliação Fichas de Atend.".
Conciliar ficha de atendimento
A ficha poderá ser pesquisada por data, cliente ou número, ao clicar em "Gerar Relatório" será exibida uma listagem com todas as fichas que satisfaçam os filtros aplicados.
Buscar fichas de atendimento
Listagem de fichas em aberto
Caso necessário, através do ícone , disponível na coluna "Operação" será possível cancelar a ficha selecionada. Para visualizá-la, basta clicar no botão da coluna "Nº Ficha", serão exibidos os dados do cliente e do orçamento gerado. Para concretizar a venda, basta clicar em "Finalizar".
Resumo da ficha
O sistema direcionará o usuário para tela inicial para que seja encaminhado o pagamento da operação. O cliente e vendedor apresentados serão os mesmos indicados no Estética, ao prosseguir, basta inserir a forma de pagamento e finalizar a operação.
Encaminhar ficha para o pagamento
Finalizar pagamento
Caso seja necessário vender produtos e serviços, primeiramente o POS finalizará a venda dos serviços e depois questionará o usuário sobre a finalização dos produtos, conforme abaixo.
Alerta
Permissão |
Após a concretização da venda, uma sessão do procedimento poderá ser agendada. Com o perfil de Recepcionista, o usuário deverá acessar a agenda, selecionar o tipo "Procedimentos" e a data em que será registrado o agendamento.
Agendar procedimento
Após selecionar o dia desejado na agenda, no cadastro de agendamento deve ser selecionado o tipo "Serviço", sucedido de "Serviço Adquirido" e indicado o procedimento adquirido pelo cliente, bem como, o colaborador que o executará.
Inserir agendamento
Após inserir o agendamento ele deverá passar por alguns status até chegar ao estado de "executado" e a nota fiscal de serviços ser emitida, são eles:
Alterar status
Além disso, caso o cliente tenha confirmado o agendamento, porém faltado à sessão, o status deve ser alterado diretamente para "Faltou".
Após realizar o procedimento e alterar o status do agendamento para "Executado", será realizado o processamento da Nota Fiscal de Serviços. Com o perfil de Administrador, o usuário poderá acompanhar a fila de envio de RPS, o log de RPS gerados e os lotes processados através do Menu NFS.
Acompanhar NFS-e
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