Este programa é utilizado para efetuar os pedidos de compra de medicamentos e perfumarias, cotação de produtos, realizar pedidos de ofertas, pedidos para filial depósito, remanejamento de estoque, entre outros processos. Nesta tela são mostradas todas as informações necessárias para que o comprador tenha facilidade e agilidade no momento da compra. Utilizando o agrupamento de pedidos, pode-se manipular os pedidos de todas as filiais ao mesmo tempo, de forma ágil, segura e econômica.
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Acesso Rápido
Através da aba Novo Filtro o responsável por compras poderá escolher a melhor forma de gerar os pré-pedidos de compra e utilizando os filtros disponíveis ou importar um arquivo com os produtos. Gerando pré-pedidos por filtrosPara gerar os pedidos de compra o usuário poderá selecionar por grupo principal, tipo de produto, produto, seção e laboratório.
Ao utilizar o filtro fornecedor do pedido, na tela de destino para os itens de compra, por padrão será selecionado o fornecedor informado, além disso poderá selecionar os parâmetros abaixo:
O menu executando pedido(s) da filial, permite que o usuário realize pedidos de compra de outras filiais sem a necessidade de acessar novamente o sistema a todo momento. Por exemplo, o usuário pode estar acessado na filial 01 e fazendo pedidos da filial 05, 06 e 07, sem a necessidade de sair do sistema e acessar novamente.
Se a farmácia compra produtos baseados na Curva ABC, neste campo pode ser selecionada a curva para a qual deseja gerar o pedido de compra. Para filtrar todos os produtos, independente da curva, basta deixar esse filtro com a opção Geral. Em completar por selecione a opção que mais se adequar ao seu processo para gerar o pedido de compra:
O filtro ajuste de sugestão estará disponível somente quando em completar por for selecionado: Mínimo ou Demanda. Deverá ser utilizado para aumentar ou diminuir a demanda, podendo informar um percentual (%) ou dias de compras que serão aplicados por curva ABC.
Os campos intervalo de data da venda e hora ficam disponíveis somente quando em “completar por” for selecionado “venda”, e deve ser informado o intervalo de datas e hora da venda do pedido. O filtro compra para [ ] dias está disponível somente quando em “completar por” for selecionado “demanda calculada (por giro diário)” e este é utilizado para gerar o pedido de compra para a quantidade de dias informado com base no campo “quantidade de giro diário” do Cadastro de Produtos (cadastro). O menu somar qtde pedido base é composto pelas seguintes opções:
Através do menu produtos fracionados permite ao usuário selecionar somente os produtos fracionados ou somente não fracionados sejam listados no filtro de compra. Também é possível filtrar para que todo independente de fração sejam filtrados selecionado a opção geral. Caso o usuário desejar, pode informar as iniciais do produto para fazer um filtro mais específico. Caso contrário, deixar este campo em “branco”. No campo compra é possível selecionar somente os produtos com compra negociada, liberada ou ambas, essa informação está parametrizada no cadastro do item. No menu sazonal permite ao usuário filtrar os produtos a serem inseridos através da sua sazonalidade, ou seja, informar o período do ano que deseja informar sendo geral, anual, verão e/ou inverno. Quando selecionada a opção sim no campo mix retornará somente os produtos que estiverem devidamente parametrizados como mix em seu cadastro.
Além dos filtros anteriores pode-se selecionar os produtos de acordo com a lista promoção/tabloide, através do campo Comprar por lista, as opções são: Em manutenção, liberada, vencida ou nenhuma. O menu Listas Disponíveis será habilitado quando em comprar por lista for selecionada uma opção diferente de “nenhuma”, e serão disponibilizadas as listas Linx Linx Softpharma e Plugpharma. Nesse campo será exibido as seguintes opções nome, origem, vigência, filiais como cabeçalho e logo abaixo as listas que estiverem disponíveis podendo ser: tabloide Linx Softpharma, tabloide Plugpharma ou lista Plugpharma.O campo produtos para o pré-pedido será habilitado sempre que no campo “compra por lista” for diferente da opção “nenhuma” e nele estarão disponibilizados filtrar somente produtos que estão em tabloide ou considerar o estoque atual. Marcando o parâmetro filtrar somente produtos que estão em tabloide o sistema listará para compra, seguindo os filtros anteriores, somente os produtos que estão marcados como tabloide em seu cadastro. Esta opção é utilizada geralmente para repor produtos durantes promoções e em casos específicos. O campo considerar estoque atual para sugestão de compra terá um comportamento diferente para cada opção do campo “completar por…”, quando selecionado:
Importando produtos Para realizar a inclusão de produtos via importação de produtos, deve ser em arquivo no formato texto (.csv ou .txt) em dois layouts distintos:
Então ProcessandoApós informar todos os filtros desejados ou importar os arquivos,
No processo de importação o campo para seleção da filial estará habilitado apenas quando o arquivo de importação estiver no layout 01.
