O Conciliador Bancário verifica e concilia os dados financeiros da empresa com o extrato bancário, garantindo saldos consistentes e melhor controle financeiro, facilitando o gerenciamento de contas com informações mais precisas para decisões estratégicas.
Acesse Adm./Financeiro > Tesouraria e, em seguida, selecione "Conciliador Bancário" para ter acesso a várias funcionalidades, como:
▶️ Aperte o play e confira!
Permissões de Acesso
Para acessar a rotina do Conciliador Bancário, é necessário habilitar previamente as permissões de acesso. Primeiro, acesse: Empresa > Segurança > Configurar usuários > Grupo Tesouraria > ative o parâmetro "Conciliação Bancária".
No mesmo caminho citado acima, localize o grupo "Conciliador" > em "Permissões Gerais do Grupo Conciliador > ative o parâmetro "Acesso ao Conciliador".
Parâmetro de permissão de acesso ao Conciliador Bancário
Parâmetro de permissão de acesso ao Conciliador Bancário
Para dúvidas de como acessar e configurar as permissões de usuário, clique aqui.
Antes de iniciar a conciliação bancária, é necessário realizar algumas configurações no sistema, como o Cadastro de Regras e a Configuração/Vinculação da Conta Contábil.
Seguindo essas etapas, o sistema estará configurado para otimizar a conciliação bancária e a contabilidade da empresa.
É importante destacar que o sistema possui diferentes tipos de regras:
Portanto, o Cadastro de Regras é uma ferramenta que automatiza o processo de conciliação bancária, permitindo a personalização das validações para garantir a correspondência entre o extrato bancário e o Microvix.
O cadastro de regras personalizadas está disponível somente no conciliador bancário.
Dessa forma, no primeiro acesso, será necessário cadastrar uma nova regra personalizada.
O Cadastro de Regras pode ser feito através da tela do conciliador bancário, clicando no ícone de configurações, como na imagem a seguir: Após, na aba lateral "Conciliador Bancário", selecione a opção "Cadastro de Regras", conforme a imagem abaixo: Na aba "Nova Regra", será possível inserir as informações referente a aplicação da regra, ou seja, o que será necessário para que o lançamento se encaixe naquela regra e as informações necessárias para realizar a contabilização da fatura gerada. A página apresentará os seguintes campos:
Na aba "Regras Cadastradas", será exibida uma listagem apresentando todas as regras cadastradas, com as opções de: Editar ou Excluir uma Regra.
|
Além disso, para a conciliação automática é indispensável que a conta bancária esteja previamente cadastrada no Plano de Contas. Ou seja, quando a configuração do Plano de Contas está ativada, o sistema faz a conciliação automaticamente, vinculando os valores de contas a receber e contas a pagar de forma automática, sem necessidade de intervenção manual.
A criação da conta bancária no plano de contas pode ser feita através da configurações do Conciliador Bancário acessando Menu > Adm./Financeiro > Gestão Financeira > aba "Configurações" > sub-aba "Conciliador Bancário".
O acesso ao Plano de Contas também está disponível em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas.
Caso não tenha uma conta contábil cadastrada para a conta bancária em questão, realize o cadastro da mesma e depois disso basta acessá-la na tela inicial do conciliador através da identificação cadastrada.
A conta bancária deverá ter a mesma identificação do extrato bancário que for importado no conciliador, a fim de facilitar a identificação.
Configurar e Vincular Conta Contábil
Com uma conta cadastrada no sistema, o próximo passo é realizar a configuração e vinculação de uma Conta Contábil.
Primeiro, na aba do Conciliador Bancário, clique no ícone de configurações localizado no canto superior direito da tela. Na tela seguinte de configurações, na aba lateral "Conciliador Bancário", clique em "Acessar Plano de Contas":
Na aba de "Dados Financeiros" selecione "SIM" para Conta Fluxo Caixa e "SIM" para Conta Bancária. Somente após configurar a conta como conta bancária, é que a mesma será apresentada no conciliador bancário. Na aba Conciliação Bancária, poderá definir para sobrescrever a data baixa da fatura e também definir a conciliação automática do contas a receber a pagar.
|
Acessando a Rotina
Ao acessar Menu > Adm./Financeiro > Gestão Financeira > Conciliador Bancário, a tela inicial da rotina exibirá as contas bancárias cadastradas, sendo possível filtrar por empresa ou pela conta bancária desejada.
Selecione a conta bancária desejada no campo "EMPRESA".
Este campo permite selecionar uma empresa específica. Com base nessa escolha, o sistema exibirá as contas bancárias cadastradas no plano de contas dessa empresa. Portando, ao selecionar uma empresa, o sistema filtra e exibe apenas as contas bancárias vinculadas a ela.
O próximo passo é importar o extrato bancário.
Primeiro, para baixar o extrato bancário, basta acessar sua conta corrente no Internet Banking e fazer o download no formato OFX.
Para incluir o extrato bancário no Conciliador Bancário, selecione a conta bancária desejada e clique em "Importar Extrato" na coluna de extrato bancário, conforme ilustrado abaixo.
