Parametrização Global

Acesse Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Permitir inserção de serviços em entrada de compra.

Permissão de Usuário

Acesse Empresa > Segurança > Permissão de usuários > Clique no usuário ou grupo desejado em "Grupo de Serviços" > Cadastros auxiliares.

(informação) Estas permissões são necessárias somente para cadastrar o CNAE e o serviço, para que o mesmo possa ser disponibilizado na entrada.

Acesse Grupo de Estoque > Permissões Gerais do Grupo de Estoque:

(informação) Esta permissão é necessária para permitir o usuário acessar a rotina de entrada de notas.


Cadastro de Natureza de Operação de Serviço 

É necessário cadastrar as natureza de operação referente a entrada de serviços. Para isso, acesse Faturamento > Cadastros auxiliares > Natureza de Operação.

 Preencha a descrição e selecione os impostos conforme orientação do contador:



Cadastro de CNAE's

É necessário cadastrar todos os CNAE's (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) em Serviços > Cadastros Auxiliares > CNAE.


Após, clique em "Salvar".

E ao clicar em "Exibir registros", é possível visualizar os cadastros já efetuados:

 


Através desta listagem é possível alterar clicando no ícone de lápis " " ou excluir clicando em " ".


Configuração Tributária para Serviços 

É necessário cadastrar as regras fiscais referente aos serviços, e detalhar as naturezas de operação correspondentes.

Acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros auxiliares > Configuração tributária e clique em "Inserir".

 


Em seguida clique em "editar" ao lado da configuração tributária de serviços para fazer o "detalhamento".


Selecione a natureza de tomador de serviços e clique em "Associar Classe Fiscal"Selecione também a classe fiscal, conforme o estado desejado.

(informação) CFOP: Indicamos 1933 para estadual e 2933 para interestadual, no entanto recomendamos que seu contador oriente qual utilizar.



Na aba "Produtos", preencha apenas a CST 0.90 por ser campo obrigatório. Em seguida clique na aba "Serviços" e selecione o CNAE cadastrado, e os demais campos todos conforme orientação do contador.

Após, clique em "Salvar".



Configurar Cadastros de Fornecedores do Governo 

É necessário efetuar o cadastro dos fornecedores em  CRM > Cadastro de Clientes e Fornecedores. 

Faça um cadastro para cada governo, incluindo seus respectivos CNPJs:

Após o cadastro, esses deverão ser configurados em: Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais.


Vincule os fornecedores cadastrados e selecione o plano de pagamento padrão (devendo ser um plano de Compra tipo Crediário).


Configurar Operações Padrão relativo aos serviços 

Devem ser cadastrados os Históricos Contábeis referentes as Operações de Serviço em Adm/Financeiro > Contabilidade > Cadastros Auxiliares > Históricos.

Após, é necessário vincular esses Históricos às Operações Padrões para que durante o lançamento de entrada de NF de serviço os lançamentos sejam adequadamente contabilizados. Para isso, acesse Adm/Financeiro > Contabilidade > Operações Padrões e parametrize todas as operações do grupo “Retenções sobre compra de serviços”.
 

Cadastro de Serviços 

Acesse Serviço > Cadastros Auxiliares > Serviços e preencha os campos necessários: 

 




Entrada de Nota Fiscal de Serviço 

Para realizar a Entrada da Nota de Serviço acesse: Estoque > Entrada de Compras > Entrada de Compras (Manual).


Preencha os campos conforme o necessário:

Caso o histórico não esteja cadastrado, ele pode ser incluído em Adm/Financeiro > Contabilidade > Cadastros Auxiliares > Históricos.

Ao concluir o lançamento, serão geradas as faturas referentes ao valor do serviço e aos tributos. Essas faturas podem ser consultadas em Adm/Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Faturas a Pagar.

E os lançamentos contábeis podem ser consultados em Adm/Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão.


  • Serviços correspondentes a ICMS como (energia, frete e telefone) deverão ser cadastrados em Suprimentos > Estoque > Produtos.
  • Serviços correspondentes a ISS deverão ser cadastrados em Serviço > Cadastros Auxiliares > Serviços.