Onde você está?

Linx Microvix POS > Funcionalidades > Pré-Venda e DAV > Emissão Pré-Venda e DAV





A emissão de DAV e Pré-Venda caracteriza-se pela mensagem  "Seleção de Operação" ao iniciar uma venda no Microvix POS. 


Seleção de Operação

Abertura de Ficha

Pré-Venda 


Ao optar por "Pré-venda" basta inserir os itens desejados e gravá-la. Não é obrigatório informar um cliente válido, além disso, a finalização ocorrerá posteriormente. Ao concluir a gravação, o sistema exibirá um alerta no rodapé do sistema.

Gravar Pré-venda


Pré-venda gravada

Alerta


  • Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item no DAV ou Pré-venda. Mais informações sobre a configuração do CEST vide tópico Habilitar obrigatoriedade do código CEST;
  • Em caso de queda de energia ou caso sistema seja fechado involuntariamente, ao abri-lo novamente os produtos inseridos anteriormente serão recarregados na venda;
  • Caso seja inserido um produto com lote, a informação do lote será armazenado no momento que a pré-venda for gerada.


DAV 


Caso o usuário opte por "DAV" é necessário informar um cliente, os itens e prosseguir para tela de pagamento, na qual deve ser definida a forma de pagamento que será utilizada, antes de gravar o documento.  Além disso, o sistema questionará se deseja imprimir ou não o DAV. 


Gerar DAV


Grava DAV


Caso os produtos inseridos ou o plano de pagamento se encaixem em alguma campanha do Reshop, será exibida uma mensagem informando o valor do desconto antes de finalizar a geração do documento.


Aviso de desconto do Reshop


  • Caso o DAV seja gerado, mas não finalizado no mesmo dia, no momento da finalização o sistema realizará uma consulta no Reshop para verificar se a campanha ainda está ativa;
  • A consulta de campanhas no Reshop ocorrerá independente do modo em que o Microvix POS estiver operando, Terminal ou PDV;
  • Para mais informações sobre a integração Microvix x Linx Reshop, clique aqui.

Impressão

Impressão


DAV Gerada

Alerta

  • Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item no DAV ou Pré-venda. Mais informações sobre a configuração do CEST vide tópico Habilitar obrigatoriedade do código CEST.
  • Em caso de queda de energia ou caso sistema seja fechado involuntariamente, ao abri-lo novamente os produtos inseridos anteriormente serão recarregados na venda;
  • Caso seja inserido um produto com lote, a informação do lote será armazenado no momento que o DAV for gerada.


Observações na Geração do DAV

Através do botão  será possível incluir observação sobre os produtos inseridos, a informação constará nos detalhes do DAV e na impressão. 


Inserir Observação


Ao clicar no botão, será exibida uma janela para sejam inseridas as informações necessárias.


Observações


Em Menu Gerencial > Vendas em Aberto, ao consultar o DAV será apresentada a observação no resumo.


Resumo do DAV


Além disso, na impressão também será apresentada as observações inseridas.


Observação na Impressão

Observações Importantes 

Sobre a Seleção e Identificação de Cliente 

Ao definir o tipo de ficha que será gerada (Pré-Venda ou DAV), será exibida a tela de identificação do cliente. Sempre que for selecionado um cliente válido para operação, estes campos já virão preenchidos.

Identificação 


Quando a venda for destinada a Consumidor Final, a tela de identificação será exibida para preenchimento seguindo as seguintes regras:

  • Empresas que se enquadram no tipo de emissão PAF-ECF devem obrigatoriamente informar os dados do cliente no DAV;

  • Empresas que se enquadram nos tipos de emissão NFC-e e SAT não é obrigatória identificação do cliente no DAV;

  • Se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais, o parâmetro "Exigir identificação do cliente a partir de R$" estiver definido com um determinado valor,  ao ultrapassá-lo, o sistema determinará a identificação.


Para os Estados da Paraíba e Alagoas, o valor mínimo exigido por lei para Identificação do Cliente é de R$ 500,00, já para o Piauí é de R$1.000,00.


Cliente Internacional

Indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à Consumidores Finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Para que esta opção esteja disponível é necessário que o portal esteja configurado para este tipo de cadastro marcando o parâmetro "Habilita o cadastro de cliente internacional no portal" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros". Desta forma, na tela de Identificação do Cliente, ao marcar o campo "Cliente Internacional", será necessário informar o país de origem, o documento estrangeiro e o nome de identificação. 

Cliente Internacional

Cliente Internacional


Item Promocional 

Ao inserir da venda itens em promoção, para que seja possível identificá-los, o sistema os apresentará em negrito.


Destaque do Item em Promoção


Produtos com Lote

Para produtos com lote, após selecionar cliente e vendedor, será exibida uma tela para informar o lote do produto.


Informar lote


Ao inserir o número do lote e clicar em "Inserir Lote", o produto será inserido na listagem de produtos da venda.


Produto com lote inserido


Opções de Pagamento 

Para emissão de pré-venda não se faz necessária a definição das formas de pagamento que serão utilizadas para finalização. Porém, para o DAV estarão disponíveis as seguintes opções:

  • Cartão;

  • Cheque;

  • Crediário;

  • Convênio;

  • Dinheiro;

  • Vale-Compras;

  • Vale-Troca;

  • Resgate de Pontos.


Para configurar os planos de pagamento que estarão disponíveis no Microvix POS, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupos: "Dinheiro, Cheques, Crediário, Cartões e Convênio ".


Plano de Pagamento Cartão

Para empresas que não utilizam TEF será necessário informar os campos "Documento, Código de Autorização e NSU" nas vendas com pagamento em cartão, no entanto, para que estejam disponíveis é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de autorização em operações não TEF". 

Dados

Dados da Operação


Além disso, é possível configurar o sistema para obrigar o preenchimento dos campos "Código de Autorização e NSU", basta que em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF". 


  • Na finalização da venda as informações de Código de Autorização e NSU serão utilizadas posteriormente pelo Conciliador de Cartão;
  • Se o usuário logado não possuir permissão de alterar as faturas de cartão, não será possível modificar o valor e a data de vencimento das faturas geradas;
  • Se o cliente não estiver com o faturamento liberado em seu cadastro (ERP > Cadastro de clientes > Aba comercial > "Faturamento Liberado"), as vendas a prazo serão bloqueadas e uma mensagem de alerta será exibida. Este bloqueio também ocorrerá nas seguintes situações: 
    • Se o cliente possuir faturas vencidas há mais do que a quantidade de dias configurada em Parâmetros Globais > Financeiro > Campo "Bloquear Faturas vencidas há mais de x dias";
    • Se ao menos uma das seguintes opções de bloqueio de crédito estiver marcada: "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. prazo", "Bloquear crédito p/ convênio" em Parâmetros Globais > Faturamento Gerais e o total venda for superior ao limite de crédito disponível para o cliente, que pode ser consultado pelo Relatório de Extrato de Clientes, informação "Limite de crédito disponível";
  • As Notas Técnicas 2012.004 e 2015.002 estabelecem que ao realizar vendas com cartões de crédito ou débito, independentemente de utilização de TEF ou não, devem ser informados alguns dados referentes a estas operações (CNPJ da Credenciadora do Cartão, Bandeira, e caso a operação seja realizada via TEF, o número de autorização). Quando o PDV utiliza TEF, todo o processo é automático, sem necessidade de parametrização. Porém, quando o PDV não utiliza TEF, e o Estado exigir informar o CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira, deve-se marcar o parâmetro "Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF)", através de contato com o Suporte Técnico Linx.


Plano de Pagamento Voucher

Para empresas configuradas para utilizar o servidor TEF D-TEF será possível configurar a forma de pagamento "Voucher" para receber as vendas. Para utilizá-lo, basta acessar aba "Cartão" e selecionar a bandeira configurada com operação Voucher. 


Bandeiras de Voucher


Caso a bandeira selecionada, possua mais de uma forma de pagamento vinculada, débito e voucher, por exemplo, o sistema exibirá as duas para escolha. 


Débito e Voucher Vinculadas


Ao selecionar a opção voucher e confirmar o valor, o pagamento poderá ser finalizado. 


Finalizar Pagamento


  • Para que seja possível efetuar vendas com voucher é necessário que o plano de pagamento esteja corretamente configurado, para mais informações clique aqui.
  • Para que o plano de pagamento configurado como voucher esteja disponível no POS é necessário que seja realizada uma parametrização, para mais informações clique aqui.


Plano de Pagamento Crediário

Não será possível gravar DAVs para Consumidor Final utilizando a forma de pagamento crediário, ao tentar, o sistema emitirá o seguinte alerta. 


Bloqueio

Alerta de Bloqueio 


Plano de Pagamento Cheque

Ao tentar gravar um DAV com o cliente "Consumidor Final", o sistema solicitará a liberação utilizando as credenciais de um usuário supervisor. 


Liberar venda

Liberar Venda para Consumidor Final


Liberar venda para consumidor final

Inserir Credenciais

Acréscimo em Índice ou Valor

Para a forma de pagamento "Crediário" serão apresentados todos os planos que não estiverem bloqueados para o sistema. Caso algum deles possua acréscimo em índice ou valor, no campo "Valor: R$" será exibido o valor do produto somado ao acréscimo.


Acréscimo

Crediário com Acréscimo em Índice


Crediário

Crediário com Acréscimo em Valor e Índice


Quando o plano estiver com o acréscimo em valor e em índice, o sistema somará os dois ao valor do produto, ou seja:


  • Venda = 67,50 + 6,75 + 10,00 = 84,25.
  • Acréscimo em índice = 6,75 (67,50 * 10,01%).
  • Acréscimo em Valor = 10,00.


O acréscimo em valor será rateado entre o valor das parcelas. Se o campo "Valor: R$" for alterado para um valor inferior ao valor do acréscimo TAC +1 centavo (neste caso o valor mínimo aceitável é R$10,01), o sistema emitirá o seguinte alerta:


Alerta

Valor Inferior


Para mais informações sobre arredondamento de parcelas e configuração de acréscimo por índice e valor, consulte o tópicos Planos de Pagamento.


