O pedido de compra oficializa as aquisições de produtos acabados. Corretamente elaborado, possibilita um melhor controle de todo o processo. Após definir o que comprar, identificar os fornecedores e negociar as condições de compra (prazo de entrega, condição de pagamento, descontos, etc.), o pedido está pronto para ser gerado.

Os pedidos de compras de produto acabado são gerados por meio da tela 004006. Os pedidos podem ser feitos de forma manual (nesta tela), por  automática (de acordo com as necessidades de produção) ou por cotações.

Após geração e aprovação do pedido, é iniciado o processo de recebimento, as programações de entrega e, posteriormente, a entrada das notas fiscais. Na entrada da nota fiscal, é feita a baixa dos pedidos de compras, que gera movimentação no estoque, títulos a pagar e dados fiscais para os módulos Fiscal e Contábil.

Para o mercado externo, os princípios são os mesmos utilizados para o mercado local, diferenciando-se somente no recebimento da mercadoria e exceções fiscais.

Esta tela permite a realização dos seguintes procedimentos:

• Inclusão simples de pedido de compra;

• Cópia de pedidos de compra;

• Cancelamento de itens do pedido de compra;

• Geração de pedidos por programação;

• Inclusão de itens por requisição.

Módulos que exibem a tela 004006

O seguinte módulo exibe a tela como padrão:

• Módulo Compras

Integrações

As informações cadastradas nessa tela atualizam as seguintes telas de outros módulos:

TelaIntegração
005102 - Entradas de Notas Fiscais de Produto AcabadoApós a aprovação, os pedidos de compra ficam disponíveis nesta tela para serem selecionados no momento da entrada da nota fiscal.
005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico
120101 - Entrada de Produtos por PedidosApós a aprovação, os pedidos de compra ficam disponíveis nesta tela para serem selecionados no momento da entrada no estoque, completando o processo de entrada fiscal e física.
008036 - Geração Automática de Programação de Ordem de ProduçãoAs programações geradas ficam disponíveis para serem utilizadas no procedimento de Geração de pedidos por programação.

Pré-requisitos

Para incluir um pedido de compra de produtos acabados é necessário que já estejam cadastrados os dados nas seguintes telas:

• 002006 - Produtos Acabados

• 001016 - Fornecedores

• 001011 - Condições de Pagamento para Compras e Entradas

• 009048 - Natureza Fiscal de Operação para Entrada

• 004011 - Tipos de Compra

• 004013 - Status de Compras

• 009012 - Rateio de Filial

• 009011 - Rateio de Centro de Custo

• 004001 - Moedas

• 001012 - Transportadoras

Parametrizações

Para incluir um pedido de compra de produtos acabados é necessário configurar previamente os seguintes parâmetros:

• COMPRAS_2A_APROVACAO;

• COMPRAS_APROVACAO;

• CONTROLAR_ASS_COMPRAS;

• CTRL_VERBA_QTDE_COMPRA;

• CTRL_VERBA_VALOR_COMPRA;

• CUSTO_COMPRA_PRODUTO;

• DECIMAIS_CUSTO_PRODUTO;

• NIVEL_APROVAR_COMPRAS;

• STATUS_COMPRAS_DEFAULT;

• TABELA_PRECO_COMPRA;

• TABELA_PRECO_CUSTO;

• TIPO_COMPRA_DEFAULT;

• NIVEL_APROVAR_COMPRAS;

• UTILIZA_PRECO_PEDIDO;

Também é necessário configurar o seguinte sequencial de código:

• COMPRAS_PEDIDO.

Procedimentos

Esta tela permite a inclusão de pedidos de compra de diversas maneiras??, conforme os procedimentos descritos a seguir:

Inclusão simples

1. Clique no botão Inclui (F5) para habilitar os campos da tela.

2. Preencha as informações conforme o tópico Campos do cabeçalho.

3. Conforme o tópico Página Cabeçalho preencha as informações indicadas.

4. Na página Itens, clique no botão adicionar  para incluir um novo produto no pedido de compra.

5. Preencha os campos indicados conforme o tópico Página Itens.

6. Caso necessário, clique no botão excluir  para remover um item incluído no pedido.

7. Observe as informações sobre os itens incluídos, conforme o tópico Lista Itens.

8. Clique em salvar.

9. Clique no botão adicionar para incluir um novo produto na requisição.

Relatórios

(A) Emissão de Pedido de Compra;

(B) Emissão de Pedido de Compra (simplificado);

(C) Emissão de Pedido de Compra (alternativo);

(D) Relatório por Reserva de Material;

(E) Relatório por Consumo de Material;

(F) Relatório de Compras de Produtos Acabados;

(G) Relatório Produto Acabado por Distribuição.

