Guia Passo a Passo
Linx Microvix – Venda Consignada
A rotina "Venda consignada" é indicada para situações em que a empresa envia mercadorias para clientes "Contribuintes" (Pessoa física com IE), os quais retornam em um segundo momento efetivando ou não a compra de alguns ou totais de itens, ou devolução do produto sem conclusão da venda.
Para um bom funcionamento da rotina se atente a alguns dados e parametrizações necessárias:
Para cadastrar uma série acesse: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Série Própria.
È recomendado o uso da mesma série que é utilizada para emissão de Nf-e.
Caso não tenha o módulo de Nf-e, ou opte por não utilizar, pode selecionar o modelo "Nota fiscal (1/1A)"
Acesse: Faturamento> Cadastros auxiliares> Natureza de Operação> cadastre 4 Naturezas de operação:
Acesse: Empresa> parâmetros Globais> Estoque> Grupo Registro de inventário> Estoque em Poder de terceiros> Configurar, defina uma natureza que deverá estar disponível para seleção na configuração que veremos a seguir, para cada ação:
Empresa> Parâmetros Globais> Faturamento - gerais> Venda consignada:
Empresa> Segurança> Dentro das permissões do usuário no Grupo de "Faturamento" subgrupo "Venda Consignada":
Para poder utilizar plano de pagamento com TEF nas operações de Consignação é preciso Habilitar:
Empresa> Parâmetros Globais> POS> Grupo Geral: Habilita Rotina de Faturamento de Cartão
Com esse parâmetro habilitado, ao escolher um plano de pagamento que utilize TEF, o sistema automaticamente criará um Comprovante não Fiscal no Microvix POS, para ser finalizado Utilizando TEF.
Acesse o POS no Menu Gerencial " Faturamento - Pagamento c/ Cartão" para finalização do pagamento via TEF.
Empresa> Parâmetros Globais> NF-e
Se habilitado, ao emitir uma nota fiscal que esteja parametrizada para emitir NF-e, automaticamente é enviada ao módulo sem necessidade de autorização manual.
Se não habilitado, após emitir uma nota com a parametrização de NF-e, é preciso acessar o módulo de NF-e e autoriza-la manualmente.
É necessário configurar 10 novas operações padrões, para contabilizar as operações relacionadas a remessa em demonstração:
Para esta configuração será necessário o cadastro de 10 históricos contábeis e a revisão ou cadastro de mais 13 contas do plano de contas.
A seguir será apresentado uma sugestão contábil para seus cadastros. Recomendamos que consulte seu contador antes de decidir utilizar a sugestão contida neste documento, ou utilize seu planejamento contábil próprio.
A Linx não se responsabiliza pelas sugestões contábeis.
Adm. Financeiro> Contabilidade> Cadastros Auxiliares> Plano de contas
Criar ou revisar 13 contas no plano de contas, sendo 6 no ativo e 7 no passivo. Algumas destas contas pode já existir no plano de contas, neste caso basta conferir.
Contas de Estoque De mercadorias
(1 – Estoque em Poder de terceiros. 2 – Mercadoria Para Revenda)
Contas de Compensação:
Remessa remetida em Demonstração
IMPOSTOS SOBRE VENDAS
OBRIGAÇÕES FISCAIS
Mercadoria Remetida para consignação.
É necessário criar 10 históricos contábeis, sendo que 4 serão históricos de remessa e 4 históricos de retorno e 2 de reclassificação de impostos.
O cadastro é realizado em: Adm. Financeiro> Contabilidade> Cadastros Auxiliares> Históricos
O Vinculo do cadastro na operação padrão é realizada em: Adm. Financeiro> Contabilidade> Operações Padrões
Remessa em Consignação vincular a Operação padrão ID 1074
Estoque remessa em Consignação vincular a Operação padrão ID 1075
ICMS remessa em consignação vincular a Operação padrão ID 1076
IPI remessa em consignação vincular a Operação padrão ID 1077
Retorno em Consignação vincular a Operação padrão ID 1078
Estoque retorno em consignação vincular a Operação padrão ID 1079
ICMS retorno em consignação vincular a Operação padrão ID 1080
IPI retorno em consignação vincular a Operação padrão ID 1081
Reclassificação IPI Remessa em Consignação Vendida (1087)
Reclassificação ICMS remessa em consignação vendida (1088)
As operações padrões definem todos os lançamentos contábeis de cada operação sistêmica.
Após cadastrar todos os históricos e vincular as operações a listagem será apresentado conforme abaixo.
Agora temos 4 novas Naturezas de operação, não podemos deixar de criar suas devidas configurações tributárias para elas.
Suprimentos> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária>
Clique em "Editar"
Em todas as configurações existentes no portal faça a seguinte configuração:
Selecione a natureza "Remessa em Consignação" e Clique em associar classe fiscal.
Vincule uma classe fiscal estadual, e informe a CFOP 5917.
Os valores relativos a impostos devem ser revisados junto com seu contador. Após preencher todos os dados, salve o cadastro,
Em seguida repita o procedimento informando as classes interestaduais e CFOP 6917
Em todas as configurações existentes no portal faça a seguinte configuração:
Clique em "Editar"
Selecione a natureza "Retorno em Demonstração" e Clique em associar classe fiscal.
Vincule uma classe fiscal estadual, e informe a CFOP 1917.
Os valores relativos a impostos devem ser revisados junto com seu contador. Após preencher todos os dados, salve o cadastro,
Em seguida repita o procedimento informando as classes interestaduais e CFOP 2917
Em todas as configurações existentes no portal faça a seguinte configuração:
Clique em "Editar"
Selecione a natureza "Retorno em Demonstração" e Clique em associar classe fiscal.
Vincule uma classe fiscal estadual, e informe a CFOP 1919.
Os valores relativos a impostos devem ser revisados junto com seu contador. Após preencher todos os dados, salve o cadastro,
Em seguida repita o procedimento informando as classes interestaduais e CFOP 2919
Em todas as configurações existentes no portal faça a seguinte configuração:
Clique em "Editar"
Selecione a natureza "Retorno em Demonstração" e Clique em associar classe fiscal.
Vincule uma classe fiscal estadual, e informe a CFOP 5114
Os valores relativos a impostos devem ser revisados junto com seu contador. Após preencher todos os dados, salve o cadastro,
Em seguida repita o procedimento informando as classes interestaduais e CFOP 6114
O processo de emissão de Remessa é quando a mercadoria está sendo enviada para a consignação. Preencha os dados iniciar para prosseguir com venda:
Insira os itens na venda. Após inserir todos os itens clique em prosseguir:
Selecione o plano de pagamento Dinheiro, e clique em prosseguir:
A nota será finalizada.
Após este processo se utilizar o módulo de NF-e, e não tenha optado pela autorização automática, é necessário acessar o módulo de NF-e e autorizar manualmente.
Se não utilizar o módulo de NF-e do Microvix ERP, é necessário emitir a nota manualmente no sistema emissor de sua empresa.
É para devolver os itens que de fato o cliente está devolvendo para a loja. Ou seja os produtos os quais ele não ficou.
Preencha os dados iniciar para prosseguir com venda:
Ao prosseguir será apresentado todos os itens e documentos pendentes para este cliente. Selecione os itens que farão parte da devolução física.
Pode ser utilizado o campo "Cód de barras" para bipagem dos produtos, ou insira manualmente a quantidade de itens, que estão sendo devolvidos fisicamente.
Informe o plano de pagamento Dinheiro, em seguida prosseguir.
A nota será finalizada. E os produtos retornam ao estoque.
Após este processo se utilizar o módulo de NF-e, e não tenha optado pela autorização automática, é necessário acessar o módulo de NF-e e autorizar manualmente.
Se não utilizar o módulo de NF-e do Microvix ERP, é necessário emitir a nota manualmente no sistema emissor de sua empresa.
A devolução simbólica é para entrar no estoque os itens que o cliente ficou, para poder fazer a emissão de Nota fiscal destes.
Preencha os dados iniciar para prosseguir com venda:
Ao prosseguir será apresentado todos os itens e documentos pendentes para este cliente. Selecione os itens que farão parte da devolução simbólica.
Pode ser utilizado o campo "Cód de barras" para bipagem dos produtos, ou insira manualmente a quantidade de itens, que estão sendo devolvidos simbolicamente.
Selecione a forma de pagamento Dinheiro, e clique em prosseguir:
Ao prosseguir será apresentado todos os itens e documentos que foram retornados Simbolicamente
Para conferir os itens, pode ser utilizado o campo "Cód de barras" para bipagem dos produtos, ou insira manualmente a quantidade de itens, que serão faturados
Selecione o plano de pagamento que está sendo utilizado para a efetivação desta venda:
Confirme a operação Contábil:
A nota será finalizada.
Após este processo se utilizar o módulo de NF-e, e não tenha optado pela autorização automática, é necessário acessar o módulo de NF-e e autorizar manualmente.
Se não utilizar o módulo de NF-e do Microvix ERP, é necessário emitir a nota manualmente no sistema emissor de sua empresa.
Faturamento> Venda consignada> Relatório de Mercadorias consignadas.
Utilize os filtros desejados:
O relatório será gerado conforme aplicação dos filtros: