As configurações básicas para o funcionamento da loja são, previamente, estabelecidas pela retaguarda e enviadas à loja, que as importa automaticamente por meio dos sincronizadores (importação diária de pacotes).

Para alterar as configurações, o gerente do período deve utilizar esta opção. As configurações referem-se ao terminal que está sendo operado. Apenas a senha do gerente tem acesso a esta operação.



Para acessar as configurações disponíveis:

1.   No menu principal do Linx POS, clique na opção Configurações.

2.   Será apresentada a tela para inserir a senha do gerente.

3.   Clique no botão OK para confirmar ou no botão Alterar, para cadastrar uma nova senha (caso necessário).

4.   E, então será apresentada a tela de configurações com suas respectivas funcionalidades.

5.   Navegue pelas opções desejadas. Ao terminar, clique no botão Sair.

O sistema retornará ao menu principal.

6.   Clique no botão Sair para abandonar o sistema.





O grupo de configurações de sistema permite a alteração dos dados de Filial, Terminal, Data do Sistema e TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

Por se tratarem de alterações que influenciam toda a operação da loja, estas configurações devem ser efetuadas por um técnico especializado.

Para configurar as opções de sistema, siga os passos abaixo:

1. Em Configurações, clique na opção Sistemas

Será apresentada a tela de configuração.



Filial e terminal

Indica a filial e o terminal utilizado para operação do Linx POS. Caso queira alterar os dados, todas as configurações referentes à loja serão recarregadas.

Recomenda-se não realizar essa alteração sem o acompanhamento de um técnico de suporte.

Data do sistemaData do dia, igual à data do Windows que deve ser igual a data do ECF.
DisplayPermite que seja selecionado o driver do display que apresenta os dados da venda enquanto é realizada pelo sistema. O display é periférico opcional para a loja.
Mensagens PromocionaisPodem ser inseridas mensagens promocionais. Os textos indicados serão impressos no Cupom de Venda.
Tempo de espera após o pagamentoIndica, em segundos, quanto tempo irá demorar entre o término da venda (pagamento) e o aparecimento das mensagens promocionais no display.
Pré-venda e orçamento

Permite definir se devem ser utilizadas as funcionalidades de vendas em duas etapas, com as operações de Pré-venda e/ou Orçamento, conforme legislação do PAF-ECF.

Caso a loja trabalhe com orçamento, na caixa de listagem Impressão do DAV, selecione a saída para emissão do demonstrativo auxiliar de venda.

O tipo de impressão pode variar conforme o estabelecimento. A impressão do DAV, pode ser realizada em impressora "não-fiscal", desde que o estabelecimento tenha a autorização para utilizar outro tipo de impressora.

Geralmente, o DAV é impresso na própria impressora fiscal (ECF), com as devidas indicações que não tem valor fiscal para o consumidor.

Para detalhes sobre estas funcionalidades, consulte o tópico Pré-venda e Orçamento.

Transferência eletrônica de fundos (TEF)Permite que sejam feitas as configurações relativas ao TEF.
Utilizar TEFSe marcado, permite a configuração de TEF na Loja.
Consultar ChequeSe marcado, indica a utilização do serviço de consultas. Esse serviço deve ser contratado junto às empresas fornecedoras de serviço de TEF. Caso seja contratado, sempre que ocorrer a venda com cheque, o sistema fará comunicação de consulta de crédito do cheque.
Consulta de cheques Serasa

Conforme as configurações descritas mais adiante, a utilização desse serviço deve ser contratada com a Serasa Experian, após o que serão enviados ao contratante alguns dados para configuração. Informe-os conforme abaixo:

Em Tipo de consulta de cheque, selecione a opção Serasa - Web e, depois em Configurações selecione os dados disponibilizados pela Serasa Experian.

Nos campos a seguir, informe os seguintes dados:

  • Transação: RX21
  • Versão: VERSAO-02-00
  • Transação Contratada: RE01

Observação: 

Os parâmetros devem ser informados com letras maiúsculas e sem espaço no início e no fim.

Consulta múltipla de cheques

Para habilitar a consulta múltipla de cheques:

1. Marque a opção Utilizar TEF e, também, Consultar Cheque.

2. No campo Tipo de Consulta de Cheque, selecione Interface Linx (SiTEF Dedicado).

3. No campo Interface para TEF, selecione a opção Interface Linx (SiTEF Dedicado).

4. Clique no botão Configurações, localizado ao lado do campo Tipo de Consulta de Cheque.

Note que o(s) item(s) selecionados são as entidades com quem a empresa tem contrato para realizar a consulta dos cheques.

5. Desmarque todas as opções e selecione apenas a opção Garant Telecheque.

6. Clique em OK e, depois, em Sair.

7. Será exibida uma mensagem confirmando as alterações realizadas.

8. Clique em Sim para continuar.

9. O Linx POS deve ser reiniciado para que o sistema reconheça as informações.


Interface para TEF

Indica a modalidade de serviço de TEF contratado.

Veja no manual as operações disponíveis.

Tempo de espera entre os comprovantesConfigura o tempo de espera da impressora antes de imprimir o cupom não fiscal (comprovante do cartão de crédito/débito). Configurado em segundos.
Quantidade de vias dos comprovantesConfigura a quantidade de comprovantes de TEF que serão impressos. Limitado a 3 impressões sequenciais.
Executável principal do cliente TEFIndica o caminho (diretório) em que está instalada a aplicação de TEF.
Botão Administração do TEF


Para utilizar as funcionalidades do PAF-ECF e do serviço de TEF, o Linx POS exige a informação de uma contrassenha que deve ser obtida junto à Linx..

Este botão ativa as configurações de TEF que deverão ser realizadas no ato de instalação do serviço de TEF.