Detalhes da tela

Detalhes da tela

Campos do Cabeçalho

Na parte superior da tela são exibidos os campos para identificação do pedido de compra, preencha-os conforme a orientação a seguir:

Nº Pedido

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com o código de identificação do pedido. Este campo é sequencial e único, sua configuração é feita através do sequencial de código COMPRAS_PEDIDO.
FornecedorInforme o fornecedor para qual será enviado o pedido de compras que está sendo cadastrado. Esta informação é extraída da tela 001016 - Fornecedores.

Botão indicador

 -  Ativo

 - Inativo

Este botão é utilizado como filtro para realizar a pesquisa dos pedidos de compra.

Quando ativo, possibilita pesquisar somente os pedidos de compra que ainda estão em aberto, isto é, que ainda têm quantidades pendentes a entregar.

Quando inativo, também serão apresentados na pesquisa os pedidos de compra que já foram encerrados, ou seja, que já foram entregues.

Clique no botão para modificar o filtro de pesquisa, caso necessário.


Guia Cabeçalho

Na guia Cabeçalho são configurados os principais dados do pedido de compra. Estes dados serão utilizados no momento da entrada da nota fiscal.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da guia:

Condição Pgto

O conteúdo deste campo indica como será feito o pagamento ao fornecedor da fatura gerada pelo pedido de compra. As informações são extraídas da tela 001011 - Condição de Pagamento para Compras e Entradas.

Ao indicar um fornecedor no cabeçalho, este campo é preenchido automaticamente de acordo com as informações configuradas na tela 001016 - Fornecedores.

A condição de pagamento indicada no pedido de compra será apresentada na entrada da nota fiscal e poderá ser modificada posteriormente, se necessário.

Tipo de Compra

O tipo de compra identifica o pedido que está sendo cadastrado. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente de acordo com a configuração do parâmetro TIPO_COMPRA_DEFAULT, mas pode ser modificado, se necessário.
As informações são extraídas da tela 004011 - Tipos de Compra.

Ped. Fornecedor

Para facilitar a comunicação com o fornecedor, é possível indicar o número utilizado pelo fornecedor para identificação do pedido de compra que está sendo cadastrado.

Caso necessário, digite neste campo a informação referente a identificação do pedido de compra no fornecedor.

Requerido PorDigite neste campo as informações para identificar o usuário ou o departamento que requisitou o pedido de compra.
Aprov./Reprov. por

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente quando o campo Status Pedido é modificado para Aprovado ou Reprovado. É apresentado o usuário que está utilizando o sistema, além da data em que o status do pedido foi modificado.

Programação

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente para os pedidos de compra que são gerados através do procedimento Geração por Programação e informa a programação em que se baseou o pedido realizado na página Geração.

As informações são extraídas da tela 008036 - Geração Automática de Programação de Ordem de Produção.

Transportadora

Informe a transportadora que será utilizada para realizar o transporte dos itens do pedido.

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente – de acordo com a configuração do parâmetro TRANSPORTADORA_PADRÃO – mas pode ser modificado posteriormente. As informações são extraídas da tela 001012 - Transportadora.

Frete a pagar

Eventualmente a empresa pode escolher arcar com todos os custos referentes ao transporte das mercadorias que estão sendo adquiridas.

Caso necessário, marque este checkbox para indicar que o frete do transporte dos ítens do pedido será pago pela empresa – e não mais pelo fornecedor.

CadastramentoÉ apresentada neste campo a data em que o pedido de compra foi cadastrado no sistema. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com a data corrente.
Emissão

Neste campo é apresentada a data de emissão do pedido de compra, isto é, a data em que ele foi enviado ao fornecedor.

Natureza OperaçãoInforme o código fiscal de identificação da operação de compra que está sendo realizada, para que seja feito o cálculo correto dos tributos sobre os itens do pedido. As informações são extraídas da tela 009048 - Natureza Fiscal de Operação para Entrada. É recomendado que se utilize o código 200.01 - Compra de mercadoria.
Data Fat. Relativo

Informe neste campo a data a partir da qual será contada para aplicação da forma de pagamento.

