Linx Mobile > Pesquisa > Pesquisa de Produto > Showrooming
loja virtual
Esse fenômeno tem acontecido cada vez mais porque as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.
Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos móveis, por exemplo.
(Order Management System), que em tradução livre significa “Sistema de Gestão de Pedidos” e desempenha um papel fundamental para os varejistas como um meio confiável de gerenciar todos os aspectos e assegurar ao processo de pontualidade, eficiência e uma execução sem intercorrências.
O Linx OMS é o gerenciador dos pedidos que serão integrados entre os sistemas: Linx POS, Linx ERP, Microvix, Linx UX, Linx OmniPOS e Linx Mobile. Ele irá gerenciar todos os pedidos e consolidar o estoque disponível de acordo com as reservas ativas, viabilizando a criação dos pedidos nos diversos canais e pontos de venda.
Clique aqui para acessar as documentações relacionadas aos cadastros necessários de OMS. |
Ao efetuar uma pesquisa na grade de produtos, serão exibidos os dados do item pesquisado, como cor, tamanho etc. Na parte inferior da tela, será apresentado o botão Pesquisar Estoque Virtual. Este botão tem por finalidade consultar no estoque da loja se o produto em questão está disponível para Showrooming.
Todos os métodos estão sujeitos a cobrança de frete e taxa de manuseio. |
Exemplo de uma venda contendo 3 destinos de entrega:
No Showrooming estão disponíveis as modalidades de entrega Shipto, Pickup e Shipment. Para lojas que desejam ter apenas um ou dois tipos de entrega, é necessário realizar a criação do parâmetro OMS_SHW_MODALIDADES na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP. Caso este parâmetro não seja criado, o Linx Mobile considerará todos os tipos de entrega na aplicação.
Para que o parâmetro funcione corretamente, é necessário indicar os seguintes valores, de acordo com a modalidade de entrega escolhida:
|
Exemplo 1
Parâmetro | Valores |
---|---|
OMS_SHW_MODALIDADES | shipto;pickup; |
Exemplo 2
Parâmetro | Valor |
---|---|
OMS_SHW_MODALIDADES | shipment; |
Na versão 3.40 do Mobile foi implementado o parâmetro OMS_SHW_VALIDA_EAN, com o objetivo de comparar o EAN cadastrado no OMS com o código de barras do produto na loja (quando habilitado na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP). Caso não tenha EAN no OMS, ou o EAN esteja diferente do código de barras, não será possível incluir o item no pedido do Showrooming. E, para ambientes que utilizam Showrooming, serão bloqueadas os itens das vendas. Para que seja possível realizar a validação do GTIN é necessário que a API ProductCatalog esteja configurada para que retorne a propriedade EAN, para que seja possível realizar a validação do Linx Mobile. |
Em relação ao critério do prazo do frete, a definição pode ser tratada de duas maneiras: como dias corridos ou então como dias úteis.
A configuração é realizada através do parâmetro OMS_VALIDA_DIAS_SHW.
O parâmetro OMS_VALIDA_DIAS_SHW foi implementado na versão 3.60 do Linx Mobile. |
Exemplo 1 Parametrização em dias corridos: “Previsão de entrega em 10 dias corridos.“ Exemplo 2 Parametrização em dias úteis: “Previsão de entrega em 10 dias úteis.“ |
Considerações para valor = 2 → O parâmetro considera todos os itens no carrinho. Em caso de atendimento misto, os itens de Showrooming e itens de venda serão considerados para o valor mínimo do Frete. O valor do Frete não é considerado para atingir o valor mínimo definido em parâmetro. |
1. Acesse a tela Produtos e bipe ou digite o código de barras da mercadoria ou pesquise os produtos por código, descrição e/ou código de barras.
2. Caso o produto possua estoque >0, a opção Pesquisar Estoque Virtual será habilitada. Se o cliente não tiver sido vinculado anteriormente, será exibido um pop-up, informando que será necessário vincular um cliente para prosseguir.
|
3. Pressione Sim, vincule o cliente e, na sequência, pressione Pesquisar.
4. Pressione a opção Pesquisa Estoque Virtual novamente e será exibida a tela com os endereços disponíveis para entrega.
|
5. Na sequência será exibida a tela Estoque Virtual, onde serão apresentados os dados do produto e o endereço para entrega ou retirada. Nessa tela, caso o produto esteja disponível para entrega no endereço do cliente, serão exibidas as opções de entrega, que podem variar de acordo com o CEP do cliente. Veja um exemplo:
Selecione o tipo de entrega.
Caso não tenha sido exibida opções para entrega na tela Estoque Virtual, pressione a opção Nova Cotação para realizar uma outra cotação do produto. |
6. Depois, pressione em Adicionar ao carrinho para que a mercadoria seja adicionada à tela de pagamento.
Caso seja efetuada uma segunda venda do mesmo produto, com as mesmas especificações da venda anterior com showrooming e para o mesmo cliente associado ao carrinho, não será possível selecionar o mesmo endereço já selecionado anteriormente. Sendo assim, será necessário selecionar um novo endereço para entrega ou retirada do produto. |
Nova funcionalidade para opção embalagens para presente de pedido showrooming, para encaminhamento ao OMS. |
Selecione quantas unidades dos itens serão embaladas para presente.
|
7. Toque no Carrinho e prossiga com o pagamento do produto.
Observe que será exibido o item showrooming e, ao tocar nesta opção, será exibido o número do pedido e o valor do frete. Observe que na tela de pagamento, em Detalhes do pedido, será discriminado o valor do frete.
Ocorre, porém, que os itens do Showrooming não podem ser retirados/excluídos do carrinho. Com esse impeditivo o operador terá que excluir o pedido clicando no ícone
|
Para configuração da formatação da numeração de Pedidos Showrooming, parametrizar conforme informações abaixo.
|
Veja a seguir um vídeo-exemplo do processo descrito acima:
Agora, ao cotar produtos, os clientes poderão visualizar as informações de estoque das lojas e a distância de cada uma delas. Além disso, foi adicionada a opção de ordenar os resultados por proximidade ou disponibilidade de estoque.
Parametrização necessária:
PARÂMETRO | AMBIENTE |
---|---|
MOB_OMS_GOOGLE_GEO_HAB | LinxPOS |
OMS_GOOGLE_GEOLOCATION_HABILITA | OmniPOS |
Veja também o tópico Pedidos - Showrooming.