Onde você está?
Suprimentos - Microvix > Estoque - Microvix > Relatórios - Estoque > Detalhamento de Custos
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
O relatório de Detalhamento de custos apresenta as informações referentes aos custos dos produtos contidos em uma nota fiscal. Será possível filtrar as informações desejadas através dos campos: Empresa, Período (data inicial e data final), Entradas e Saídas, Código do Cliente/Fornecedor, Natureza de Operação, Número da Nota, Código do Produto, NF que não atualizam estoque e Notas de Origem.
Filtros do Relatório de Detalhamento de Custo
Ao clicar no ícone "calendário" ( ) será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" ( ) serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual. |
O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados, ou seja, quando o usuário necessita gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros, basta salvar uma visão e utilizá-la toda vez que for preciso. A visão funciona da seguinte forma:
Nova visão
2. Após informar os dados acima e gerar o relatório a visão será salva.
3. Ao acessar novamente o relatório, além da possibilidade de salvar outra visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente. Para isto deve-se realizar a seguinte ação:
Utilizar visão
Reinformar empresa(s) e/ou Reinformar data(s)
As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo usuário logado e as que são compartilhadas. Mais informações sobre visão compartilhada podem ser consultadas clicando aqui. |
Após definir os filtros e clicar em "Gerar relatório", os documentos serão exibidos. As colunas exibidas na listagem variam de acordo com o tipo de "Operação" da Natureza de Operação.
Colunas: Data, Documento/Série, Empresa, Nome Fantasia, Operação, Natureza de Operação, Fornecedor/Cliente, Itens na Nota, Total da Nota e Custo Aquisição.
Listagem de entradas ou devolução de saída
Colunas: Data, Documento/Série, Operação, Natureza de Operação, Fornecedor/Cliente, Itens na Nota, Total da Nota e Custo/CMV.
Listagem de saída ou devolução de entrada
Após expandir as informações, através do botão da coluna "Detalhar" serão apresentados os custos do produto na nota fiscal, as colunas variam de acordo com o tipo de "Operação" da Natureza de Operação.
Colunas: Código, Produto, CFOP, Valor, Qtde (Un Compra), Qtde (Un Venda), ICMS, PIS, COFINS, Frete, Seguro, Despesas, ICMS ST, ICMS ST Ant, Desconto, IPI e Custo CMV.
Detalhamento de saída, devolução de entrada e devolução de entrada
Colunas: Código, Produto, CFOP, Valor, Qtde (Un Compra), Qtde (Un Venda), ICMS, PIS, COFINS, Frete, Seguro, Despesas, ICMS ST, ICMS ST Ant, Desconto, IPI, Custo Aquis. Total, Custo Aquis (Un Venda) e Custo Médio.
Detalhamento de entrada
Ao acessar o detalhamento de um documento que caracterize Entrada, apenas os impostos incidentes sobre o custo da mercadoria serão listados. No entanto, para que estes impostos sejam listados é necessário realizar algumas configurações, como:
- Se o parâmetro estiver HABILITADO irá deduzir o valor de ICMS do custo do produto, ou seja, o valor do ICMS será apresentado no relatório.
- Se o parâmetro estiver DESABILITADO, o valor destacado de ICMS será ignorado para o cálculo do custo do produto, isto é, não será deduzido e nem somado. Portanto, a coluna ICMS(-) será apresentada zerada.
Esta regra será aplicada apenas para as empresas do Lucro Real ou Lucro Presumido (em Empresa > Dados da Empresa - Sistema de Tributação), para as empresa do Simples Nacional, o valor do ICMS sempre será ignorado (como se o filtro estivesse desabilitado).
- Se o parâmetro estiver HABILITADO irá somar o valor do ICMS ST ao custo do produto, ou seja, o valor do ICMS ST será apresentado no relatório.
- Se o parâmetro estiver DESABILITADO, o valor do ICMS ST é ignorado para o cálculo do custo médio. Portanto, a coluna ICMS ST(+) será apresentada zerada.
Esta regra será aplicada para todos os sistemas de tributação (em Empresa > Dados da Empresa - Sistema de Tributação).
- Se o parâmetro estiver HABILITADO irá somar o valor do ICMS ST ao custo do produto, ou seja, o valor do ICMS-ST Antecipado será apresentado no relatório.
- Se o parâmetro estiver DESABILITADO, o valor do ICMS-ST Antecipado será ignorado para o cálculo do custo médio. Portanto, a coluna ICMS-ST Ant.(+) será apresentada zerada.
- Se o parâmetro estiver HABILITADO, o valor destacado de IPI será ignorado para o cálculo do custo do produto, isto é, não será deduzido e nem somado. Portanto, a coluna IPI(+) deverá ser apresentada zerada.
- Se o parâmetro estiver DESABILITADO irá somar o valor de IPI ao custo do produto, ou seja, o valor do IPI será apresentado no relatório.
Esta regra será aplicada apenas para as empresas do Lucro Real ou Lucro Presumido (em Empresa > Dados da Empresa - Sistema de Tributação), para as empresa do Simples Nacional, o valor do IPI sempre será somado (como se o filtro estivesse desabilitado).
|
As informações de Detalhamento de Custos estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário tiver permissão para acesso (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque, Subgrupo Permissões para os Relatórios de Estoque, Permissão "Detalhamento de custos"). |