Processo

PROCESSO FLYCHATS

Tarefa
ObjetivoEste documento descreve o processo de Integração entre FlyChats e Sisdia.
Evento
Abrangência

Recursos




Passo a Passo 

CONCEITOS

FlyChats é um sistema Omnichannel de atendimento Online por robô, de maneira a interagir com pessoas através de chat a fim de captar leads, esclarecer dúvidas, agendar serviços entre outros. A partir das interações entre a pessoa e o robô, o FlyChats irá consumir um Webservice do DMS LINX instalado no tomcat, que irá gravar automaticamente o agendamento do cliente no SISDIA, além de consultar informações relacionadas para a geração do agendamento.


Nesta API de Agendamentos, estes métodos deverão ser consumidos automaticamente pelo FlyChats, de acordo com a seguinte dinâmica:

a) ListaEndereços: o FlyChats passa a cidade do cliente e a API retorna a lista de filiais mais próximas do cliente, com seus respectivos endereços, para que o cliente selecione a filial a ser feito a agendamento.


b) ObtemCadastroCliente: o FlyChats passa o CPF/CNPJ do cliente e a API retorna os dados cadastrais do cliente.


c) ObtemCadastroVeículo: o FlyChats passa a placa do veículo e a API retorna os dados cadastrais do veículo.


d) ListaPacotesModelo: o FlyChats passa o modelo do veículo e a API retorna a lista de pacotes de revisão disponíveis para o modelo, com os respectivos preços.


e) ListaHoráriosVagos: o FlyChats passa um intervalo de datas para agendamento (data inicial e data final) e a API retorna uma lista contendo as datas e os horários disponíveis dentro deste intervalo, com os respectivos consultores disponíveis em cada data/horário.


f) GravaAgendamento: o FlyChats passa a data e o horário escolhido e a API realiza o agendamento no OFIT0375, retornando o número do agendamento realizado.

ITENS DE CONFIGURAÇÃO

  • FlyChatsApi.war – Provedor de Web Service do DMS LINX
  • Aplicação WEBSERVICE hospedada no servidor TOMCAT do cliente
  • Disponibiliza uma API RESTful com o seguinte endereço Endpoint: http://localhost:8080/FlyChatsApi/agendamento
  • Esta API possui recursos de consulta e gravação ao banco de dados INFORMIX do SISDIA, que são consumidos pelo FlyChats.
  • Os recursos são acessados pelo cliente (FlyChats) através das URLs dos recursos com os verbos GET ou POST da aplicação REST.
  • O cliente recebe uma mensagem de resposta no formato JSON.
  • O contrato WADL da API está em: http://localhost:8080/FlyChatsApi/agendamento?_wadl

INSTALAÇÃO

  • Configurar o arquivo "<TOMCAT_HOME>/conf/ tomcat-users.xml" incluindo a role "tomcat" com um usuário relacionado. Este usuário será acessado pelo FlyChats;
    Exemplo:


  • Configurar o arquivo context.xml em /usr/local/tomcat/conf, criando a instancia 'agendamento' no qual será realizado a conexão com o banco de dados Informix;
    Exemplo:


  • Copiar o arquivo FlyChatsApi.war para a pasta "<TOMCAT_HOME>/webapps"Exemplo:



  • Alternativamente é possível efetuar o deploy do FlyChatsApi.war pela interface gráfica do Apache Tomcat
    Exemplo:

OBS.: "<TOMCAT_HOME> = diretório de instalação do tomcat

EXEMPLOS DE CHAMADAS API PELO SOAPUI


  • ListaEndereços:


  • ObtemCadastroCliente:


  • ObtemCadastroVeículo:


  • ListaPacotesModelo


  • ListaHoráriosVagos:


  • GravaAgendamento:

VALIDAÇÕES

  • Se o cliente não possuir endereço principal, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço obtemCadastroCliente e o processo não será continuado.
  • Se a placa não estiver cadastrada, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço obtemCadastroVeiculo e o processo não será continuado.
  • Se não existir pacotes para o modelo, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço listaPacotesModelo e o processo não será continuado.
  • Se não existir horário vago na data, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço listaHorariosVagos e o processo não será continuado
  • A origem da início e fim de expediente e o tempo padrão do intervalo a ser utilizado no serviço listaHorariosVagos é parametrizado a partir do VIPE1001, aba Quadro agendamento, conforme exemplo abaixo:

FORMA DE GRAVAÇÃO DO AGENDAMENTO FLYCHATS

  • Distribuidor: Filial que o FlyChats enviou a partir do endereço selecionado pelo cliente
  • Departamento: Selecionado automaticamente pelo DMS
  • Consultor: Enviado pelo FlyChats a partir da lista de horários vagos
  • Cliente: Enviado pelo FlyChats
  • Endereço: endereço ativo principal do cliente
  • Placa/Chassi: Enviado pelo FlyChats
  • Tipo: informado pelo FlyChats (P=Periódica, C=Corretiva, I=Inspeção)
  • Pacote/Cod.Serviço: Enviado pelo FlyChats a partir da lista de pacotes
  • Tipo de OS: Se o FlyChats não enviar o tipo da Ordem então será pesquisado o padrão em DIAG2000 conforme Modelo/Grupo/Serviço, senão conforme parametrizado em CADA0900 para filial e o Código de Integração "FLYCHATS" e conforme definido no campo "Informações Adicionais 1"
  • Tempo Estimado: Para DIAGNOSTICO: default 1h Para pacote será considerado o tempo cadastrado.
  • Valor ME: default 0 (ZERO)
  • Agendado Para: Usará a Data/Hora informada no Website
  • Plano p/ Início do Serviço: Usará a Data/Hora informada no Website
  • Prazo Prometido p/ Entrega: será o campo "Plano p/ Início do Serviço" + o número horas calculado.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera os parâmetros 'Tempo Recepção para Agendamento Automático' e 'Tempo Entrega para Agendamento Automático' do VIPE1001, para adicionar esse tempo aos campos de 'Início' e 'Fim', respectivamente, do horário agendado tanto para o técnico quanto para o consultor.
  • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera o parâmetro "Pesquisa horário disponível para o Agendamento Automático? (S/N)" do VIPE1001. Sendo o valor N(NÃO) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento o horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Sendo o valor S(SIM) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento horário disponível para o Técnico, e poderá ser diferente do horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Para ambos os casos (S ou N), a integração considera os tempos adicionais gastos na recepção e na entrega dos veículos que são informados via parametrização no VIPE1001.
  • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, a API considera na consulta de técnicos disponíveis o campo "Tipo Box" no cadastro do recurso (OFIC4200), com a finalidade de separar os serviços especiais que serão executados por técnicos específicos (esses serviços especiais são: Reparo Geral, Manutencao Periodica, Acessorios, Diagnostico, Duo Tec, Apoio Duo Tec, Alinhamento, Lavagem e LQS), Ou seja, caso a haja no cadastro do recurso (OFIC4200) valor no campo "Tipo Box" para um desses serviços especiais, então quando a aplicação Flychats realizar a consulta dos horários disponíveis a API irá tratar os chips especiais, direcionando no quadro de agendamento conforme esse tipo de serviço(csservic-id_tpserv) para o técnico disponível correspondente.

IMPLEMENTAÇÃO NO SISDIA

Passa a ser incluído no OFIT0375 uma nova opção, denominada "FlyChats", através da qual será disponibilizada uma consulta/relatório dos agendamentos realizados via integração com o FlyChats.

Nesta consulta/relatório serão listados todos os veículos agendados pelo FlyChats e que geraram ordem de serviço, contendo as seguintes informações: Filial, Data/Hora Agendamento, Placa, Consultor e Número da OS.

Para tanto, no momento da integração do Sisdia com o FlyChats por meio do serviço GravaAgendamento serão inserido na tabela flychats os dados para exibição no relatório.

TELAS NO SISDIA ENVOLVENDO O PROCESSO FLYCHATS

Através do OFIT0375: O programa OFIT0375 é utilizado para a geração e manutenção de agendamentos e pré-ordens.

 


A opção do "FlyChats" nessa tela, irá exibir um relatório de todos os agendamentos gerados durante um período que desejar. Também irá exibir as pré-ordens que se tornaram Ordens de Serviços:


Para este caso, o filtro corresponde ao dia 01/01/2020 até 30/05/2020, retornando todas as pré-ordens abertas pelo FlyChats e na última coluna "Nro. OS" são exibidas as Ordens de Serviços geradas:


Com a opção do relatório conforme o layout abaixo:
 


Essa mesma tela pode ser acessada diretamente através do programa FLCH0000:


Para buscar o programa, basta preencher no MENU inicial do Sisdia e pressionar "Tab" ou "Enter":
 


Quando uma pré-ordem é gerada com sucesso através do FlyChats, será gravado no campo "Observação" da pré-ordem uma mensagem informando que foi aberta pelo FlyChats:


Essa mesma informação se mantém, mesmo quando a pré-ordem virar uma Ordem de Serviço: 


 
Para consultar uma Ordem de Serviço, basta acessar o OFIC1200. Para abrir uma Ordem de Serviço, é utilizado o OFIT1000, ou, quando já existe pré-ordem, a abertura da OS pode ser gerada diretamente do OFIT0375.


Solução de problemas 




Documentação de versões anteriores deste programa

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