É chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo contador, consultor ou administrador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e administrativos. Esse conjunto de Contas é chamado de Plano de Contas, porque, na realidade, ele é criado antecipadamente ao uso de tais contas. Por isso, o usuário tem de planejar a estruturação do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informações contábeis e administrativas. O Plano de Contas deve ser tão detalhado quanto seja o interesse da loja em informações detalhadas; inexistem regras que estabeleçam o número máximo ou o número mínimo de contas que deve conter um plano de contas. É preciso que se saiba, todavia, que o plano de contas deve ser suficientemente elástico afim de permitir a inclusão de novas contas, sempre que elas se fizerem necessárias. Na preparação do Plano de Contas deve-se iniciar do grupo maior para os grupos menores, do genérico para o individual. |
Para iniciar o cadastro para o plano de contas no Linx Big Farma é necessário definir a máscara do plano de contas.
Para isso vá até o menu Configurações > Filiais > Geral, para que o cadastro seja feita seguindo essa máscara.
Figura 01 - Configurações Filiais - Máscara
O campo em destaque pode ser digitado de acordo com a necessidade, no exemplo acima encontram-se 2 (duas) formas diferentes de máscara.
Em seguida salve o cadastro no botão ou no atalho Ctrl + G.
A primeira máscara contém o valor 9.99.99, ou seja, o primeiro número, limita a ser feito o cadastro de 9 registros, já na segunda camada 99, ou seja para cada um dos 9 registros anteriores, podem ser associados 99 registros da próxima camada, e dentro de cada registro da segunda camada, podem ser feitos 99 cadastros que seria referente ao terceiro número depois do ponto, ou terceira cama.
Já a segunda, contém o segundo valor 9.99.999, porém o raciocínio é o mesmo, a primeira camada se limita a 9 registros, a segunda a 99, e a terceira a 999, ou seja, para cada cadastro feito na primeira camada, podem ser associados a ele 99 registros de segunda camada, e para cada registro desses 99 podem ser feitos 999 lançamentos.
Podem ser feitas quantas camadas forem necessárias, com quantos números forem precisos, exemplo: 9.99.99.99; 9.99 |
Para dar início ao cadastro de plano de contas, os centro de custos já devem estar cadastrados, para isso vá em Cadastros > Financeiro > Centro de Custos, clique no botão
ou na tecla de atalho F5, informe a descrição e salve.
Pode-se considerar como centro de custos os departamentos da farmácia. Ex. Escritório, Marketing, Vendas, etc.
Podemos também considerar como centro de custos as filiais. (Filial 1, 2, 3,..).
Para cadastrar o plano de contas vá até o menu Cadastros > Financeiro > Plano de Contas.
Figura 02 - Cadastro Plano de Contas
Com o mesmo procedimento inclua agora a despesa propriamente dita (7.01.010 seguindo o exemplo da composição da máscara 9.99.999). Figura 03 - Conclusão do Cadastro
Primeiramente, selecione a filial a ser configurada o rateio, na imagem acima (Figura 03), esta selecionado a opção "Todas as Filiais", ou seja, o rateio será seguido em todas elas, caso alguma seja diferente, selecione-a e faça a configuração individual. Figura 05 - Plano de Contas Individual por Filial É importante que o rateio seja configurado para todas as Filiais (individual ou através da opção "Todas as Filiais"), e o rateio de cada centro de custo deve somar 100%, caso contrário será exibida uma mensagem . Figura 06 - Soma de Percentuais Para cada plano de conta deve estar fazendo esse rateio.
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Com o financeiro ativado é possível informar se o plano de contas é débito ou crédito.
Para fazer o cadastro de DRE/DRL, vá até o menu Cadastros > Financeiros > Títulos DRE/DRL. Figura 07 - Cadastro de Títulos Dre/Drl Para dar início ao cadastro, deve-se incluir o grupo, para isso vá em Cadastros > Financeiro > Plano de Contas, Figura 08 - Cadastro Plano de Contas
Figura 09 - Cadastro Plano de Contas - Sub Grupo Seguindo o mesmo processo, finalmente o plano de contas correspondente a terceira camada, a operação já estará preenchida com a informada no grupo (primeira camada), informe o tipo, se for despesa, informe a DRE/DRL. Figura 10 - Plano de Contas - Título Dre/Drl
É importante que o rateio seja configurado para todas as filiais (individual ou através da opção "Todas as Filiais"), e o rateio de cada centro de custo deve somar 100%, caso contrário será exibida a mensagem. Figura 11 - Somatória de Percentuais Primeiramente, selecione a filial a ser configurada o rateio, na imagem acima (Figura 10), está selecionado a opção "Todas as Filiais", ou seja, o rateio será seguido em todas elas, caso alguma seja diferente, selecione e faça a configuração individual.
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