CADASTRO DE CLIENTES - ORIENTAÇÃOES PARA O CADASTRO:
1) Tipo de Pessoa: selecione o tipo de pessoa, para iniciar o cadastro. O usuário deverá escolher entre “Física” (Pessoa Física) e “Jurídica” (Pessoa Jurídica – Empresa). De acordo com o tipo selecionado serão apresentados outros campos para preenchimento (exemplo: se selecionado o tipo “Física” será apresentado o campo “CPF” e se selecionado o tipo “Jurídica”, o campo “CNPJ”).
2) Nome e Sexo: preencha o nome completo do cliente e selecione o seu sexo.
3) Data de Nascimento: caso deseje poderá preencher a data de nascimento do cliente. Será possível efetuar este cadastro mesmo que o cliente forneça somente a informação do “Dia” e “Mês” de seu nascimento. Clique em , para “mostrar” ou “esconder” o ANO de nascimento.
4) CPF e RG: apesar de serem campos de preenchimento NÃO obrigatório, caso possua estas informações, cadastre-as no sistema, para que a ficha cadastral do cliente fique completa.
5) Telefone: informe ao menos um telefone para contato com o cliente (campos – DDD + Telefone + Observação)
6) Relacionamento do Cliente com a Unidade:
7) E-mail: campo de preenchimento obrigatório, permitirá a comunicaçaõ com o cliente para informações relacioandas aos seus tickets e comunicações diversas.
8) Endereço: cadastro do endereço do cliente. Caso o usuário deseje, poderá realizar a consulta do Endereço a partir da Busca do CEP ou a consulta do CEP a partir do cadastro do Endereço (para ambos os casos, basta informar os dados necessários e clicar no botão de pesquisa).
9) Observações: campo de preenchimento NÃO obrigatório, para o cadastro de observações relacionadas ao cliente cadastrado.A observação cadastrada neste campo é apresentada em algumas telas do sistema, como por exemplo, na tela de Geração de Tickets.
10) Grupo de Entrega: de acordo com o endereço cadastrado o usuário poderá definir um grupo de delivery para coletas e entregas. Caso selecione um grupo específico, o sistema sempre sugerirá para as ações de coleta e/ou entrega o coletor/entregador associado a este grupo.
11) Dias para Coleta Periódica: caso o cliente tenha uma rotina de coletas periódicas será possível indicar a periodicidade para realização das mesmas (quais os dias da semana).Esta informação será apresentada no relatório de “Entregas e Coletas (Delivery)” e na “Consulta de Coletas. No recebimento de peças, caso o cliente possua coleta periódica e ela não tenha sido registrada antes do registro do ticket o sistema apresentará a tela para o cadastro do número da coleta, com a opção de associar ao Ticket (clicando no botão “Confirmar” ) ou prosseguir com o registro do ticket, sem associar à coleta que será cadastrada.
12) Finalização do Cadastro: após preencher todos os dados do novo cadastro clique no botão (ou a tecla de atalho, F10). Informe a sua senha (de 4 dígitos), para concluir a operação. Ao concluir esta operação, a ficha cadastral do novo cliente poderá receber o registro de tickets.