Este programa é utilizado para realizar as vendas da farmácia quando esta possui impressora fiscal (ECF). Para que a impressão possa ser realizada, a impressora fiscal deve estar conectada diretamente no terminal que está faturando a venda, ou seja, no caixa. Devido à adequação do Linx Softpharma à fiscalização a impressão de cupom fiscal não pode ser feita em rede.


Localização: Lançamentos > Faturamento > Cupom Fiscal




Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Novo cupom fiscal
F4:Finalizar cupom fiscal
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar Cupom Fiscal
F9:Configurações da Impressora Fiscal
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+EAutorização do e-Pharma
CTRL+IFilial centralizadora Tele Entrega
CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+FAutorização Funcional Card
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração



Como funciona?

Para gerar uma venda em Cupom Fiscal acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Cupom Fiscal.

Figura 01: Vendas Cupom Fiscal


Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.


Figura 02: Identificando descontos.


O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.

Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,  clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.

Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando orçamento for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 


Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da venda:

Observações gerais:

image-2023-3-20_15-8-40.png


Como realizar vendas (condição de pagamento)?




Vendas Tele-entrega

Posologia

Vendas de Psicotrópicos (controlados)

Vendas com Lotes e Vencimentos

Vendas PBM

Vendas TEF

Vendas com Múltiplos Vendedores

Instituto de Pesquisa

Vendas Plugpharma

Vendas Marka Fidelidade

Serviços

PAF-ECF

PAF-ECF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Este é um projeto criado pela CONFAZ junto às Secretarias da Fazenda dos Estadps, e define ccomo deve ser o funcionamneto de aplicativos utilizados nos Pontos de Venda (PDV) na sua comunicação com os emissores de cupons fiscais (ECFs).

Este programa define uma série de regras que devem ser seguidas pelas Empreasa desenvolvedoras de software, dentre elas, as descritas abaixo:

  • No início do dia fiscal (primeira movimentação do dia na ECF) o sistema realiza algumas verificações de pendência do movimento anterior, tais como:

    • Se o dia anterior ainda não sofreu o fechamento (Redução Z), o mesmo ocorre já no início de seu funcionamento, automaticamente;

    • Se o dia anterior foi fechado automaticamente, com a Redução Z sendo emitida de forma automática pela impressora fiscal, o sistema recupera todas as informações do movimento anterior. Este procedimento evita que, no Sintegra, seja preciso digitar as informações da Redução Z;

    • Caso existam pré-vendas pendentes de dias anteriores ao atual, estas devem ser finalizadas, ou seja, emitir o Cupom Fiscal e o respectivo cancelamento antes de iniciar o uso da impressora fiscal para o dia corrente.

  • Na impressão do cupom fiscal, o sistema registra na impressora fiscal o CPF/CNPJ do consumidor. A impressão é feita no rodapé do cupom.

    • A impressão do CPF não é obrigatória quando pessoa física, porém no caso de pessoa jurídica, é obrigatório informar o CNPJ.

  • Na emissão do cupom fiscal, o sistema solicita o endereço do cliente e o registra na impressora fiscal. Esta informação também é impressa no rodapé do cupom fiscal e não na mensagem promocional.

  • Na primeira linha da mensagem promocional do Cupom fiscal, o sistema imprime o código MD-5 do principal arquivo executável do aplicativo Linx SoftPharma.

  • Quando a farmácia estiver trabalhando em modo Stand Alone:

    • A estrutura do número sequencial da ECF conterá a seguinte informação "Série da Venda + Seqüência + COO(6)", observando que essa série é aleatória e será gerada pelo sistema quando estiver efetuando vendas em modo off-line.

    • O programa "Cupom Fiscal" (Lançamentos > Faturamento) não irá verificar as parametrizações do programa "Parâmetros" (Parâmetros) referente ao controle de sangrias de caixa. Exibindo uma mensagem informativa e bloqueando as operações no caixa.

    • Bloqueará as vendas no caso de existir uma diferença de 3 horas entre a ECF e o servidor (local).


Para as farmácias que possuem um único terminal e que trabalham com a versão PAF (a qual não aceita que a pré-venda seja realizada no terminal PDV), será permitida a venda para clientes Big Convênio diretamente no Cupom Fiscal. Observamos também que na venda Cupom Fiscal direto, quando a filial estiver para imprimir concomitante, ao inserir um cliente para um convênio com integração Big Convênios, esta venda não deverá ser impressa concomitante na ECF.


Vendas Linx Conecta

Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada


  • Não é possível utilizar as promoções de Kit de produtos ou Venda Agregada direto na tela de Cupom Fiscal. Caso o cliente que utiliza Cupom Fiscal queira utilizar as promoções, terá que realizar o processo na tela de Pré-vendas para poder utilizar as regras de promoções. Isso ocorre devido a necessidade de impressão em concomitância. 
  • Da mesma forma, não é possível finalizar a pré-venda em Cupom Fiscal e excluir um dos produtos que possui promoção Kit de Produtos ou Venda Agregada  aplicada, sendo necessário editar a pré-venda para realizar esse processo.


Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários, Parâmetros > Usuários, informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Cupom Fiscal - FAT105 e clique e. Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

 Tabulações

  • Ao desmarcar a tabulação 2 o campo "forma de pagamento" estará habilitado, permitindo assim a alteração da condição de pagamento.

  • Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '% desc' e '% desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo programa Consulta de Produtos guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.