Exemplo:

A emissão do pedido de compra e o recebimento no fornecedor foram feitos dia 20/01/2009. A data de faturamento relativo é dia 02/02/2009 e a condição de pagamento é de 15 dias corridos.

O vencimento da fatura seria para 04/01/2009 (quinze dias após a data de emissão). Porém, com a data de faturamento relativo, a fatura será gerada com vencimento para 19/02/2008.

Para utilizar a data de faturamento relativo e calcular o vencimento dos títulos gerados, é necessário configurar o parâmetro UTILIZA_DATA_FAT_RELATIVO.

Variação Aceitável (%)

O fornecedor pode eventualmente enviar quantidades diferentes das descritas no pedido de compra, para mais ou para menos. Esta situação deve ser acordada entre a empresa e o fornecedor através de uma política comercial.

É necessário informar no pedido a variação de quantidade aceita pela empresa, para que seja validada no momento da entrega.

Informe neste campo a variação, em porcentagem, aceita para o pedido de compra que está sendo cadastrado.

Moeda

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente e indica a moeda que será utilizada no pedido de compra. As informações são extraídas da tela 004001 - Moedas, e o preenchimento automático depende do parâmetro MOEDA_PADRAO.

Quando uma moeda diferente da que foi definida como padrão é informada no pedido de compra, os campos referentes ao câmbio de valores são apresentados abaixo da área Saldo a Entregar.

Status Pedido

Para identificar a situação do pedido de compra que está sendo cadastrado, é atribuído a ele um status - que pode ser modificado quando necessário - para indicar se o pedido está aprovado, reprovado ou se está aguardando avaliação.

O status do pedido de compra é indicado neste campo, que é preenchido automaticamente conforme a configuração do parâmetro STATUS_COMPRA_DEFAULT. As informações são extraídas da tela 004013 - Status de Compras.

A modificação do status do pedido é permitida de acordo com a configuração dos parâmetros COMPRAS_APROVACAO e NIVEL_APROVAR_COMPRAS. Também será verificado o nível de acesso do usuário que está acessando o sistema.

Status Aprovação

O conteúdo deste campo está vinculado ao campo Status Pedido e indica o nível de aprovação do pedido de compra, de acordo com as informações cadastradas na tela 004013 - Status de Compras.

Este campo também está vinculado ao Tipo de Compra. No tipo de compra é possível configurar o controle de assinatura eletrônica para aprovação de documentos.

Caso um tipo de compra que faça parte deste controle seja indicado no pedido, o conteúdo deste campo indicará o status de aprovação pertinente ao processo de assinatura.

Filial Rateio

Eventualmente os custos do pedido de compra podem ser divididos entre as várias filiais da empresa. As informações referentes a esta divisão são cadastradas na tela 009012 - Rateio de Filial.

Informe neste campo o rateio correspondente ao pedido de compra. O conteúdo deste campo pode ser preenchido automaticamente de acordo com a configuração do parâmetro RATEIO_FILIAL_PADRAO.

Clique neste botão para abrir a tela Rateios do Item, e visualizar as informações do rateio indicado no campo Filial Rateio.
Rateio Centro Custo

Eventualmente os custos do pedido de compra podem ser também divididos entre os centros de custo da empresa. As informações referentes a esta divisão são cadastradas na tela 09011 - Rateio de Centro de Custo.
Informe neste campo o rateio correspondente ao pedido de compra. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente de acordo com a configuração do parâmetro RATEIO_CENTRO_CST_PADRAO.

Entrega

Informe a data prevista para entrega do pedido de compra.

Com esta informação será possível controlar e consultar os pedidos de compra visando maior controle dos prazos de entrega dos produtos.

Limite de EntregaInforme a data que estabelece o limite máximo que os ítens do pedido devem ser entregues. O conteúdo deste campo é de caráter informativo, isto é, ele não impede que um pedido seja recebido caso a data tenha sido ultrapassada.
Múltiplas Entregas

Eventualmente pode ser necessário que os itens do pedido de compra sejam entregues em diversas datas, por questões de política comercial e armazenamento.

Marque este checkbox para que seja possível informar datas de entrega diferentes para cada ítem incluído no pedido de compra.

Os campos referentes as entregas serão habilitados para digitação na página Itens.

