Esta rotina possibilita a geração de faturas avulsas sem vinculo com documento fiscal e é utilizada principalmente para gerar faturas para despesas, tais como conta de água, luz, telefone e outras.
As despesas devem ser incluídas manualmente e os campos a serem informados são:

Filtros do Lançamento de Faturas do Contas a Pagar
- Ao passar o mouse sobre o ícone de informação(
) será exibida uma dica para o preenchimento do campo em questão; - As séries utilizadas no lançamento de faturas a pagar são as séries de entrada, porque fatura a pagar é originada de uma nota fiscal de entrada. Estas séries deverão ser previamente cadastradas em Menu Suprimentos > Estoque > Cadastros auxiliares > Série Entrada, para mais informações vide manual Série Entrada;
- Para alterar a quantidade de parcelas geradas acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Financeiro, parâmetro "Quantidade máxima de parcelas para o lançamento de faturas";
Faturas em Dinheiro ou PIX habilitará o campo: Baixar esta fatura ao salvar.

Na contabilidade, caso o campo "Baixar esta fatura ao salvar" estiver habilitado, gera APENAS UM lançamento contábil (de acordo com as contas informadas na parte contábil). Ou seja, NÃO terá um lançamento para a criação da fatura e outro para a baixa (Geralmente este lançamento envolverá um débito no resultado e um crédito no ativo). Caso o campo "Baixar esta fatura ao salvar" estiver desabilitado, gera APENAS um lançamento (da criação da fatura) conforme as contas informadas na tela. Logo a fatura ficará em aberta para uma baixa posterior, a qual deverá gerar o lançamento da baixa normalmente. (Geralmente o lançamento da criação da fatura envolverá um débito no resultado e um crédito no passivo).
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Contabilidade
Para que ocorra a integração contábil é necessário informar alguns campos, são eles:
- Histórico: histórico da operação. O usuário poderá pesquisar um histórico através do recurso da lupa. Os campos para as contas de débito e crédito serão exibidos de acordo com o histórico e o tipo de rateio selecionados;
- Conta débito: deve ser selecionada uma conta débito, para selecionar mais de uma conta débito é possível desmembrar o valor da fatura através do ícone (
);
- Conta crédito: deve ser selecionada uma conta crédito;
- Conta de fluxo de caixa: a conta de fluxo de caixa escolhida será o local de saída do dinheiro quando a fatura for paga, em caixa ou banco;
- Centro de Custo: será possível selecionar um ou mais centros de custo para a operação.

Quadro Contabilidade da página de lançamento de faturas
- Clicando sobre o ícone de
será exibida uma nova janela onde será possível pesquisar pela conta débito ou crédito utilizando o nome do plano de contas, código de cadastro do microvix e a conta contábil; - O campo “Conta Contábil” no cadastro de plano de contas permite salvar o mesmo número em dois planos de contas diferentes, sendo assim, quando a pesquisa for realizada por meio da conta contábil, caso o usuário informe um número existente em mais de um plano de contas, o componente deverá apresentar múltiplos resultados para que o usuário faça a escolha entre as opções;
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Ao clicar no ícone (
) ao lado do campo "Conta Débito" é possível desmembrar o valor da fatura em mais de uma conta débito, será exibida uma nova janela para que sejam incluídas as novas contas. O valor total da fatura poderá ser desmembrado em no máximo 10 contas débito.

Desmembramento do Débito
A soma dos valores rateados entre as contas débito deverão ser igual ao valor total da fatura, caso seja distribuído um valor incorreto será exibida uma mensagem de alerta.

Mensagem de alerta para valor incorreto
Todas as contas selecionadas deverão ser distintas, ao selecionar contas iguais será exibida uma mensagem de alerta.

Mensagem de alerta para contas repetidas
Ao clicar em salvar, o campo "Conta Débito" não poderá ser alterado. Caso o valor total da fatura ou o histórico contábil sejam modificados, o desmembramento será cancelado.
- Para cada conta débito incluída no desmembramento será adicionada uma conta crédito, formando pares de lançamentos contábeis. Para melhor visualização, basta acessar Adm./Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão > botão "Listar" e clicar no número do lançamento da fatura gerada com desmembramento de contas débito, o usuário será direcionado a tela de alteração de lançamento composto.

Alteração de lançamento composto
- Na baixa de faturas os lançamentos contábeis serão efetuados normalmente sem levar em consideração o desmembramento, ou seja, a conta débito passará a ser a conta crédito e a conta crédito passará a ser a conta fluxo de caixa.

Alteração de lançamento composto baixa de faturas |
Os últimos dados a serem informados para o lançamento da fatura são: Comprador, Usuário, Observação Padrão, Categoria Financeira, Formato/Configuração para CNAB e Forma de Lançamento.

Dados do Lançamento de Fatura
- Opção "Adiantamento": para lançar uma fatura de adiantamento referente a um pedido, é necessário ativar a opção "Adiantamento". Ao selecionar esta opção será exibido o campo "Nº do Pedido" para que seja informado o número do pedido desejado;

Campo "N° do Pedido"
- Comprador: deve ser informado o comprador;
- Usuário: deve ser informado o usuário responsável pelo lançamento da fatura;
- Observação Padrão: este campo permite incluir informações complementares do lançamento.
Através do ícone (
) os dados bancários da conta principal do fornecedor serão copiados para este campo.

Dados bancários do fornecedor copiados através do ícone (
)
- Categoria Financeira: deve ser informada uma categoria financeira, caso a escolhida não esteja cadastrada, ao descrevê-la será apresentado um link para que seja possível cadastrá-la.
Após a confirmação dos dados será possível alterar os campos: número, vencimento, valor, observação e portador.

Detalhamento das Faturas.
- Caso seja necessário alterar o prazo de vencimento das faturas basa clicar no link "Vcto.", será exibida uma aba para que o novo prazo seja incluído.

Alteração do prazo de vencimento.
- Se o histórico selecionado para o lançamento da fatura estiver configurado com o tipo de rateio variável, será exibido o quadro de Rateio entre Centros de Custo. Para alterar os valores de cada centro de custo basta marcar a opção "Não ratear diferença entre centros de custo".

Rateio entre centro de custos
A opção "Não ratear diferença entre centros de custo" somente estará disponível para empresas que trabalham com apenas um (1) nível hierárquico e o histórico selecionado esteja configurado com o tipo de rateio variável. Para configurar os níveis hierárquicos entre em contato com o Suporte Técnico Linx. |
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para configurar os níveis hierárquicos acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Contabilidade > grupo Centro de Custo, parâmetro "Quantidade de Níveis Hierárquicos". |
Ao finalizar o lançamento o usuário será direcionado para a última tela da rotina, nela serão apresentadas algumas informações tais como: o número de controle da fatura, o código e o vencimento. Também estão disponíveis opções para imprimir a autorização de pagamento, repetir o último lançamento e continuar lançamento de faturas.

Impressão de faturas

Lançamento apenas nos históricos |