Linx Microvix – Cadastrar ou alterar Plano de Pagamento com TEF
Para que o usuário possa cadastrar ou altera " do usuário> faturamento> Cadastros Auxiliares> planos de pagamento.
Para planos de pagamento TEF , é necessário ter os planos cadastrados e parametrizados com a opção: "USA TEF" e meio de Pagamento "Cartão" selecionado.
Acesse: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Planos de pagamento.
"Tipo de Plano" Selecione Venda;
"Forma de pagamento", Quando o cadastro for para plano com TEF, sempre será Cartão(5);
"Empresas", Selecione as empresas que estarão disponível esse plano de pagamento;
Adquirente/Operadora: Informar a operadora do cartão.
Bandeira: Selecionar a bandeira do cartão.
Tipo de Transação: Selecionar Débito ou Crédito
"Nome do Plano " , Defina de acordo com o nome dos cartões liberados para uso na loja;
"Usa TEF", para vendas realizadas em cartão Transferência Eletrônica de Fundos;
"Plano com Entrada", Se esta opção estiver marcada, no momento da venda abre o campo "Entrada", em que será possível o usuário informar o valor de entrada para operações a prazo;
" Gerar vencimento fixo", se for feita a opção por gerar vencimento fixo, espera-se, que a forma de pagamento seja a prazo. Neste caso, deve-se considerar uma das seguintes situações:
" Gera vencimento fixo" marcada e campo "Dia" definido: as faturas serão geradas seguindo a data inserida nesse campo. Por exemplo, se a venda foi realizada no dia 28/10 e a data definida for 15, o vencimento acontecerá no dia 15 de cada mês conforme a quantidade de parcelas;
"Gera vencimento fixo" marcada e campo "Dia" em branco: o Vencimento sempre será o da data da venda. Por exemplo, em um plano configurado com 3 parcelas ao realizar uma venda no dia 28/10/2017 os vencimentos ficaram da seguinte forma:
Quando marcado esse parâmetro no plano de pagamento, ele sempre vai respeitar esse parâmetro, ou seja, será ignorado a configuração feita em prazo entres as parcelas.
"Gera vencimento fixo" desmarcada: neste caso o sistema considerará as definições realizadas no campo "Prazo entre parcelas".
" Permite venda com itens promocionais", se não estiver marcado esse parâmetro, o sistema bloqueará vendas que tenham produtos no período de promoção e que o valor unitário (valor de venda) é menor que o valor da tabela de preços selecionada (Rotinas de Emissão de Nota Fiscal e Frente de Loja).
"Índice", é o índice de acréscimo ou desconto que será aplicado sobre o valor da venda podendo alterar o mesmo.Para calcular o novo valor com acréscimo (de acordo com o índice do plano) o sistema considera: Novo valor = (valor da venda * índice * quantidade de parcelas). Exemplo, se uma venda de R$ 30,00 for paga em três parcelas. Selecionando um plano de pagamento em que o índice seja 1, o novo valor será R$ 90,00 (30 * 1 * 3). Para indicar que este plano não possui índice de acréscimo basta informar o valor zero neste campo. E para calcular o novo valor com desconto é levado em consideração: Novo valor = (valor da venda ou compra * índice).
Exemplo para encontrar o índice:
Se o desconto for igual a 40%, o índice, portanto será 0,60. Pois é feito o seguinte cálculo: 100 – 40 (percentual de desconto) = 60 (Resultado).
Ou seja, 60 (Resultado) / 100 = 0,60 que é, portanto, o índice de desconto. Se o valor da venda for R$ 300,00 então o novo valor da venda/compra será R$ 300,00 * 0,60 = R$ 180,00. Ou seja, R$ 300,00 – 40% de desconto = R$ 180,00. Caso a venda ou compra seja parcelada e possua desconto é necessário dividir o valor do índice pela quantidade de parcelas, e o resultado dessa divisão será o novo índice. Para compreender melhor, pode-se observar o seguinte exemplo: Exemplo:
Suponha que o valor da venda seja R$ 300,00.
Desconto = 40%.
Quantidade de parcelas = 5.O índice nesse caso será 0,60 / 5 = 0,12. Ou seja, a fórmula para encontrar o novo valor da venda/compra será:
Valor da venda * índice * quantidade de parcelas => R$ 300,00 * 0,12 * 5 = R$ 180,00
"Taxa Financeira", para planos de pagamento que tiverem as formas "Cartão" ou "Convênio", é o valor percentual a ser pago às administradoras de cartões e conveniadas.
"Coeficiente de Comissão" Coeficiente para ser utilizado no cálculo de comissões sobre as vendas.
"Valor mínimo Parcelar", o objetivo deste campo é determinar o valor total da venda que pode ser parcelado. Para obter esse valor, o sistema multiplica a quantidade de parcelas inseridas no plano pelo valor inserido neste campo. Por exemplo: Ao utilizar o plano de pagamento: "Cartão 3X" e inserir o valor mínimo parcelar de R$ 45,00, quando o cliente for utilizar este plano de pagamento, o valor mínimo a ser parcelado deve ser de R$ 135,00 (3 X R$45), conforme ilustração abaixo:
Se no momento da venda o valor for menor que o calculado, o sistema mostrará a mensagem de alerta que se encontra na imagem acima, possibilitando que a venda seja liberada por um usuário que possua permissão para autorizar o valor mínimo das parcelas do plano de pagamento. Para configurar que não há limite de valor mínimo basta informar zero neste campo.
" Quantidade de Parcelas", para vendas a prazo este campo indica o número de parcelas. Não deve ser utilizado em planos que utilizam a forma de pagamento dinheiro, pois não gera faturas (parcelas). Por padrão o sistema disponibiliza até 36 parcelas, no entanto é possível ampliar a quantidade para até 75 ou também diminuir a quantidade de parcelas padrão. Para isso acesse, empresa> parâmetros globais> acesso restrito> faturamento> quantidade máxima de parcelas para os planos de pagamento.