Serão desabilitados nesta página, os campos referentes a uma única data de entrega.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento das áreas Filiais, Saldo a Entregar e Total Geral:

Entregar

Informe a filial que contém o endereço em que o fornecedor deverá entregar os itens do pedido de compra.

A filial indicada neste campo deve ter da mesma Matriz Contábil que a filial indicada no campo Faturar.

CobrançaInforme a filial que o fornecedor irá contatar para fazer a cobrança da fatura.
FaturarInforme a filial para a qual será confeccionada a nota fiscal de entrada dos produtos que estão sendo comprados.
QuantidadeA quantidade total de ítens do pedido de compra é apresentada neste campo, que é atualizado conforme a inclusão dos ítens na página Itens.
Valor

O valor total do pedido de compra é apresentado neste campo, que é atualizado conforme a inclusão dos ítens na página Itens.

IPI/IVA

Neste campo é apresentado o valor de IPI/IVA tributado sobre os produtos incluídos no pedido de compra.

Estas informações são extraídas da tela 002006 - Produtos Acabados, e o cálculo do valor apresentado é feito conforme a configuração da classificação fiscal indicada no cadastro do produto.

Desconto

É possível aplicar um desconto sobre o valor total do pedido de compra, caso assim acordado entre a empresa e o fornecedor.

Informe neste campo o valor percentual do desconto a ser aplicado.

Encargo

É possível aplicar uma porcentagem de encargos sobre o valor total do pedido de compra, caso assim acordado entre a empresa e o fornecedor.

Informe neste campo o valor percentual de encargos a ser aplicado.

Qtde TotalA quantidade total de ítens do pedido de compra é apresentada neste campo. O valor do campo é atualizado conforme a inclusão de ítens.
Sub-totalÉ apresentado neste campo o valor total original do pedido, sem a incidência dos valores de descontos e encargos informados nos respectivos campos.
TotalÉ apresentado neste campo o valor total do pedido, que é constituído do valor original (sub-total) somado aos valores de descontos e encargos indicados nos respectivos campos.
DespesasNeste campo é apresentado o valor total das informações referentes as despesas com o pedido de compra por parte do  fornecedor, incluídas na página Despesas.
Original+DespesaEste campo apresenta a soma dos valores apresentados nos campos Sub-total e Despesas, isto é, o valor original do pedido somado ao valor das despesas informadas.


Guia Itens

Por meio da guia Itens é possível incluir os produtos no pedido de compra e configurar as informações referentes a cada um dos itens incluídos. Observe a seguir os principais campos para preenchimento da guia:

ItemO número de ítens incluídos no pedido de compra é apresentado neste campo, que é atualizado conforme as inclusões feitas.
Repete Item Digitado

Para agilizar o processo de cadastramento do pedido, é possível configurar a página para que, no momento da inclusão de um novo item, o campo Item Consumível/Imobilizado/Serviços seja preenchido automaticamente com o último item digitado.

Desta forma, apenas a quantidade do último item incluído deverá ser informada.

Marque este checkbox para que o último item incluído no pedido seja apresentado no campo Item Consumível/Imobilizado/Serviços. Esta opção somente será habilitada quando o checkbox Mult. Entregas estiver marcado.

Mostrar/Ocultar Obs.

Eventualmente pode ser necessário acrescentar observações referentes a cada item incluído no pedido.

Caso necessário, clique neste botão para habilitar a área observações. Digite as informações desejadas.

Produto

Neste campo deve ser informado o produto a ser incluído no pedido de compra.

Digite o código do produto ou clique com o botão direito do mouse para abrir a tela de seleção e utilize os filtros da tela para pesquisar o produto a ser incluído.

Os demais campos da tela apresentarão informações referentes ao produto que foi informado neste campo.

Cor

Neste campo deve ser informada a cor do produto informado no campo Produto.

Digite o código da cor do produto ou clique com o botão direito do mouse para abrir a tela de seleção das cores disponíveis para o item informado.

EntregaCaso o controle de Múltiplas Entregas seja utilizado, informe a data prevista de entrega para o item incluído no pedido de compra.
LimiteCaso o controle de Múltiplas Entregas seja utilizado, informe a data limite para entrega do item incluído no pedido de compra.
Data Confirmação FornecedorEventualmente, pode-se solicitar ao fornecedor uma confirmação para assegurar o recebimento pedido de compra. Informe neste campo a data em que o fornecedor confirmar o recebimento do pedido.
Data acerto consignação

Neste campo deve ser informada a a data que estipulada para acertar as vendas do consignado com o fornecedor.

