Sintegra - Rejeições e suas soluções


Rejeição apresentada:

Solução:

Esta rejeição normalmente é apresentada no registro 75 quando foi realizada a entrada ou saídas de itens que possuem o código de produto com mais de 14 caracteres.

Esta é uma limitação do Sintegra e não do ERP, segundo o Manual de Orientação do Convênio 57/95 (Manual do Sintegra), o código de Produto ou Serviço pode conter no máximo 14 posições, caso o cliente cadastre e movimente itens com códigos maiores o erro será apresentado.


No registro 75 o código do produto é exibido no campo destacado com o vermelho em volta.

OBS: Como o registro possui uma limitação de apenas 14 caracteres o código não é apresentado por completo, será necessário identificar no ERP qual o último dígito do item.


Para verificar acesse: Suprimentos > Estoque > Produtos, informe o código do item exibido e pesquise, verifique se o nome de item bate com o exibido no sintegra, caso não bata você terá de incluir manualmente um número a mais na pesquisa para localizar o item. Exemplo: Na imagem acima o código apresentado é 78982717953557, porém no ERP o mesmo está cadastrado como 789827179535571 ( com um 1 (um) no final), gerando assim a rejeição no Sintegra, pois outro produto pode ter este mesmo código.

Alguns clientes identificam este erro e desativam o produto, por isso é importante no momento da pesquisa marcar (se existir) a opção de listar itens desativados e desmarcar (se tiver) a opção de Listar apenas itens com saldo positivo.


Infelizmente este erro não pode ser corrigido, sendo responsabilidade de sua contabilidade corrigir diretamente no arquivo.

Porém existem ações que podem lhe ajudar:

  1. Desativar o item com código errado e cadastrar o item com o código correto.
  2. Verificar pelo relatório de histórico de movimento quais foram as movimentações do item. Sendo apenas de entrada é possível cancelar a entrada e fazer novamente incluindo o item correto (cadastrado com o código correto), sendo saída não existe correção.
  3. Orientar os responsáveis pelo cadastro de produtos a não realizar mais cadastros de itens com mais de 14 dígitos.


Em Suprimentos > Estoque > Produtos, caso você tente cadastrar um item com mais de 14 dígitos é exibido um alerta conforme imagem abaixo, porém esta mensagem não é apresentada se o item for cadastrado via entrada XML ou EDI.