Ao gerar a nota fiscal e clicar no botão "Inserir Itens", deve ser realizada a pesquisa por "Notas Fiscais" conforme a imagem abaixo. Assim será possível aplicar os seguintes filtros:
Após a escolha dos valores de cada filtro será exibida a listagem contendo os produtos das notas emitidas no período informado e suas respectivas quantidades.
Inclusão de itens a partir de pesquisa por notas fiscais
Referente a tabela de preço Os preços dos itens serão sugeridos de acordo com a tabela de preço selecionada, isso se a natureza de operação estiver marcada a opção "utilizar preço de venda", caso contrário, o preço de custo é que será considerado (Custo com ICMS ou Custo Total, de acordo com o cadastro da natureza de operação). Para mais informações sobre tabela de preços e natureza de operação vide tópicos Tabela de Preço e Natureza de Operação. Referente a configuração tributária Se os itens pesquisados não possuírem um detalhamento de configuração tributária válido, será exibido o símbolo Configuração Tributária. |
Na listagem será possível verificar o detalhamento do produto através do ícone , os detalhes de saldo, simulação de preço e verificar as últimas compras através dos ícones.
Na coluna Saldo, serão apresentados os status de saldo do produto (
Vermelho: indica que não há saldo disponível, tanto na empresa logada, como nas demais empresas.
Ao clicar sobre o ícone será exibida a página de consulta de saldos consolidada, sendo possível visualizar o saldo por empresa e depósito.
Consulta de saldo por empresa e depósito
Referente a visualização de saldo
|
Ainda na coluna de "Saldo" é exibido um simulador de preço , que permite simular o preço de cada item de acordo com a forma de pagamento e o plano selecionado.
Simulação de preço
O ícone que permite visualizar os dados das últimas compras do produto pesquisado para o cliente informado na página inicial do cadastro da Nota Fiscal.
Visualização dos dados das últimas compras
Para efetuar o controle de entregas de vendas em data anterior, caso a operação selecionada seja "Saída" o campo "Documento" deve ser preenchido com o número de uma nota emitida anteriormente, sendo assim, será apresentado o campo "Considerar como entrega de venda anterior". Que ao ser marcado, relacionará a nota emitida à nota informada no campo "Documento", ou seja, a entrega da mercadoria que consta na nota mais recente será entregue juntamente com a mercadoria da nota emitida anterior. Ao marcar esse parâmetro somente poderão ser incluídos os itens da nota informada no campo "Documento", para isto é necessário que o saldo dos produtos estejam positivos.
Controle de entrega de vendas
Ao realizar essa associação, no relatório de Faturamento por Período (Faturamento > Relatórios), caso seja marcado o filtro "Destacar vendas com entrega futura" a nota de origem ficará com um ícone no qual será exibido a respectiva nota de entrega:
Listagem do relatório de faturamento por período
Após incluir o produto na nota fiscal, serão apresentadas as seguintes informações:
Produtos inclusos na nota
Grupo Produtos:
Após inserir os itens desejados, caso necessário, é possível exclui-los um a um ou em lote, marcando a caixa de seleção no topo da coluna e clicando opção "Excluir".
Grupo Prévia do total e impostos:
É possível configurar como este grupo será exibido, se será expandido ou recolhido. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui. Indiferente desta configuração os dados apresentados serão:
Prévia total dos impostos
|
Ao clicar no botão "Abortar essa nota", o sistema emitirá um alerta solicitando a confirmação, ao selecionar "Sim, abortar", todos os dados inseridos serão excluídos, caso contrário, ao prosseguir com a operação o usuário será direcionado para a finalização da nota.
Caso os parâmetros "Ativar validação de GTIN", "Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST"estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em "Prosseguir" será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" ela será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos.
Mensagem de alerta
Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.
Mensagem de informação através do ícone de alerta " "
Validação referente ao CSOSN
Para empresas com sistema de tributação do Simples Nacional, caso a nota esteja sendo emitida para um cliente Não Contribuinte (opção Contribuinte do ICMS desmarcada no cadastro de CRM), o campo de CSOSN no detalhamento da configuração tributária deve estar configurado com as opções 102, 103, 300, 400 ou 500, caso contrário, o sistema emitirá o seguinte bloqueio.
CSOSN inválido