Este programa é utilizado para realizar o controle de todos os títulos do cliente e sua situação, possibilitando ao usuário realizar consultas, baixas, estornos e reparcelamentos de títulos, entre outras opções.
Acesso rápido
|
Para realizar o controle, o usuário deverá informar a matrícula do cliente ou deixe em branco para consultar com base na data de vencimento ou pagamento do título, em seguida, informar a situação dos títulos que deseja consultar, Ativos, Pagos, Devolvidos á vista, Cancelamentos, Geral ou Histórico, selecione a opção histórico se desejar consultar títulos que já tenham sido processados pelo Limpeza de banco. Em seguida, é exibido o valor total do saldo da farmácia em títulos ativos de clientes, caso a farmácia possua mais de uma filial e utilize a replicação de dados, o usuário pode informar as filiais que deseja visualizar.
O SoftPharma exibe uma tabela com todos os títulos de acordo com os filtros selecionados acima. Os títulos são indicados com um ícone para facilitar a identificação de sua situação, conforme legenda abaixo:
As colunas são:
Ao selecionar um ou mais títulos o sistema exibe um totalizador no rodapé do programa, de acordo com sua situação (Ativo / Pago).
Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:
|
Novo lançamentoEsta guia é utilizada para realizar o registro de novo lançamento (manual) para o cliente. No novo lançamento é necessário informar, a filial para onde deseja lançar o novo título, código do cliente, em seguida, o campo convênio é extraído automaticamente, informe o vendedor, tipo documento, plano de contas, este, influencia diretamente no relatório de Demonstrativo de Resultado da farmácia. Informe o número da nota fiscal ou documento que originou esta receita, no caso de inclusão manual oriunda de vendas efetuadas em outro software, ou somente para controle, recomenda-se informar nota fiscal com numeração zerada (0), para que não ocorram problemas em futuros cancelamentos de notas. A data de emissão, é preenchida automaticamente, porém é possível alterar, informe o valor de comissão que será pago a cada título para o vendedor informado, esse valor somente será exibido no relatório de Vendas por vendedor e não sairá no relatório de Vendas por tipo de produto, visto que não está relacionado a uma venda. Em seguida, informe o número de parcelas que deseja incluir, o sistema calcula automaticamente a data de fechamento e vencimento de acordo com o configurado no cadastro do cliente e do convênio a que o cliente informado pertence. O usuário poderá informar o desdobramento de parcelas, de 1(uma) á 9(nove) parcelas para cada novo lançamento do cliente. Em seguida, abaixo do desdobramento de parcelas, informe as datas de fechamento dos títulos, esta data é utilizada no fechamento do convênio, para que este lançamento seja emitido juntamente com as notas fiscais de venda. Em caso de cliente particular, esta data por ser igual ao vencimento, data de vencimento e valor da parcela. |
PagamentoPara realizar o pagamento de um título é necessário que o usuário marque o título desejado e clique em Pagamento ou pressione ALT + P. O sistema mostra os valores dos títulos selecionados, o valor do juro e o valor da multa a ser cobrada. Para que o juro e a multa sejam calculados automaticamente é preciso que o percentual esteja configurado no cadastro de filiais e dentro do cadastro de cliente esteja marcado para cobrar juros/multa por atraso. Quando não estiver configurado para cobrar juros do cliente em atraso, o sistema mostra o valor de juro e multa provável, ficando a critério do usuário cobrar ou não do cliente.
Quando o convênio estiver configurado com X dias a bloquear, ao efetuar o pagamento em atraso de algum titulo e o número de dias vencidos for menor que o informado no campo "dias a bloquear" o sistema permite que o usuário libere o valor do juros normalmente, caso contrário, o sistema pedirá senha de liberação de recebimento de juros ao usuário quando tentar dispensar os juros. Na tela de pagamento, será apresentado o total de títulos selecionados, valor líquido, juro calculado, com base no percentual de juro configurado, multa por atraso, com base no percentual de multa, em seguida, deverá ser informado o desconto que deseja conceder ao cliente, este campo só pode ser preenchido quando não houver cobrança de juros/multa, após isso, informar o total a receber do cliente, considerando os descontos, juros e multas calculados para os títulos. Caso esse valor seja menor que o sugerido pelo sistema, o pagamento será considerado parcial, ficando o restante do título pendente no contas a receber para novo pagamento. Em baixar em, selecione onde será realizado o lançamento do pagamento (este campo estará liberado ao colaborador, quando a tabulação 10 estiver desmarcada. As opções disponíveis neste campo serão: Caixa diário, Caixa financeiro ( estará disponível apenas para os lançamentos de origem manual ou oriundos de vendas NF-e/M1 e nos terminais que não possuírem ECF configurado. Esta opção será controlada pela tabulação 9, se desejar que o colaborador tenha acesso a realizar a baixa em Caixa Financeiro, desmarque-a e a opção Controle bancário. Em seguida, selecione a forma como o cliente pagará o título, podendo ser em dinheiro, cheques e cartões. Ao informar o valor em cada forma de pagamento o sistema abrirá o desdobramento para que seja informado o valor pago pelo cliente, para recebimento em:
Títulos que não podem ser pagos nesta opção
|
EstornoPara realizar o estorno de algum pagamento ou título é necessário marcar o título desejado e clicar no botão Estorno ou teclar ALT + E. Segue abaixo algumas situações em que é possível realizar estornos:
Situações onde não é possível realizar estorno
Quando efetuar o estorno de títulos, o usuário terá a opção de escolher em qual Caixa Diário aberto deseja lançar a movimentação, porém isso somente será possível se a filial estiver configurada para trabalhar com Caixa por Usuário, e quando o usuário que estiver realizando o estorno não possuir caixas abertos em nome dele, após selecionar a caixa será solicitado a senha do usuário responsável pelo caixa onde será lançado o estorno. Estorno de baixa em chequeAo estornar a baixa de um título que foi baixado em cheque, os cheques serão excluídos. Caso o usuário necessite realizar uma baixa com mais de um cheque, o mesmo deverá informar um cheque do valor menor que o título, assim será possível informar mais cheques. O estorno somente poderá acontecer se os cheques estiverem como "Ativo", ou seja, situação em que ainda não foi recebido ou baixado. Caso algum dos cheques já tenha sido baixado em caixa ou em C/C, o título não poderá ser estornado e será exibida uma mensagem ao usuário informando que o cheque deve estar ativo para que seja possível o estorno. No relatório exibirá as informações da seguinte forma: data, número da nota, complemento, valor e sinal (L*).
