1. Introdução

      Com o intuito de sempre fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Softpharma traz inovações para o software através do release 105. Neste informativo serão abordadas as inovações referentes ao Gerenciamento de Usuários, bem como bloqueios e liberações de acordo com o perfil empregatício, alteração de senhas, dentre outros no qual veremos a seguir.

2. Usuário

      O Gerenciador de usuário permitirá que o gestor da farmácia possa gerir as liberações dos usuários e dos acessos ao sistema de BI. O objetivo deste gerenciador não é de gerar log de acesso e sim criar perfis de usuários que vão ter acesso a criar, editar e visualizar os Dashboard’s existentes.
      Na parte superior da janela está localizado o menu Usuário. Ao clicá-lo, será exibido as seguintes opções: [Cadastro, Liberação de cubo, Liberação de dashboard, Liberação de filial].

 


 

      Nas próximas linhas vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessa opções.

2.1 Cadastro

      Ao clicar no menu Usuário > Cadastro, será aberta uma nova janela para realizar o cadastro do usuário.
      Essa tela é composta por vários itens conforme apresentado na imagem acima das quais conheceremos a partir de agora. Do “Item 1 ao 7”, são os botões de ação da janela. Os Itens “8, 9 e 10”, serão referentes aos campos de preenchimento.
 


 

 


 

Após aberta, basta digitar o nome do usuário desejado (não precisa ser completo, apenas parte como no exemplo) e em seguida clicar no botão “Consultar”. Logo abaixo será listado o(s) nome(s) com base na informação digitada. Dê duplo clique rápido sobre o do usuário ou clique uma vez para selecioná-lo e depois pressionar ENTER no teclado. Retornará a janela principal com as informações do usuário;

 


 

Bastando apenas clicar sobre a opção desejada. Esta ação somente poderá ser executada pelo usuário com o Perfil do Gestor;

Dessa forma, ao clicar sobre esse botão, será aberta a seguinte janela:

Nesse momento o usuário deverá clicar no botão “Consultar” a frente dos campos “Usuário origem” e “Usuário destino”. Será aberta uma nova janela de consulta para localizar os usuários origem e destino.

O usuário origem é o usuário que possui as opções a serem herdadas pelo usuário destino. Ao clicar no botão “Salvar”, as informações serão salvas.

Atenção: Somente será possível duplicar usuários que possuam o mesmo “Perfil”, caso contrário o processo não ocorrerá e será exibida a mensagem “Só é possível duplicar usuário do mesmo perfil”;

Esta operação de troca de perfil poderá ser executada somente pelo perfil Gestor e permitirá editar somente o perfil de usuário. Por exemplo, se o usuário foi criado com perfil de Colaborador e agora passará a estar no perfil Gerente.

2.2 Liberação de cubo

      Ao clicar no menu Usuário > Liberação de cubo, será aberta uma nova janela conforme exibida na imagem abaixo:

 

 

      Através desse ambiente o gestor poderá configurar quais os cubos estarão disponíveis para que o usuário tenha acesso. Vejamos o que cada item representa nessa tela:

 

 

Observação: Quando remover um cubo de um determinado Perfil ou Usuário, o sistema validará se não há “Dashboard” liberado para este cubo. Se houver, abortará o processo exibindo uma mensagem ao usuário informando que existem Dashboards para o cubo. Caso não possua Dashboards para esse cubo, o mesmo será removido.

 

 

2.3 Liberação de dashboard

      Ao clicar no menu Usuário > Liberação de dashboard, será aberta uma nova janela conforme exibida na imagem abaixo:

 


      Assim como ocorre na tela de “Liberação de cubo”, o gestor também poderá liberar ou não acessos no Dashboard ao usuário do sistema. Vejamos o que cada item representa nessa tela:

 


      Após isso será exibido os dados de acesso ao Dashboard em que esse usuário tem acesso. O usuário de origem não poderá ser o mesmo do usuário de destino.

      Agora basta selecionar o item desejado e clicar sobre a seta para direita [  ] para o quadro do “Item 5” onde o outro usuário tam-bém terá acesso no sistema;

Observação: Quando liberado um Dashboard para um usuário novo e o mesmo não tenha acesso ao grupo de Dashboard’s, o sistema criará automaticamente um grupo chamado de “Liberados” e o Dashboard liberado ficará dentro desse grupo. Agora quando a liberação de um Dashboard for para um usuário já existente e o mesmo não possuir o grupo “Liberados”, o sistema criará automaticamente um grupo chamado de “Liberados”, e o Dashboard liberado ficará dentro desse grupo. Já quando a liberação de um Dashboard for para um usuário novo ou já existente, o sistema vai realizar uma cópia deste Dashboard, desta forma qualquer alteração realizada neste Dashboard pelo usuário de origem ou destino não terá nenhum vínculo;

2.4 Liberação de filial

      Ao clicar no menu Usuário > Liberação de filial, será aberta uma nova janela conforme exibida na imagem abaixo:

 


      Vejamos o que cada item representa nessa tela:

      Após selecionar o usuário e pressionar ENTER ou efetuar o duplo clique sobre o mesmo, retornará na tela principal. Caso o usuário selecionado já possua o perfil “Gestor”, não será possível dar continuidade nesse processo pois o mesmo já possui acesso a todos os recursos e será exibida a seguinte mensagem: “Usuário com o perfil de gestor já possui acesso a todas as filiais. OK”. Sendo então necessário que seja selecionado um novo usuário.

 

2.5 Parametrizações de tela

      O usuário com o perfil Gestor poderá liberar ou bloquear os acessos ao sistema para os usuários. Nesse caso, abaixo segue algumas tabelas com os acessos aos usuários por perfil.

      Opções de acesso por perfil - Menu/Ajuda:



      Opções de acesso por perfil - Tela inicial:
 



      Opções de acesso por perfil - Dashboard / Botões de acesso:
 


      Opções de acesso por perfil - Novo Item de Dashboard:

 

 

      Opções de acesso por perfil - ETL/Cubo:

 

 

      Opções de acesso por perfil - Menu Filtro:

 

      Opções de acesso por perfil – Menu Tabela:


 

      Opções de acesso por perfil - Menu Gráfico:

 


3. Menu

3.1 Alterar senha

      Todos os usuários poderão ter acesso a trocar suas senhas para manter maior segurança em seu acesso ao sistema.

      Para isso, basta clicar na parte superior da janela em Menu > Alterar senha. Na sequência será aberta janela abaixo:


      A partir deste momento o processo de alteração de senha ocorre da seguinte forma:

4. Compra e Venda / Venda por Item

4.1 Dimensão Colaborador

      Foi adicionado um Level na dimensão colaborador para o cubo Compra e Venda/Venda por Item, com as informações de (Código do Colabora-dor), que representará o código do colaborador cadastrado no sistema.

4.2 Dimensão COO

      Foi adicionado um Level na dimensão COO para o cubo Compra e Venda/Venda por Item, com as informações de (COO), que representará o código do COO da venda.

4.3 Medida Valor Subsidio MS

       Foi adicionado uma nova medida no cubo Compra e Venda/Vendas por Item, com a informação de (Valor Subsidio MS), que representará o valor do subsidio realizado pelas vendas de Farmácia Popular.

4.4 Medida Valor do Benefício

      Foi adicionado uma nova medida no cubo Compra e Venda/vendas por Item, com a informação de (Valor do Benefício), que representará o valor do benefício recebido quando realizado venda pelo Farmácia Popular.

4.5 Dimensão Venda - Clientes

      Foi adicionado um Level na dimensão Venda - Clientes para o cubo Compra e Venda/Vendas por Item, com as informações de (Telefone e Celular), que representará o telefone fixo e o telefone celular do cliente.

Observação: Se o campo telefone fixo e telefone celular não estiver preenchido no Softpharma o BI vai tratar como informação, "Inexistente".

4.6 Dimensão Operação

      Foi adicionado um Level na dimensão Operação para o cubo Compra e Venda/Venda por Item, com as informações de (Saída por Transferência), que representará as saídas feitas por transferências entre as lojas.

Observação: Ao utilizar a operação saída por transferência considerar somente as seguintes medidas: CMV / Valor Bruto / Valor Líquido / Desconto / Clientes Atendidos / Quantidade, as demais medidas o sistema vai apresentar a informação como “zero”.

Ao utilizar a operação saída por transferência desconsiderar as seguintes dimensões: Forma de Pagamento / CRM / Entrada na Venda / NSU / PBM / PBM forma de pagamento cliente / Tabloide / Tipo de Desconto / Tele Entrega / Farmácia Popular / COO, estas informações serão apresentadas como “inexistente”. Para a demais informações o sistema vai tratar normalmente.

5. Inadimplência / Posição Financeira

5.1 Dimensão Receber - Clientes

      Foi adicionado um Level na dimensão Receber - Clientes para o cubo Inadimplência/Posição Financeira, com as informações de (Telefone e Celular), que representará o telefone fixo e o telefone celular do cliente.

Observação: Se o campo telefone fixo e telefone celular não estiver preenchido no Softpharma, o BI vai tratar como informação "Inexistente".

5.2 Dimensões e Medidas

      Foi unificado o cubo de Inadimplência com o cubo de Posição Financeira. Será mantido as dimensões existentes, pois elas se aplicam para os dois Cubos (Inadimplência e Posição financeira).

Cubo Posição Financeira.

Nome dos campos:

 

Cubo Inadimplência

Nome do campo:

6. Estoque

6.1 Medida Preço de Última Venda na Rede

      Foi adicionado uma nova medida no cubo Estoque, com a informação de (Preço de Última Venda na Rede), que representará o preço do produto da última venda na rede de farmácias.

6.2 Dimensão Produto

      Foi adicionado na dimensão produto do cubo Estoque, a opção de inativo para a (situação).

6.3 Medida Preço de Última Compra na Rede

      Foi mudado a forma de calcular a medida de Última Compra na Rede do cubo Estoque

Funcionamento atual:

Exemplo: O último valor pago pelo item foi de R$1,95; se estiver sendo filtrado por 3 lojas, o valor a ser apresentado será de R$5,85.

Novo funcionamento:

Exemplo: O último valor pago pelo item foi de R$1,95; se estiver sendo filtrado por 3 lojas, o valor a ser apresentado será de R$1,95. (5,85 / 3 = 1,95).