A partir da versão 2.3.0.0 entra em vigor a ferramenta Auditoria do Cadastro de Produtos.
Essa nova funcionalidade permitirá que o cadastro dos produtos seja analisado em sua totalidade, apresentando as inconsistências (Erros, Alertas ou Ambos) para serem corrigidos, a fim de manter o cadastro atualizado e configurado de maneira correta.
Para utilizar a ferramenta, entre no Linx Farma Big no menu Cadastros > Produtos > Produtos no menu Utilitários opção "Auditoria do cadastro de produtos".
Ao selecionar essa opção será exibida a tela para iniciar a validação dos dados do cadastro dos produtos.
Na seção Tipo de Validação: é possível escolher se deseja listar os Erros, Alertas ou Ambos.
Figura 01 - Menu auditoria do cadastro de produtos
O mesmo acontece ao selecionar somente a opção "Alertas", onde a varredura será feita nos produtos que possuem "Alertas", mas se houver algum "Erro" estes também serão visualizados para que não existam mais inconsistências nesse produto. |
Para prosseguir com a validação dos dados do cadastro clique no botão e a barra de progressão na seção Status será ativada.
Nesse momento é necessário aguardar até que esse procedimento seja concluído.
Figura 02 - Processamento da auditoria
Ao término do processo selecione o botão e será retornado a tela de cadastro de produtos com o total dos produtos encontrados e ao lado direito as inconsistências apresentadas.
Figura 03 - Inconsistências no cadastro de produtos
Nessa tela é retornado a quantidade de registros encontrados no canto esquerdo inferior, e clicando na linha de cada produto constante na tela, abre do lado direito a tela de inconsistências.
As inconsistências em Vermelho são Erros que precisam ser corrigidos e os Azuis são Alertas que devem ser analisados e corrigidos de acordo com a necessidade, porém não são obrigatórios ou que bloqueiam o cadastro.
Essas informações e correções podem ser consultadas e corrigidas com o contador da loja, para que os arquivos gerados para SPED, Sintegra, SNGPC, dentre outros, possam conter informações fidedignas e coerentes.
A cada produto corrigido (todos os erros e alertas) a tela de inconsistências não mais aparece, sendo mostrada apenas para os produtos ainda não corrigidos.
Enquanto estiver marcado a opção Auditoria do cadastro de produtos no menu Utilitários, será exibido a tela de inconsistências.
Para não mais mostrar a tela de inconsistências pode-se simplesmente fechar a tela do cadastro de produtos ou então retirar a marcação da opção Auditoria do cadastro de produtos no menu Utilitários.
Figura 04 - Desabilitar auditoria do cadastro de produtos