A rotina de recebimento de faturas permite que o caixa receba as faturas individuais ou em lote do tipo "Crediário", através das formas de pagamento dinheiro, cheque, cartão ou vale.
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Ao acessar a rotina, deve ser informado o código correspondente a fatura para iniciar o processo de recebimento.
Recebimento de faturas
Caso o cliente não possua o carnê com o código da fatura é possível pesquisá-la através do recurso de lupa, buscando pelos dados do cliente, como: nome, código, documento ou referência. Para localizar o cliente pelo número do seu documento é necessário digitá-lo sem pontuação. Caso o usuário deseje buscar o cliente por uma referência é necessário que em seu cadastro este campo esteja configurado (CRM > Cadastro de Clientes e Fornecedores).
Pesquisa de faturas
Ao clicar em "Pesquisar" será exibido o cliente e ao seleciona-lo serão exibidas as faturas em aberto para o cliente em questão, independente se o usuário possui ou não permissão na empresa as gerou, e para selecioná-la basta clicar sobre o link contido no código. O recebimento em lote é realizado ao selecionar mais de uma fatura neste momento.
Faturas em aberto
As faturas selecionadas serão listadas na página de recebimento, na qual será possível optar por quais delas serão baixadas.
Faturas selecionadas
Na coluna "Obs.", através do ícone é possível visualizar ou incluir observações a respeito da fatura, onde será possível alterar e adicionar observação e anotações sobre a fatura.
Observações da fatura
Já o ícone exibirá o relatório de Extrato de Cliente, que será apresentado com as informações do cliente pré-carregadas. Através dele será possível visualizar as faturas em aberto ou pagas do cliente em questão.
Relatório de extrato de cliente
Ao prosseguir com a baixa da fatura serão exibidos os dados da fatura e as formas de pagamento disponíveis para concluir o recebimento. Esta etapa é dividida em duas partes: Dados da Fatura e Forma de Pagamento
Receber fatura
Os campos "Juros", "Multa", Protesto" e "Desconto" podem ser editados conforme a necessidade usuário, no entanto, o sistema efetua o cálculo automaticamente conforme as parametrizações definidas em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro.
|
A baixa poderá ser realizada utilizando as formas de pagamento: vale-compras, dinheiro, cheque à vista, cheque a prazo ou cartão. Ao clicar sobre a forma desejada, o campo será carregado automaticamente com o valor. Além disso, caso a empresa trabalhe com TEF Dedicado, será possível utilizar 1º e 2º cartão para efetuar o pagamento.
Formas de pagamento
Ao baixar uma fatura utilizando cheque a prazo será possível inserir o valor do juros e multa antecipados para as faturas geradas. Para utilizar cheque a prazo ou cartão de crédito é necessário configurar a permissão "Habilitar planos parcelados na baixa de faturas do frente de loja" citada anteriormente .
Pagamento com cheque a prazo
Através da calculadora, exibida ao lado do campo "Juros", é possível calcular o valor do juros considerando a data atual até o vencimento da fatura, ela se valerá das informações definidas nos Parâmetros do Financeiro.
Cálculo de juros
Para que seja possível definir o juros/multa antecipados para a nova fatura, é necessário que em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa Parcial de Fatura, parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" esteja marcado. |
Ao realizar a baixa com cartão de crédito ou débito sem utilizar TEF é possível parametrizar o sistema para que os campos "NSU e Código de Autorização" sejam informados manualmente. Para tanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de Autorização em operações não TEF", desta forma, após escolher um plano de pagamento para cartão, serão exibidos os campos para o preenchimento.
Preencher NSU e Código de Autorização
Formas de pagamento disponíveis
Cálculo de troco |
O recebimento pode ser realizado parcialmente, ou seja, o cliente poderá efetuar o pagamento de parte do valor total e o sistema gerará uma nova fatura com o valor restante. Porém, para que este tipo de recebimento esteja habilitado, é necessário que a permissão "Valor Pago" não esteja marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Financeiro - Contas a Receber, item "Não alterar na baixa de faturas", caso contrário o sistema exibirá a seguinte mensagem.
Bloqueio da baixa parcial
Realizadas as configurações, para baixar a fatura parcialmente, basta marcar a opção "Baixa parcial de Faturas", escolher uma data de vencimento, o valor restante e o juros se necessário. Ao preencher o campo correspondente ao valor restante, o sistema calculará automaticamente a diferença e a inserirá na forma de pagamento "Dinheiro", no entanto, o usuário poderá alterar.
Baixa parcial
Para que seja possível definir o juros antecipado para a nova fatura, é necessário que em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa Parcial de Fatura, parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" esteja marcado. |
Difinida a forma de pagamento para o recebimento da fatura, ao clicar em "Receber" o sistema concluirá o processo e será possível imprimir o comprovante de pagamento.
Imprimir comprovante
O sistema disponibiliza dois modos de impressão:
Modos de impressão |
Além de faturas de Crediário, é possível também receber faturas de cheques devolvidos, no entanto, é necessário que a fatura esteja com o Status definido como "Cheque Devolvido". Além disso, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para realizar a correta parametrização. |
Orientações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix
|