Neste treinamento, você pode aprender quais os motivos pelos quais seu saldo em estoque pode estar negativo e como resolver e como evitar o saldo negativo. |
Ajuste de estoque por manutenção, existe a possibilidade de negativar?R: Sim, o parâmetro bloqueia rotinas de saída de mercadoria, como vendas e faturamento de nota pelo ERP. Para o relatório de Manutenção, sugiro você realizar o ajuste de estoque levando em consideração que se lançar um valor menor do que o atual, o saldo ficará negativo. Quando a sincronização do POS for parcial, devo sincronizar novamente?R: Sim, recomendamos sempre que a sincronização seja total. Pode ocorrer saldo negativo por meio de transferência entre lojas?R: Não se o parâmetro para bloquear estiver marcado. Agora se o parâmetro estiver aberto, os produtos poderão ficar negativos. Temos 5 lojas do segmento, mesmo grupo, mesmo portal, porem CNPJs diferentes, entre si (sem matriz e filial) teria alguma maneira de transferir mercadorias entre elas?R: Esta questão eu recomendo você verificar com sua contabilidade anteriormente, pois por questões fiscais a nota poderá ser rejeitada. Na minha empresa, cuido do estoque de todas as lojas e fiz o estorno do balanço apenas uma vez. Não fazemos cancelamentos de entradas, e em todo processamento de balanço nós zeramos os produtos que não foram bipados. Todo mês temos inumeros produtos negativos. Que tipo de problemas podemos estar tendo?R: É necessário verificar todos os pontos que podem impacatar na operação, tais como: Parâmetro para bloquear precisa estar ATIVO, POS precisa estar em uma versão igual ou superior 5.0.2.30, POS precisa estar sincronizado, certifique-se que a quantidade informada no balanço está correta, algumas opções de envio de balanço somam a quantidade atual com a informada, veja que tipo de balanço você está processando. Qual seria a natureza da operação para essa nota de transferência?R: Manual completo para transferência disponível em: Transferência Entre Filiais Se não for feita a conferencia na loja que esta recebendo e for vendida a peça, vai ficar negativo?R: Sim, sugerimos sempre concluir a operação de conferência da transferência, pois antes disto, o produto não considera a operação. É possível que com alguns produtos constando negativos no sistema e após o sistema estar padronizado com os bloqueios, ele faça uma compensação após enviar o arquivo de inventário, deixando o saldo dos produtos negativos com o valor zero ao invés de 1?R: Algumas opções de envio de balanço somam a quantidade atual com a informada, veja que tipo de balanço você está processando. Também tem a opção de zerar os saldo pelo balanço. O parâmetro para bloqueio é apenas para saídas de mercadoria, podendo ser vendas no POS ou emissão de nota pelo ERP. Por que quando uma nf é cancelada ou excluída não aparece no histórico de movimento?O MicrovixERP não contempla notas canceladas ou excluídas no Histórico Movimento atualmente, faremos uma evolução sistêmica para que isto ocorra no futuro. Damos entrada na nota mesmo assim o estoque fica negativo. Por que isso acontece?R: A entrada deverá ser maior ao saldo atual para que fique positivo ou zerado. Por exemplo: Se você tem -3 de saldo e faz uma entrada de +2, o sistema considerará -1 como saldo atual. Temos peças em estoque positivo e quando vamos finalizar a venda conta como saldo negativo, por que?R: A saída não poderá ser maior ao saldo atual, por exemplo: Se você tiver um saldo de 2 peças e fazer uma venda de 3 peças, o sistema considerará um saldo -1 após a operação (caso não tenha as parametrizações indicadas). Gostaria de saber como consulto peças que foram transferidas para Estoque com Defeito. Qual o caminho?R: Pelo relatório Histórico Movimento, segue vídeo tutorial de utilização: https://www.youtube.com/watch?v=xRd0Sv8dza8 Se meu estoque está -1 tenho que colocar 2 para ficar +1?R: Exatamente! O sistema considera esta matemática para o ajuste de estoque. Existe algum relatório de todas as peças que estão no estoque com defeito?Existe sim, o Registro de Inventário, segue vídeo tutorial para utilização: https://www.youtube.com/watch?v=ROoEPWHIwhQ quando se faz o inventario qual a data que se coloca no dia?Coloca-se a data que se contou o estoque. Tenho como encontrar o erro no estoque do porque do negativo?Você consegue fazer uma análise pelo relatório Histórico Movimento, segue vídeo de utilização: https://www.youtube.com/watch?v=xRd0Sv8dza8 Quando temos devolução de compra (fornecedor) esses produtos ficam negativos ou a baixa ocorre normalmente no estoque?Esta operação respeita o parâmetro apresentado, então caso esteja ativo, o produto não ficará negativo. Existe algum relatorio que aparece somente produtos negativos?Sim, pelo Registro de Inventário. Segue vídeo tutorial para utilização: https://www.youtube.com/watch?v=ROoEPWHIwhQ Qual é o caminho para verificar a versão do POS?Pelo Painel de Controle em 'Desinstalar Programas', ou pelo menu Gerencial do MicrovixPOS. Sempre que faço o inventario conto ele no sistema no mesmo dia, ai lanço com dia anterior ou não?Deverá lançar na data que contou o estoque. |