Entenda a funcionalidade dos botões disponíveis na guia Novo Filtro.
Estes botões serão controlados pela guia 3. Desta forma, somente usuário que possuírem esta guia desmarcada, terão acesso à essas funcionalidades. |
Acesso rápido
Esta tela do pedido de compras é utilizada para efetivar o pedido e fazer a geração do mesmo. A partir daqui, é possível fazer pedidos de qualquer filial sem a necessidade de sair do sistema para selecionar outra filial da rede, bastando para isso, alterar a filial selecionada. Neste caso, é preciso ter muita atenção, pois todas as operações realizadas a partir desta tela são baseadas na filial selecionada e não na filial logada. Por exemplo, ao acessar o cadastro de produtos, são mostradas as informações referentes ao produto na filial selecionada, assim como o tele processamento, as conexões, etc. Na tela de pré-pedido são listados todos os produtos para compra de acordo com os filtros selecionados anteriormente, adicionando a eles, as encomendas dos clientes que foram lançadas pelos vendedores e ainda alguns itens que porventura possam ter ficado na tela antes de gerar os filtros.
Se o programa Negociações de Compra (Cadastros) estiver configurado para utilizar a negociação no processo de compras e houver configuração de preço máximo de compra para o produto, ao gerar um novo filtro de pré-pedido o sistema utilizará este preço ao invés do custo médio do produto. É possível gerar vários pedidos paralelamente para os fornecedores que não possuem pedido eletrônico. Ou seja, ao selecionar vários pedidos de fornecedores sem P.E na aba “Pré-pedido” utilizando o filtro todas as filiais, permitirá a geração dos pedidos normalmente para esses fornecedores, e se porventura seja selecionado pedidos que não possua fornecedor vinculado, ao tentar gerar os pedidos retornará mensagem informativa. Quando liberado o produto "37 – Produto Alternativo Indicado" o Linx Softpharma verificará se existe alguma Campanha cadastrada para a loja, após isso também validará se tem algum produto de referência na lista de faltas e, caso esse produto tenha um produto de referência indicado com o ícone do parceiro, este ícone passará a ser exibido na coluna “alternativo”, essa nova coluna tem por finalidade apresentar ao comprador que além do produto solicitado existe também um outro produto do parceiro que poderá substituí-lo. Botão “Itens”: quando selecionado Todas as Filiais e agrupado por Pedidos, ao pressioná-lo, abrirá a tela “destino para os Itens de Compra”, que permitirá que os itens listados em tela e suas respectivas quantidades listados, sejam transferidos para outro pré-pedido, novo ou existente. Nesta tela, serão apresentadas as seguintes opções:
Ainda, quando selecionado "todas as filiais" e agrupado por "pedidos", quando pressionado o atalho “F11”, são apresentadas ou ocultadas informações referentes ao estoque do item nas lojas e às movimentações do Produto.Também é apresentado ou ocultado o quadro “Soma de Compras por Laboratório e Filiais”, que se trata de uma totalização por laboratório. Pré pedido padrão
Novo Pré-pedido
Pré-pedido já existente
Trabalhando com um item em pré-pedidoO sistema oferece várias opções para trabalhar com cada item tais como alteração de informações, consulta de dados importantes para a tomada de decisão, entre outros descritos abaixo:
CotaçãoAo clicar no botão cotação da aba pré-pedidos, abrirá uma nova tela com os seguintes filtros:
Após os filtros desejados pressione "OK" para envio da cotação. Cotação PerfumariaA cotação eletrônica somente é permitida para produtos pertencentes ao grupo principal "Perfumaria" e ainda para os clientes que tiverem o produto Cotação liberado para o seu código de cliente junto à Softpharma. Para maiores informações referentes ao produto, entrar em contato diretamente com a célula Comercial da Linx Softpharma. O objetivo da cotação é verificar o melhor preço da mercadoria em uma lista de fornecedores e comprar com o fornecedor que oferecer o menor preço. Após fazer a cotação eletrônica, o sistema separa os itens de melhor preço com cada fornecedor correspondente e gera novos pré-pedidos com a mesma descrição do pré-pedido original, acrescentando ao final o código do fornecedor e o status de "Cotado". Importante: Um pedido já cotado não pode ser cotado novamente. Existem duas formas de efetuar a cotação eletrônica, conforme descrito abaixo:
No pedido cotado, ainda podem ser efetuadas algumas alterações do produto. Teclando enter sobre o item, o usuário pode verificar todos os fornecedores com os quais o item foi cotado, por ordem de melhor preço. Ainda, é possível alterar a quantidade para compra e o preço unitário do produto e transferir esse item para outro pré-pedido de compra.
