O requisito LIX (59) do PAF-ECF determina que seja enviado mensalmente à SEFAZ um arquivo com informações do Estoque Mensal do Estabelecimento, nele deve conter os dados relativos ao estoque de mercadorias do último dia do mês anterior. Os arquivos deverão ser enviados em ordem de data, por exemplo, o arquivo referente ao estoque do mês de maio somente poderá ser enviado quando o arquivo do mês de abril tiver sido recebido pelo fisco.
Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar a seguinte configuração:
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Os Parâmetros abaixo devem ser habilitados, todos se encontram em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS.
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Ao acessar o POS as informações do certificado digital serão sincronizadas. Caso a senha do certificado digital não esteja configurada no ERP será necessário acessar no menu Gerencial, o botão "Senha Certificado Digital" e inserir a senha.
Informar senha
A geração e o envio serão realizados automaticamente pelo POS. Porém, caso o usuário necessite gerá-lo manualmente, será necessário informar obrigatoriamente uma data e enviar o arquivo e não será possível gerar novos arquivos caso existam pendências.
Arquivo com informações ao Fisco - Tela de geração e consulta
Ao solicitar a geração do arquivo, será exibida uma mensagem informando as situações em que o envio manual deve ser realizado e o usuário poderá confirmar se deseja enviar mesmo assim.
Confirmar a geração do arquivo
Não será possível gerar o arquivo utilizando uma data do mês atual ou futuro, caso o usuário tente realizar a geração nestas condições, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Mensagem sobre a geração de arquivo no mês atual
O arquivo ficará salvo na pasta Relatórios do POS no formato “.zip”. |
Além disso, para efetuar a consulta dos arquivos pendentes e enviados deve-se, no bloco “Listagem”, selecionar o tipo da transmissão que deseja consultar (Enviado ou Pendente), o “Período do Envio” do arquivo, a “Data Estoque” que se refere ao arquivo e clicar em “Filtrar”. Na listagem retornada será possível visualizar a Data do Estoque, Data do Envio do arquivo, Recibo, Status, Mensagem do Processamento e a coluna “Opções”, que possibilita reenvio do arquivo quando ocorrer algum erro ou o download.
Gerar listagem
Consulta de Recibos dos Arquivos De Estoque Mensal
Alerta de NCM inválido
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Após a verificação da Redução Z pendente, o sistema deve verificar se existem arquivos com informações de estoque pendentes de geração e envio. Ao constatar que há pendências, o sistema deve, automaticamente, gerar o arquivo e tentar realizar o envio dos arquivos ao fisco. Os arquivos pendentes são aqueles que estão com status "Aguardando" ou "Erro”.
Caso todos os arquivos forem enviados corretamente será exibida a seguinte mensagem “Arquivos com Informações do Estoque Mensal do Estabelecimento transmitidos com sucesso”. Se nem todos os arquivos forem enviados com sucesso, será exibida uma mensagem com o número arquivos pendentes.
1 Arquivo de Estoque Mensal Pendente