Grade de tamanhos*

Será apresentada a grade de tamanhos informada no cadastro do produto que foi incluído no pedido de compra.

Informe em cada um dos tamanhos apresentados as quantidades que serão compradas.

Custos

1)
2)
3)
4)

O custo do item incluído é apresentado nestes campos. As informações são extraídas da tela 002006 - Produtos Acabados.

Os campos 2), 3) e 4) são habilitados conforme a variação de preço por tamanho, configurada no cadastro do produto.

IPI/IVA

O conteúdo deste campo apresenta o valor de IPI incidente sobre o item informado, conforme as configurações de classificação fiscal indicadas no cadastro do produto, tela 002006 - Produtos Acabados.

Este campo somente é habilitado para digitação ou alteração do conteúdo conforme a configuração do parâmetro PERMITE_ALT_IPI.

Desconto $Caso necessário informe neste campo um valor de desconto para o item incluído.
Qtde. TotalÉ apresentada neste campo a quantidade total de itens para o produto incluído, isto é, a soma das quantidades informadas para cada tamanho da grade apresentada.
Unid.

O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com a unidade de medida informada no cadastro do produto. As informações são extraídas da tela 002006 - Produtos Acabados.

ValorÉ apresentado neste campo o valor final do item incluído, isto é, o valor apresentado na área Custos subtraído o valor do desconto informado no campo Desconto.
Digitação por packs

As quantidades do item incluído no pedido também podem ser adicionadas por Packs.

Marque este checkbox para que seja habilitada a digitação por packs.

Também é necessário configurar o parâmetro QTDE_POR_PACKS para permitir esta configuração.

Packs somente da corMarque este checkbox para que sejam apresentados no campo Packs, somente os packs configurados com a cor indicada no produto, conforme configuração.
Packs

Informe o pack que será utilizado e o Fator Multiplicador para indicar as quantidades que serão incluídas no pedido de compra.

Clique com o botão direito do mouse para abrir a tela com o detalhamento de cada um dos packs cadastrados no produto.

Sortimento

Apresenta a porcentagem de sortimento da cor indicada no cadastro do produto acabado.

Este campo será habilitado quando o checkbox Digitação por packs for marcado.

bt_sortimento
Este campo pode ser utilizado como facilitador na digitação dos itens quando o produto possui sortimento por cor. Incluindo todas as cores do produto que totalizam 100% de sortimento e indicado o pack a que cada um se refere, ao clicar no botão Sortimento, o sistema sugere as quantidades baseadas nas porcentagens (apresentadas pelo campo Sortimento).
Importar

Selecione o arquivo de texto que contém as informações de código de barras dos produtos que serão adicionados ao pedido de compra.

Layouts do arquivo:

Código de barras,quantidade

(ou) Código de barras;quantidade

(ou) Código de barras

O cursor deve estar posicionado na linha abaixo do último produto inserido.

Observação: Os produtos e quantidades serão carregados na página "Lista Itens" após clicar em "Processa".

ProcessaClique neste botão para importar do arquivo de texto as informações dos produtos para o pedido de compra.

* Este não é um campo fixo na tela. Sua apresentação varia de acordo com a grade de tamanhos informada no cadastro do produto.

Guia Lista Itens

Na guia Lista Itens são apresentadas as informações dos itens incluídos no pedido. É possível identificar mais facilmente quais os produtos incluídos no pedido de compra, observando as cores e as quantidades e outras informações dos itens adicionados.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da guia:

Descrição do ProdutoÉ apresentada neste campo a descrição dos produtos informados na página Itens.
Descrição da CorÉ apresentada neste campo a descrição das cores indicadas nos produtos informados na página Itens.
Quantidades por PacksMarque este checkbox para exibir o campo Packs, com informações referentes aos packs indicados nos produtos incluídos no pedido.
ProdutoNeste campo são apresentados os códigos de cada produto incluído no pedido de compra. Estas informações são extraídas da tela 002006 - Produtos Acabados.
CorOs códigos das cores de cada um dos produtos incluídos são apresentados neste campo.
Packs

Este campo apenas é exibido quando o checkbox Quantidades por Packs é marcado.

Caso as quantidades dos produtos tenham sido informadas através de packs, as informações referentes aos packs indicados para cada um dos produtos serão apresentadas neste campo.

Custo 1São apresentadas neste campo as informações referentes ao custo de cada um dos produtos incluídos no pedido de compra.
Unid.Neste campo é apresentada a unidade de medida de cada um dos produtos incluídos no pedido de compra.
Grade de tamanhos*A grade de tamanhos é apresentada conforme a configuração de cada produto incluído no pedido. Abaixo de cada tamanho são apresentadas as respectivas quantidades informadas no pedido.
Desc. ItemNeste campo são apresentados os descontos informados em cada item do pedido de compra.
IPI/IVASão apresentados neste campo os valores dos tributos incidentes sobre cada um dos produtos informados no pedido de compra.
ValorNeste campo é apresentado o valor total de cada item informado no pedido de compra, isto é, o custo unitário do produto multiplicado pelas quantidades informadas para cada tamanho.
RequisiçãoCaso os itens tenham sido incluídos através de uma Requisição, será apresentado neste campo o código da requisição correspondente.


Guia Distribuição

Eventualmente a empresa pode solicitar ao fornecedor que os itens comprados sejam entregues diretamente em suas lojas, por não dispor de espaço físico para acondicionamento na matriz, por exemplo. Desta forma, é necessário que ela informe ao fornecedor as quantidades de produtos e as lojas em que ele irá realizar a entrega.

Nesta guia é possível informar as lojas que receberão as mercadorias e configurar a distribuição dos produtos entre elas. Esta funcionalidade está integrada ao Módulo Planejamento Varejo e depende de parametrizações específicas deste módulo para funcionar.

Guia Pendências

Por meio das informações da guia Pendências é possível realizar um controle dos saldos dos pedidos de compra.

Nesta guia são apresentadas informações como quantidades e valores cancelados, quantidades já entregues (em caso de múltiplas entregas), quantidades pendentes a entregar, dentre outras.

Guia Cancelados

Eventualmente é necessário cancelar alguns itens de um pedido de compra, em razão de aumento excessivo de preços, por exemplo.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da guia:

ProdutoInforme o produto que será cancelado. Clique com o botão direito do mouse para exibir a lista dos produtos indicados no pedido de compra, e suas respectivas quantidades a entregar.
Cor/VarianteInforme a cor do produto que será cancelado. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente ao selecionar um dos produtos disponíveis na lista exibida no campo Produto.
EntregaAo informar um dos produtos disponíveis no campo Produto, o conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com a data de entrega indicada para o item no pedido de compra.
Data Canc.O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com a data corrente, informando a data em que houve o cancelamento do item indicado.
*Grade de tamanhos

A grade de tamanhos é apresentada conforme a configuração feita no cadastro do produto, na tela 002006 - Produtos Acabados.

Informe as quantidades a serem canceladas para cada tamanho apresentado na grade.

Para facilitar a seleção dos itens a serem cancelados, é possível informar, de uma só vez, todos os itens do pedido que possuem quantidades com entrega pendente.

Clique neste botão para informar os itens a serem cancelados.


Guia Materiais

A guia Materiais é utilizada em casos que as empresas compram produtos acabados e enviam aos seus fornecedores diversos materiais para aplicação nas peças (como etiquetas, patches e tags, por exemplo). Por meio das informações contidas nas páginas, é possível realizar a reserva dos materiais no estoque e acompanhar o processo de envio ao fornecedor, bem como controlar as quantidades consumidas.

Observe a seguir os principais campos da guia:

Mostrar somente materiais com reserva maior do que % da reserva originalMarque este checkbox para configurar a visualização da reserva de materiais.
Fator Reserva

Informe o fator para configuração da visualização da reserva de materiais.

Mostrar somente materiais:

Com consumo
Com reserva


Ao marcar estes checkboxes, serão exibidos os materiais que tiverem reserva e/ou consumo maior que zero.
Mata saldo totalEste botão zera as reservas pendentes do pedido do compra.
Estoque materiais

Este botão apresenta a posição do estoque de cada material reservado pelo pedido.


Guia Consumos M.P.

Por meio desta guia, é possível acompanhar as quantidades utilizadas dos materiais que foram enviados aos fornecedores, conforme os dados apresentados na página Materiais.

As informações apenas serão apresentadas nos campos após ter sido realizada a saída dos materiais do estoque.