Configurando a recarga de celular

As operações de recarga de celular são realizadas separadamente da venda de produtos. A configuração é realizada por meio do TEF.

Confira todas as instruções no tópico Recarga de Celular.





Nesta opção é possível personalizar a aparência da tela de vendas com diversas possibilidades de configuração, como por exemplo: habilitação da foto do produto, rodízio de fotos, aparência da tela e botões na área de trabalho, personalização da barra de ferramentas de vendas, etc.

Veja como configurar as opções de aparência:

1.   No menu de Configurações, clique na opção Aparência.

2.   Configure as opções de aparência, conforme indicação da tabela a seguir:

Fotos - Exibir

Habilita a exposição da foto do produto.

Rodízio de Fotos

Realiza rodízio de fotos enquanto não é digitado nenhum produto na venda.

Touchscreen

Ativar - deve ser marcada para utilizar o Linx POS com monitor touchscreen. As opções passam a ser selecionadas a partir de um toque na tela.

Exibir cursor - para facilitar o posicionamento do toque, o sistema apresenta um cursor.

Teclado virtual

Quando utilizada a função touchscreen, na parte superior da janela, será apresentado um ícone de teclado que permitirá a digitação virtual.

Vendedor

Permite a exibição do vendedor padrão na tela de venda.

Barra de ferramentas de venda

Permite personalizar os comandos para apresentação na tela de vendas, visando agilizar a operação.

É possível exibir uma tela para confirmação da forma de pagamento antes de finalizar a venda. O objetivo é permitir ao caixa desistir da forma de pagamento e escolher outra.

Para habilitar a apresentação da janela de confirmação, na tela Configurações de Aparência, devem ser marcadas as caixas de verificação "Confirma" para cada forma de pagamento exibida como comando na tela venda.

Skins

Tema: Quando selecionado um tema, permite definir a aparência, com novas cores para o ambiente de trabalho do Linx POS.

Não exibir animação: Desabilita as animações que são executadas pelos botões de opções e palavras na área de trabalho do Linx POS.

3.   Clique na opção Voltar para retornar ao menu Configurações.

4.   Clique na opção Sair para retornar ao menu Principal.

Serão apresentados os parâmetros alterados na configuração.

5.   Clique no botão Sim para confirmar as alterações efetuadas. 


Para utilizá-la:

1.  No menu de Configurações, clique na opção Impressão:

   

2. Na área Impressora de cupons fiscais, já estão configurados no arquivo BIN, a marca e o modelo do ECF. Indique a porta em que está conectada a impressora e sua velocidade.

3. Indique se há uma gaveta conectada à impressora fiscal e se a venda pode ser iniciada somente após fechar a gaveta.

Utilize o botão Testar Comunicação para verificar se a comunicação entre o Linx POS e a impressora está sendo realizada.

4. Na área Impressora de tickets, indique o modelo homologado de impressora de tickets. Esta configuração não é válida para os países que possuem obrigatoriedade fiscal de uso da Impressora Fiscal. Deixe em branco caso não utilize.

5. Na área Impressora de notas fiscais, informe o caminho da impressora e o arquivo em que serão armazenados os relatórios.

6. Na área Impressora de cheques, é possível utilizar uma  impressora que efetue a Leitura de CMC-7 (dependendo do modelo de impressora) e imprimir o cheque.

7. Selecione o modelo / marca da impressora, indique a porta onde encontra-se conectada e a velocidade de transmissão de dados.

Utilize o botão Testar Comunicação para verificar se a comunicação entre o Linx POS e a impressora está sendo realizada.

8.  Clique na opção Voltar para retornar ao menu Configurações.

9. Clique na opção Sair para retornar ao menu Principal.

10. Serão apresentados os parâmetros alterados na configuração.

11.  Clique no botão Sim para confirmar as alterações efetuadas.


Cupom Fiscal

A partir do Service Pack 2 do Linx POS 7.7.1, no módulo Configurações, na área Cupom Fiscal, campo Mensagens Promocionais (CTRL + R Régua Móvel), foi implementada a possibilidade de incluir mensagens complementares.

(aviso) Essa implementação funcionará somente para ambientes que utilizam D-TEF.

Consequentemente, essa melhoria irá impactar diretamente nas impressões do TEF e NFC-e/S@t.

Exemplo:


Reemissão de Nota Fiscal


O parâmetro Reemissão de Nota Fiscal foi implementado para permitir a emissão de uma nova nota fiscal de venda com notas fiscais canceladas anteriormente.

Nas versões anteriores, não era permitida a emissão de mais de uma nota fiscal por ticket/cupom. Quando era necessário o cancelamento de uma nota, todo o processo de emissão tinha que ser cancelado e reiniciado.

Para que esse parâmetro funcione corretamente, a nota fiscal deve estar cancelada, porém a venda, não. O parâmetro poderá ser configurado, conforme as seguintes opções:

  • Ao ser configurado como true, permitirá que, após a emissão de uma nota fiscal associada a uma venda seja cancelada, emita-se uma  nova nota fiscal, do mesmo ticket/cupom.
  • Quando o parâmetro for configurado como false, não será permitida a emissão de uma nova nota fiscal do mesmo ticket/cupom.

No caso de nota de cancelamento, a condição muda: para todas as vendas canceladas e a nota também.

No caso de várias vendas para uma mesma nota,  a condição se estende para todas as vendas da nota, ou seja, não pode  haver  nenhuma  venda cancelada, se  uma  das vendas  estiver  cancelada   não   será   possível  emitir  a   nova   nota.

A tabela LJ_NOTA_FISCAL_DESCARTADA foi desenvolvida para armazenar as informações das notas descartadas para que não percam o vínculo com a venda.