Depósito
A quantidade máxima permitida em uma única nota fiscal é 990 itens (Legislação do ICMS -Clique aqui, portanto, esta é a quantidade máxima permitida no romaneio. Existe um controle no processo de romaneio que permite à filial depósito reservar a sua demanda no processo de transferência, de forma que a quantidade definida não seja transferida para as outras filiais. Para utilizar esta foram de trabalho o usuário deve marcar a opção Reservar demanda da filial depósito na transferência por romaneio no parâmetros do sistema (Parâmetros > Parâmetros da Empresa). Com isto, o cálculo para obter a quantidade disponível passa a ser o seguinte: Quantidade disponível = Quantidade. total do item - Demanda do item na filial depósito - Quantidade já reservada em romaneios. CONECTANDO ITENS AO PRÉ-PEDIDOPara os pedidos que já tenham fornecedor informado não é necessário efetuar a conexão dos produtos, pois somente são inseridos no pré-pedido os que têm conexão. Já para conectar produtos de pedidos sem fornecedor, é necessário clicar em Conexão, selecionar o fornecedor desejado e clicar em Ok. Dessa forma, os produtos que tiverem conexão de código de barras com o fornecedor selecionado serão sinalizados com bolinha verde e podem ser transmitidos para compra. Outra forma efetuar a manutenção dos itens em pré-pedido, é efetuar as conexões com os fornecedores através do botão Itens > Exportar/Importar itens Fornecedor escolhendo a opção Importar itens para conexão, por sua vez permite a conexão de um item para fornecedor sem P.E., lembrando que quando é realizado esse processo pode ocorrer que alguns itens não sejam atendidos pelo fornecedor, e por não haver retorno de preço a conexão será desfeita. Gerando e transmitindo um pedido de compraQuando finalizar a edição do pré-pedido de compra e ele estiver pronto para ser enviado para o fornecedor, clicando no botão gerar o sistema abre uma tela para informar os dados necessários para cada fornecedor, como código de faturamento, estadual ou interestadual, previsão de entrega, entre outros. A geração do pedido pode ser feita via tele processamento ou para fornecedores que não têm pedido eletrônico. Em ambas as situações o pedido fica pendente com situação Aguardando entrega até que o fornecedor faça a entrega da mercadoria, quando deve ser baixado o pedido de compra.
A geração dos pedidos de compra pode ser feita ainda pela tela de Agrupamento de pedidos. Nesta tela, existem algumas particularidades que serão explicadas a seguir:
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Acesso Rápido
Todos os pedidos, após a geração, podem ser visualizados na guia Pedidos Gerados. Nesta tela do programa ficam separados por situação, todos os pedidos já gerados pelo sistema. Abaixo as situações dos pedidos e suas características:
Ao excluir um pedido, caso o fornecedor utilize negociação no processo de compras, é necessário que o usuário informe usuário e senha/biometria de acesso supervisor para completar a operação. Além disso, na exclusão destes pedidos é gerado registro no Visualizador de log (Parâmetros > Visualiza LOG Acesso), contendo Data/Hora, usuário que realizou a exclusão, usuário e senha supervisor que foram utilizadas e os pedidos que foram excluídos. Baixa de PedidosApós a geração e transmissão do pedido de compras, este apresenta o status “Aguardando entrega” e o próximo passo é realizar a baixa dos pedidos, que pode ser feito de duas formas: manual e automática. Baixa manualEssa funcionalidade deve ser utilizada quando o fornecedor não envia o arquivo XML da nota fiscal, seu funcionamento ocorre da seguinte forma, na aba “Pedidos Gerados” após consultar por “Pedidos aguardando entrega” selecione os pedidos de compra desejados e então clique no botão baixar, que permitirá as seguintes opções:
Baixa AutomáticaEssa funcionalidade ocorre quando o fornecedor disponibiliza o arquivo XML da NF-e. Ou seja, ao importar o arquivo ‘.xml’ no programa Importação de Nota Fiscal Eletrônica (Compras > Importar e Faturar NF-e) o fornecedor é identificado através do CNPJ e se verificado que para o mesmo fornecedor existem pedidos aguardando entrega será realizada a baixa automática do pedido. Com base de comparação dos pedidos de compra com a NF-e será o item, a data de lançamento da NF-e e a data de previsão de entrega do pedido:
Quando ocorre as baixas parciais, o pedido de compra continuará como “aguardando Entrega” e na coluna “atendido” aparecerá a informação “parcial”.