TipoApresenta o tipo de saída de materiais do estoque que foi realizada.
EmissãoApresenta a data em que foi realizada a saída de materiais do estoque.
CustoExibe o custo unitário informado na saída do material do estoque.
Qtde.Apresenta a quantidade utilizada para cada um dos materiais exibidos na tela.
DocumentoExibe o número de identificação do romaneio de saída de materiais do estoque.


Guia Entradas

Ao receber a mercadoria e efetuar a entrada da nota fiscal no sistema, é possível observar no pedido de compra as informações referentes a esta entrada. Os dados apresentados nesta página também são importantes quando o pedido possui múltiplas entregas; é possível acompanhar cada uma das entregas e verificar os itens restantes.

As informações apresentadas nesta guia são extraídas das telas 005102 - Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado e 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da guia:

TipoApresenta o tipo de identificação da entrada de nota fiscal realizada.
Nf EntradaExibe o número da nota fiscal correspondente à entrada dos itens do pedido de compra.
ProdutoExibe o código sequencial de identificação do produto que foi recebido.
RecebimentoApresenta a data em que os itens foram recebidos pela empresa.
EmissãoExibe a data em que a nota fiscal de entrada de mercadorias foi emitida pelo fornecedor.
CustoApresenta o custo unitário dos itens recebidos.


Guia Cópia / Obs / Log

Nesta guia é possível realizar a cópia de pedidos, inserir observações e verificar o registro das modificações no status de aprovação de cada um dos pedidos. Os campos referentes ao procedimento de cópia são abordados no tópico Cópia de pedidos.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da guia:

Observação

Eventualmente pode tornar-se necessário inserir algumas informações adicionais no pedido de compra, como instruções ou solicitações ao fornecedor.

Informe neste campo as observações referentes ao pedido de compra.

Log de Aprovação

Nesta área serão apresentados os registros de alteração de status do pedido de compra. São apresentadas as seguintes informações: a data e a hora da alteração, o nome do usuário que efetuou a modificação e o status para qual o pedido foi modificado.

Todas as vezes em que houver alteração no status do pedido, será automaticamente adicionada uma nova linha contendo as informações sobre a modificação.


Guia Fornecedor

Nesta guia são apresentados os dados do fornecedor indicado no pedido de compra. As informações são extraídas da tela 001016 - Fornecedores e são utilizadas para eventuais consultas, quando necessário.

O botão Pedido por e-mail é apresentado após a utilização dos parâmetros configurados como sim em Utilitários/Transações/Parâmetros tela 014005 - Parâmetros

  • CONFIG_EMAIL_USUARIOS
  • COMPRAS_PEDIDO_EMAIL

O parâmetro COMPRAS_PEDIDO_EMAIL habilitará o botão Pedido por e-mail, e o parâmetro CONFIG_EMAIL_USUARIOS habilitará em Utilitários/Usuários/Manutenção na tela 014004 - Usuários e suas restrições de acesso a aba e-mail que deve ser configurada corretamente para o envio do e-mail com os campos servidor, usuário, porta, ssl marcado, password e remetente.


Guia Verbas

Nesta guia, podemos analisar a quantidade ou valor do pedido de compra, comparando com o limite de verba definida para a filial.

As verbas podem ser cadastradas por filial, tela lx150006, ou por grupo, tela lx150020.

Verifica Verba: Este botão ativa o processo que calcula a diferença entre as verbas cadastradas e as compras efetuadas.

Guia Devoluções

Eventualmente a empresa pode devolver os produtos ao fornecedor, por questões de controle de qualidade, por exemplo. São apresentadas nesta guia as informações referentes à devolução das mercadorias, após a emissão da nota fiscal de saída dos itens.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da guia:

Nf SaídaÉ apresentado neste campo o número da nota fiscal de devolução emitida para o fornecedor.
Nf EntradaNeste campo é apresentado o número da nota fiscal de entrada emitida pelo fornecedor, correspondente ao pedido de compra.


Guia Despesas

Nesta guia é possível informar eventuais despesas que a empresa tenha com o pedido de compra. Observe a seguir os principais campos para preenchimento da guia:

Clique no botão Novo Item (F9) para inserir uma linha na tabela e preencher as informações indicadas nos campos.


DespesaSelecione a despesa que será incluída no pedido de compra. As informações são extraídas da tela 004017 - Cadastro de Despesas de Compras.
FornecedorInforme o fornecedor com o qual a empresa terá a despesa indicada. O conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com o fornecedor informado no pedido de compra.
Valor DespesaInforme o valor da despesa que está sendo inserida no pedido de compra.
TipoO conteúdo deste campo é preenchido automaticamente com o tipo da despesa informada no campo Despesa. As informações são extraídas da tela 004017 - Cadastro de Despesas de compras.


Guia Geração

Esta guia possibilita a geração de pedidos de compra com base em programações de produção geradas por meio da tela 008036 - Geração Automática de Programação de Ordem de Produção. Esta funcionalidade está integrada com o Módulo Produção.

Na geração de uma programação de ordem de produção, também podem ser calculadas quantidades para os produtos indicados como revenda, conforme as configurações realizadas.

1. Ao selecionar uma das programações no campo correspondente, somente serão apresentados os produtos indicados como revenda, mesmo que a programação contenha também produtos indicados como produção;

2. Para a geração dos pedidos de compra será utilizado o fornecedor indicado no cadastro dos produtos. Estas informações são extraídas da tela 002006 - Produtos Acabados.

3. Os campos Entrega e Limite da Entrega apresentados na página Cabeçalho serão preenchidos automaticamente conforme as informações configuradas na programação, assim como os demais campos da tela.

Observe a seguir os principais campos para preenchimento da página:

ProgramaçãoInforme a programação que será utilizada como base para a geração dos pedidos de compra. Estas informações são extraídas da tela 008036 - Geração Automática de Programação de Ordem de Produção.


Qtde Mínima de Produto + Cor por Pedido
Qtde Máxima de Produto + Cor por Pedido


Informe a quantidade mínima e a quantidade máxima de produtos que poderão ser incluídos em cada pedido gerado.
Tipo de Compra

Informe o tipo de compra que será indicado nos pedidos a serem gerados. Estas informações são extraídas da tela 004011 - Tipos de Compra.

Se nenhum tipo de compra for informado, os pedidos serão gerados com o tipo de compra definido pelo parâmetro TIPO_COMPRA_DEFAULT.

Reserva Materiais para os PedidosMarque este check-box para realizar a reserva de produtos para os pedidos.
Gerar PedidosClique neste botão para gerar os pedidos de compra através da programação selecionada e das configurações realizadas.
Próximo PedidoNeste campo é apresentado o número sequencial do próximo pedido a ser gerado.


Guia Requisições

Nesta guia é possível realizar a inclusão dos itens em um pedido de compra por meio de requisições – que já devem estar devidamente cadastradas e aprovadas, conforme os procedimentos descritos na tela 024107 - Requisição de Produto Acabado.

Observe a seguir os procedimentos para a inclusão dos itens por meio de requisições.

Inclusão de itens por requisição:

1. Clique no botão Inclui (F5) para habilitar os campos da tela para digitação;

2. Informe o fornecedor para o qual será enviado o pedido de compra;

3. Clique na página Requisições;

Serão apresentadas todas as requisições que possuem o status Aprovado, e em que foi indicado o mesmo fornecedor informado no pedido de compra.

4. Dê um clique duplo sobre o campo Requisição de uma das requisições apresentadas, para inserir os seus itens no pedido de compra;

A requisição escolhida irá desaparecer da página, e suas informações serão apresentadas nas demais páginas da tela.

5. Observe na página Lista Itens os produtos incluídos através da requisição.

6. Preencha os campos restantes na página Cabeçalho, e nas demais páginas da tela.

Observe a seguir a descrição dos principais campos da guia:

Filtrar por fabricante do produtoMarque este checkbox para que sejam apresentadas apenas as requisições em que o fornecedor fabricante indicado no produto é o mesmo fornecedor indicado no pedido de compra.
Mostrar somente fornecedor selecionadoMarque este checkbox para que sejam apresentadas apenas as requisições em que o fornecedor indicado na requisição é o mesmo fornecedor indicado no pedido de compra.
Seleciona TodosClique neste botão para selecionar todas as requisições apresentadas de uma só vez.
RequisiçãoNeste campo é apresentado o código sequencial de cada uma das requisições. Dê um clique duplo sobre a requisição escolhida para que as informações sejam transportadas para as demais páginas da tela.

Nos demais campos da área inferior da tela são exibidas informações referentes às requisições apresentadas, extraídas da tela 024107 - Requisição de Produto Acabado.