Conheça como instalar, configurar e utilizar o Emulador de ECF Epson com o POS Linx Microvix.
O emulador de Cupom deve ser utilizado para demonstrações comerciais do POS, ou para testes em portais de treinamento ou homologação.
Não deve ser instalado em portais de cliente em produção. Em casos de treinamento se o mesmo for realizado no portal de produção, as vendas de testes devem ser emitidas pelo EFC fisico da loja, e canceladas em seguida. Mas jamais utilizado o Emulador.
Os documentos emitidos por este aplicativo, apesar de levar a série CF não possuem valor fiscal. Se utilizado indevidamente o cliente será penalizado fiscalmente.
È proibido a instalação e configuração por profissionais Linx em portais de clientes.
Todos os instaladores indicados neste documento você encontra através do site de cada fabricante, páginas de pesquisa na internet, ou em nossa base de conhecimento Share:
Recomendamos o uso do aplicativo "VSPE"
Clique duas vezes sobre o ícone para iniciar a instalação:
Ao abrir o intalador clique em: Next> Next> Next>Install> FInisch (conforme telas abaixo)
Após concluir a instalação irá aparecer Em sua area de trabalho o icone de acesso, clique 2 vezes em cima do icone para iniciar:
Caso apareça a mensagem abaixo, pode clicar em não, que o mesmo inicia normalmente:
Por padrão, não vira nenhuma porta configurada, clique em " " e configure a porta Com1 e com 4
Selecione a porta com 1 e clique em concluir, depois repita o procedimento, selecione a porta com 4 e clique em concluir.
Desta forma, suas duas portas estão prontas para serem utilizadas.
Ao clicar no icone de "Minimizar" o Emulador fica disponível na barra junto ao relógio do Windows. Toda vez que desligar o computador ou fechar o emulador, ao abrir é necessário configurar as portas novamente, antes de abrir o aplicativo do fabricante ou POS.
Recomendamos o uso do aplicativo do fabricante Epson "SimuladorT82"
Clique duas vezes sobre o ícone para iniciar a instalação:
Ao abrir o intalador clique em: Executar> Next> Next> Close (conforme telas abaixo)
Após concluir a instalação irá aparecer Em sua area de trabalho o icone de acesso, clique 2 vezes em cima do icone para iniciar:
Ao abrir o Emulador clique na opção "On/OF" para ligar ou desligar:
Ao ligar a impressora, se a conexão estiver ok, irá aparecer uma impressão padrão conforme abaixo. Caso não apareça. Clique no Botão reset. Automaticamente as configurações serão zeradas. Ao abrir novamente e ligar deverá sair a impressão. Isso indica que a comunicação com a porta está ok, e o emulador está pronto para uso.
Recomendamos o uso do aplicativo "FTP Terminal Setup"
Clique duas vezes sobre o ícone para iniciar a instalação:
Ao abrir o instalador clique em: Executar> Next> Next> Next>Install> Close> Close> (conforme telas abaixo)
Após concluir a instalação, localize no seu menu inicial do Windowns o acesso ao aplicativo Epson:
Abritá a seguionte página:
Caso apareça esta mensagem em algumas das etapas a seguir, basta clicar em "ok" e continuar"
Clique em arquivo> abrir, e selecionea opção "SHouse_v1.0", clique em abrir
Ira aparecer a tela:
Antes de iniciar as configurações é preciso fazer a configuração de portas. Nesta etapa existe um segredo, que se feito, você não terá nenhum problema de comunicação. Siga atentamente as instruções:
Clique em Opções> Preferencias:
Selecione a Porta do PC como Com 1, clique em ok
Acesse "Jornada fiscal> Leitura X> Enviar>
Será comum se deparar com um erro de comunicação.
Repita o procedimento, no entanto agora vamos informar a porta com 4.
Clique em Opções> Preferencias > Selecione a Porta do PC como Com 4, clique em ok
Acesse "Jornada fiscal> Leitura X> Enviar> A leitura X deverá ser impressa no Emulador sem nenhum erro.
Mas atenção!!! Este processo de entrar, informar porta com é necessário. Se você acessar diretamente informando a porta com 4 pode até funcionar, mas notamos que em 90% das instalações ocorre erro mesmo estando na porta correta. E ao fazer rigorosamente este processo, a instalação é feita com sucesso.
É recomendado cadastrar todos os totalizadores existentes para configurar no ERP Microvix:
Para cadastrar totalizadores não fiscais, clique em "configurações> Config doc Nfiscal> "nome do documento" digite o nome da operação ex: sangria/suprimento/Vale
Repita o processo para cadastrar todos os demais totalizadores necessários.
É recomendado cadastrar todos os planos de pagamento existente para configurar no ERP Microvix:
Devem ser cadastradas todas as alíquotas de ICMS e ISS conforme necessidade. Lembrando que o POS somente irá realizar as vendas se as parametrizações estiverem devidamente feitas.
Caso não queira cadastrar alíquotas, cadastre a configuração tributária dos seus produtos do portal teste como isento, desta forma não irá contabilizar alíquotas no comprovante impresso. A partir do momento que você configura os produtos com CST de tributação por exemplo: 0.00 é obrigatório a configuração de alíquotas.
Clique em configurações> Config de taxas> em extensão 0000 indica alíquota de ICMS e 0001 indica alíquota de ISS, informe o percentual da taxa que está sendo cadastrada e clique em enviar.
É necessário cadastrar todas as alíquotas desejadas repetindo o procedimento.