Agrupamento de PedidosAo trabalhar com a opção de agrupamento de pedidos, o sistema permite uma visualização completa das compras da farmácia. Aqui é possível visualizar de uma maneira geral, quais farmácias estão com estoque acima da demanda (célula pintada de vermelho) e quais estão comprando itens. Assim, o usuário tem a informação que permite, ao invés de efetuar a compra de mercadorias, solicitar transferências de filiais que estão com estoque sobrando para outras que estão precisando comprar, permitindo um equilíbrio do estoque e economia nas compras.
A geração de pedidos de compra também pode ser feita pela tela de agrupamento, função que facilita e agiliza o envio dos pedidos aos fornecedores. Para maiores informações sobre este processo, conforme tópico acima "gerando o transmitindo pedidos de compra"
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O remanejamento de estoques é um ponto importantíssimo no pedido de compras, que proporciona uma economia de tempo e dinheiro muito grande. Baseado nas faltas de algumas filiais e no excesso de estoque em outras, o sistema é capaz de sugerir transferências entre filiais a fim de evitar compras desnecessárias. O remanejamento ocorre da seguinte forma: com base em uma lista de produtos processados no agrupamento de produtos, ao teclar Ctrl + R o sistema abre uma tela solicitando ao usuário, quais filiais deseja que entrem no remanejamento. Neste caso é necessário ter muita atenção, pois no caso de fracionados, o sistema calcula por caixa e não por unidade, e caso seja feito o remanejamento, pode furar o estoque da filial que está transferindo. Após processar, abre uma tela com as filiais para as quais houve remanejamento. Nesta tela são mostradas as informações de cada item, de qual filial o produto deve ser transferido e as informações de curva, mínimo, demanda e estoque da filial que deve transferir a mercadoria. A quantidade a transferir sugerida é baseada em algumas regras que serão explicadas em seguida. Essa quantidade pode ser alterada teclando Enter sobre o produto, conforme análise do comprador. Ao clicar em Ok na tela de romaneio, o sistema já faz as solicitações de transferências entre filiais e deduz as quantidades solicitadas do pedido de compra. Assim, diminui consideravelmente a quantidade de itens a serem comprados e as filiais que estavam com estoque muito acima da demanda tendem a equilibrar seu estoque. Na tela de remanejamento, o sistema mostra o total de economia em cada filial e o total geral de economia com o processamento de transferências ao invés de compras desnecessárias. Regras para remanejamento de estoquePara que não hajam problemas com estoque nas filiais que estão efetuando transferências para suprir a necessidade de outras que iriam comprar mercadorias, o sistema trabalha com uma série de regras para o remanejamento, conforme segue:
Na tela de remanejamento, o sistema informa os valores de economia que a farmácia terá caso decida efetuar o remanejamento ao invés da compra de alguns produtos. Mas atenção, o valor de economia na tela de remanejamento é aproximado, pois é baseado no preço de custo do cadastro de produtos, enquanto o valor do pedido de compra é bem mais próximo à realidade, pois nesta tela se trabalha, na maior parte das vezes, já com o preço de custo do fornecedor. Portanto, em alguns momentos pode haver uma certa diferença nos valores. Produtos FracionadosNo remanejamento de itens fracionados, será considerado um cálculo específico. Acompanhe os exemplos. Considerando um produto com fração 4, sendo que em uma filial há sobra de estoque e em outra há deficit de estoque.
Como será o remanejamento deste produto?O sistema solicitará à filial 02, uma transferência de 5 unidades para a filial 01 e o produto ficará com um estoque de 8 quantidades (3 + 5). No exemplo, o item foi atendido parcialmente, pois a filial 01 precisava de 17 unidades e no remanejamento foram recebidas apenas 5 unidades. As 12 unidades faltantes serão inseridas no pedido de compra. |
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários (Parâmetros > Cadastro de Usuários > botão Outras Opções) em seguida informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Pedido de Compra e Guias
Parâmetros
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