Se for necessário cancelar um atendimento após a conclusão da venda é possível e recomendável fazê-lo pelo PDV.
Veja o passo a passo a seguir:
Ambiente SAT
Se o comprovante foi emitido a menos de 30 minutos atrás, será cancelado o documento fiscal, anulada a cobrança de impostos em cima da venda e emitida o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) de cancelamento.
Se foi emitido a mais de 30 minutos atrás, será exibido um alerta, e o sistema pedirá a confirmação do cancelamento.
Ambiente NFC-e
Ao confirmar o motivo de cancelamento, a venda será anulada junto ao documento fiscal gerado pela NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
Ambiente ECF
Ao confirmar o motivo do cancelamento, caso tenha sido a última venda registrada no PDV, o cupom fiscal será anulado e um documento de cancelamento impresso.
Caso contrário, será necessário emitir uma nota fiscal de devolução de venda (entrada) para abater os impostos.
Para ambiente ECF, só é possível realizar o cancelamento da venda no período em que o caixa ainda estiver aberto. |
Se preferir, acompanhe o processo no #DicaLinx a seguir: