Introdução

A EFD ICMS/IPI, um dos arquivos Sped instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, e posteriormente regulamentado por legislação específica, é gerada no Linx ERP por meio da tela 012334 - EFD ICMS/IPI:

Pré-requisitos

Procedimentos

Para realizar a geração do Sped Fiscal:

  1. Acesse a tela 012334 - EFD ICMS/IPI.
  2. Preencha as informações conforme o tópico detalhamento da tela ou, na página inicial do assistente de geração, selecione o Período e Data para a geração dos dados.
  3. Selecione o ano base para a geração do arquivo.
  4. Caso a geração seja referente a apenas um mês, repita-o nos dois campos. Para um período superior, selecione o mês inicial e o mês final para a importação das informações.
  5. Clique no botão Avançar.
  6. A segunda página do assistente de importação apresenta duas áreas. Na área superior esquerda, selecione a matriz fiscal para a geração dos arquivos. Deve ser gerado um arquivo individual para cada matriz fiscal. A página dispõe de diversos botões para facilitar a seleção das matrizes.
  7. Na área superior direita, configure o diretório em que o arquivo será exportado.
  8. A área inferior da tela apresenta as informações que serão geradas no arquivo Sped. Note que é possível desmarcar os registros indesejados.
  9. Clique no botão Avançar.
  10. A terceira página do assistente apresenta, na área superior, a visualização das informações selecionadas. Na área inferior, preencha os dados da empresa, do contador e dos contribuintes substituídos.
  11. Clique no botão Gravar Informações Complementares para registrar as informações.
  12. Clique no botão Avançar.
  13. A última página do assistente de geração apresenta a confirmação das informações selecionadas desde a página inicial. Verifique se todas as informações estão corretas e clique no botão Gerar.
  14. Clique em Sair para encerrar o procedimento.

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Adequação do Registro G125 (CIAP) na EFD ICMS/IPI


1. Objetivo da Melhoria

Esta funcionalidade foi desenvolvida para corrigir uma não conformidade na geração do arquivo da Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI). Anteriormente, o sistema gerava as parcelas de crédito do CIAP (Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente) no Registro G125 em ordem decrescente (ex: da parcela 48 até a 01).
Este comportamento estava em desacordo com as diretrizes do Guia Prático da EFD ICMS/IPI e outras legislações, que exigem que a apropriação do crédito seja demonstrada em ordem cronológica crescente (ex: da parcela 01 até a 48 ou 60). A adequação garante a conformidade fiscal do arquivo gerado, evitando inconsistências e possíveis rejeições durante a validação no Programa Validador e Assinador (PVA).

2.  A Nova Funcionalidade para permitir o ajuste na ordem das parcelas, foi criado um novo parâmetro no sistema:

• Nome do Parâmetro: INVERTE_PARCELA_CIAP_SPED
• Localização: Tela de Parâmetros do sistema
• Valores Possíveis: "Sim" ou "Não"
• Valor Padrão: "Não". Isso garante que, por padrão, o sistema mantenha o comportamento original para clientes que não desejam alterar o processo.


3. Como Configurar


1. Acesse a tela de Parâmetros do Linx ERP.
2. Busque pelo parâmetro INVERTE_PARCELA_CIAP_SPED.
3. Altere o valor conforme a necessidade de sua empresa (veja o comportamento de cada opção abaixo).


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4. Comportamento do Sistema de Acordo com a Configuração
A configuração deste parâmetro afeta diretamente como as parcelas do CIAP são ordenadas no Registro G125 do arquivo SPED Fiscal.

Opção 1: Valor configurado como "Sim"
Ao definir o parâmetro como "Sim", o sistema ajustará a geração do Registro G125 para a ordem correta exigida pela legislação.
• Resultado: As parcelas serão exibidas em ordem crescente (ex: 01, 02, 03, ..., até a última parcela, seja 48 ou 60).
• Conformidade: Esta configuração garante que o arquivo esteja em conformidade com as validações do PVA, não gerando inconsistências.
• Importante: Mesmo com a inversão da ordem, o sistema manterá o valor da parcela correspondente ao período de escrituração corretamente vinculado.

  • Quando o parâmetro estiver configurado como “Sim”, o sistema deve gerar o Registro G125 apresentando as parcelas em ordem crescente (01, 02, 03... até 48/60), mantendo corretamente a parcela correspondente ao período de escrituração.




Opção 2: Valor configurado como "Não" (Padrão)
Ao manter o parâmetro com seu valor padrão "Não", ou ao configurá-lo explicitamente com este valor, o sistema preservará o comportamento original.
• Resultado: As parcelas continuarão a ser exibidas em ordem decrescente (ex: 48, 47, 46, ..., até 01).
• Atenção: Embora seja o comportamento padrão, esta forma de geração pode ser apontada como uma não conformidade pelo fisco, conforme descrito no Guia Prático da EFD.

  • Quando o parâmetro estiver configurado como “Não”, o sistema deve continuar gerando o Registro G125 em ordem decrescente (48/60... até 01), conforme o padrão atual, mantendo a parcela do período corretamente registrada.



5. Escopo e Limitações da Alteração
Para garantir clareza, é importante destacar o que esta implementação afeta e o que ela não afeta:
• Impacto Exclusivo no Registro G125: A alteração impacta apenas e exclusivamente a ordem de exibição das parcelas no Registro G125 da EFD ICMS/IPI.
• Sem Alteração nos Cálculos: A funcionalidade não modifica nenhum cálculo ou regra de apuração do crédito do CIAP. Ela apenas reorganiza a forma como as parcelas são apresentadas no arquivo digital.
• Sem Impacto em Outros Registros ou Obrigações: Nenhum outro registro do SPED Fiscal é afetado. A mudança também não tem impacto em outras obrigações acessórias como EFD Contribuições, ECD ou ECF.


Detalhamento da tela

Na primeira parte da tela é exibida uma mensagem de boas-vindas ao processo. Preencha os campos conforme orientação a seguir:



Campo

Descrição

Período

Selecione o período, que pode ser:

  • Anual
  • Semestral
  • Quadrimestral
  • Trimestral
  • Bimestral
  • Mensal
  • Quinzenal
  • Decendial
  • Diário

De / Até

Informe as datas a serem consultadas.

Arquivo Único

Marque este campo para que o sistema gera informações de diferentes períodos em um único arquivo.

Links úteis da Receita: Manuais e Guias Práticos e download do PVA


Ao clicar no botão Avançar é exibida a guia de Filtros.

Filtros


Selecione os registros de acordo com os campos citados abaixo:

Campo

Descrição

Matriz Fiscal

Selecione a matriz fiscal desejada.

Marcar, Desmarcar  e Inverter

São opções que facilitam a seleção das informações.

 

Registros Sped Fiscal

Na grade são exibidos os registros que o sistema gera para o Sped ICMS/IPI. Caso o usuário não precise de algum especificamente, basta desmarcá-lo.

Ainda nesta tela, os campos localizados na área superior à direita indicam os diretórios para onde o arquivo será exportado.

Gerar o Arquivo pelo SQL

Ao marcá-la, o conteúdo do arquivo TXT será gerado em uma tabela no servidor SQL. O arquivo TXT deverá ser posteriormente extraído pelo cliente Linx.

Excel

Permite a geração do conteúdo do arquivo também em formato de planilha do Excel, a fim de facilitar eventuais conferências.

Clique em  para informar a pasta de geração.

Erro

O arquivo de erros será gerado nos casos em que haja eventuais falhas na criação do arquivo TXT ou dos registros que o compõem. Poderá ser utilizado por um desenvolvedor para verificação da natureza dos erros.

O Linx ERP sugere a pasta C:\Temp. Clique em  e altere-a se desejar.

Texto

Pasta para gravação do arquivo TXT.

O Linx ERP sugere a pasta C:\Temp. Clique em  e altere-a se desejar.

Codificação

Padrão para geração do arquivo TXT.

Opções para seleção:

ANSI

UNICODE

UTF-8

Botão Igualar Filtros

Iguala os filtros informados acima para todas as matrizes fiscais selecionadas.

Marcar e Desmarcar

São opções que facilitam a seleção das informações destes arquivos.

Registros Sped Fiscal

Nesta área serão exibidos os registros, conforme parametrizações efetuadas em passos anteriores.  Neste ponto será possível desmarcar um ou mais registros, se necessário.

Ao clicar no botão Avançar, é exibida a guia de Informações Complementares.

Informações Complementares

Selecione os registros de acordo com os campos citados abaixo:


Campo

Descrição

Área superior da grade

Nessa área serão exibidas as matrizes fiscais selecionadas em passo anterior, para as quais os arquivos serão gerados.

Guia Dados Da Matriz



Finalidade do Arquivo

Informe uma das seguintes opções:

  • Arquivo original
  • Arquivo substituto

Perfil

Informe o perfil de apresentação do arquivo, conforme definido pelo fisco estadual, para o informante da EFD-ICMS/IPI. O arquivo será rejeitado se o declarante informar a EFD-ICMS/IPI em perfil diferente do estabelecido.

Atividade

Informe o indicador de tipo de atividade:

  • Industrial ou equiparado a industrial
  • Outros

Suframa

Informe o código Suframa

A sigla Suframa significa Superintendência da Zona Franca de Manaus. Este código é necessário somente para empresas que se relacionam com fornecedores e clientes da ZFM ou empresas sediadas lá. O código Suframa é um documento obrigatório para mercadorias que ingressam em área incentivada. É passível de multa se as notas fiscais de empresas que se relacionam com outras da ZFM estiverem sem este código.


Apropriação do Crédito

Informe esta opção se o adquirente tiver direito à apropriação do crédito.

Visão Contábil

Utilize a visão contábil do tipo plano de contas.

C. Médio Inventário

Para que este campo seja devidamente preenchido, será necessário preencher os campos relativos ao custo médio na tela 012352 - Importação de Dados Para Tabela LCF e efetuar a importação dos dados para a tabela LCF. Esse custo deve ser preenchido para a geração do bloco H.

C. Médio Produção

Para que este campo seja devidamente preenchido, será necessário preencher os campos relativos ao custo médio na tela 012352 - Importação de Dados Para Tabela LCF e efetuar a importação dos dados para a tabela LCF. Esse custo deve ser preenchido para a geração do bloco K.

Versão Layout

 

 

 

 

 

Bloco K

Preencha com a versão do leiaute, de acordo com as informações do Portal Sped.

Ao ser escolhida a Versão Layout 010 (01/01/2016) não será gerado nenhum registro referente ao bloco K.

Ao ser escolhida a Versão Layout 011 (01/01/2017), o operador terá três opções para a geração, disponíveis no campo Bloco K:


1) Apenas K200

Gera apenas o Registro K200 do bloco K, mesmo se na tela de filtros estiverem marcados todos os registros.

2) Livre

É o operador quem vai escolher os registros que serão gerados, de acordo com o que estiver marcado na tela de filtros.

3) Nenhum

Ao escolher a opção Nenhum, todos os registros do bloco K serão desmarcados.



Guia Contador



Nos campos desta guia devem ser informados os dados do contador.

Guia Contribuintes Substitutos

Registro obrigatório para todos os contribuintes substitutos tributários do ICMS, conforme definidos na legislação pertinente. Deve ser gerado um registro para cada uma das inscrições estaduais cadastradas nas unidades federadas dos contribuintes substituídos, ainda que não tenha tido movimentação no período.



Guia Declaração



Descrição do Processo

Informe uma descrição resumida sobre o processo que embasou o lançamento.

Descrição Complementar das Obrigações

Informe uma descrição complementar das obrigações a recolher.

Gravar Informações Complementares

Este botão grava informações do contribuinte em uma tabela do sistema.

Guia Registro 1400

O registro 1400, contém as informações sobre valores agregados. Ele deverá ser gerado apenas se a unidade federativa do declarante exigir.

Assim, cada UF terá a sua tabela própria de códigos de Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Nesta guia é possível informar os dados da referida tabela manualmente, clicando no botão Incluir e preenchendo as informações, ou ainda, importar uma tabela do Excel .

O botão permite a limpeza da tabela já importada, para que novos dados possam ser incluídos.

Após a importação ou digitação dos dados, deve-se clicar no botão Gravar Informações Complementares para que as informações fiquem salvas.


Ao clicar no botão Avançar, é exibida a página de Gerar Arquivo.

Gerar Arquivo

Selecione os registros de acordo com os campos citados abaixo:


Campo

Descrição

Área superior da Grid

Constam as informações do código e descrição da matriz fiscal selecionada, e o início e o final determinado na página anterior.

Os tipos de arquivos definidos na página anterior  ficarão em evidência nos box (Texto, Erros ou Excel).

Registros Gerados

Identifica os registros que foram gerados com sucesso.

Registros não Selecionado

Identifica os registros que foram gerados com alguma divergência ou que não foram selecionados.

Área inferior da Grid

Consta os registros selecionados nas páginas anteriores.

Gerar

Clique neste botão para gerar as informações do arquivo e apresentar um resumo das informações que serão exportadas.

 Início