Após o cadastro de todas as alíquotas, é necessário emitir uma LX .
Clique em "Jornada Fiscal> leitura X enviar>
Veja que todos os totalizadores cadastrados serão listados em sua LX.
Após concluir as configurações e finalizar com a Leitura x, certifique-se que todos os cadastros desejados foram feitos. Caso faltou algum, é preciso cadastrar antes de abrir o POS pela primeira vez. Após concluir todos os cadstro, emita a LX e feche o aplicativo do fabricante.
Se abrir o aplicativo do fabricante em paralelo ao POS, nenhum dos aplicativos irá conseguir acessar o emulador, acusando um erro de portas.
É necessário realizar o cadastro do Emulador na parametrização restrita do ERP Microvix. Para esta parametrização é obrigatório o acesso de um consultor Microvix. È indicado também que aproveite para revisar a parametrização para ajustar o POS de acordo com a regra de negócio desejada.
Com a Leitura x visível no Emulador, Acesse seu portal testes em: Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Emissor de Cupom fiscal> cadastrar>
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Emissor de Cupom fiscal>
Identifique o cadastro do seu emulador e clique no ícone: " "
Preencha os campos
Em formas de pagamento, o Emulador Epson, deve ser informado o numero respectivo ao cadastro do plano na LX, ex: dinheiro = 1, se por ventura deixei de cadastrar algum plano recomendado, preencha o mesmo numero utilizado para dinheiro para estes campos, desta forma a venda não será impedida, mas no comprovante sairá como dinheiro, por isso é recomendado cadastrar todos:
Não insira números se os mesmos não estiverem cadastrados, pois se não, na hora da venda acusa erro.
Cadastre no portal teste somente as alíquotas cadastradas no Emulador e tome cuidado para seguir a mesma sequência, caso contrário a totalização dos impostos sairão errado. (os índices de ICMS e ISS sempre serão padrões I N e F)
Em totalizadores não fiscais, no ERP, deve ser informado o número respectivo ao cadastro na LX.
Não insira números se os mesmos não estiverem cadastrados, pois se não, na hora da venda acusa erro. O totalizador não fiscal "relatório Gerencial" é o único que será observado no campo "relatório Gerencial"
Após preencher todos os dados clique em salvar configurações, e seu cadastro está concluído.
É necessário cadastrar uma estação para cada PDV ou terminal. Não será possível vincular o mesmo cadastro de ECF para mais de uma estação.
Acesse: Empresa> Parâmetros Globais> POS>
Se atente a cada campo abaixo:
Descrição: Nome amigável para identificar a estação no primeiro acesso "Ex: caixa 1"
Modo Terminal: indica que neste caixa será possível apenas o lançamento de DAV/Pré venda e pesquisa de produtos. (Operações em ECF)
N° do PDV para TEF: Portal + loja + caixa ex 10350101
Servidor TEF: este campoé preenchido no momento da instalação do TEF (não alterar)
Tipo de Emissão: PAF ECF
Ativo: Selecione
Emissor de Cupom Fiscal (ECF): Selecione o Emulador o qual você configurou
Serviços: Caso a empresa venda serviços no POS selecione a opção "Vende serviço"
Série: Vincule uma série utilizada para venda de serviços
Aproveite para revisar as parametrizações que afetam diretamente a funcionalidade do POS, ou que geram algum impacto devido sua usabilidade disponíveis em:
Parametrização Restrita:
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> POS
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Estoque
Parametrização Global:
Empresa> Parâmetros Globais>POS
Empresa> Parâmetros Globais> Faturamento – Frente de Loja
Empresa> Parâmetros Globais> Faturamento – Gerais
Empresa> Parâmetros Globais> Estoque
Operações Padrões (Adm/financeiro/Contabilidade>)
Permissões de usuário
Grupo de faturamento>
Subgrupo "Frente de loja, POS, Faturamento e estoque"
Recomendamos verificar se existe algum POS já instalado, caso sim recomendamos desinstalar
Necessário somente para Windows 10 – Faça o Download: http://linxmicrovix.blob.core.windows.net/microvix/SQLEXPR_x86_ENU.exe
O Download do aplicativo de instalação do POS está disponível na página inicial do ERP, salve o arquivo em sua área de trabalho:
O Download também é feito pela página inicial do ERP. Baixe o instalador em sua área de trabalho e siga com a instalação (igual a instalação do Instalador).
É recomendado a atualização do POS semanalmente.
Após concluir todas as parametrizações necessárias, e instalação do POS, deve ser feito o acesso.
Clique 2x sobre o ícone na página inicial do ERP para iniciar o POS:
Ao logar pela primeira vez no POS, após informar seu login e senha, selecione qual a empresa. Caso a empresa tenha mais de um cadastro de estação ativo e ainda não vinculado a nenhum POS será necessário selecionar qual estação, se tiver apenas uma, o POS entra automaticamente.
Algumas funcionalidades funcionam somente on line (Ex: trocas, fechamento de caixa, recebimento de faturas etc..). E automaticamente ao aciona-las abre uma página de IE por trás do POS, muitas vezes despercebido pelo usuário. Esta página não deve ser fechada. Caso fechada indevidamente o sistema irá expirar a ação.
O menu fiscal, serve para emitir uma série de obrigações fiscais, exigidas pelo PAF ECF, ou legislação local.
Consulte seu contador para saber quais sua empresa se enquadra na utilização.
O menu gerencias, possui diversas funcionalidades gerenciais que podem ser liberadas para cada usuário conforme suas respectivas permissões de acesso.