Estorno de baixa em cartãoAo estornar a baixa de um título que foi baixado em Cartão, será realizado a exclusão do cartão correspondente do Controle de Cartões. Esse estorno somente será possível se o cartão estiver "Ativo", ou seja, situação em que ele ainda não foi recebido ou baixado. No caso se o cartão já tenha sido baixado, não poderá ser estornado o título e será apresentada uma mensagem ao usuário informando que o cartão já foi baixado e para estornar o título a receber, o cartão deverá estar ativo.
|
AlteraçãoPara realizar uma alteração é preciso marcar o título desejado e clicar em Alteração ou teclar ALT + A. É aberta uma tela que permite alterar as seguintes informações: Nesta tela, o usuário deve informar o tipo de documento utilizado pela farmácia, número da requisição de compras, data de fechamento e data de vencimento, marque o campo nota foi entregue?, quando o setor de convênios da farmácia recebeu a nota fiscal assinada pelo cliente para ser arquivada e cobrada no fechamento do convênio. Quando ocorre a renegociação de títulos, o sistema permite a alteração de vários títulos em lote, sem a necessidade de entrar um a um para alterar, para esse processo deverá selecionar os títulos que serão alterados e posteriormente pressionar o botão "alterar" ficarão disponíveis para alteração os campos: Tipo de Documento, Data de Fechamento e Data de Vencimento.
Internet BankingSe possuir boleto internet banking emitido, será exibido uma guia contendo as informações do boleto gerado
Gerar Boleto (F6) - Se produto Internet Banking liberado e título não possuir boleto, será liberado essa ação. Ao selecionar esta opção será chamada a tela de geração de boleto. Excluir boleto (F7) - O boleto poderá ser excluído, ao solicitar esta ação, será validado no Internet Banking se o boleto não esta pago, caso não esteja este boleto será cancelado. |
ReparcelamentoPara realizar o reparcelamento é preciso marcar o título desejado e pressionar em Reparcelar ou ALT + R. O sistema abre uma tela para lançar as informações referentes ao reparcelamento, a qual está descrita a seguir: É mostrado o valor total do título em soma reparcelar, são considerados o valor do título, acrescido de juros e multa, este valor também pode ser alterado pelo usuário, caso o valor seja menor que o sugerido será solicitada senha de liberação. Em seguida, informe o tipo de documento, núm. de parcelas e marque o campo zerar comissão do vendedor? caso deseje que, quando reparcelar um título a comissão do vendedor responsável pela venda seja zerada, ou seja, não seja paga ao baixar o título.
Ao reparcelar um título vencido são exibidos na tela dois campos com os valores de juro e multa cobrados do cliente (quando configurado no Cadastro de clientes para cobrar juros/multa por atraso) ou dois campos com os valores prováveis de juro e multa (quando não marcado o parâmetro "Cobrar juros/multa por atraso"). Títulos com boleto emitido não poderão ser reparcelados. |
CobradorPara enviar um título da farmácia para cobrança basta marcar o lançamento desejado e clicar no botão Cobrador ou teclar ALT + C, ao que será aberta uma nova tela contendo os seguintes campos:
|
Conciliação Linx ConectaNa tela Linx Conecta Pagamentos é possível filtrar por administradora, filial, intervalo de data de pagamento e situação (pendente ou baixado). Através dela, será possível listar os lançamentos, ver autorizações, baixar e estornar pagamentos. Ao pressionar o botão Download (ALT+D) o sistema buscará nos servidores do Linx Conecta os lotes de pagamento para a Administradora selecionada, após deverá clicar em Listar para que os mesmos sejam apresentados na tela. Quando o cliente não possuir títulos será apresentada a mensagem “Movimentações não localizada no sistema”. Caso queira visualizar maiores informações sobre o lote, basta selecioná-lo e pressionar o botão Ver autorizações (ALT+V), que por sua vez abrirá a tela Autorizações em lote onde estarão detalhadas informações do lote como: filial, identificação do lote, data de pagamento, valor total, valor das taxas, comissões, valor líquido e status. Os títulos importados do Linx Conecta devem ser atrelados a um lançamento do Contas a receber do Linx Softpharma, se um lote não ter títulos vinculados, o sistema não permitirá a baixa do mesmo, precisando realizar alguns ajustes antes de prosseguir. Esse ajuste é realizado através da tela Linx Conecta – Autorizações, podendo conciliar com:
Na baixa dos títulos o sistema rateará as taxas e comissões do lote, proporcionalmente entre os títulos. Somente será permitida a baixa se todos os títulos retornados no lote, tiverem vínculo dentro do sistema, evitando assim possíveis divergências.
|
Internet BankingQuando produto Internet Banking liberado, haverá as seguintes opções:
|
Páginas relacionadas |