Arraste o arquivo diretamente para a área de importação ou selecione o arquivo desejado, e clique em "Importar". Após, o extrato será apresentado na tela do Conciliador Bancário. |
Importação Automática - Conta DigitalCom a Conta Digital Integrada, não é preciso importar o extrato manualmente, pois o sistema realiza essa tarefa automaticamente por meio da integração com o banco.
|
Após importar o arquivo OFX, o sistema realizará o processamento das informações e em seguida apresentará a tela de conciliação:
O sistema, por padrão, já listará automaticamente os lançamentos de todas as empresas vinculadas ao banco selecionado. Dessa forma, será possível visualizar todas as movimentações relacionadas ao banco escolhido, independentemente da empresa.
E para visualizar rapidamente a evolução da conciliação bancária, tanto no contexto geral quanto em períodos específicos, a tela exibe as seguintes informações:
Percentual da conta (% da conciliação geral): Exibe a porcentagem total de conciliações realizadas para a conta bancária em relação a todas as conciliações registradas no sistema.
Percentual do período: Exibe a porcentagem das conciliações realizadas apenas no período selecionado. Ou seja, esse valor reflete a performance da conciliação dentro do intervalo de tempo escolhido.
Em alguns casos, ao acessar o Conciliador Bancário e importar um extrato, o sistema exibirá o status "Em Processamento". Ou seja, enquanto o processamento está em andamento não será possível realizar nenhuma ação nas transações. Nesta situação, é necessário aguardar a conclusão do processamento para prosseguir.
|
No grupo Extrato Bancário, é possível importar extratos, gerar relatórios, definir o período de visualização e filtrar lançamentos por situação. A página exibe o saldo inicial, entradas e saídas de valores, e calcula o saldo final, assim como o número de lançamentos no período e a situação (conciliado ou não).
Essas funcionalidades facilitam a gestão e conciliação financeira.
O grupo "Lançamentos do Sistema" exibe registros financeiros criados no ERP Microvix, como faturas, pagamentos e transferências, usados para conciliação com o extrato bancário. Eles representam transações realizadas pela empresa e são usados para conciliação com o extrato bancário.
É possível filtrar lançamentos por vários critérios e visualizar informações como número do documento, data, valor total (incluindo descontos, juros e taxas) e status da fatura, a apresentação pode ser configurada através das colunas a serem exibidas no botão"Personalizar Colunas"
As colunas serão listadas com um padrão definido pelo sistema vale destacar que é possível ordenà-las clicando no ícone para arrastar para baixo ou para cima e assim definir a ordem em que serão exibidas.
É permitido realizar a busca por uma coluna, preenchendo o nome no campo "Pesquise por uma coluna".
Outra funcionalidade que foi desenvolvida é a possíbilidade de remover algumas colunas, clicando sobre o botao deslizante ´para que seja retirada da visualização, no entanto é importante se atentar as colunas que estão como Padrão, nesse caso elas não podem ser removidas, apenas ordenadas. Feito isso, para que as alterações sejam aplicadas clique no botão "Salvar".
Para desfazer as modificações clique em "Restaurar padrão" isso fará com que o sistema traga novamente sem nenhuma alteração. Ao clicar no botão "Ativar todas" o sistema aplica a exibição de todas as colunas variáveis, dispensando a necessidade de habilitar uma a uma no botão deslizante.
Tela de personalização de colunas
Consulte aqui a explicação completa sobre os campos e funcionalidades da página de Conciliação:
Existe ainda a opção "Replicar", que permite sincronizar automaticamente os filtros de data entre os grupos de Extrato e Lançamentos, facilitando a aplicação rápida de filtros, evitando a necessidade de ajustar manualmente os períodos em cada um dos grupos. Assim, ambos os grupos exibem as informações referentes ao mesmo período.
Essa ação poderá ser feita para replicar o período do:
Ao clicar em um lançamento que já foi conciliado, na tabela de Lançamentos, o sistema localiza automaticamente o item correspondente na tabela de Extrato, mesmo que ele esteja fora do período atualmente filtrado. Isso permite visualizar rapidamente as duas partes da conciliação, facilitando a conferência de dados, especialmente quando os lançamentos e os extratos possuem datas diferentes. |
Desconciliação
A desconciliação bancária é o processo de desfazer a conciliação de uma transação para corrigir erros ou inconsistências, como valores errados ou lançamentos duplicados, por exemplo.
Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no canto inferior direito da tela.
Antes de realizar uma desconciliação, certifique-se de avaliar os impactos descritos abaixo.
Ao selecionar a opção "Sim," a desconciliação será aplicada em ambas as contas, e os lançamentos serão excluídos. Regras exclusivas para estorno de faturas As faturas que foram conciliadas e baixadas pelo conciliador só podem ser estornadas por usuários com a permissão "Conciliação Bancária". Após o estorno, o lançamento do extrato ficará com o status "Não conciliado", e o lançamento contábil também será desfeito. Para que uma fatura estornada volte ao status "Conciliada", é necessário acessar novamente a rotina e realizar o vínculo com o lançamento correspondente. No caso de faturas lançadas diretamente no Conciliador, ao desconcilia-las, elas serão excluídas. Para faturas conciliadas em lote, o estorno não será permitido. Para realizar o estorno, primeiro deverá desconciliar as faturas em questão. Regras exclusivas para exclusão de transferência As transferências podem ser excluídas livremente. Ao fazer isso, o lançamento correspondente será desconciliado e os lançamentos contábeis também serão removidos. Para realizar essa ação, a permissão "Conciliação Bancária" deve estar ativada. |
|
|
|