Acréscimo ou Desconto do Plano de Pagamento


Planos com acréscimo ou desconto, ao serem aplicados a venda exibirão os valores no campo "Acrésc./Desc" da tela de pagamento. O indicativo de acréscimo será acompanhado de um sinal de positivo ("+") e desconto, um sinal de negativo ("-").


Acréscimo e Desconto


Para a venda de produtos promocionais é possível bloquear a concessão de desconto advindo do Plano de Pagamento, para tanto é necessário marcar o parâmetro "Não aplicar índice de desconto do plano de pagamento em itens promocionais" disponível em: Parâmetros Globais >  POS  > Grupo Gerais. Desta forma, ao realizar uma venda que contenha itens em promoção e itens com valor normal, ao selecionar um plano com índice de desconto, o sistema concederá abatimento somente sobre os produtos que não estejam em promoção.


Resgate de Pontos Fidelidade


É possível utilizar a forma de pagamento "Pontos Resgate" para clientes que possuem cadastro no Microvix ERP com cartão fidelidade configurado.  Ao clicar nesta opção será exibida a identificação do cliente, o CPF, o saldo de pontos disponíveis para resgate e a regra de conversão .


Resgate de Pontos

Resgate de Pontos


Ao clicar no botão "Resgate de Pontos Fidelidade" será exibida uma mensagem informando o valor do vale troca gerado.


Resgate

Vale Gerado para Resgate


Ao confirmar o resgate, será apresentada uma mensagem informando que o vale troca foi adicionado a compra como pagamento e o novo saldo de pontos do cliente. 


Vale adicionado

Vale Adicionado e Saldo


Para que seja possível resgatar pontos, o valor da venda deve ser igual ou superior a quantidade disponível para resgate, caso contrário, o sistema apresentará o seguinte alerta:


Alerta

Alerta Sobre Resgate


  • A conversão de pontos em reais será aplicada conforme a definição aplicada ao parâmetro "Utilização dos Pontos em Vale-Compras", disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Cartão Fidelidade;
  • Na impressão da DANFE ou Cupom Fiscal será exibida a quantidade de pontos resgatados;
  • Para utilizar esta forma de pagamento "Resgate de Pontos" deve-se marcar o parâmetro "Realizar resgate de pontos no POS" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Cartão Fidelidade;
  • O resgate de pontos está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível ao usuário que possuir a permissão "Resgate de Pontos no POS" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo CRM > Subgrupo > Permissões para Cartão Fidelidade;
  • Para mais informações sobre a rotina de Cartão Fidelidade, clique aqui.


Tabela de Preço

Caso seja selecionada para venda uma tabela que possua planos de pagamento bloqueados, ao selecionar uma forma de pagamento com planos bloqueados, o sistema apresentará uma mensagem e não será possível selecioná-lo.


Tabela de Preço Bloqueada



Impressão 

A Pré-venda não poderá ser impressa. No entanto, após a gravação do DAV, o sistema sugerirá a impressão, a qual o usuário poderá decidir por comandá-la ou não. A impressão do DAV segue as seguintes regras:


Para os tipos de emissão NFC-e e SAT:

  • Se imprimi-lo no momento da geração, será possível alterá-lo quantas vezes for necessário desde que no mesmo dia da emissão;
  • Se imprimi-lo após 24 horas da geração, não será possível alterá-lo;
  • Se não imprimi-lo é possível alterá-lo a qualquer momento.


Para o tipo de emissão PAF-ECF:

  • Se imprimi-lo não será possível alterá-lo;
  • Se não imprimi-lo será possível alterá-lo quantas vezes necessário, porém no mesmo dia da emissão. 

Cancelamento de DAV e Pré-Venda

Durante a criação do DAV ou Pré-venda, se a permissão "Abortar Pré-Venda" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Loja estiver marcada, será possível abortar o processo durante a criação.


Cancelar DAV e Pré-venda


Esta funcionalidade aplica-se apenas para Linx Microvix POS operando em Modo Terminal e para os tipos de emissão NFC-e e SAT.


Regras Fiscais 


No Microvix POS é possível definir Regras Fiscais para que ao realizar operações quem envolvam determinadas CFOPs, CSTs ou CSOSNs, sejam aplicados bloqueios ou advertências. Tal procedimento permite antecipar problemas relacionados a rejeições, fazendo com que o usuário os corrija antes de concluir a venda. Para realizar a configuração destas regras é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para informações de como configurar as Regras Ficais verifique o tópico Regras Fiscais para POS e Contingência/Loja.


Validação de CSOSN que não Depende de Configuração

Caso a Empresa pertença ao Sistema de Tributação Simples Nacional, a CSOSN deve estar informada na Configuração Tributária do produto, caso contrário, ao inserir um item, o POS validará esta informação e será apresentada uma mensagem solicitando o ajuste correto da Configuração Tributária. Para consultar o sistema de tributação da empresa basta acessar Empresa > Dados da Empresa, e para realizar o ajuste da Configuração Tributária do produto acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária.


Validação CSOSN