O relatório de categorias é utilizado para que o usuário possa analisar qual despesa tem maior custo, ou ainda analisar os pontos em que ele pode reduzir gastos, o relatório também possibilita uma maior análise dos gastos da empresa possibilitando um melhor planejamento. Para gerá-lo acesse: Adm. / Financeiro > Tesouraria > Relatórios > Entrada e Saídas por Categoria.


Relatório entrada e saídas por categoria


Filtros Apresentados:


Filtros


  • Data Inicial: deve ser informada uma data inicial para busca dos registros. O período entre esta data e a data final não pode ser superior a seis meses (180 dias); 
  • Data Final: deve ser informada uma data final para busca dos registros. O período entre esta data e a data inicial não pode ser superior a seis meses (180 dias);
  • Status: deve ser escolhido um status de faturas a serem listadas:
    • Lançadas: ao selecioná-lo será filtrado pela data de emissão da fatura, independente se está baixada ou não;
    • Em Aberto: ao selecioná-lo será filtrado pela data de vencimento e somente as faturas em aberto serão listadas (não baixadas);
    • Pagas: ao selecioná-lo será filtrado pela data de baixa e somente as faturas baixadas serão listadas.
  • Tipo: deve ser informado um tipo de faturas:
    • Ambos;
    • Despesa;
    • Receita.
  • Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca.


Listagem

A listagem do relatório é dividida em receitas e despesas, podem ser apresentadas individualmente ou em conjunto de acordo com o que o usuário determinar no filtro "Tipo". A listagem irá apresentar os seguintes dados:



As receitas não possuem categorias, desta maneira, todas as receitas do período serão agrupadas por uma linha e divididas por mês, quando o período não abranger um mês inteiro, os dados apresentados para o mês em questão serão apenas da quantidade de dias dentro do período.


Listagem de receitas


Colunas apresentadas:

  • Categoria: será apresentada apenas a informação "Sem Categoria";
  • Total: será apresentada a soma dos valores de cada mês;
  • Mês/Ano: será apresentado o mês e ano que os valores correspondem. Quando o período não abranger um mês inteiro, os dados apresentados para o mês em questão serão apenas da quantidade de dias dentro do período.

Linha Saldo Receita

Nesta linha será apresentado o saldo total de todas as receitas de cada mês.

Exportar

Ao selecionar a opção "exportar" será realizado o download automático da listagem apresentada na página.


As despesas serão agrupadas por categoria financeira e divididas por mês.


Listagem de despesas


Colunas apresentadas:

  • Categoria: serão apresentadas as categorias que tiveram movimentações no período informado;
  • Total: será apresentada a soma dos valores de cada mês;
  • Mês/Ano: será apresentado o mês e ano que os valores correspondem. Quando o período não abranger um mês inteiro, os dados apresentados para o mês em questão serão apenas da quantidade de dias dentro do período.

Linha Saldo Despesa

Nesta linha será apresentado o saldo total de todas as despesas de cada mês.

Linha Saldo Final

Nesta linha será apresentada uma comparação dos valores de receita e despesa, mesmo que o usuário opte por listar apenas despesas. A comparação realiza o seguinte cálculo:

Total de receitas - Total de despesas = Valor final

Se o valor apresentado for negativo, significa que as despesas são maiores, caso seja positivo, as receitas são maiores.

Exportar

Ao selecionar a opção "exportar" será realizado o download automático da listagem apresentada na página.


A cada linha, ao lado dos valores de cada categoria é disponibilizado o ícone e ao acessá-lo são exibidas todas as faturas que compõem o valor total do mês e categoria desejados.


Expandir


Colunas Apresentadas:

  • Fatura: será apresentado o número da fatura;
  • Data: correspondente a data de emissão da fatura;
  • Empresa: será apresentada a empresa em que a fatura foi baixada;
  • Documento/série: serão apresentados os números de documento e série gerados;
  • Fornecedor ou Cliente: serão apresentados o código e nome do fornecedor ou cliente correspondente a fatura, caso a listagem seja de receita será apresentada a coluna "Cliente", se a listagem for de despesa será apresentada a coluna "Fornecedor";
  • Valor: será apresentado o valor da fatura.

Exportar

Ao selecionar a opção "exportar" será realizado o download automático da listagem apresentada na página.