A rotina de recebimento de faturas permite que o caixa receba as faturas do tipo "Crediário", através das formas de pagamento dinheiro, cheque, cartão ou vale. Ao acessar a rotina, deve ser informado o código correspondente a fatura para iniciar o processo de recebimento.
Recebimento de faturas
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Orientações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix Para que a rotina esteja disponível deve ser realizada a seguinte configuração: acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Link Ativos e marcar a opção "Recebimento de Faturas". |
Caso o cliente não possua o carnê com o código da fatura é possível pesquisá-la através do recurso de lupa, buscando pelos dados do cliente, como: nome, código, documento ou referência. Para localizar o cliente pelo número do seu documento é necessário digitá-lo sem pontuação.
Pesquisa de faturas
Padrão de pesquisa |
Ao clicar em "Pesquisar" serão exibidas as faturas em aberto para o cliente em questão e para selecioná-la basta clicar sobre o link contido no código, além disso, é possível selecionar mais de uma fatura.
Faturas em aberto
Em que:
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As faturas selecionadas serão listadas na página de recebimento, na qual será possível optar por quais delas serão baixadas.
Faturas selecionadas
Na coluna "Obs.", através do ícone é possível visualizar ou incluir observações a respeito da fatura.
Observações da fatura
Já o ícone exibirá o relatório de Extrado de Cliente, que será apresentado com as informações do cliente pré-carregadas. Através dele será possível visualizar as faturas em aberto ou pagas do cliente em questão.
Relatório de extrato de cliente
O link "Página Inicial" retorna para o menu de opções do Painel, e o link "Receber faturas" retorna para página inicial da rotina para a pesqusa de faturas. |
Ao prosseguir com a baixa da fatura serão exibidos os dados da fatura e as formas de pagamento disponíveis para concluir o recebimento.
Receber fatura
Os campos "Juros", "Multa", Protesto" e "Desconto" podem ser editados conforme a necessidade usuário, no entanto, o sistema efetua o cálculo automaticamente conforme as parametrizações definidas em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro.
Parametrização
Alteração do juros bloqueada |
A baixa poderá ser realizada utilizando as formas de pagamento: vale-compras, dinheiro, cheque à vista, cheque a prazo ou cartão. Ao clicar sobre a forma desejada, o campo será carregado automaticamente com o valor. Além disso, caso a empresa trabalhe com TEF Dedicado, será possível utilizar 1º e 2º cartão para efetuar o pagamento.
Formas de pagamento
É possível efetuar o pagamento utilizando cheque a prazo ou cartão, porém por padrão, o sistema exibirá planos de apenas uma parcela. Para permitir que sejam utilizados planos parcelados, é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja, e marcar o item "Habilitar planos parcelados na baixa de faturas do frente de loja".
Ao baixar uma fatura utilizando cheque a prazo será possível inserir o valor do juros e multa antecipados para as faturas geradas.
Pagamento com cheque a prazo
Através da calculadora, exibida ao lado do campo "Juros", é possível calcular o valor do juros considerando a data atual até o vencimento da fatura, ela se valerá das informações definidas nos Parâmetros do Financeiro.
Cálculo de juros
Para que seja possível definir o juros/multa antecipados para a nova fatura, é necessário que em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa Parcial de Fatura, parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" esteja marcado. |
Ao realizar a baixa com cartão de crédito ou débito sem utilizar TEF é possível parametrizar o sistema para que os campos "NSU e Código de Autorização" sejam informados manualmente. Para tanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de Autorização em operações não TEF", desta forma, após escolher um plano de pagamento para cartão, serão exibidos os campos para o preenchimento.
Preencher NSU e Código de Autorização
Formas de pagamento disponíveis
![]() Cálculo de troco |
O recebimento pode ser realizado parcialmente, ou seja, o cliente poderá efetuar o pagamento de parte do valor total e o sistema gerará uma nova fatura com o valor restante. Porém, para que este tipo de recebimento esteja habilitado, é necessário que a permissão "Valor Pago" não esteja marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Financeiro - Contas a Receber, item "Não alterar na baixa de faturas", caso contrário o sistema exibirá a seguinte mensagem.
Bloqueio da baixa parcial
Realizadas as configurações, para baixar a fatura parcialmente, basta marcar a opção "Baixa parcial de Faturas", escolher uma data de vencimento, o valor restante e o juros se necessário. Ao preencher o campo correspondente ao valor restante, o sistema calculará automaticamente a diferença e a inserirá na forma de pagamento "Dinheiro", no entanto, o usuário poderá alterar.
Baixa parcial
Para que seja possível definir o juros antecipado para a nova fatura, é necessário que em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa Parcial de Fatura, parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" esteja marcado. |
Difinida a forma de pagamento para o recebimento da fatura, ao clicar em "Receber" o sistema concluirá o processo e será possível imprimir o comprovante de pagamento.
Imprimir comprovante
O sistema disponibiliza dois modos de impressão:
Modos de impressão |
Além de faturas de Crediário, é possível também receber faturas de cheques devolvidos, no entanto, é necessário que a fatura esteja com o Status definido como "Cheque Devolvido". Além disso, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para realizar a correta parametrização. |
Orientações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix
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