O BI adota para sua utilização técnica o conceito de cubos, isto possibilita que o usuário analise somente as informações de seu interesse de forma intuitiva e organizada. Com os cubos é possível adequar-se facilmente ao produto, gerar relatórios e visões com maior agilidade e facilidade. Atualmente, os cubos disponíveis são:
Gestão Contábil
Com o intuito de transformar a área contábil em um departamento potencial e estratégico da empresa, este cubo permite ao usuário uma análise dinâmica em uma interface mais prática do seu plano de contas. No cubo Gestão Contábil será possível observar crédito, débito e saldos de acordo com o período e empresas selecionados.
Apresenta os indicadores potenciais para analisar as informações de maneira estratégica, relacionando-as com o objetivo de cada organização. São eles:
Gestão CRM
No cubo de Gestão CRM o usuário terá a possibilidade de analisar todas as questões relacionadas ao seu público, podendo realizar comparativos entre eles, regiões, cidades e estados com maior potencial. Também é possível verificar os indicadores para relacionar as metas e projeções inseridas. São eles:
Gestão Financeira
Este cubo tem como objetivo expor para o usuário seus direitos e obrigações, de forma viável e prática. Isto lhe proporcionará uma análise do seu fluxo de caixa, além do controle das entradas e saídas de valores da empresa. Através deste cubo é possível realizar comparações do fluxo de caixa de uma ou mais empresas e observar as previsões relacionando-as com as metas estabelecidas. O indicador PFC – Previsão Fluxo de Caixa apresentará a diferença entre os direitos (contas a receber) e obrigações (contas a pagar).
Gestão Orçamentária
O cubo de Gestão Orçamentária tem como finalidade organizar a área de pedidos e orçamentos da empresa. A partir dele é possível obter informações relacionadas ao fluxo de pedidos, quantidade de orçamentos, peças e quantidades que serão entregues, ele apresentará tanto movimentações de compra, quanto de vendas. Além disso, o usuário poderá fazer uma projeção de compras e de vendas, relacionando-as aos produtos e clientes/fornecedores, conforme a necessidade.
Os indicadores deste cubo são:
Vendas x Estoque
A fim de aumentar o campo de conhecimento e de informações o BI proporciona o cruzamento de dados de dois cubos distintos, trazendo a possibilidade de obter informações mais abrangentes. A partir de um levantamento de dados, constatou-se a necessidade de cruzamento de informações entre os cubos de Gestão de Vendas e Gestão de Estoque, realizando a fusão deles e apresentando ao usuário o cubo Vendas x Estoque. Abaixo estão descritos os indicadores que o compõe para uma análise mais precisa.