" Formas de Arredondamento", este campo irá definir o modo de arredondamento que será utilizado na formação das parcelas dos planos definidos com as formas de pagamento "Crediário", "Cheque a Prazo" e "Cartão". Serão apresentadas as seguintes opções de arredondamento.
Arredondar: Com esta opção definida o valor das faturas será ajustado utilizando a seguinte regra matemática de arredondamento:
Se o número a ser eliminado for maior ou igual a cinco, acrescentamos uma unidade ao primeiro número que está situado à sua esquerda.
Se o número a ser eliminado for menor que cinco, devemos manter inalterado o número da esquerda.
Desmembrar: Com esta opção definida, ao parcelar o valor total da venda, o sistema seguirá as casas decimais parametrizadas e arredondará o valor das faturas sempre para menos
Ajustar para mais: Com esta opção definida, ao parcelar o valor total da venda, o sistema seguirá as casas decimais parametrizadas e arredondará o valor das faturas para mais.
"Quantidade de casas decimais para arredondamento" este irá definir a quantidade de casas decimais que será utiliza para o arredondamento da parcela. Serão disponibilizadas as seguintes opções:
Zero (0) casas decimais: As parcelas geradas serão arredondas sem nenhuma casa decimal após a vírgula.
Exemplo: Uma parcela de 27,33333 será arredondada para R$ 27 cada parcela.
Uma (1) casa decimal: As parcelas geradas serão arredondadas com somente uma casa decimal após a vírgula.
Exemplo: Uma parcela de 27,33333 será arredondada para R$ 27,3 cada parcela.
Duas (2) casas decimais: As parcelas geradas serão arredondadas com duas casas decimais após a vírgula.
Exemplo: Uma parcela de 27,33333 será arredondada para 27,33 cada parcela.
"Inserir diferença do arredondamento na" Neste campo deverá ser definido em qual parcela será inserida a diferença do arredondamento. Sendo possível selecionar a primeira ou a última parcela.
"Prazo entre parcelas" A partir da data de emissão do documento adiciona os dias informados para as parcelas (campo Prazo entre parcelas) para calcular a data de vencimento das faturas.
Exemplo: Realizada venda com plano de pagamento que está configurado com 3 parcelas, e no prazo foi definido 30, 60 e 90 dias. Assim o sistema calculará a data de vencimento contando estes prazos a partir da data de emissão.
Data de emissão da venda: 06/12 então a data de vencimento das faturas ficará: 05/01, 04/02 e 06/03.
Observação: este campo se torna obrigatório caso a opção "Gerar vencimento fixo esteja desmarcada". Além disso, fora deste contexto é imprescindível que ele seja configurado, caso contrário o sistema o considerará zerado estabelecendo o vencimento para o mesmo dia da venda.
"Desativado", se esta opção estiver definida como "Sim", o plano de pagamento estará indisponível para uso. Para disponibilizar o plano basta selecionar "Não" neste campo.
" Automatizar geração de Planos" no cadastro de planos de pagamentos que irão gerar faturas, o sistema irá cadastrar automaticamente os demais planos para a quantidade de parcelas informada, a partir do primeiro que já foi cadastrado. Exemplo: caso o nome do plano de pagamento seja "Visa" e forem selecionadas 3 parcelas para este plano, o sistema criará os planos Visa 1x, Visa 2x e Visa 3x. Ao pressionar o botão cadastrar o sistema exibirá uma mensagem de confirmação, conforme a imagem abaixo:
"Pontos", Este campo somente aparecerá para clientes que utilizam o recurso de Cartão Fidelidade e se nos Parâmetros Globais do Cartão Fidelidade, o campo "Gerar Pontos por Plano de Pagamento" estiver marcado. Utilizando esta opção de geração de pontos por planos de pagamento, para calcular a quantidade de pontos a ser gerada nas vendas para clientes que tenham cartão fidelidade, o sistema busca o valor informado no campo "Pontos" do plano utilizado na venda e multiplica pelo valor da venda (se estiver informado 0,00 (zero) o sistema não gerará os pontos). É importante destacar que, se nos parâmetros Globais do Cartão Fidelidade, a opção "Gerar Pontos por Plano de Pagamento" estiver marcada, o sistema sempre buscará os pontos do plano utilizado nas vendas, desconsiderando assim, os pontos informados na configuração de paridade dos parâmetros globais.
Os planos de pagamento são habilitados por cliente/fornecedor, ou seja, no cadastro de clientes, aba "comercial", campo "Planos de pgto." devem ser indicados quais os planos de pagamento que estarão disponíveis no sistema para este cliente/fornecedor.
Se não for selecionado nenhum plano de pagamento para vendas, todos os planos de venda estarão disponíveis para este cliente/fornecedor, o mesmo acontece para planos de pagamento de compras.
Por padrão é possível cadastrar um plano de pagamento para apenas uma empresa ou para todas. Mas, há o recurso de utilização de planos por empresa, onde é possível determinar em quais empresas o plano ficará disponível podendo ser em mais de uma. Para habilitar esse recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
Para todas as formas de arredondamento, a diferença do arredondamento poderá ser acrescentada ou diminuída, na primeira ou na última parcela, conforme parametrizado no sistema.
Com o portal parametrizado para utilizar o Conciliador de Cartões, ao realizar a alteração de um plano configurado com a forma de pagamento "Cartão" não será possível modificar as seguintes informações: "Forma de Pagamento", "Conta central" e "Usa TEF", os demais continuam disponíveis para alteração normalmente.